Conecte-se conosco

Gestão

O que você está perdendo ao não implementar o processo de venda digital na sua construtora

Publicado a

I

Se a sua construtora ainda não tem um processo de venda digital, isso precisa ser mudado o mais rápido possível. A justificativa é simples: você está perdendo dinheiro!

Isso mesmo! O mercado imobiliário está em constante transformação e acompanhando as mudanças da sociedade, que é cada vez mais digital.

Só para você ter uma ideia, 6% das compras de imóveis já ocorrem 100% de forma digital, segundo uma pesquisa feita pela Brain Inteligência Estratégica, ou seja, sem nenhuma interação física entre vendedor e comprador.

Quer saber mais sobre o processo de venda digital e como implementá-lo na sua construtora? Então, continue lendo! A seguir, responderemos os principais questionamentos sobre esse tema.

Como a transformação digital impacta no processo de vendas?

As plataformas digitais já fazem parte do dia a dia da grande maioria dos consumidores. É raro você encontrar uma pessoa economicamente ativa que não use o WhatsApp ou as redes sociais, por exemplo.

Além disso, os consumidores fazem pesquisas em sites como o Google antes de efetuar alguma compra. Seja para descobrir novos produtos, seja para ler opiniões de outros clientes, a pesquisa é quase sempre realizada.

Isso acontece por conta da transformação digital, fenômeno que afeta toda a sociedade, desde o “boom” da internet, que teve início nos meados dos anos 2000.

De lá para cá, cada vez mais os processos de vendas passaram a ter pelo menos alguma etapa nos ambientes virtuais.

Mesmo que o fechamento de uma venda seja feito de forma presencial, é bem provável que o cliente tenha visto um anúncio no Google ou nas redes sociais, tenha consumido algum conteúdo no blog da empresa, assistido a um vídeo em seu canal no YouTube etc. 

Ou seja, o processo de venda digital já é uma realidade para praticamente todos os negócios. Se a sua construtora ainda não investe nisso, está perdendo clientes para os concorrentes.

Quais são os benefícios de migrar o processo de vendas para o digital?

O processo de vendas digital traz muitos benefícios para as construtoras. Listamos alguns dos principais deles para você. Veja!

Baixo custo

O processo de vendas digital tem um custo bem mais baixo do que o tradicional. Isso acontece por uma série de fatores, que envolvem, por exemplo, o marketing e a logística.

As estratégias de marketing digital, envolvendo anúncios nas redes sociais e produção de conteúdo para web, por exemplo, são bem mais baratas do que as inserções nas mídias tradicionais, como o rádio e a televisão.

Já na parte logística, muitos encontros presenciais podem ser substituídos por reuniões online. Assim, se gasta menos com combustível e transporte dos corretores.

Atualmente, até a visitação dos imóveis pode ser feita por chamadas de vídeo, facilitando os processos de venda digital.

Eficiência na segmentação do público

Um bom vendedor é aquele que está no local certo e na hora certa! Com as estratégias de venda digital isso se torna mais prático de ser possível!

O público pode ser segmentado com muito mais eficiência, tendo em vista que, ao fazer anúncios nas mídias digitais, pode escolher qual o perfil de público que acessará as campanhas publicitárias.

Se você atende clientes que desejam comprar imóveis de luxo, por exemplo, pode focar nesse público. Agora, se vende ou aluga casas e apartamentos populares, o foco pode ser exclusivamente para quem procura esse tipo de imóvel. 

Desburocratização dos processos

As rotinas das pessoas está cada vez mais corrida e ninguém tem tempo a perder com a burocracia. Nesse sentido, os processos de venda digital também são muito importantes.

Cabe lembrar que não foi somente a forma de o cliente pesquisar e ver o imóvel que mudou, mas também a forma como o gestor controla as vendas, e a rapidez que o corretor precisa para pescar esse cliente que vem da internet. 

Assim sendo, pontos como o processo digital da venda, o controle dos atendimentos e a rastreabilidade dos processos devem ser explorados. Com esses recursos, as vendas serão muito mais ágeis.

Ao usar a assinatura eletrônica, por exemplo, você pode enviar e receber contratos de forma muito mais prática e rápida. Tudo isso sem que a construtora e seus clientes tenham que enfrentar filas para autenticar firmas em cartório e enviar documentos pelos correios.

Como otimizar o processo de vendas?

Para otimizar o processo de vendas nas construtoras e torná-lo muito mais digital, escolher uma boa ferramenta de vendas é fundamental. 

Assim sendo, vale a pena dedicar tempo para escolher uma boa ferramenta de vendas. O ideal é que a plataforma seja mobile, ou seja, que possa ser acessada não apenas em computadores e notebooks, mas também em dispositivos móveis, como celulares e tablets.

A ferramenta também precisa ter uma boa usabilidade, para que todos os colaboradores da construtora possam utilizá-la com facilidade e de forma proativa.

Além disso, também é importante que o sistema de vendas tenha integração com outras ferramentas e aplicativos, como o WhatsApp. Dessa forma, o gestor pode ter uma visão completa sobre tudo o que acontece na venda.

Como um software de gestão de vendas imobiliárias pode facilitar esse processo?

Um software de gestão exclusivo para vendas imobiliárias pode ajudar muito a sua construtora a agilizar o processo de vendas. Para isso, você precisa escolher um programa que tenha as características anteriormente citadas.

Com um bom sistema de vendas, você terá um processo totalmente digital. A captação de leads, o gerenciamento dos empreendimentos, as propostas digitais e a assinatura dos contratos podem ser feitas totalmente pela internet.

Além disso, com esse tipo de programa, você terá um CRM integrado, facilitando a comunicação com leads e clientes. Por meio dele, você poderá compartilhar materiais de venda e disponibilidade, por exemplo.

O Facilita é um sistema completo e que reúne todas as características que apresentamos neste conteúdo. Por isso, se você precisa implementar um processo de venda digital na sua construtora, essa é a ferramenta ideal.

Acesse agora mesmo a nossa página e conheça os nossos planos para construtoras. Com certeza, temos a solução para o desafio atual do seu negócio.

Continue lendo
Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas

Tudo sobre o pré-atendimento no mercado imobiliário

Publicado a

I

Todos sabemos que o sucesso de uma equipe comercial depende muito de onde ela coloca seus esforços, não é mesmo? Uma comunicação próxima entre os departamentos de vendas e marketing é essencial para alcançar metas e atingir os resultados de vendas.

O pré-atendimento é uma estratégia adotada para otimizar a eficiência e o tempo dos corretores, com um impacto extremamente positivo nas vendas de empreendimentos. Saiba mais neste artigo!

Como saber se uma construtora deve criar uma estratégia de Pré-Atendimento?

Ainda não sabe se vale a pena implementar o pré-atendimento na sua construtora? Confira alguns pontos que precisam ser observados para identificar a necessidade desse novo processo:

Você não sabe o que acontece com os leads gerados

Sua construtora consegue gerar vários leads, mas você não consegue monitorar o que acontece com esses contatos. Quem atendeu? Como foi o atendimento? Estavam dentro do perfil do cliente ideal? Essas perguntas podem ser respondidas com um bom processo de pré-atendimento.

Sua construtora investe em campanha digital e gera leads

Investir em marketing digital é cada vez mais importante para uma construtora. Porém, depois de começar a gerar leads, é fundamental que exista um acompanhamento de qualidade da eficiência das campanhas.

Afinal, você não vai querer desperdiçar o seu investimento, não é mesmo? Esse contexto é ideal para o pré-atendimento, onde sua construtora vai contar com um profissional especializado em qualificar os leads que chegam na empresa!

Você tem uma equipe de corretores internos

Mesmo que seja uma equipe pequena de uma imobiliária parceira, ter uma equipe de corretores internos é um passo importante para implementar o pré-atendimento em sua construtora. Deve existir um alinhamento entre a equipe de pré-atendimento e corretores, para que possam compartilhar informações da qualidade dos agendamentos.

Perfil de um SDR no mercado imobiliário

Ao implementar o pré-atendimento em sua construtora, é fundamental ter uma equipe qualificada. É preciso buscar um profissional que tenha desenvoltura e experiência no trabalho diretamente com o contato e qualificação de leads.

O perfil desse profissional segue as seguintes características: Mais consultivo e menos comercial; Disciplinado para seguir instruções (cadências e scripts); Regime por contrato CLT; Resiliente para tentar contato até conseguir; Sente-se confortável para conversar com pessoas por telefone e WhatsApp. 

Pré-atendimento: indicadores mais importantes

É importante pensar em como manter esse processo funcionando com qualidade. Confira os indicadores mais importantes:

Origem dos leads 

É importante ter a rastreabilidade de vendas, para saber quais estratégias de captação estão gerando leads mais qualificados. Por isso, pergunte-se: de onde seus leads estão vindo? Qual é o melhor canal? Como está a eficiência das campanhas de marketing?

Motivo de perdas  

Onde seus leads estão parando no funil? Ao apurar essa métrica, identifique se o problema está na qualidade dos leads ou se existem objeções constantes que estão impedindo os contatos de evoluir.

Taxa de conversão 

Quantos desses clientes realmente comparecem nas visitas? Quantos deles realmente fecham uma venda? Acompanhar essas métricas ajuda a identificar os gargalos entre as etapas do seu funil de vendas.

Qualidade das ligações

Em quanto tempo os SDRs entram em contato com o lead? Eles estão insistindo quando não conseguem contato nas primeiras vezes e estão sendo objetivos? Entenda o que está dando certo e o que precisa ser melhorado para aperfeiçoar cada vez mais a estratégia.

Acompanhe a cadência dos leads 

Se você é de uma imobiliária e distribui os leads para uma equipe muito grande de corretores, vai ser difícil controlar o atendimento e ter um controle de qualidade dos contatos.

Para ter melhores resultados, a ação mais recomendável é encaminhar leads para uma equipe interna, de corretores ou de pré-atendimento, que esteja focada em fazer um atendimento rápido e com cadência. Assim, o primeiro atendimento ocorre de forma mais ágil e eficiente.

Utilize automação de marketing 

Um erro comum de imobiliárias é não esperar o lead passar por todo o funil. Quando se faz isso, além de perder a conexão com o lead, evita que ele chegue ao atendimento final mais preparado para tomar uma decisão. 

É preciso fazer diferente: utilize a automação de marketing para evoluir os leads no funil e deixá-los mais informados sobre os empreendimentos, garantindo sempre a lembrança da marca na cabeça do possível cliente.

Quer facilitar?

Existe no mercado imobiliário algumas ferramentas que podem agilizar seu processo comercial e as vendas como um todo. O app Facilita, por exemplo, possui um CRM totalmente personalizável que se adapta a processos comerciais com pré-atendimento.

O CRM permite que a equipe de pré-atendimento registre os atendimentos, agende tarefas futuras e mantenha um registro de relacionamento constante com os leads. 

Conheça o aplicativo que vem para romper com as limitações e proporcionar um novo jeito de vender imóveis com a gestão digital completa das vendas, facilitando o trabalho de gestores e corretores.

Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado imobiliário? Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos semanalmente no seu e-mail!

Continue lendo

Gestão

Saiba como otimizar sua gestão de vendas com o auxílio de um CRM imobiliário

Publicado a

I

Você já enfrentou problemas em utilizar de forma eficaz as informações da sua carteira de clientes? Em achar o imóvel ideal de acordo com o interesse do cliente? Diante dessa realidade, para o crescimento da empresa, controle e gestão em todas as etapas do processo de vendas, é imprescindível adotar ferramentas e tecnologias que melhorem a eficiência no processo de vendas, como por exemplo, o CRM imobiliário.

Descubra neste artigo como boas ferramentas de CRM podem fazer a diferença na hora de acompanhar e gerir o processo de vendas em uma construtora, incorporadora, loteadora ou imobiliária. Vamos lá?

O que é CRM?

O CRM é um sistema desenvolvido com o objetivo de otimizar as atividades de vendas, marketing e atendimento ao cliente.

Seu objetivo é capturar e interpretar dados do cliente – criando o suporte necessário para o gerenciamento de todo o relacionamento com o cliente. Na prática, o CRM automatiza processos e fluxos de trabalho, ajudando a organizar e interpretar dados para envolver seus clientes com mais eficiência.

Confira os principais benefícios de usar um CRM:

  1. Otimização das estratégias de marketing; 
  2. Maior eficiência do fluxo de trabalho;
  3. Análise aprimorada de dados dos clientes;
  4. Melhor relacionamento com o cliente;
  5. Crescimento dos resultados de vendas.

Por que contar com ferramentas de CRM é importante?

Para ter sucesso em todas as etapas do processo de vendas é imprescindível ter uma gestão assertiva de todos os atendimentos de potenciais clientes (leads), isso fica fácil utilizando ferramentas de CRM, com: o atendimento rápido, fila de atendimento, registro de atendimento e registro de lembretes futuros, por exemplo. Continue conosco, pois, a seguir, vamos explicar o motivo.

Talvez você tenha trabalhado bastante a geração de leads, mas se essas oportunidades não tiverem a gestão completa focada em resultados, temos aqui um grande problema: provavelmente existem grandes chances de que o capital investido em mídia e captação seja desperdiçado com a baixa conversão.

E ainda falando em gestão de leads, já que essa é uma preocupação de construtoras e incorporadoras, existem no mercado vários CRM’s que fazem a gestão dessas oportunidades. Mas uma grande parte dessas ferramentas de CRM acabam deixando de lado um pilar bem importante: a adaptação ao processo de vendas já praticada pelo cliente.

Aposte em um CRM que integre com ERP

Enquanto você organiza  os processos do seu negócio, pode aproveitar as informações dos dois dados para oferecer um atendimento mais assertivo e eficiente para clientes. É um processo que ocorre naturalmente quando os dados do seu CRM se integram aos do ERP.

Da mesma forma, o seu ERP pode se beneficiar de informações geradas em tempo real pelo CRM: no momento em que uma venda é fechada, as informações da transação já podem ser recebidas pelo departamento financeiro, por exemplo. Quanto maior a facilidade de cruzar informações, melhor para a produtividade da equipe e finalização para a venda.

CRM eficiente na integração com o Sistema de Reservas

A integração do CRM com o sistema de reservas facilita o controle de unidades de forma automática de acordo com a etapa do lead. 

Visão do funil de reservas: organizada para que o gestor tenha as informações essenciais de forma eficiente e fácil acesso. A dinâmica de cards de clientes permite a execução de ações rápidas que agilizam o atendimento, sem precisar mudar de tela, facilitando para gestores e corretores darem o próximo passo no atendimento. 

Filtros de busca: você pode encontrar seus clientes de forma mais rápida utilizando filtros inteligentes.  

Regra de ociosidade dos atendimentos: permite ao gestor configurar por etapas e status tendo maior controle do tempo de atendimento do lead em todas a jornada da venda.

Transformação digital no mercado imobiliário

As construtoras perceberam a mudança no mercado imobiliário e a necessidade de evoluir para atender o cliente. Assim, muitas delas estão investindo no digital e na tecnologia para atrair e acompanhar o novo consumidor.

Ainda é comum que algumas construtoras utilizem a ferramenta do WhatsApp como principal fonte de contato e armazenamento de informações sobre clientes, mas você gestor, acha mesmo que essa é a melhor prática a se seguir?

Enviar materiais de vendas e receber documentos pelo WhatsApp é uma prática bastante comum no mercado imobiliário, mas pode não ser o caminho mais seguro e assertivo para a sua incorporação. Isso porque, ele não fornece o controle e gestão adequados. Mas qual seria então a solução para ter de fato um processo de vendas organizado e consequentemente funcional?

No app Facilita é possível acompanhar toda a jornada do cliente, do início ao fim da venda. Confira os detalhes de cada processo e saiba como ter mais controle das etapas de venda, fale com um de nossos consultores!

Continue lendo

Gestão

Descubra como engajar sua equipe na montagem de pastas digitais para lançamentos

Publicado a

I

Você sabia que uma construtora que ainda não trabalha com montagem de pastas digitais tende a ter maiores chances de falhas na comunicação? Temos visto que o processo de vendas 100% digital pode trazer mais rapidez e simplicidade a sua gestão como um todo! 

Dentre os muitos benefícios, a montagem de Pastas Digitais é um diferencial para os lançamentos, determinando de forma organizada a quantidade de pessoas interessadas no empreendimento, centralizando tudo em um único canal para envio de documentos. 

Acompanhe neste artigo tudo o que você precisa saber para engajar os corretores na montagem de pastas digitais!

O que é pasta digital?

A pasta digital é uma solução que visa facilitar as vendas do mercado imobiliário, ajudando na organização das informações dos clientes, reunindo todos os documentos necessários em um único local, acessível de forma online para corretores e gestores. Assim, é possível acompanhar a aprovação ou alteração de documentos e informações das pastas.

Afinal, como engajar a equipe na montagem de pastas digitais para lançamentos?

As pastas digitais tornam todo o processo mais organizado e centralizado, trazendo a previsibilidade das vendas, agilidade e comunicação eficiente com os corretores. Mas será que a minha equipe vai utilizar as pastas digitais?

Uma das grandes vantagens é justamente essa, os corretores vão ter uma maior adesão à montagem de pastas digitais, pois o processo se torna mais fácil e simples para eles. 

Além de toda essa praticidade na montagem das pastas pelo app, dar treinamento e criar bonificações para os corretores são pontos que vão garantir essa adesão e incentivá-los a montar mais pastas e consequentemente vender mais. A implementação desse processo com treinamentos e materiais informativos vai permitir que os corretores tenham forte engajamento, inserindo todas as pastas no sistema.

Se um dos maiores desafios na montagem de pastas é o tempo, sua incorporadora precisa de uma solução dinâmica e fácil. E é exatamente isso que o App Facilita oferece: realizar envio de proposta e montagem de pastas direto no aplicativo.

Facilidades no lançamento:

• Previsibilidade de vendas;

• Praticidade para os corretores;

• Aprovação rápida e centralização de dados.

Etapas da montagem das pastas digitais 

Se você pensa em utilizar uma ferramenta tecnológica como o app Facilita para o seu Lançamento Digital é preciso pensar na dinâmica do lançamento digital em 4 etapas: 

  1. Pré- Meeting
  2. Pré- Lançamento
  3. Lançamento
  4. Pós- Lançamento

Preparamos um manual com tudo que você precisa para estruturar a montagem de pastas digitais e realizar lançamentos de sucesso, baixe gratuitamente:

Continue lendo

mais acessados do Blog

pt_BRPortuguese