Cases

Como uma distribuição de leads eficiente faz a Hom3 Imobiliária vender mais?

Published

on

Você faz ideia de quantas vendas pode ter perdido por não atender os leads de forma rápida e prática? E quantos clientes foram para o concorrente por falta de acompanhamento da venda? 

A Home imobiliária, situada no Rio de Janeiro e com atuação em todos os segmentos do mercado, enfrentava esses problemas na gestão de vendas. Possuía ótimas campanhas de marketing, mas não conseguia acompanhar a jornada do lead de forma assertiva, desperdiçando oportunidades e, consequentemente, perdendo tempo e dinheiro. 

Em um cenário onde a imobiliária precisava se reinventar para ter um processo de vendas mais ágil, ainda se deparava com uma grande barreira no que diz respeito à agilidade no atendimento dos leads. O maior desafio da Home era tornar mais prático esse processo e ter um acompanhamento das vendas. Confira no vídeo:

“Antes a gente baixava todo dia pela manhã as planilhas de leads gerada pelas campanhas do Facebook, colocava no drive para os gestores e eles distribuíam aos corretores. Demorava até 2 dias para que esse lead chegasse de fato ao corretor para ser atendido”

Leandro Serra – Gestor Comercial

Acompanhe nesse case de sucesso como a imobiliária conseguiu resolver todos os problemas relacionados aos atendimentos dos leads implementando o App Facilita. Utilizando um CRM completo, as campanhas de marketing passaram a ter integração nativa com o Facebook, possibilitando a utilização de um funil de vendas personalizado e adaptado à realidade das vendas com filas de atendimento para os corretores e reaproveitamento de leads de oferta ativa. Continue a leitura para descobrir as estratégias! 

Utilize o tempo a seu favor!

Você sabia que, no setor imobiliário, os clientes acreditam ser aceitável serem atendidos em até 24 horas? É isso mesmo! 

Existe ainda, uma pesquisa recente que mostra que um contato realizado nos primeiros 5 minutos aumenta a chance de sucesso em 100 vezes. Bom, é interessante trazer esses dados, pois vai de encontro com o desafio que a Home3 enfrentava. 

Leandro explica que a demora no atendimento causava inúmeras vendas perdidas, pois os leads eram prospectados pelo concorrente. A necessidade de contratar um CRM trouxe o app Facilita como uma solução para o gerenciamento das vendas da imobiliária. 

Hoje, com o app Facilita, é possível desburocratizar a comunicação com a equipe de vendas e descomplicar a gestão.Ganhamos agilidade no processo de gestão, pois um lead não fica parado! Conseguimos entender onde está o gap, se o corretor está com dificuldade na venda ou qualquer outro motivo que esteja travando o processo”, afirma Leandro. 

“Trabalhávamos no escuro! Eu pegava os três meses anteriores e jogava para uma oferta ativa no papel ou excel. Hoje, consigo fazer isso em um dia! Já aconteceu de um lead que o corretor entrou em contato às 12h08 e colocou em finalizado às 13h00. A partir daí já coloquei na oferta ativa, o corretor recebeu a documentação e finalizou a venda no dia seguinte. Se fosse antes, provavelmente perderia a venda pois não conseguiria atender esse lead a tempo

Leandro Serra – Gestor Comercial

A imobiliária saiu do desafio inicial de agilizar as vendas. Agora agiliza, tem feedback e faz toda a gestão efetiva das vendas. Além disso, o Facilita resolveu a questão da praticidade na gestão do atendimento. Leandro conta que com a ferramenta foi possível resolver os problemas relacionados ao envio de materiais de vendas: como books, fotos, tabelas de vendas, etc. 

“O Facilita é  intuitivo! Com o aplicativo o corretor tem na mão tudo que ele precisa para atender o cliente. Além de ter todos os produtos que a imobiliária trabalha, com todas as informações necessárias para que ele saiba exatamente o que fazer quando chega no ponto de venda”

Leandro Serra – Gestor Comercial

CRM simples e adaptável

Ter um processo de vendas bem definido é fundamental para manter uma equipe de corretores de alta performance. Por essa razão, um fluxo de trabalho enxuto, com etapas bem definidas, e aplicação efetiva do funil de vendas são a chave para o sucesso no processo de vendas com alto nível de entrega. 

