Conecte-se conosco

Recursos

Checklist: o passo a passo para implantar a Assinatura Eletrônica no mercado imobiliário

Publicado a

I

play

A transformação digital no mercado imobiliário é uma realidade! Como apontado pelo especialista em direito digital, Dr. Cláudio Dias, estima-se que o advento da pandemia acelerou o processo digital em mais de uma década.

Com o uso da assinatura eletrônica no mercado imobiliário, a burocracia nos trâmites dos procedimentos é diminuída consideravelmente. Logo, permitindo maior satisfação e diminuição dos gastos com a circulação da documentação no processo de vendas, tanto para o cliente, quanto para a incorporadora. Tudo isso, com validade jurídica, que traz a garantia de mais segurança ao processo.

Contudo, ainda restam dúvidas que assolam os gestores do mercado mobiliário, como por exemplo “Como de fato implementar a assinatura eletrônica?” 

Mapeamento dos documentos 

O primeiro passo para implementar a assinatura eletrônica em incorporadoras, construtoras e imobiliárias é mapear ao longo da jornada quais os documentos que vão precisar de algum tipo de assinatura.  

Quais seriam esses documentos? 

A assinatura eletrônica pode ser utilizada em diversos documentos, pois possui valor legal, sendo composta por identificação e autenticação do autor da assinatura, comprovação da integridade do documento assinado e o respectivo registro. Sendo uma alternativa para:

  • Contrato de compra e venda de imóvel: serve para firmar o compromisso da negociação.
  • Escritura pública: formaliza a transmissão de propriedade.
  • Registro da matrícula no Cartório de Registro de Imóveis: transfere definitivamente a propriedade do bem, passando-o para o nome do comprador.

Consulta com o jurídico

É preciso consultar o setor jurídico da incorporadora, para que ele tome nota sobre a recomendação de assinatura eletrônica para cada modalidade de documento, sendo: simples, avançada e qualificada. Elas possuem algumas diferenças e conhecê-las é essencial para escolher a que melhor se adequa ao seu negócio.

É necessário mapear se o documento irá para terceiros, como: banco ou cartório; pra avaliar também a aceitação por parte deles.

Exemplo: 

  1. Envio da proposta (parte financeira, documentos enviados): assinatura eletrônica simples
  2. Contrato aprovado pelo gestor comercial (documentação da proposta enviada): assinatura eletrônica simples
  3. Registro de imóveis e escrituração: assinatura eletrônica qualificada (obrigatoriamente) 

Definir a tecnologia

Definir a tecnologia tanto de assinatura quanto de geração automática da proposta de contrato traz: agilidade, segurança e informações unificadas.

Na tomada de decisão, são recorrentes questões sobre: como escolher uma ferramenta que reúna tudo o que as construtoras precisam para estarem inseridas no meio digital? O Facilita possui tudo o que o mercado imobiliário precisa para alavancar nas vendas digitais, compilando em um só lugar as ferramentas de gestão imobiliária.

Com o Facilita é possível centralizar em apenas uma ferramenta a gestão de propostas, geração de contrato e acompanhamento de assinaturas eletrônicas, nas três modalidades: simples, avançada e qualificada.

Projeto piloto

É preciso identificar as vantagens de se ter as assinaturas em formato eletrônico e iniciar, mesmo que de forma simples, o processo de assinaturas em meio digital. Para isso, o gestor comercial precisa avaliar alguns pontos no processo de integração das assinaturas eletrônicas junto à incorporadora. 

Realizar um projeto piloto, seja em uma equipe de vendas em específico, empreendimento em estoque, mas começar simples pra ver o processo rodando e realizar os ajustes necessários, sem mudar radicalmente.

Decisões precipitadas podem causar transtornos futuros. Logo, iniciar o projeto já com um lançamento imobiliário é arriscado! Visto que, esse é um momento que demanda muita atenção em que tudo precisa correr perfeitamente. Por isso, o aprendizado em um ambiente controlado, longe de possíveis gaps, vem a ser uma opção assertiva para o sucesso do projeto.

Essa é a fase de testes, onde os erros geram aprendizados, o objetivo é aprender para posteriormente expandir para o restante da operação.

Expansão do projeto 

É fundamental que as operações sejam  feitas a partir do sucesso com o plano piloto. Assim, o gestor já comprovou a eficácia do processo e se necessário, pode iniciar com um modelo  híbrido até ficar 100% digital.

Comece de forma simples, mapeando os processos, verificando os pontos de  melhorias para só depois transformar em uma expansão 100% digital.

Oportunidade de crescimento no mercado imobiliário

O setor imobiliário encontra grandes oportunidades de crescimento ao contar com o auxílio da tecnologia. Mas como as ferramentas digitais podem otimizar o processo de vendas? Contratos digitais possuem validade jurídica?

As respostas para essas questões estão no webinar “Assinatura eletrônica com validade jurídica: as vantagens para o setor imobiliário”. Com os especialistas, Glauco Farnezi, CEO | App Facilita; Dr. Cláudio Dias, especialista em Direito Digital; Charles Brasil, Head de Vendas | Assine.Online

Confira:

Continue lendo
Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recursos

Descubra as principais vantagens de integração do ERP UAU e App Facilita para loteadoras

Publicado a

I

Por

Uma integração de sucesso como ERP UAU + App Facilita vem para otimizar os processos nas empresas. Isso porque parcerias como essa reduzem custos nas loteadoras ao integrar a gestão de vendas com atendimento ao cliente.

O principal benefício dessa integração é que as informações cadastradas são disponibilizadas no App Facilita e as reservas de unidades são enviadas automaticamente ao ERP.As empresas focadas em empreendimentos imobiliários têm a necessidade de atender mais clientes e fazer vendas mais assertivas para que o cliente se torne promotor da marca.

Mas você sabe como estruturar melhor um processo de vendas na sua loteadora?

Um modelo estratégico muito conhecido no mercado é chamado de funil de vendas, uma estrutura de atendimento composta por quatro estágios, na qual se encontra o nível de consciência do possível comprador, ele passa por esses estágios por entendermos que o interesse é apenas a primeira parte da jornada de compra.

Problemas na gestão de vendas de um loteamento

A gestão de vendas de um loteamento pode trazer também algumas dificuldades para a incorporadora. Por exemplo, tabela de vendas com valores incompatíveis, contratos desorganizados, relacionamento com cliente com falhas, sem canal de comunicação eficaz. A partir daí, um funil de vendas integra todo o processo e pode servir de exemplo para avaliar como está o atendimento e fazer possíveis mudanças.

Nesse sentido, é indispensável que a gestão de vendas tenha um processo de relacionamento eficiente e informações sobre os produtos em tempo real, de forma mais autônoma e independente. Isso porque quanto mais próximos os corretores e equipe de vendas mais oportunidades de avaliação e mudanças na rotina que melhore os resultados do negócio.

Pois bem, o que podemos perceber é que as empresas ainda não tem um processo de vendas focado na jornada do cliente. E é isso que um CRM adaptável às rotinas de vendas pode fazer.

Integração ERP UAU + App Facilita

Com a integração ERP UAU + App Facilita a melhora da gestão de vendas contribui para o processo de lançamento imobiliário, ao permitir que a equipe faça controle de reserva de unidades, diminuindo o ciclo de vendas e aumentando a capacidade de atendimento.

Além disso, a integração oferece aos corretores a disponibilidade de visualizar a reserva de unidades em tempo real. Esse processo contribui para melhorar o atendimento ao cliente e entrega mais praticidade e segurança para quem atua no lançamento de empreendimentos.

Case: FGR incorporadora

Na FGR incorporadora o CRM foi responsável por entregar para equipe todo o processo de funil de vendas do empreendimento. Os profissionais de vendas conseguiam ter acesso a todas informações em tempo real, de forma mais rápida e dinâmica. Dessa forma, o espelho de vendas ficava disponível 24 horas por dia para quase 15 imobiliárias, que foram responsáveis pela venda do empreendimento. Veja:

Tenha acesso em tempo real ao funil de vendas personalizado, integrado e com uma comunicação entre vendas e administrativo eficiente. Saiba mais aqui!

Continue lendo

Gestão

Saiba como otimizar sua gestão de vendas com o auxílio de um CRM imobiliário

Publicado a

I

Você já enfrentou problemas em utilizar de forma eficaz as informações da sua carteira de clientes? Em achar o imóvel ideal de acordo com o interesse do cliente? Diante dessa realidade, para o crescimento da empresa, controle e gestão em todas as etapas do processo de vendas, é imprescindível adotar ferramentas e tecnologias que melhorem a eficiência no processo de vendas, como por exemplo, o CRM imobiliário.

Descubra neste artigo como boas ferramentas de CRM podem fazer a diferença na hora de acompanhar e gerir o processo de vendas em uma construtora, incorporadora, loteadora ou imobiliária. Vamos lá?

O que é CRM?

O CRM é um sistema desenvolvido com o objetivo de otimizar as atividades de vendas, marketing e atendimento ao cliente.

Seu objetivo é capturar e interpretar dados do cliente – criando o suporte necessário para o gerenciamento de todo o relacionamento com o cliente. Na prática, o CRM automatiza processos e fluxos de trabalho, ajudando a organizar e interpretar dados para envolver seus clientes com mais eficiência.

Confira os principais benefícios de usar um CRM:

  1. Otimização das estratégias de marketing; 
  2. Maior eficiência do fluxo de trabalho;
  3. Análise aprimorada de dados dos clientes;
  4. Melhor relacionamento com o cliente;
  5. Crescimento dos resultados de vendas.

Por que contar com ferramentas de CRM é importante?

Para ter sucesso em todas as etapas do processo de vendas é imprescindível ter uma gestão assertiva de todos os atendimentos de potenciais clientes (leads), isso fica fácil utilizando ferramentas de CRM, com: o atendimento rápido, fila de atendimento, registro de atendimento e registro de lembretes futuros, por exemplo. Continue conosco, pois, a seguir, vamos explicar o motivo.

Talvez você tenha trabalhado bastante a geração de leads, mas se essas oportunidades não tiverem a gestão completa focada em resultados, temos aqui um grande problema: provavelmente existem grandes chances de que o capital investido em mídia e captação seja desperdiçado com a baixa conversão.

E ainda falando em gestão de leads, já que essa é uma preocupação de construtoras e incorporadoras, existem no mercado vários CRM’s que fazem a gestão dessas oportunidades. Mas uma grande parte dessas ferramentas de CRM acabam deixando de lado um pilar bem importante: a adaptação ao processo de vendas já praticada pelo cliente.

Aposte em um CRM que integre com ERP

Enquanto você organiza  os processos do seu negócio, pode aproveitar as informações dos dois dados para oferecer um atendimento mais assertivo e eficiente para clientes. É um processo que ocorre naturalmente quando os dados do seu CRM se integram aos do ERP.

Da mesma forma, o seu ERP pode se beneficiar de informações geradas em tempo real pelo CRM: no momento em que uma venda é fechada, as informações da transação já podem ser recebidas pelo departamento financeiro, por exemplo. Quanto maior a facilidade de cruzar informações, melhor para a produtividade da equipe e finalização para a venda.

CRM eficiente na integração com o Sistema de Reservas

A integração do CRM com o sistema de reservas facilita o controle de unidades de forma automática de acordo com a etapa do lead. 

Visão do funil de reservas: organizada para que o gestor tenha as informações essenciais de forma eficiente e fácil acesso. A dinâmica de cards de clientes permite a execução de ações rápidas que agilizam o atendimento, sem precisar mudar de tela, facilitando para gestores e corretores darem o próximo passo no atendimento. 

Filtros de busca: você pode encontrar seus clientes de forma mais rápida utilizando filtros inteligentes.  

Regra de ociosidade dos atendimentos: permite ao gestor configurar por etapas e status tendo maior controle do tempo de atendimento do lead em todas a jornada da venda.

Transformação digital no mercado imobiliário

As construtoras perceberam a mudança no mercado imobiliário e a necessidade de evoluir para atender o cliente. Assim, muitas delas estão investindo no digital e na tecnologia para atrair e acompanhar o novo consumidor.

Ainda é comum que algumas construtoras utilizem a ferramenta do WhatsApp como principal fonte de contato e armazenamento de informações sobre clientes, mas você gestor, acha mesmo que essa é a melhor prática a se seguir?

Enviar materiais de vendas e receber documentos pelo WhatsApp é uma prática bastante comum no mercado imobiliário, mas pode não ser o caminho mais seguro e assertivo para a sua incorporação. Isso porque, ele não fornece o controle e gestão adequados. Mas qual seria então a solução para ter de fato um processo de vendas organizado e consequentemente funcional?

No app Facilita é possível acompanhar toda a jornada do cliente, do início ao fim da venda. Confira os detalhes de cada processo e saiba como ter mais controle das etapas de venda, fale com um de nossos consultores!

Continue lendo

Recursos

Imobmeet + app Facilita

Publicado a

I

Com o processo de transformação digital, é imprescindível que a sua construtora ou incorporadora invista em tecnologia inteligente para atrair e acompanhar o novo consumidor, se destacando diante da concorrência, além de agilizar o processo de vendas antigo.

Para ajudar nessa questão, neste artigo, mostraremos a integração entre Imobmeet e app Facilita, ferramentas com recursos indispensáveis para o sucesso da sua construtora e incorporadora. Acompanhe!

Sobre as ferramentas: Imobmeet + app Facilita

O Imobmeet é uma plataforma de plantão digital e apresentação de imóveis 100% on-line para você escalar o volume de atendimentos e alcançar clientes de qualquer lugar do mundo. Enquanto o app Facilita atua na gestão de vendas, com um CRM para construtoras na palma da mão, integração com marketing e ERP’s.

Como funciona a integração?

A integração entre o Imobmeet e app Facilita, traz uma solução que, de fato, facilita a vida das incorporadoras e dos clientes. Incorporadores que podem criar o seu plantão digital deliberando atendimentos online de forma inteligente e tendo rastreabilidade na gestão de vendas e para o cliente que pode ser atendido de forma 100% digital e em tempo real.

Os leads gerados através de formulários, lead pages, websites e outros, podem ser conduzidos pela opção de agendamento ou atendimento em tempo real no Imbomeet. 

Assim, quando a apresentação é iniciada através de videoconferência, o cliente tem acesso a todas as informações do produto e do outro lado o corretor ou executivo de vendas tem acesso a um script de vendas estruturado, dados do imóvel, apresentação do imóvel e vídeos. 

Nesse sentido, tudo isso é integrado com o CRM do app Facilita! Quando o atendimento é concluído, se tem a opção de inseri-lo em uma etapa e status do funil de vendas, dando assim a temperatura do lead e entendendo se esse lead tem qualidade ou não.

A integração traz essa solução de atendimento e rastreabilidade, onde o cliente é bem atendido e a incorporadora tem todas as informações para tomar a decisão e prosseguir com o processo de vendas dos empreendimentos.

Quer saber mais? Consulte nossos planos e conheça a solução ideal para sua incorporadora!

Continue lendo

mais acessados do Blog

pt_BRPortuguese