Dicas

Quando é o momento certo de parar de usar planilhas na gestão de atendimento imobiliário?

Published

on

Que os consumidores estão cada vez mais online não é uma novidade para você, não é mesmo? Afinal, a transformação digital está mudando a forma como as pessoas se comunicam e realizam as suas atividades. Por conta disso, realizar tarefas como a gestão de atendimento imobiliário em planilhas é um processo já considerado defasado. 

O Excel pode até ter servido para a sua imobiliária por muitos anos e realmente foi algo bastante inovador, quando lançado. Hoje em dia, no entanto, essa ferramenta já está ultrapassada e não deve mais ser usada como único recurso para gerenciar o atendimento de clientes e prospects do seu negócio.

Isso porque o Excel, embora seja uma ferramenta digital, é extremamente operacional e sem qualquer tipo de automatização. Logo, substituí-la é importante para que se possa realizar uma gestão de atendimento ao cliente com mais eficiência.

Nos tópicos a seguir, falaremos mais sobre esse assunto e traremos soluções para você substituir o uso de planilhas para a avaliação de imóveis e outras tarefas de imobiliárias.

Quais as desvantagens em utilizar planilhas no atendimento imobiliário?

Como comentamos, fazer a gestão de atendimento imobiliário em planilhas do Excel não é algo vantajoso nos dias atuais. Veja, a seguir, algumas das principais desvantagens dessa ação.

Lentidão do processo

O processo de edição de planilhas no Excel é bastante lento e moroso. Ao realizar esse trabalho, você perderá muitas horas do seu dia apenas atualizando informações.

Pense quanto tempo você poderia destinar para prospectar novos clientes, caso utilizasse uma ferramenta de atendimento imobiliário automatizada. Com certeza, fazer a troca vale a pena.

Maiores chances de ocorrerem erros

O Excel não é uma ferramenta automatizada e que atualiza as informações e coleta dados em tempo real. Assim como acontece com o papel, esse programa aceita tudo que for colocado nele.

Logo, se você digitar um valor errado, poderá fazer cálculos com resultados equivocados e passar valores incorretos aos clientes, por exemplo. Certamente essa prática não transmitirá transparência, tampouco uma imagem positiva para quem está interessado em comprar, vender ou alugar um imóvel com você.

Dificuldade para compreender em que momento o cliente está

Se você tem conhecimentos básicos em marketing, deve saber que existem diferentes momentos pelos quais uma pessoa interessada em algo passa até se tornar efetivamente uma cliente e fechar a compra, certo?

Ao fazer a gestão de atendimento imobiliário em planilhas, você terá dificuldade em saber o momento em que cada cliente ou prospect está. Isso porque o processo de separação e segmentação é bastante moroso e dificultado, dada a falta de automatização das tarefas.

Vulnerabilidade a fraudes

Mesmo que sejam protegidas por senha, as planilhas são arquivos muito vulneráveis e que podem ser facilmente acessados por pessoas não autorizadas.

Logo, alguém mal intencionado poderá acessar os seus documentos no Excel, alterar informações e prejudicá-lo sem nem mesmo deixar rastros. Esse é um risco que você não pode mais correr!

O que utilizar no lugar de planilhas?

Você já deve ter compreendido que fazer a gestão de atendimento imobiliário em planilhas não é mais eficiente, correto? Porém, o que utilizar no lugar dessa ferramenta para ter mais eficiência nas atividades de gestor de vendas?

A resposta para esses questionamentos é bastante simples: um software de gestão imobiliária!

Esse tipo de programa é projetado especialmente para as atividades de gestão de vendas, contando com tudo o que você precisa para realizar as suas tarefas com muito mais facilidade, agilidade e segurança.

Isso porque o CRM é projetado com particularidades do processo de vendas do mercado imobiliário, no controle de clientes, acompanhamento das equipes, e ações de venda

Com um software para gestão imobiliária, você ganhará mobilidade para trabalhar em qualquer lugar. Além disso, terá acesso às informações sempre atualizadas a qualquer momento, podendo repassá-las corretamente aos clientes.

Os programas também garantem que os gestores tenham acesso fácil e rápido a sua carteira de clientes e informações dos imóveis. Eles também podem divulgar materiais publicitários e compartilhar virtualmente diferentes tipos de arquivos.

Outra vantagem é a ferramenta de agenda, que pode ser usada para que nenhum compromisso ou reunião seja esquecido.

Além disso, há a integração de marketing, que já capta os leads e envia direto para o software de gestão. Isso é uma grande vantagem que as planilhas não tem, o controle de leads,

Tudo isso é encontrado no mesmo espaço, dando muito mais agilidade aos processos. A segurança também é garantida com a criptografia de ponta a ponta.

Como migrar as planilhas para um software?

Migrar das planilhas para um software de gestão imobiliária é bastante simples. Basta que você encontre um programa que atenda a todas as necessidades do seu negócio e faça a contratação do serviço.

A própria empresa contratada ajudará você a importar os dados do Excel e de outros programas para o software de gestão. Assim, todos os serviços poderão ser realizados de forma centralizada. 

Quais as funcionalidades que um software para a gestão imobiliária precisa ter?

Um bom software para a gestão imobiliária precisa contar com uma série de recursos, que possibilitem uma boa gestão dentro e fora das imobiliárias.

O app Facilita, por exemplo, é uma ferramenta inovadora e que é embasada em três pilares fundamentais:

  • ser intuitivo e fácil de usar por todos os operadores envolvidos;
  • oferecer dados integrados com outros sistemas, como ferramentas de marketing e plataformas de mídia; e
  • ter todas as pessoas, como corretores, gerentes, secretários e diretores integrados.

A nossa solução oferece um CRM inteligente, que permite aos gestores acompanhar os seus clientes na jornada de compra, desde o primeiro contato até o fechamento do negócio.

Além disso, você poderá criar e editar tabelas relacionadas a cada categoria das unidades. Será muito mais prático desenvolver todos esses processos no seu negócio. Por isso, essa é a solução ideal para imobiliárias e corretores.

Além disso, o gestor terá uma visão completa do processo, entendendo os gaps de etapas, a conversão dos leads, motivos de venda perdida, e poderá entender o andamento de cada atendimento.

Agora você já sabe: o momento certo para deixar de fazer a gestão de atendimento imobiliário em planilhas e migrar para um software específico é hoje mesmo! Por isso, não perca mais tempo.

Você pode saber mais em nosso e-book sobre otimização do controle e da disponibilidade de lançamentos imobiliários.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile