Conecte-se conosco

Dicas

8 dicas para prospectar clientes para os seus imóveis com o marketing digital

Publicado a

I

Tendência inquestionável da comunicação, o marketing digital chegou para eliminar barreiras de comunicação entre empresas, clientes e leads, tornar os resultados mensuráveis e trazer um leque de possibilidades quase que infinitas para qualquer nicho e porte de empresa.

Mas a pergunta que fica é: como ter um retorno realmente positivo e prospectar clientes para os meus imóveis por meio do Marketing Digital?

Para ajudar nessa questão, acompanhe-nos na leitura do artigo de hoje e não perca 8 dicas relevantes para prospectar clientes para incorporadoras, construtoras, loteadoras e imobiliárias. Acompanhe!

1 – Invista em presença digital

Você pode estar pensando que já tem um site, um perfil no Instagram, LinkedIn ou mesmo no Facebook e já possui uma presença digital. Certo? Entretanto, precisamos informar que ter presença digital é muito mais do que isso. Ou seja, da mesma maneira que você precisa escolher um bom ponto físico para a sua empresa, é imperativo optar por uma boa presença digital para prospectar clientes com o marketing digital.

Podemos definir a presença digital como a forma como a sua marca se posiciona e usa os meios digitais para trazer confiança, relevância e incentivo de relacionamento com os seus clientes.

Apesar de ser um conceito um pouco vasto, é uma necessidade empresarial em que o seu cliente, antes de fazer qualquer compra, busca por informações, opiniões e possibilidade para a resolução dos seus problemas.

Segundo estudo realizado em parceria pela Hubspot e We Are Social, mais de 139 milhões de pessoas têm contato com a internet no Brasil. Isso representa uma penetração de 66% em um país formado por mais de 210 milhões de pessoas. Esses também dados mostram que existe uma grande chance para a comunicação direta e interativa com potenciais clientes e também para a fidelização da sua marca.

O fato é que existe inúmeras possibilidades de garantir a presença digital da sua construtora, incorporadoras e loteadoras e ter relevância no mundo on-line para prospectar clientes e ter a marca lembrada na hora de uma compra ou indicação de serviço. Investir em Marketing Digital é um ótimo caminho para fortalecer sua presença digital.

2 – Tenha um site responsivo

Como já citamos acima, o número de acessos à internet cresce a cada dia no Brasil. E ainda: de acordo com relatório divulgado, em dezembro de 2018, pelo Pew Research Center coloca o Brasil como o líder no uso de smartphone entre os países emergentes. Segundo o relatório State of Mobile 2022, o país sai liderança com mais de 5 horas diárias de uso de celular.

Nesse sentido, surge a necessidade da adoção de sites responsivos, que são aqueles que adaptam o tamanho das suas páginas (alteração do layout) ao tamanho das telas que estão sendo exibidos, como as telas de smartphone e tablets.

Por isso, é recomendável que as construtoras, incorporadoras e loteadoras adaptem seus sites para que eles envolvam um maior número de usuários (clientes e leads).

3 – Priorize uma ferramenta tecnológica integrada com o Facebook Ads

De acordo com a Agência Brasil, o Facebook tem 2,3 bilhões de usuários entrando na plataforma todo mês, sendo 1,5 bilhão todo dia. Com isso, a plataforma avança em sua liderança no ranking mundial de redes sociais e plataformas digitais.

Diante do grande número de usuários, fica claro a importância da ferramenta para a divulgação da venda dos imóveis. Além disso, é essencial saber como aproveitar ao máximo o Facebook Ads que já é etapa quase obrigatória em uma estratégia de campanha digital.

Por esse motivo, é extremamente importante que a sua construtora, incorporadora ou loteadora conte com uma solução tecnológica que tenha uma integração rápida, prática e intuitiva com o Facebook Ads. Já imaginou como seria perfeito ter em mãos uma ferramenta que possa integrar os formulários do Facebook direto no app, recebendo todos os leads no CRM. Incrível, não é mesmo?

4 – Invista em mídia paga

É fundamental fazer investimento em mídia paga, principalmente, em anúncios no Facebook e Google Ads. Pois, é por meio dessa integração entre mídia paga e ferramentas que é possível realmente em obter resultados palpáveis na conquista um número maior de leads para a sua empresa.

Para prospectar clientes para os seus imóveis, por exemplo, a integração funcionará para anúncios no Facebook Leads Ads, onde os leads serão encaminhados do Facebook direto para o atendimento do corretor.

Além disso, o CRM Imobiliário deve alimentar o Facebook e o Google Ads criando públicos em ambos. Isso otimizará consideravelmente a qualidade dos leads gerados, já que poderá criar públicos semelhantes, anúncios específicos para quem está em uma determinada etapa de atendimento ou até mesmo excluir leads que já fecharam negócios e não precisam continuar vendo seus anúncios.

5 – Disponibilize uma Landing Page para o empreendimento

No marketing digital para o mercado imobiliário, uma ação imprescindível para prospectar clientes é converter visitantes em leads por meio de uma Landing Page (LP). Ou seja, quando uma pessoa solicitar um atendimento ou mesmo desejar ter acesso a algum material específico do empreendimento, ela precisa preencher um formulário fornecendo, por exemplo: e-mail, telefone, etc.

É importante que essa LP tenha uma boa estrutura. Assim, já na primeira visita o visitante precisa encontrar as principais informações do empreendimento (como tipologia, metragens, localização e argumento comercial) e um formulário. Caso queira ter mais informações, ele desce a barra de rolagem. Além disso, a LP precisa ser responsiva da mesma forma que o site da construtora, como citamos no tópico 1.

6 – Ofereça um Chat para retorno imediato

Como o senso de urgência e ansiedade das pessoas é muito alto, nos dias de hoje, muitos visitantes priorizam informações imediatas sobre o empreendimento. A grande maioria não gostaria de preencher uma LP e esperar o corretor ligar.

Dessa forma, é importante utilizar um CRM Imobiliário que já ofereça um chat integrado. Assim, cada conversa já será disponibilizada com a transcrição no funil de vendas.

7 – Produza conteúdos relevantes que traga autoridade para a sua empresa

Nunca deixe de produzir conteúdo que eduque, cative e encante seus leads para prospectar clientes. A dica, para não perder o foco, é investir em conteúdos que tragam uma solução para as dores do seu possível cliente em todas as quatro etapas da jornada de compra:

1- Aprendizado e Descoberta;

2- Reconhecimento do Problema;

3- Consideração da Solução;

4- Decisão e Compra.

Pense em ideias que resolvam esses problemas. Como, por exemplo, fatores mais importantes a se considerar antes de fazer uma compra (necessidade de reforma, localização, estrutura), dicas de manutenção do imóvel, como financiar um imóvel, entre outros.

A criação de conteúdo relevante automaticamente gera autoridade. Dessa forma, seu futuro cliente se sentirá mais seguro para adquirir um imóvel seu.

8- Invista em conteúdo interativos para prospectar clientes

Não basta ter um conteúdo único e incrível e restringi-lo somente à produção de texto.  É preciso explorar também conteúdos interativos, por exemplo:

– Recursos de vídeo em formato de perguntas/respostas ou de animação para explicar o sistema de financiamento do imóvel;

– Planilhas de custos, infográficos, ebooks e outros formatos são imprescindíveis, principalmente, para prospectar clientes.

Gostou do conteúdo de hoje sobre como prospectar clientes com o auxílio do marketing digital? Então, você vai gosta deste também sobre gestão de lead imobiliário com o HubSpot e RD Station!

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado imobiliário? Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos semanalmente no seu e-mail!

Continue lendo
Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas

8 dicas para estruturar o setor de vendas da sua construtora

Confira um passo a passo que vai ajudá-lo a estruturar o setor de vendas da sua construtora para otimizar os resultados conquistados.

Publicado a

I

Por melhores que sejam os empreendimentos da sua construtora, você precisa estruturar um setor de vendas eficiente para proporcionar uma melhor experiência para consumidores e agilizar seu ciclo de vendas.

Essa estruturação permite a evolução dos atendimentos do seu time comercial, evitando que leads sejam desperdiçados ou que o processo de compra seja lento e burocrático não apenas para clientes, mas também para sua construtora.

Mas como estruturar o setor de vendas? Neste artigo veremos algumas dicas pontuais que vão guiá-lo ao longo da criação do seu processo comercial.

8 passos para estruturar o setor de vendas da sua construtora

Estruturar o setor de vendas parece uma tarefa desafiadora, mas é essencial para sua equipe conquistar resultados. Quando o fluxo de etapas está bem encaixado, seu time se torna mais eficiente no aproveitamento das oportunidades.

Ao seguir esses 8 passos, você conseguirá estruturar um setor de vendas produtivo e eficiente em sua construtora:

1. Tipo de equipe comercial: corretores internos ou externos?

Construtoras podem ter tanto equipes de vendas internas (house) ou externas (corretores de mercado). No caso de equipe externas, o maior desafio é manter um relacionamento próximo com eles, pois são muito profissionais que também trabalham com outras construtoras. Ou seja, eles não trabalham exclusivamente com a sua empresa.

No caso de corretores internos, é muito fácil ter um acompanhamento mais próximo. Geralmente, eles atendem leads gerados pelo marketing mesmo, oferecendo um atendimento ágil e eficiente.

Sua construtora pode ser composta por corretores internos e externos. Neste caso, não esqueça de adaptar o seu fluxo de atendimento e seu funil de vendas para cada tipo de equipe. Essa é uma decisão que influencia a forma como esses profissionais estarão integrados com seu negócio.

2. Conheça o perfil ideal de cliente

Não faz sentido gastar tempo e esforço perseguindo as perspectivas erradas. Portanto, lembre-se de conhecer bem o perfil ideal de cliente: qual a média da renda, tamanho da família, interesses, necessidades e etc.

É preciso também saber informações mais precisas sobre esse público: Quais são suas principais objeções? Quais são as suas fontes de informação? O que ele valoriza em um atendimento?

Ao dominar essas informações, será possível estruturar processos que realmente são capazes de entregar uma experiência satisfatória para este perfil em especial.

3. Defina um fluxo de processos

Quais são as etapas que devem ser percorridas após um lead ser identificado como oportunidade? Quantos contatos devem ser feitos antes de descartar um lead? Existe um processo de pré-atendimento para qualificar os leads?

Essas são questões muito importantes para guiar a rotina de toda a sua equipe comercial. Quando existe um fluxo de processos bem organizado e claro para todos, essas atividades ocorrem naturalmente – seguindo as estratégias traçadas para otimizar os resultados de vendas.

4. Escolha muito bem sua equipe

Você precisará de bons corretores para colocar os planejamentos em prática. Por isso, a escolha de uma equipe engajada é um passo essencial se você deseja colher bons resultados.

Neste momento, é preciso que você defina quais características você está buscando nos profissionais que vão compor a sua equipe de vendas – incluindo tanto habilidades técnicas quanto comportamentais. Ao acertar nas contratações, você está dando um grande passo em direção ao sucesso.

5. Invista na capacitação frequente

A área comercial está em constante evolução. Por isso, você certamente deseja que os corretores estejam sempre atualizados em relação às melhores técnicas de vendas e sobre o mercado imobiliário, não é?

Esse é outro aspecto fundamental para um setor de vendas vencedor. Invista sempre na capacitação da sua equipe: novos cursos, treinamentos de negociação e feedbacks constantes.

6. Defina metas de vendas realistas em seu plano de vendas

Um setor de vendas deve ser orientado para resultados, certo? Para colocar isso em prática, nada melhor do que definir metas para a sua equipe. Dessa forma, os corretores possuem um norte para seguir.

Existe uma arte em definir metas de vendas adequadas, pois se elas forem muito difíceis ou fáceis de alcançar, isso mata a motivação. Quando estabelecidas corretamente, os corretores saberão o que é necessário para prosperar e permanecer motivados até atingirem as metas.

7. Monitore as métricas

As métricas permitem entender como seus esforços atuais afetam o sucesso da sua construtora e fornece informações sobre o que você pode fazer para aumentar seus esforços – seja contratando mais corretores, redistribuindo tarefas, incorporando novas ferramentas ou revendo o fluxo de processos.

As principais métricas que você pode acompanhar incluem:

  1. CAC (Custo de Aquisição de Cliente), que indica quanto sua construtora precisa investir para conquistar novos clientes;

  2. Ciclo de vendas, que é o tempo médio que um lead leva para virar cliente;

  3. Taxa de conversão, que indica a eficiência de cada etapa do processo de vendas;

  4. ROI (retorno sobre o investimento), que representa o quanto as ações de vendas e marketing geraram de retorno.

Além disso, ainda existe a possibilidade de monitorar métricas individuais para avaliar o desempenho dos corretores. Nesse caso, você pode acompanhar os seguintes indicadores:

  1. Quantidade de prospecções e oportunidades;

  2. Quantidade de visitas realizadas e negócios fechados;

  3. Follow up para leads cadastrados como oportunidade futura;

  4. Taxa de conversão de cada fase do funil de vendas.

8. Não deixe de se apoiar na tecnologia

Por fim, não deixe de incorporar as tecnologias aos processos do seu setor de vendas. Com a evolução da tecnologia, existem cada vez mais soluções digitais capazes de automatizar processos e simplificar a rotina dos corretores e dos gestores.

Você pode encontrar aplicativos voltados para o mercado imobiliário com recursos que geram mais liberdade e reduzem a burocracia das operações. Dessa forma, o setor de vendas ganha mais mobilidade para vender e gerenciar – tornando todo o processo de vendas digital.

Veja alguns dos principais recursos que você pode encontrar: gerenciamento de leads, reserva de unidades, tabelas de valores atualizadas, materiais de venda à disposição, envio de propostas para o cliente, funil de vendas personalizado, integração entre ferramentas, entre outros.

Você gostou das dicas para estruturar o setor de vendas da sua construtora? Quer descobrir mais sobre a importância da tecnologia para alavancar seus resultados? Então conheça o App Facilita.

Continue lendo

Dicas

Como aumentar as vendas do mercado imobiliário na internet?

A Internet transformou, não só a forma como as pessoas se comunicam, mas também como consomem produtos e serviços. Com os mecanismos de buscas, as redes sociais e uma mídia mais barata e retorno mensurável, empresas de diversos segmentos já entenderam e começaram a apostar no marketing digital como ponto de estratégia para criar relacionamentos com […]

Publicado a

I

A Internet transformou, não só a forma como as pessoas se comunicam, mas também como consomem produtos e serviços. Com os mecanismos de buscas, as redes sociais e uma mídia mais barata e retorno mensurável, empresas de diversos segmentos já entenderam e começaram a apostar no marketing digital como ponto de estratégia para criar relacionamentos com o cliente e vender mais imóveis.

(mais…)

Continue lendo

Dicas

Pós-venda imobiliário: mantenha seu cliente apaixonado

Descubra como um pós-venda imobiliário contribui para manter seus clientes apaixonados e impacta no sucesso da sua construtora.

Publicado a

I

Imagine que o cliente assinou o contrato oficializando a compra de um imóvel… Após semanas de negociações, o corretor finalmente conseguiu cumprir o seu objetivo… Agora o trabalho chegou ao fim e é hora de pensar no próximo cliente, certo? Nada disso!

(mais…)

Continue lendo

mais acessados do Blog

pt_BRPortuguese