Além disso, sabemos que cada construtora, loteadora e imobiliária tem suas particularidades no processo de vendas, desde a captação do cliente até o contrato. Por isso, é necessário que o CRM seja flexível e simples. Leandro reforça:

“Um dos pontos principais do Facilita é que eu posso customizar de acordo com a minha necessidade. Desde que comecei a estudar melhor como utilizar todos as funcionalidades da ferramenta, conversei com o time de vendas – quem customizou meu processo de vendas foram os corretores – e ouvindo, coletando ideias e sugestões em cada reunião e treinamento eles foram trazendo situações e eu busquei alternativas com o time do Facilita até chegar em um modelo ideal

O funil de vendas personalizado com as filas de atendimento, proporcionam a organização de forma visual e estratégica dos leads que entram na base da imobiliária através das campanhas digitais.

O gerente tem uma visão de todo o status do lead pois é atualizado a cada contato:  

“Hoje o facilita me ajuda muito porque tenho filiais em bairros diferentes e como não posso estar todo o dia ao lado do corretor, é só abrir o sistema que consigo saber e entender como está o trabalho do meu time de vendas. Assim o corretor precisa atualizar o status do lead para que continue com esse prospect. Foi fundamental alinhar as regras e prazos de ociosidade, ou seja, caso não seja atualizado o lead é repassado para outro time para que o cliente não demore para ser atendido” 

conclui Leandro

Relatórios práticos para tomada de decisão

Já imaginou como seria entender em poucos minutos como está a assertividade das suas campanhas de marketing ou o processo de vendas de cada empreendimento da sua construtora ou imobiliária? Ou ainda, saber como está o atendimento e as vendas por equipe ou usuário? 

A boa notícia é que isso é possível e a Home Imobiliária já comprovou o sucesso das análises dos Relatórios BI em suas campanhas:

“É um CRM completo e eu não vivo mais sem o Facilita! Consigo visualizar todo o processo da venda de forma clara e isso me ajuda na tomada de decisão assertiva” 

Estava investindo muito em uma campanha e quando analisei os relatórios gerados pelo Facilita, observei que nenhuma das vendas estava vindo das campanhas e sim de divulgação espontânea ou indicações”

Leandro Serra – Gestor Comercial

Os relatórios ajudam o gestor a tomar decisões e visualizar os gaps nas operações. Com essas informações, Leandro pausou os investimentos nas campanhas e começou a trabalhar com leads da base de dentro do app Facilita e mesmo assim, as vendas não reduziram. 

Gestor, você precisa da ferramenta certa para que o seu processo de vendas realmente funcione. Conheça nossos planos e descura qual o melhor para te ajudar nas suas vendas! 

Como a Hom3 montou um Funil de vendas ideal?

Como mencionamos anteriormente, para cada construtora ou imobiliária existe um processo de vendas diferente. Ou seja, cada uma delas possui particularidades e necessidades que só serão atendidas por um funil de vendas personalizado. 

Por isso, é fundamental compartilhar como foi o processo de criação do funil de vendas e o   sucesso de ter um CRM adaptável a realidade da Home Imobiliária:

“Criamos dentro das etapas do Facilita status e dentro dos status criamos prazos. Ou seja, o corretor precisa atualizar os atendimentos da carteira, caso não seja atualizado ele perde o lead. Para os gerentes foi fundamental, pois ele consegue saber na ponta o que os corretores da equipe falam com os clientes. O corretor atualiza o tempo todo a carteira com tudo que ele fala com o cliente.” 

Leandro Serra – Gestor Comercial

Preparamos um vídeo completo com o Leandro Serra, da Home Imobiliária, para explicar detalhadamente como funciona as etapas e status criados dentro do Facilita para agilizar o processo de vendas e ter mais assertividade na comunicação com os corretores. Confira: 

Se você quer saber como montar o seu funil de vendas personalizado, converse com um de nossos especialistas e descubra como acelerar suas vendas!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile