Conecte-se conosco

Recursos

Validade Jurídica da Assinatura Eletrônica

Publicado a

I

Embora a cultura digital já esteja inserida no mercado imobiliário, ainda existem muitas incertezas acerca da validade jurídica da assinatura eletrônica e quanto à segurança no processo de contratos que circulam no meio digital.

No setor, a Assinatura Eletrônica ajuda incorporadoras, construtoras e imobiliárias a simplificar processos, trazendo numerosos benefícios para as empresas e seus clientes, visando atingir melhores resultados. A assinatura eletrônica tem validade jurídica? Ela dispõe de um processo confiável e seguro, e conhecer tais processos é imprescindível para oferecer a melhor experiência para os clientes, confira a seguir:

Padrão ICP-Brasil

A emissão de certificado digital validado juridicamente pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) foi criada em 2001 com a publicação da medida provisória nº 2.200-2/2001. Logo, criando e validando padrões para a assinatura digital no Brasil.

O ICP-Brasil padroniza a produção e preservação das assinaturas promovendo a interoperabilidade de dados, com embasamento nas regras divulgadas no Diário Oficial da União. 

A partir da vigoração da Lei n° 14.063/2020 dispondo sobre o uso de assinaturas eletrônicas, as antes denominadas assinaturas digitais agora são assinaturas qualificadas, trazendo um padrão de robustão maior, com entrega realizada por autoridades certificadoras credenciadas na ICP-Brasil

Nos dias de hoje, utilizam-se os padrões CAdES, XAdES e PAdES. Os mencionados padrões viabilizam a agilidade e a dinamicidade dos processos.

Autoridades Certificadoras Credenciadas

As certificadoras credenciadas, como a Soluti, parceira do Facilita, geram identidade digital, tanto para pessoas físicas, quanto para empresas ou coisas.

Promovendo assim, conectividade e autenticidade de certificados digitais e documentos eletrônicos. Trazendo ainda mais segurança durante as transações.

Medida Provisória 

Com a Medida Provisória n° 2.200-2, de agosto de 2001, tínhamos as assinaturas dentro do padrão ICP Brasil ou Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, como descrito no  art. 1º do instrumento, com força de lei:

“Art. 1º  Fica instituída a Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, das aplicações de suporte e das aplicações habilitadas que utilizem certificados digitais, bem como a realização de transações eletrônicas seguras.”Contávamos, também, com as assinaturas fora do padrão ICP Brasil, como descrito no  art. 10 § 2° da referida medida provisória:

“§ 2º O disposto nesta Medida Provisória não obsta a utilização de outro meio de comprovação da autoria e integridade de documentos em forma eletrônica, inclusive os que utilizem certificados não emitidos pela ICP-Brasil, desde que admitido pelas partes como válido ou aceito pela pessoa a quem for oposto o documento.”

Edição da Lei

Segundo o Dr. Cláudio Dias (especialista em direito digital com ênfase em assinaturas eletrônicas), na pandemia, o Brasil passou por uma grande revolução no meio eletrônico. As assinaturas eletrônicas passaram a ser muito utilizadas nas relações em que o sujeito contrata ou entrega algo para uma pessoa jurídica.

Sendo caracterizada como uma marco importante no meio legislativo brasileiro, responsável por regulamentar a partir da Lei n° 14.063, de 23 de setembro de 2020, novas formas de assinaturas eletrônicas. Com a edição da lei, as modalidades de assinatura eletrônica foram reformuladas e categorizadas em: simples, avançada e qualificada.

Revolução no Meio Eletrônico

No setor imobiliário, a assinatura eletrônica incorpora e promove processos simplificados, que garantem integridade e confiabilidade às vendas.

Quer saber mais acerca dos processos e regulamentação das assinaturas eletrônicas? Aprenda com quem é referência no mercado digital! Confira o vídeo completo do Dr. Cláudio Dias, Advogado em PeD Advogados S/S:

Continue lendo
Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recursos

Descubra as principais vantagens de integração do ERP UAU e App Facilita para loteadoras

Publicado a

I

Por

Uma integração de sucesso como ERP UAU + App Facilita vem para otimizar os processos nas empresas. Isso porque parcerias como essa reduzem custos nas loteadoras ao integrar a gestão de vendas com atendimento ao cliente.

O principal benefício dessa integração é que as informações cadastradas são disponibilizadas no App Facilita e as reservas de unidades são enviadas automaticamente ao ERP.As empresas focadas em empreendimentos imobiliários têm a necessidade de atender mais clientes e fazer vendas mais assertivas para que o cliente se torne promotor da marca.

Mas você sabe como estruturar melhor um processo de vendas na sua loteadora?

Um modelo estratégico muito conhecido no mercado é chamado de funil de vendas, uma estrutura de atendimento composta por quatro estágios, na qual se encontra o nível de consciência do possível comprador, ele passa por esses estágios por entendermos que o interesse é apenas a primeira parte da jornada de compra.

Problemas na gestão de vendas de um loteamento

A gestão de vendas de um loteamento pode trazer também algumas dificuldades para a incorporadora. Por exemplo, tabela de vendas com valores incompatíveis, contratos desorganizados, relacionamento com cliente com falhas, sem canal de comunicação eficaz. A partir daí, um funil de vendas integra todo o processo e pode servir de exemplo para avaliar como está o atendimento e fazer possíveis mudanças.

Nesse sentido, é indispensável que a gestão de vendas tenha um processo de relacionamento eficiente e informações sobre os produtos em tempo real, de forma mais autônoma e independente. Isso porque quanto mais próximos os corretores e equipe de vendas mais oportunidades de avaliação e mudanças na rotina que melhore os resultados do negócio.

Pois bem, o que podemos perceber é que as empresas ainda não tem um processo de vendas focado na jornada do cliente. E é isso que um CRM adaptável às rotinas de vendas pode fazer.

Integração ERP UAU + App Facilita

Com a integração ERP UAU + App Facilita a melhora da gestão de vendas contribui para o processo de lançamento imobiliário, ao permitir que a equipe faça controle de reserva de unidades, diminuindo o ciclo de vendas e aumentando a capacidade de atendimento.

Além disso, a integração oferece aos corretores a disponibilidade de visualizar a reserva de unidades em tempo real. Esse processo contribui para melhorar o atendimento ao cliente e entrega mais praticidade e segurança para quem atua no lançamento de empreendimentos.

Case: FGR incorporadora

Na FGR incorporadora o CRM foi responsável por entregar para equipe todo o processo de funil de vendas do empreendimento. Os profissionais de vendas conseguiam ter acesso a todas informações em tempo real, de forma mais rápida e dinâmica. Dessa forma, o espelho de vendas ficava disponível 24 horas por dia para quase 15 imobiliárias, que foram responsáveis pela venda do empreendimento. Veja:

Tenha acesso em tempo real ao funil de vendas personalizado, integrado e com uma comunicação entre vendas e administrativo eficiente. Saiba mais aqui!

Continue lendo

Gestão

Saiba como otimizar sua gestão de vendas com o auxílio de um CRM imobiliário

Publicado a

I

Você já enfrentou problemas em utilizar de forma eficaz as informações da sua carteira de clientes? Em achar o imóvel ideal de acordo com o interesse do cliente? Diante dessa realidade, para o crescimento da empresa, controle e gestão em todas as etapas do processo de vendas, é imprescindível adotar ferramentas e tecnologias que melhorem a eficiência no processo de vendas, como por exemplo, o CRM imobiliário.

Descubra neste artigo como boas ferramentas de CRM podem fazer a diferença na hora de acompanhar e gerir o processo de vendas em uma construtora, incorporadora, loteadora ou imobiliária. Vamos lá?

O que é CRM?

O CRM é um sistema desenvolvido com o objetivo de otimizar as atividades de vendas, marketing e atendimento ao cliente.

Seu objetivo é capturar e interpretar dados do cliente – criando o suporte necessário para o gerenciamento de todo o relacionamento com o cliente. Na prática, o CRM automatiza processos e fluxos de trabalho, ajudando a organizar e interpretar dados para envolver seus clientes com mais eficiência.

Confira os principais benefícios de usar um CRM:

  1. Otimização das estratégias de marketing; 
  2. Maior eficiência do fluxo de trabalho;
  3. Análise aprimorada de dados dos clientes;
  4. Melhor relacionamento com o cliente;
  5. Crescimento dos resultados de vendas.

Por que contar com ferramentas de CRM é importante?

Para ter sucesso em todas as etapas do processo de vendas é imprescindível ter uma gestão assertiva de todos os atendimentos de potenciais clientes (leads), isso fica fácil utilizando ferramentas de CRM, com: o atendimento rápido, fila de atendimento, registro de atendimento e registro de lembretes futuros, por exemplo. Continue conosco, pois, a seguir, vamos explicar o motivo.

Talvez você tenha trabalhado bastante a geração de leads, mas se essas oportunidades não tiverem a gestão completa focada em resultados, temos aqui um grande problema: provavelmente existem grandes chances de que o capital investido em mídia e captação seja desperdiçado com a baixa conversão.

E ainda falando em gestão de leads, já que essa é uma preocupação de construtoras e incorporadoras, existem no mercado vários CRM’s que fazem a gestão dessas oportunidades. Mas uma grande parte dessas ferramentas de CRM acabam deixando de lado um pilar bem importante: a adaptação ao processo de vendas já praticada pelo cliente.

Aposte em um CRM que integre com ERP

Enquanto você organiza  os processos do seu negócio, pode aproveitar as informações dos dois dados para oferecer um atendimento mais assertivo e eficiente para clientes. É um processo que ocorre naturalmente quando os dados do seu CRM se integram aos do ERP.

Da mesma forma, o seu ERP pode se beneficiar de informações geradas em tempo real pelo CRM: no momento em que uma venda é fechada, as informações da transação já podem ser recebidas pelo departamento financeiro, por exemplo. Quanto maior a facilidade de cruzar informações, melhor para a produtividade da equipe e finalização para a venda.

CRM eficiente na integração com o Sistema de Reservas

A integração do CRM com o sistema de reservas facilita o controle de unidades de forma automática de acordo com a etapa do lead. 

Visão do funil de reservas: organizada para que o gestor tenha as informações essenciais de forma eficiente e fácil acesso. A dinâmica de cards de clientes permite a execução de ações rápidas que agilizam o atendimento, sem precisar mudar de tela, facilitando para gestores e corretores darem o próximo passo no atendimento. 

Filtros de busca: você pode encontrar seus clientes de forma mais rápida utilizando filtros inteligentes.  

Regra de ociosidade dos atendimentos: permite ao gestor configurar por etapas e status tendo maior controle do tempo de atendimento do lead em todas a jornada da venda.

Transformação digital no mercado imobiliário

As construtoras perceberam a mudança no mercado imobiliário e a necessidade de evoluir para atender o cliente. Assim, muitas delas estão investindo no digital e na tecnologia para atrair e acompanhar o novo consumidor.

Ainda é comum que algumas construtoras utilizem a ferramenta do WhatsApp como principal fonte de contato e armazenamento de informações sobre clientes, mas você gestor, acha mesmo que essa é a melhor prática a se seguir?

Enviar materiais de vendas e receber documentos pelo WhatsApp é uma prática bastante comum no mercado imobiliário, mas pode não ser o caminho mais seguro e assertivo para a sua incorporação. Isso porque, ele não fornece o controle e gestão adequados. Mas qual seria então a solução para ter de fato um processo de vendas organizado e consequentemente funcional?

No app Facilita é possível acompanhar toda a jornada do cliente, do início ao fim da venda. Confira os detalhes de cada processo e saiba como ter mais controle das etapas de venda, fale com um de nossos consultores!

Continue lendo

Recursos

Imobmeet + app Facilita

Publicado a

I

Com o processo de transformação digital, é imprescindível que a sua construtora ou incorporadora invista em tecnologia inteligente para atrair e acompanhar o novo consumidor, se destacando diante da concorrência, além de agilizar o processo de vendas antigo.

Para ajudar nessa questão, neste artigo, mostraremos a integração entre Imobmeet e app Facilita, ferramentas com recursos indispensáveis para o sucesso da sua construtora e incorporadora. Acompanhe!

Sobre as ferramentas: Imobmeet + app Facilita

O Imobmeet é uma plataforma de plantão digital e apresentação de imóveis 100% on-line para você escalar o volume de atendimentos e alcançar clientes de qualquer lugar do mundo. Enquanto o app Facilita atua na gestão de vendas, com um CRM para construtoras na palma da mão, integração com marketing e ERP’s.

Como funciona a integração?

A integração entre o Imobmeet e app Facilita, traz uma solução que, de fato, facilita a vida das incorporadoras e dos clientes. Incorporadores que podem criar o seu plantão digital deliberando atendimentos online de forma inteligente e tendo rastreabilidade na gestão de vendas e para o cliente que pode ser atendido de forma 100% digital e em tempo real.

Os leads gerados através de formulários, lead pages, websites e outros, podem ser conduzidos pela opção de agendamento ou atendimento em tempo real no Imbomeet. 

Assim, quando a apresentação é iniciada através de videoconferência, o cliente tem acesso a todas as informações do produto e do outro lado o corretor ou executivo de vendas tem acesso a um script de vendas estruturado, dados do imóvel, apresentação do imóvel e vídeos. 

Nesse sentido, tudo isso é integrado com o CRM do app Facilita! Quando o atendimento é concluído, se tem a opção de inseri-lo em uma etapa e status do funil de vendas, dando assim a temperatura do lead e entendendo se esse lead tem qualidade ou não.

A integração traz essa solução de atendimento e rastreabilidade, onde o cliente é bem atendido e a incorporadora tem todas as informações para tomar a decisão e prosseguir com o processo de vendas dos empreendimentos.

Quer saber mais? Consulte nossos planos e conheça a solução ideal para sua incorporadora!

Continue lendo

mais acessados do Blog

pt_BRPortuguese