Conecte-se conosco

Cases

Como uma distribuição de leads eficiente faz a Hom3 Imobiliária vender mais?

Publicado a

I

Você faz ideia de quantas vendas pode ter perdido por não atender os leads de forma rápida e prática? E quantos clientes foram para o concorrente por falta de acompanhamento da venda? 

A Home imobiliária, situada no Rio de Janeiro e com atuação em todos os segmentos do mercado, enfrentava esses problemas na gestão de vendas. Possuía ótimas campanhas de marketing, mas não conseguia acompanhar a jornada do lead de forma assertiva, desperdiçando oportunidades e, consequentemente, perdendo tempo e dinheiro. 

Em um cenário onde a imobiliária precisava se reinventar para ter um processo de vendas mais ágil, ainda se deparava com uma grande barreira no que diz respeito à agilidade no atendimento dos leads. O maior desafio da Home era tornar mais prático esse processo e ter um acompanhamento das vendas. Confira no vídeo:

“ Antes a gente baixava todo dia pela manhã as planilhas de leads gerada pelas campanhas do Facebook, colocava no drive para os gestores e eles distribuíam aos corretores. Demorava até 2 dias para que esse lead chegasse de fato ao corretor para ser atendido.” Leandro Serra – Gestor Comercial.

Acompanhe nesse case de sucesso como a imobiliária conseguiu resolver todos os problemas relacionados aos atendimentos dos leads implementando o App Facilita. Utilizando um CRM completo, as campanhas de marketing passaram a ter integração nativa com o Facebook, possibilitando a utilização de um funil de vendas personalizado e adaptado à realidade das vendas com filas de atendimento para os corretores e reaproveitamento de leads de oferta ativa. Continue a leitura para descobrir as estratégias! 

Utilize o tempo a seu favor!

Você sabia que, no setor imobiliário, os clientes acreditam ser aceitável serem atendidos em até 24 horas? É isso mesmo! 

Existe ainda, uma pesquisa recente que mostra que um contato realizado nos primeiros 5 minutos aumenta a chance de sucesso em 100 vezes. Bom, é interessante trazer esses dados, pois vai de encontro com o desafio que a Home3 enfrentava. 

Leandro explica que a demora no atendimento causava inúmeras vendas perdidas, pois os leads eram prospectados pelo concorrente. A necessidade de contratar um CRM trouxe o app Facilita como uma solução para o gerenciamento das vendas da imobiliária. 

Hoje, com o app Facilita, é possível desburocratizar a comunicação com a equipe de vendas e descomplicar a gestão.Ganhamos agilidade no processo de gestão, pois um lead não fica parado! Conseguimos entender onde está o gap, se o corretor está com dificuldade na venda ou qualquer outro motivo que esteja travando o processo”, afirma Leandro. 

“Trabalhávamos no escuro! Eu pegava os três meses anteriores e jogava para uma oferta ativa no papel ou excel. Hoje, consigo fazer isso em um dia! Já aconteceu de um lead que o corretor entrou em contato às 12h08 e colocou em finalizado às 13h00. A partir daí já coloquei na oferta ativa, o corretor recebeu a documentação e finalizou a venda no dia seguinte. Se fosse antes, provavelmente perderia a venda pois não conseguiria atender esse lead a tempo.  Leandro Serra – Gestor Comercial.

A imobiliária saiu do desafio inicial de agilizar as vendas. Agora agiliza, tem feedback e faz toda a gestão efetiva das vendas. Além disso, o Facilita resolveu a questão da praticidade na gestão do atendimento. Leandro conta que com a ferramenta foi possível resolver os problemas relacionados ao envio de materiais de vendas: como books, fotos, tabelas de vendas, etc. 

“ O Facilita é  intuitivo! Com o aplicativo o corretor tem na mão tudo que ele precisa para atender o cliente. Além de ter todos os produtos que a imobiliária trabalha, com todas as informações necessárias para que ele saiba exatamente o que fazer quando chega no ponto de venda.” Leandro Serra – Gestor Comercial. 

 CRM simples e adaptável  

Ter um processo de vendas bem definido é fundamental para manter uma equipe de corretores de alta performance. Por essa razão, um fluxo de trabalho enxuto, com etapas bem definidas, e aplicação efetiva do funil de vendas são a chave para o sucesso no processo de vendas com alto nível de entrega. 

Além disso, sabemos que cada construtora, loteadora e imobiliária tem suas particularidades no processo de vendas, desde a captação do cliente até o contrato. Por isso, é necessário que o CRM seja flexível e simples

“ Um dos pontos principais do Facilita é que eu posso customizar de acordo com a minha necessidade. Desde que comecei a estudar melhor como utilizar todos as funcionalidades da ferramenta, conversei com o time de vendas (quem customizou meu processo de vendas foram os corretores) e ouvindo, coletando ideias e sugestões em cada reunião e treinamento eles foram trazendo situações e eu busquei alternativas com o time do Facilita até chegar em um modelo ideal.” Leandro Serra – Gestor Comercial. 

O funil de vendas personalizado com as filas de atendimento, proporcionam a organização de forma visual e estratégica dos leads que entram na base da imobiliária através das campanhas digitais.

O gerente tem uma visão de todo o status do lead pois é atualizado a cada contato:  

“Hoje o facilita me ajuda muito porque tenho filiais em bairros diferentes e como não posso estar todo o dia ao lado do corretor, é só abrir o sistema que consigo saber e entender como está o trabalho do meu time de vendas. Assim o corretor precisa atualizar o status do lead para que continue com esse prospect. Foi fundamental alinhar as regras e prazos de ociosidade, ou seja, caso não seja atualizado o lead é repassado para outro time para que o cliente não demore para ser atendido,” conclui Leandro.  

Relatórios práticos para tomada de decisão

Já imaginou como seria entender em poucos minutos como está a assertividade das suas campanhas de marketing ou o processo de vendas de cada empreendimento da sua construtora ou imobiliária? Ou ainda, saber como está o atendimento e as vendas por equipe ou usuário? 

A boa notícia é que isso é possível e a Home Imobiliária já comprovou o sucesso das análises dos Relatórios BI em suas campanhas:

“É um CRM completo e eu não vivo mais sem o Facilita! Consigo visualizar todo o processo da venda de forma clara e isso me ajuda na tomada de decisão assertiva. 

Estava investindo muito em uma campanha e quando analisei os relatórios gerados pelo facilita, observei que nenhuma das vendas estava vindo das campanhas e sim de divulgação espontânea ou indicações.”

Os relatórios ajudam o gestor a tomar decisões e visualizar os gaps nas operações. Com essas informações, Leandro pausou os investimentos nas campanhas e começou a trabalhar com leads da base de dentro do app Facilita e mesmo assim, as vendas não reduziram. 

Gestor, você precisa da ferramenta certa para que o seu processo de vendas realmente funcione. Conheça nossos planos e descura qual o melhor para te ajudar nas suas vendas! 

Como a Hom3 montou um Funil de vendas ideal?

Como mencionamos anteriormente, para cada construtora ou imobiliária existe um processo de vendas diferente. Ou seja, cada uma delas possui particularidades e necessidades que só serão atendidas por um funil de vendas personalizado. 

Por isso, é fundamental compartilhar como foi o processo de criação do funil de vendas e o   sucesso de ter um CRM adaptável a realidade da Home Imobiliária:

“Criamos dentro das etapas do Facilita status e dentro dos status criamos prazos. Ou seja, o corretor precisa atualizar os atendimentos da carteira, caso não seja atualizado ele perde o lead. Para os gerentes foi fundamental, pois ele consegue saber na ponta o que os corretores da equipe falam com os clientes. O corretor atualiza o tempo todo a carteira com tudo que ele fala com o cliente.” 

Preparamos um vídeo completo com o Leandro Serra, da Home Imobiliária, para explicar detalhadamente como funciona as etapas e status criados dentro do Facilita para agilizar o processo de vendas e ter mais assertividade na comunicação com os corretores. Confira: 

Se você quer saber como montar o seu funil de vendas personalizado, converse com um de nossos especialistas e descubra como acelerar suas vendas!

Continue lendo
Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cases

CRM reduziu 240 horas mensais de trabalho manual

Publicado a

I

Será que a ferramenta de CRM que você utiliza para gerenciar os leads que entram através das campanhas de mídia paga realmente auxilia no seu processo de vendas? Você consegue acompanhar toda a jornada desses leads? Sua equipe precisa realizar algum trabalho manual para qualificar e distribuir os leads para os corretores?  

Imagine você ter que gerenciar manualmente uma média de 130 leads por dia, através de planilhas de excel e sem nenhuma segmentação para entender qual a jornada do lead e para qual empreendimento ele se cadastrou? Essa era a realidade da maior imobiliária do nordeste, que possui mais de 240 corretores na base, mesmo tendo contratado uma ferramenta de CRM! 

Nesse case de sucesso você vai acompanhar como o Facilita mudou a rotina do gerenciamento de vendas da Imobiliária Paulo Miranda, principalmente na gestão dos leads. Utilizando um CRM completo, as campanhas passaram a ter integração nativa com o Facebook, com a possibilidade de fazer um funil de vendas adaptado,  filas de atendimento, trabalho segmentado com pré-atendimento e pós-atendimento para facilitar o dia a dia dos corretores, gestores e secretaria de vendas. Além disso, a oportunidade de otimizar o tempo perdido com o trabalho manual e reduzir custos com outras ferramentas, deu espaço a oportunidades de crescimento que antes não eram possíveis. Confira como foi essa evolução: 

Redução de 12 horas de trabalho por dia 

A imobiliária Paulo Miranda necessitava anteriormente de dois turnos de 6 horas para conseguir distribuir todos os leads para os corretores! É isso mesmo! Uma média de, no mínimo, 12 horas por dia para conseguir distribuir os leads. Além do tempo perdido, existia também a sucessão de erros e a bagunça gerada por conta desse trabalho feito de forma manual. 

Ao implementar o Facilita e conseguir ter um funil de vendas personalizado, a imobiliária conseguiu reduzir 240 horas mensais de trabalho manual. Então, você pode se perguntar qual o impacto dessa redução para a empresa?

Os colaboradores  que eram responsáveis por esse trabalho manual migraram de função e conseguimos contratar mais duas pessoas para ficar no pré-atendimento e pós-atendimento.”

Renata Miranda – Diretora

A redução de custos e trabalho manual possibilitou a criação de uma equipe de pré-atendimento que não existia até então. Essa equipe é responsável por receber os leads captados pelo marketing, entrar em contato com as pessoas, verificar suas necessidades, qualificar os leads e, por fim, repassá-los para os corretores. 

Expectativa x Realidade  

Sabemos que cada incorporadora, imobiliária, construtora e loteadora trabalha com processo de vendas peculiar, afinal, são diferentes etapas de venda, exigências diferentes e pessoas com autonomia diferentes no processo. Entretanto, mesmo sabendo que essas necessidades são claras no mercado imobiliário, a realidade é que algumas ferramentas de CRM exigem que as empresas se adaptem às suas funcionalidades. Além de não resolver a dor da empresa, esse  processo gera insatisfação tanto dos colaboradores envolvidos no processo quanto dos leads que buscam atendimento rápido e prático.

Foi exatamente isso que aconteceu com a Imobiliária Paulo Miranda ao contratar uma ferramenta de CRM com a promessa que a mesma resolveria os problemas de gestão de vendas e leads da empresa!

 “Nós fazíamos um trabalho manual complementar, tínhamos braços internos para poder destrinchar esse processo e ainda assim, fazia isso manualmente, via planilha de excel e isso era uma coisa completamente fora da realidade que a gente vive hoje.”  Ana Cláudia – Coordenadora de Marketing

Além do custo com o CRM, a imobiliária precisava pagar outra plataforma para gerenciar e fazer a segmentação dos leads, isso gerava um custo maior, problemas por não conseguir, por exemplo, colocar o nome do produto e fazer a distribuição e qualificação desses leads. Continue a leitura e descubra a solução para esse problema! 

CRM adaptável 

É fato que imobiliárias, construtoras, incorporadoras e loteadoras possuem processos específicos e únicos de gestão de vendas, cada uma com suas particularidades! Por isso, o Facilita garante uma gestão completa de todo o processo de vendas com recursos que vão desde a geração de leads à personalização completa do processo da sua empresa.

O Facilita trouxe essa realidade de integração completamente nativa, 100% via CRM e Facebook, sem depender de nenhuma outra plataforma e traz as filas de atendimento que nós também não tínhamos. Isso ajuda bastante na distribuição desses leads!”

Ana Cláudia – Coordenadora de Marketing

A fila de atendimento organiza de forma visual e estratégica os leads que entram na base da imobiliária através de campanhas digitais. Os leads são automaticamente distribuídos, de forma igual, para os corretores ou pré-atendimentos que estiverem na fila, tornando o atendimento muito mais rápido e eficiente.

Carolina comenta ainda que além de ter a integração, todos os filtros personalizados dentro do sistema trazem períodos, produtos, campanhas, entre outras infinidades de informações e oportunidades que a equipe não tinha no CRM anterior. Facilitando a gestão e tornando as ações de marketing mais assertivas. 

Com o Funil de Vendas Personalizado, os gestores podem definir quais etapas precisam de aprovação, criar status, inserir responsáveis e configurar notificações para que o usuário responsável receba imediatamente o alerta de determinada tarefa, função e etapa.

O que pesou muito para a gente trocar de CRM foi a possibilidade de fazer a gestão de venda dos loteamentos, pois em nenhuma outra ferramenta eu conseguia fazer isso. Outro ponto, foi a possibilidade de adaptação da API pública para compartilhar os empreendimentos no nosso site e o funil da gestão dos leads.

Renata Miranda- Diretora

O sistema anterior espelhava os empreendimentos no site, mas vinculava a própria interface e isso deixava a equipe engessada e descontente. O Facilita trouxe uma nova proposta de um CRM com a possibilidade de ter o site com a estrutura que a imobiliária desejava. 

Outro ponto importante para a troca de ferramenta, foi a facilidade dos corretores terem acesso a todas as informações necessárias pelo App!  

Quando o lead se cadastrar pelo Facilita ele já entra direto na fila do corretor. O cara vai estar em casa no sábado a noite, vai entrar um lead e ele vai atender. Isso encheu os nossos olhos!” Ana Cláudia – Coordenadora de Marketing.

O corretor não precisa mais ficar preso ao computador! Eles conseguem acessar todos os materiais de vendas, compartilhar informações com os clientes, verificar disponibilidade dos empreendimentos, são notificados quando chega um lead, agendamento ou visita marcada e isso ajuda muito o corretor na gestão e organização do dia a dia.  

Gestor, você precisa da ferramenta certa para que o seu processo de vendas realmente funcione. Agende um bate-papo com um de nossos especialistas e analise a melhor solução para suas vendas!

Continue lendo

Cases

Assinatura eletrônica de contrato: de dias para horas

Publicado a

I

Você já imaginou mudar de dias para horas o tempo para recolher todas as assinaturas de um contrato de venda do imóvel da sua incorporadora?

O mercado imobiliário está em processo acelerado de digitalização dos processos. Por isso, incorporadoras, construtoras e imobiliárias buscam entregar a melhor experiência para os clientes e proporcionar melhores condições de trabalho para corretores e secretarias de vendas. 

Sabemos que todo processo de mudança exige esforço para que todos saiam da “zona de conforto”. Então, como alinhar o desejo de transformação à realidade de corretores e clientes? Qual tem sido a receptividade por parte dos mesmos?

Confira a seguir o que a Trinus fez para realizar o primeiro lançamento com assinaturas de contrato 100% digital do loteamento Jardim Europa!

Educar para conquistar

Você que é gestor sabe dos desafios para implementar ferramentas, principalmente digitais, e novos modelos de trabalho para sua equipe, não é mesmo?

Além disso existe a possibilidade de os clientes também não se adaptarem à nova cultura de vendas, acreditando ser um processo não confiável, o que pode gerar desconforto e até perda de vendas. 

No entanto, esse desejo de fazer parte de um processo mais rápido, prático e fácil não foi diferente para a Trinus, que adotou uma estratégia educativa para capacitar os corretores, realizando um projeto piloto de assinatura eletrônica e fazendo todo o lançamento do loteamento de forma 100% digital. 

O que foi feito? 

O primeiro passo foi apresentar a ideia para os corretores e trabalhar a mudança de hábito, pois já estavam acostumados a trabalhar com uma venda no modelo digital, entretanto a assinatura era feita de forma física (com a assinatura dos contratos feita presencialmente por clientes, corretores, testemunhas), e agora teriam a opção do modelo digital . 

Com isso os benefícios de transformar uma assinatura de contrato que poderia levar dias para poucas horas, pois os clientes que estavam fora da cidade puderam assinar digitalmente contratos sem toda burocracia de ter que enviar documentos e esperar dias para recebê-los assinados, foi um dos principais atributos para conquistar os corretores. 

Assim, foi muito mais fácil vender essa ideia para os clientes que sentiram confiança em realizar a assinatura eletrônica, tendo uma aceitação além do esperado. Segundo Arthur Farah, do time comercial da Serv+, empresa parceira da Trinus, o principal benefício do processo totalmente digital para o cliente é a comodidade e maior segurança do documento. 

E para finalizar esse processo educativo, foi extremamente importante a atuação do  gestor prontamente ao lado de corretores e clientes no momento da venda. Além do apoio do Assine.Online, plataforma de assinaturas eletrônicas, que pode fazer parte do treinamento e lançamento, representando seriedade e confiança no processo. Com isso 100% dos contratos foram assinados digitalmente durante o lançamento. 

“Para a empresa a mudança de processos é surreal”! Não ter que arquivar 40 páginas por  contrato é algo que agiliza bastante o trabalho no dia a dia e, principalmente, durante um lançamento”, afirma Arthur. 

Finalizando a venda 100% digital

As vendas durante um lançamento de um loteamento, para pessoas que estão em outra cidade e não podem comparecer ao stand de vendas, ficam ainda mais complicadas quando se trata da assinatura dos contratos. Sabemos que todo o processo para fazer o trâmite dos contratos pelos Correios e recolhimento de todas as assinaturas, pode levar dias. 

Agora, imagine você conseguir fechar essas assinaturas de contrato em poucas horas? 

Até mesmo nos casos em que os compradores e sócios da incorporadora precisam assinar e o lançamento é em outra cidade!

Foi exatamente essa modalidade de vendas que a Trinus conseguiu dar aos seus clientes através da assinatura eletrônica dos contratos. É isso mesmo! Assinando os contratos digitalmente tudo pode ser concluído em questão de horas, com todos os assinantes recebendo o contrato simultaneamente  por e-mail e efetuando a assinatura. É prático, fácil e  rápido! 

“O principal benefício do processo totalmente digital falando em cliente é a comodidade e maior segurança no documento.”-  Arthur Farah. 

Arthur afirma ainda que os corretores também recebem muitos benefícios com essa funcionalidade no processo de vendas. Pois, ele economiza gasolina, tempo e consegue oferecer mais comodidade para clientes que não podem comparecer ao lançamento, por exemplo. Assim, se  pensarmos em um processo de assinatura como um todo, torna-se muito mais rápido.

O lançamento com assinatura eletrônica do Loteamento Jardim Europa foi o projeto piloto. O próximo passo será a escalabilidade para todos os demais empreendimentos. Veja abaixo a porcentagem de assinaturas físicas e eletrônicas dos três meses após o lançamento:  

  • 55% assinam os documentos de forma digital;
  • 45% assinam manual;
  • 100% assinaram digitalmente os contratos no dia do lançamento.

Segundo o Arthur, para as assinaturas feitas antes do lançamento o digital era exceção. Hoje, após essa transformação e educação dos corretores, esse recurso é prioridade e preferência. 

Facilidade para acompanhar os contratos 

Ter um processo 100% digital demanda por uma ferramenta que centralize todas as informações em um só lugar e na palma da mão!

Foi exatamente o que a Trinus fez utilizando o App Facilita. Através da ferramenta,  conseguiram acompanhar o status de todos os processos de assinatura eletrônica, possibilitando uma visão completa e detalhada de todas as vendas, assinaturas finalizadas e processos em andamento.

O primeiro aplicativo do mercado imobiliário acompanha todas as necessidades dos clientes e oferece as melhores experiências para suas vendas. Por isso, a integração com a Soluti, maior certificadora digital do Brasil e criadora do Assine.Online, renova o compromisso com o nosso propósito de ser digital do início ao fim da venda!

Se você quer descomplicar o processo de vendas da sua incorporadora e deseja saber como funciona essa integração, marque uma conversa com um de nossos especialistas para discutir a melhor solução para suas vendas. 

 

Continue lendo

Cases

Você já ouviu falar em Construção Modular?

Publicado a

I

A discussão sobre a construção modular ganhou ainda mais força com as novas tendências e apostas em sustentabilidade e segurança do trabalho. Isso porque, a versatilidade desse tipo de construção permite que os projetos sejam personalizados e tenham uma entrega mais rápida do que no canteiro de obras tradicional. Além disso, une a engenharia civil com a de produção, trazendo mais qualidade, rapidez e inovação frequente para as obras.

Já imaginou como seria interessante poder construir uma parte do seu projeto fora do canteiro de obras, com as mesmas características, mas com qualidade melhor e de forma mais ágil? Acompanhe neste post!

 

O que é Construção Modular?

Construção modular é um método de construção civil que se baseia em módulos individuais que são pré-fabricados em linha de montagem e instalados no local da obra. Nesse sentido, esses módulos podem ser feitos de madeira, vidro, concreto, aço e outras matérias-primas utilizadas na construção pré-fabricada. Por isso, rapidez na execução, precisão e diminuição do desperdício de recursos são alguns atrativos que tornam a construção modular um método diferenciado.

Por causa desses benefícios, as construções modulares vêm sendo utilizadas de maneira mais ampla em nações desenvolvidas, como o Japão e a Suécia, e agora está começando a ser utilizado e desenvolvido também no Brasil.

 

Vantagens da Construção Modular

O mundo tem apostado em inovação e a construção modular tem se mostrado um grande insight em 2021!

Isso porque  essa modalidade de construção se apresenta como uma alternativa interessante, tanto da perspectiva técnica quanto da econômica.

Os gastos com desperdício de materiais em uma construção tradicional representam de 3% a 8% dos custos totais de construção de empreendimentos habitacionais. Por isso, quando comparada a uma construção modular, na qual as vantagens giram em torno da agilidade na construção, gera uma grande economia de obra, pois reduz o tempo de contrato da mão de obra e aumenta a produtividade da empresa.

Além disso, essa modalidade traz mais sustentabilidade para as obras.  Dado que, a construção modular traz peças pré-fabricadas, que são montadas a partir de módulos de materiais sob medida feitos em fábricas e levados os módulos das construções modulares para o local da obra, onde é feita a montagem final, contribuindo para a diminuição das perdas de materiais.

 

Flexibilidade e economia

Nas vendas de imóveis, o mercado imobiliário tem mantido uma forte característica de inovação e crescimento, dispondo de ferramentas cada vez mais completas para acelerar e tornar prática toda a operação. Assim, abrindo espaço para o digital, que conta com apoio da tecnologia e mobilidade, transformando processos de vendas, auxiliando gestor, corretor e cliente.

Nesse sentido, a construção modular surge para somar! O objetivo geral é pôr em destaque a construção flexível e evitar desperdícios nas obras, planejando alternativas para soluções mais econômicas e versáteis.

 

Case RH: lançamento digital

O processo de vendas da RH Empreendimentos era feito manualmente através de planilhas, desde a reserva do lote, preenchimento de proposta, ficha cadastral e envio de documentos. 

Por ser manual, acarretava na demora para realização de análises e aprovações das propostas. Com isso, o risco de perder vendas era alto, além de deixar complexo o trabalho do corretor e setor administrativo.

Para o lançamento do loteamento Nova Indaial fase 8, resolveram dar mais agilidade ao processo de vendas implementando o Facilita.

O objetivo principal era dar apoio aos corretores com materiais de marketing e informações do empreendimento. Podendo, compartilhar disponibilidade das unidades e gerenciar reservas, dar agilidade na análise das propostas. Confira este case de sucesso aqui!

Sua construtora já está preparada para o próximo lançamento ser realmente digital, como foi da Rh Empreendimentos? Marque uma conversa com um de nossos especialistas para discutir como fazer o mesmo na sua construtora.

Continue lendo

Trending

Copyright © 2022 Facilita.

pt_BRPortuguese