Gestão

O que você está perdendo ao não implementar o processo de venda digital na sua construtora

Published

on

Se a sua construtora ainda não tem um processo de venda digital, isso precisa ser mudado o mais rápido possível. A justificativa é simples: você está perdendo dinheiro!

Isso mesmo! O mercado imobiliário está em constante transformação e acompanhando as mudanças da sociedade, que é cada vez mais digital.

Só para você ter uma ideia, 6% das compras de imóveis já ocorrem 100% de forma digital, segundo uma pesquisa feita pela Brain Inteligência Estratégica, ou seja, sem nenhuma interação física entre vendedor e comprador.

Quer saber mais sobre o processo de venda digital e como implementá-lo na sua construtora? Então, continue lendo! A seguir, responderemos os principais questionamentos sobre esse tema.

Como a transformação digital impacta no processo de vendas?

As plataformas digitais já fazem parte do dia a dia da grande maioria dos consumidores. É raro você encontrar uma pessoa economicamente ativa que não use o WhatsApp ou as redes sociais, por exemplo.

Além disso, os consumidores fazem pesquisas em sites como o Google antes de efetuar alguma compra. Seja para descobrir novos produtos, seja para ler opiniões de outros clientes, a pesquisa é quase sempre realizada.

Isso acontece por conta da transformação digital, fenômeno que afeta toda a sociedade, desde o “boom” da internet, que teve início nos meados dos anos 2000.

De lá para cá, cada vez mais os processos de vendas passaram a ter pelo menos alguma etapa nos ambientes virtuais.

Mesmo que o fechamento de uma venda seja feito de forma presencial, é bem provável que o cliente tenha visto um anúncio no Google ou nas redes sociais, tenha consumido algum conteúdo no blog da empresa, assistido a um vídeo em seu canal no YouTube etc. 

Ou seja, o processo de venda digital já é uma realidade para praticamente todos os negócios. Se a sua construtora ainda não investe nisso, está perdendo clientes para os concorrentes.

Quais são os benefícios de migrar o processo de vendas para o digital?

O processo de vendas digital traz muitos benefícios para as construtoras. Listamos alguns dos principais deles para você. Veja!

Baixo custo

O processo de vendas digital tem um custo bem mais baixo do que o tradicional. Isso acontece por uma série de fatores, que envolvem, por exemplo, o marketing e a logística.

As estratégias de marketing digital, envolvendo anúncios nas redes sociais e produção de conteúdo para web, por exemplo, são bem mais baratas do que as inserções nas mídias tradicionais, como o rádio e a televisão.

Já na parte logística, muitos encontros presenciais podem ser substituídos por reuniões online. Assim, se gasta menos com combustível e transporte dos corretores.

Atualmente, até a visitação dos imóveis pode ser feita por chamadas de vídeo, facilitando os processos de venda digital.

Eficiência na segmentação do público

Um bom vendedor é aquele que está no local certo e na hora certa! Com as estratégias de venda digital isso se torna mais prático de ser possível!

O público pode ser segmentado com muito mais eficiência, tendo em vista que, ao fazer anúncios nas mídias digitais, pode escolher qual o perfil de público que acessará as campanhas publicitárias.

Se você atende clientes que desejam comprar imóveis de luxo, por exemplo, pode focar nesse público. Agora, se vende ou aluga casas e apartamentos populares, o foco pode ser exclusivamente para quem procura esse tipo de imóvel. 

Desburocratização dos processos

As rotinas das pessoas está cada vez mais corrida e ninguém tem tempo a perder com a burocracia. Nesse sentido, os processos de venda digital também são muito importantes.

Cabe lembrar que não foi somente a forma de o cliente pesquisar e ver o imóvel que mudou, mas também a forma como o gestor controla as vendas, e a rapidez que o corretor precisa para pescar esse cliente que vem da internet. 

Assim sendo, pontos como o processo digital da venda, o controle dos atendimentos e a rastreabilidade dos processos devem ser explorados. Com esses recursos, as vendas serão muito mais ágeis.

Ao usar a assinatura eletrônica, por exemplo, você pode enviar e receber contratos de forma muito mais prática e rápida. Tudo isso sem que a construtora e seus clientes tenham que enfrentar filas para autenticar firmas em cartório e enviar documentos pelos correios.

Como otimizar o processo de vendas?

Para otimizar o processo de vendas nas construtoras e torná-lo muito mais digital, escolher uma boa ferramenta de vendas é fundamental. 

Assim sendo, vale a pena dedicar tempo para escolher uma boa ferramenta de vendas. O ideal é que a plataforma seja mobile, ou seja, que possa ser acessada não apenas em computadores e notebooks, mas também em dispositivos móveis, como celulares e tablets.

A ferramenta também precisa ter uma boa usabilidade, para que todos os colaboradores da construtora possam utilizá-la com facilidade e de forma proativa.

Além disso, também é importante que o sistema de vendas tenha integração com outras ferramentas e aplicativos, como o WhatsApp. Dessa forma, o gestor pode ter uma visão completa sobre tudo o que acontece na venda.

Como um software de gestão de vendas imobiliárias pode facilitar esse processo?

Um software de gestão exclusivo para vendas imobiliárias pode ajudar muito a sua construtora a agilizar o processo de vendas. Para isso, você precisa escolher um programa que tenha as características anteriormente citadas.

Com um bom sistema de vendas, você terá um processo totalmente digital. A captação de leads, o gerenciamento dos empreendimentos, as propostas digitais e a assinatura dos contratos podem ser feitas totalmente pela internet.

Além disso, com esse tipo de programa, você terá um CRM integrado, facilitando a comunicação com leads e clientes. Por meio dele, você poderá compartilhar materiais de venda e disponibilidade, por exemplo.

O Facilita é um sistema completo e que reúne todas as características que apresentamos neste conteúdo. Por isso, se você precisa implementar um processo de venda digital na sua construtora, essa é a ferramenta ideal.

Acesse agora mesmo a nossa página e conheça os nossos planos para construtoras. Com certeza, temos a solução para o desafio atual do seu negócio.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile