Conecte-se conosco

Dicas

Quando é o momento certo de parar de usar planilhas na gestão de atendimento imobiliário?

Publicado a

I

Que os consumidores estão cada vez mais online não é uma novidade para você, não é mesmo? Afinal, a transformação digital está mudando a forma como as pessoas se comunicam e realizam as suas atividades. Por conta disso, realizar tarefas como a gestão de atendimento imobiliário em planilhas é um processo já considerado defasado. 

O Excel pode até ter servido para a sua imobiliária por muitos anos e realmente foi algo bastante inovador, quando lançado. Hoje em dia, no entanto, essa ferramenta já está ultrapassada e não deve mais ser usada como único recurso para gerenciar o atendimento de clientes e prospects do seu negócio.

Isso porque o Excel, embora seja uma ferramenta digital, é extremamente operacional e sem qualquer tipo de automatização. Logo, substituí-la é importante para que se possa realizar uma gestão de atendimento ao cliente com mais eficiência.

Nos tópicos a seguir, falaremos mais sobre esse assunto e traremos soluções para você substituir o uso de planilhas para a avaliação de imóveis e outras tarefas de imobiliárias.

Quais as desvantagens em utilizar planilhas no atendimento imobiliário?

Como comentamos, fazer a gestão de atendimento imobiliário em planilhas do Excel não é algo vantajoso nos dias atuais. Veja, a seguir, algumas das principais desvantagens dessa ação.

Lentidão do processo

O processo de edição de planilhas no Excel é bastante lento e moroso. Ao realizar esse trabalho, você perderá muitas horas do seu dia apenas atualizando informações.

Pense quanto tempo você poderia destinar para prospectar novos clientes, caso utilizasse uma ferramenta de atendimento imobiliário automatizada. Com certeza, fazer a troca vale a pena.

Maiores chances de ocorrerem erros

O Excel não é uma ferramenta automatizada e que atualiza as informações e coleta dados em tempo real. Assim como acontece com o papel, esse programa aceita tudo que for colocado nele.

Logo, se você digitar um valor errado, poderá fazer cálculos com resultados equivocados e passar valores incorretos aos clientes, por exemplo. Certamente essa prática não transmitirá transparência, tampouco uma imagem positiva para quem está interessado em comprar, vender ou alugar um imóvel com você.

Dificuldade para compreender em que momento o cliente está

Se você tem conhecimentos básicos em marketing, deve saber que existem diferentes momentos pelos quais uma pessoa interessada em algo passa até se tornar efetivamente uma cliente e fechar a compra, certo?

Ao fazer a gestão de atendimento imobiliário em planilhas, você terá dificuldade em saber o momento em que cada cliente ou prospect está. Isso porque o processo de separação e segmentação é bastante moroso e dificultado, dada a falta de automatização das tarefas.

Vulnerabilidade a fraudes

Mesmo que sejam protegidas por senha, as planilhas são arquivos muito vulneráveis e que podem ser facilmente acessados por pessoas não autorizadas.

Logo, alguém mal intencionado poderá acessar os seus documentos no Excel, alterar informações e prejudicá-lo sem nem mesmo deixar rastros. Esse é um risco que você não pode mais correr!

O que utilizar no lugar de planilhas?

Você já deve ter compreendido que fazer a gestão de atendimento imobiliário em planilhas não é mais eficiente, correto? Porém, o que utilizar no lugar dessa ferramenta para ter mais eficiência nas atividades de gestor de vendas?

A resposta para esses questionamentos é bastante simples: um software de gestão imobiliária!

Esse tipo de programa é projetado especialmente para as atividades de gestão de vendas, contando com tudo o que você precisa para realizar as suas tarefas com muito mais facilidade, agilidade e segurança.

Isso porque o CRM é projetado com particularidades do processo de vendas do mercado imobiliário, no controle de clientes, acompanhamento das equipes, e ações de venda

Com um software para gestão imobiliária, você ganhará mobilidade para trabalhar em qualquer lugar. Além disso, terá acesso às informações sempre atualizadas a qualquer momento, podendo repassá-las corretamente aos clientes.

Os programas também garantem que os gestores tenham acesso fácil e rápido a sua carteira de clientes e informações dos imóveis. Eles também podem divulgar materiais publicitários e compartilhar virtualmente diferentes tipos de arquivos.

Outra vantagem é a ferramenta de agenda, que pode ser usada para que nenhum compromisso ou reunião seja esquecido.

Além disso, há a integração de marketing, que já capta os leads e envia direto para o software de gestão. Isso é uma grande vantagem que as planilhas não tem, o controle de leads,

Tudo isso é encontrado no mesmo espaço, dando muito mais agilidade aos processos. A segurança também é garantida com a criptografia de ponta a ponta.

Como migrar as planilhas para um software?

Migrar das planilhas para um software de gestão imobiliária é bastante simples. Basta que você encontre um programa que atenda a todas as necessidades do seu negócio e faça a contratação do serviço.

A própria empresa contratada ajudará você a importar os dados do Excel e de outros programas para o software de gestão. Assim, todos os serviços poderão ser realizados de forma centralizada. 

Quais as funcionalidades que um software para a gestão imobiliária precisa ter?

Um bom software para a gestão imobiliária precisa contar com uma série de recursos, que possibilitem uma boa gestão dentro e fora das imobiliárias.

O app Facilita, por exemplo, é uma ferramenta inovadora e que é embasada em três pilares fundamentais:

  • ser intuitivo e fácil de usar por todos os operadores envolvidos;
  • oferecer dados integrados com outros sistemas, como ferramentas de marketing e plataformas de mídia; e
  • ter todas as pessoas, como corretores, gerentes, secretários e diretores integrados.

A nossa solução oferece um CRM inteligente, que permite aos gestores acompanhar os seus clientes na jornada de compra, desde o primeiro contato até o fechamento do negócio.

Além disso, você poderá criar e editar tabelas relacionadas a cada categoria das unidades. Será muito mais prático desenvolver todos esses processos no seu negócio. Por isso, essa é a solução ideal para imobiliárias e corretores.

Além disso, o gestor terá uma visão completa do processo, entendendo os gaps de etapas, a conversão dos leads, motivos de venda perdida, e poderá entender o andamento de cada atendimento.

Agora você já sabe: o momento certo para deixar de fazer a gestão de atendimento imobiliário em planilhas e migrar para um software específico é hoje mesmo! Por isso, não perca mais tempo.

Você pode saber mais em nosso e-book sobre otimização do controle e da disponibilidade de lançamentos imobiliários.

Continue lendo
Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas

Dicas de marketing digital para o mercado imobiliário

Conversando com gestores do mercado imobiliário, percebemos que geralmente estão perdidos com tantas ferramentas de marketing  digital e comercial que existem. “Por onde começo a campanha de lançamento? Como rastrear os leads gerados? Qual o impacto do marketing digital nas vendas?” Se você se reconheceu em alguma dessas perguntas, vamos em frente que te ajudarei.

Publicado a

I

Conversando com gestores do mercado imobiliário, percebemos que geralmente estão perdidos com tantas ferramentas de marketing  digital e comercial que existem. “Por onde começo a campanha de lançamento? Como rastrear os leads gerados? Qual o impacto do marketing digital nas vendas?” Se você se reconheceu em alguma dessas perguntas, vamos em frente que te ajudarei.

(mais…)

Continue lendo

Dicas

7 ideias de conteúdos para construtoras gerarem mais leads

Confira agora 7 ideias de conteúdos para construtoras que vão ajudá-lo a gerar mais leads em suas ações de marketing digital.

Publicado a

I

Você está em busca de ideias de conteúdos para construtoras? Essa é uma preocupação constante dos profissionais que trabalham com ações de marketing digital e buscam entregar conteúdos relevantes para o mercado imobiliário.

(mais…)

Continue lendo

Dicas

3 dicas de recursos para se manter atualizado sobre o mercado imobiliário

Publicado a

I

Por

Devido às frequentes mudanças nos cenários econômico e político do País, todo corretor de imóveis precisa saber o que esperar do mercado imobiliário.

Isso significa que esse profissional deve estar atento às circunstâncias do mercado e se preparar para compreender os principais pontos que interferem diretamente no comportamento do consumidor.

Para ser bem-sucedido nesse setor, portanto, é necessário se informar, estudar e interagir com especialistas no assunto.

Neste artigo, vamos te mostrar o que fazer para se manter sempre atualizado sobre o mercado imobiliário. Então, continue lendo para saber mais.

Por que é importante se manter atualizado sobre o que acontece no mercado imobiliário?

A princípio, quem não recicla o próprio conhecimento se arrisca a estar fora do mercado dentro de pouco tempo. Isso porque são as atualizações que capacitam um profissional para atender às diversas demandas do setor e suas mudanças. 

E quando um corretor está munido de informação, ele atende melhor às expectativas dos compradores que estão muito exigentes na hora de realizar uma compra.

Para exemplificar melhor sobre essa necessidade de estudar esse mercado, reflita: o que você teria a dizer a um cliente que mora em outro estado ou no interior sobre apartamentos à venda em São Paulo

O que você conhece sobre o mercado e os imóveis nessa região que poderia deixar o seu cliente mais confiante em fechar negócio com você? 

Você consegue perceber, nesse contexto, a importância de acompanhar:

  • As notícias sobre os cenários político e econômico; 
  • Participar de cursos e seminários; 
  • Ser assinante de blogs e portais relevantes para a sua área de atuação?

Se você conseguiu compreender a relevância de se manter atualizado, então confira o que fazer e onde encontrar essas informações em primeira mão.

Como se manter atualizado no mercado imobiliário?

Você já sabe a importância de acompanhar as notícias em jornais, rádios e revistas especializados no assunto. Então, confira uma maneira estratégica de usar essas informações a seu favor.

O primeiro passo é identificar algum termo-chave, por exemplo: “variação nas taxas de juros”; e, utilizando essa informação, você pode:

  • Estudar as melhores estratégias de venda para o momento;
  • Identificar qual será a maior objeção do cliente e criar um contra-argumento;
  • Planejar-se para enfrentar uma possível recessão neste setor.

O segundo passo é acompanhar alguns dos canais que vamos te apresentar para se aprofundar no assunto.

Associe-se ao Secovi 

Um dos pontos mais importantes para se manter atualizado é se associar a um sindicato. Quando um profissional tem ligação com associações de sua área, ele tem acesso a informações relevantes para aperfeiçoar as suas técnicas de trabalho.

E isso é possível se filiando ao Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis (Secovi). Ao se associar a essa corporação, você terá acesso às notícias, além de outros benefícios, como:

  • Consultoria jurídica
  • Desconto em cursos e palestras;
  • Acesso a produtos e serviços;
  • Facilidade em participar ativamente de assuntos sindicais, entre outros.

Isso significa que existem muitos benefícios ao se estar ligado ao sindicato, além da facilidade de se manter atualizado sobre os principais acontecimentos no mercado imobiliário.

O Secovi, por exemplo, disponibiliza webinários no YouTube que tratam de diversos assuntos relacionados ao setor imobiliário para você acompanhar. Nesse canal, você encontrará temas, como:

  • Responsabilidades dos condomínios;
  • Sobre a primeira escritura de um imóvel;
  • Notícias sobre o mercado imobiliário, entre outros.

Participar desses encontros on-line é importante para aumentar sua capacidade de argumentar com o cliente, além de ser uma ótima oportunidade de fazer network

Atualmente, existem 23 Secovis que atuam em 17 estados, além do Distrito Federal, por isso, afilie-se e acompanhe as informações para aprender mais sobre o que acontece nesse setor e aumentar o seu repertório.

O que é a ABRAINC e para que serve?

Outro lugar interessante para se manter atualizado é por meio da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC). Esta foi criada em 2013 para evidenciar e fortalecer o mercado imobiliário no País, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável para a nação e o setor. 

Isso porque o trabalho das incorporadoras serve para identificar oportunidades de mercado e verificar a viabilidade da construção de um imóvel. Esse é um dos motivos pelos quais você deve se atualizar por meio de seus webinários, encontros e palestras.

Além disso, o profissional que vende imóveis precisa fazer cursos, ler livros e participar de eventos sobre o mercado imobiliário. Afinal, quanto mais contato tiver com esses conteúdos, melhor será a sua facilidade de identificar boas oportunidades de negócios.

Sem contar que tendo a mente treinada, perceberá os acontecimentos futuros, ou seja, terá mais poder de previsibilidade, o que é fundamental para quem gera renda por meio da venda de imóveis.

Blueprint, a newsletter especializada em análises sobre o mercado imobiliário

Além das sugestões acima, é possível obter informações em blogs e sites de confiança que tratem desse tema com muita profundidade.

Como o corretor de imóveis é a pessoa que trabalha diretamente com o cliente, quanto mais ele se informa, melhor é a sua atuação. 

Por esse motivo, cadastrar-se em newsletters é mais uma maneira de se manter atualizado com notícias atuais do segmento.

Quando você encontra, por exemplo, pessoas com experiência nesse mercado e que enviam esse conteúdo para o seu e-mail, terá acesso às novidades, sem muito esforço.

O Blueprint, por exemplo, é uma newsletter gratuita que oferece análises completas e recheadas de referências, além de pautas relevantes e de qualidade, mantendo você a par dos acontecimentos desse mercado.

Além de cases, muita inovação, pesquisas, tendências e novidades sobre o setor imobiliário, o Blueprint oferece entrevistas com os profissionais mais renomados do mercado, para garantir conteúdos exclusivos.

Neste artigo, apresentamos para você as principais fontes de pesquisa que te preparam melhor para interagir com o cliente. Isso porque quanto mais específico for o canal de estudo, melhor será o seu desempenho na hora de negociar.

Após saber de tudo isso, você precisa de um local para divulgar os seus lançamentos imobiliários, não é mesmo? 

Então, que tal ganhar um desconto na sua primeira campanha anunciando seus lançamentos imobiliários? Para isso, confira e anuncie.

Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado imobiliário? Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos semanalmente no seu e-mail!

Continue lendo

mais acessados do Blog

pt_BRPortuguese