Conecte-se conosco

Dicas

KPIs de vendas: como acompanhar o desempenho da equipe de vendas?

Publicado a

I

Tela de notebook mostrando kpis de vendas

Também conhecidos como KSI, Key Success Indicator, as KPIs são basicamente as métricas que você irá eleger como vitais para avaliar um processo de sua gestão. As KPIs de vendas da sua construtora, incorporadora ou loteadora são os indicadores que você, como gestor, vai definir para acompanhar a evolução das operações de vendas.

Com essas informações em mãos, você evita se perder em meio a uma quantidade fora do normal de relatórios e dados que não levam a lugar algum. É por meio dessas KPIs de vendas que você manterá o foco para ir atrás das metas.

Nesse sentido, para definir indicadores de desempenho imobiliário assertivos para a sua equipe de vendas é preciso levar em conta a mudança do perfil do consumidor e também dos corretores. Além disso, a forma de gerir a equipe para alavancar vendas deve considerar as novas ferramentas tecnológicas, que chegaram para potencializar e otimizar cada vez mais o trabalho da gestão.

Para ajudar você, gestor de vendas do ramo imobiliário, a acompanhar o desempenho da sua equipe resolvemos trazer o post de hoje. Nele, vamos mostrar quais são as principais KPIs de vendas que devem ser acompanhadas e como uma plataforma integrada de gestão pode ajudar nessa tarefa! Vamos lá? 

1.Entenda o novo perfil do consumidor e do corretor

Se em um passado não muito distante as empresas que ditavam as regras do jogo, atualmente, a realidade está muito diferente. Entra em cena o consumidor 3.0, que é conectado, bem informado e consciente de que consegue escolher o melhor produto, serviço ou atendimento.

Pode parecer sem importância no cotidiano, mas essa mudança é tão profunda e significativa que irá mudar completamente toda a estrutura do mundo dos negócios nos próximos anos. Isso é o que mostra uma pesquisa realizada pela Gartner. Segundo o estudo, em apenas alguns anos, 89% das empresas irão competir principalmente no âmbito da experiência do consumidor.

Consequentemente, é imprescindível ter atenção, pois o lead sabe, por exemplo, pesquisar imóveis e qual é o seu real valor no processo de compra. Além disso, muitos clientes já chegam até o corretor de imóveis sabendo mais do ele.

O novo corretor de imóveis

Ao mesmo tempo e para acompanhar o consumidor 3.0, o profissional corretor de imóveis também mudou. O corretor moderno é um profissional cada dia mais completo. Além de identificar o imóvel ideal para cada potencial cliente, ele também sabe dar dicas sobre financiamento, decoração e outros assuntos que possam ser relacionados à compra de um imóvel. 

O novo perfil do corretor de imóveis também está preparado para oferecer um atendimento personalizado, ou seja, ele tem a capacidade de fidelizar os seus clientes e garantir ainda mais sucesso de vendas. 

Para o gestor de vendas se adequar à nova realidade – tanto do novo perfil de cliente e também do profissional corretor – é imprescindível contar com a tecnologia como aliada para potencializar o novo modo de gerir com as melhores KPIs de vendas. Hoje, já existem soluções tecnológicas específicas para o mercado imobiliário que atendem completamente todo o processo, desde o primeiro contato até o pós-vendas.

Conheça as principais KPIs de vendas que precisam ser acompanhadas pelo gestor

1. Taxa de conversão

Resumidamente, o escopo desse tipo de KPIs de vendas é descobrir a média de negócios fechados por cada corretor, comparando com o número de abordagens realizadas. Assim, para realizarmos o cálculo desse indicador, basta somarmos o número de visitas realizadas, por exemplo, e dividirmos pelo número de vendas que o corretor, de fato, efetuou.

Por exemplo, imagine que o corretor realizou 60 visitas em um mês e vendido seis unidades. No caso, o cálculo nos mostraria que ele possui uma taxa de conversão de 10%.

Com a taxa de conversão, é possível avaliar quais dos corretores são mais assertivos na abordagem e, futuramente, disponibilizar para cada profissional um feedback real tanto para aqueles que estão no caminho certo, quanto para os que estão abaixo da média em resultados.

2. Ticket médio

Esse é um indicador muito semelhante ao KPI anterior, mas nos mostra a questão monetária, ou seja, o efetivo retorno, em dinheiro, realizado pelo corretor em cada fechamento de venda. O ticket médio possibilita que o gestor de vendas tenha acesso ao número total de receitas realizadas pelo profissional e, então, dividir pelo número de vendas realizadas por ele.

O indicador de desempenho imobiliário é muito útil, principalmente, quando o avaliamos junto com a taxa de conversão. 

As ferramentas tecnológicas são essenciais para você, gestor de vendas, entender e acompanhar as KPIs de vendas como taxa de conversão e ticket médio. Observe um exemplo abaixo:

KPIs de vendas

3. Ciclo de venda

A melhor definição de ciclo de venda é o tempo entre a entrada dos dados do cliente no sistema (manualmente ou via integração) e o encaminhamento para a etapa “venda ganha”.  Esse indicador é importante para facilitar a coordenação e as ordens internamente no escritório. Podemos saber exatamente o tempo médio que todos os corretores levam para mostrar imóveis, por exemplo, para definirmos metas internas.

Mais uma vez, uma boa ferramenta tecnológica pode ajudar a ter uma visão geral de todos os atendimentos de clientes cadastrados no sistema. Com uma boa solução é possível, por exemplo, saber se o tempo de atendimento está ou não na média ideal do mercado e detalhes de cada atendimento filtrados por equipes, gerentes e corretores. 

4. Tempo para o primeiro atendimento

Uma das KPIs de vendas relevantes no processo de vendas é o tempo para o primeiro atendimento. Sabia que, em média, as empresas demoram mais de 24 horas para entrar em contato com um possível cliente?

No mercado imobiliário, os clientes acham tolerável ser atendidos em até 24 horas, porém, de acordo com pesquisas recentes, contatos realizados nos primeiros 5 minutos aumentam a chance de sucesso em 100 vezes. Confira uma forma de acompanhar:

KPIs de vendas

O retorno ao cliente tem sido feito em 5 minutos pela sua equipe? É bem provável eles estejam demorando mais do que isso. É hora de corrigir os erros desse atendimento e agilizar os processos.

O que achou do conteúdo de hoje como dicas de como acompanhar o desempenho da equipe por meio de KPIs em vendas? Se gostou, não deixe de acessar também o nosso artigo sobre as vantagens de um programa de pontos para o mercado imobiliário!

A equipe Facilita tem a missão de te ajudar a melhorar processos e se manter atualizado sobre as mudanças do mercado imobiliário. Queremos te ajudar a facilitar seu processo de vendas com conteúdo transformador.

Continue lendo
Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas

Problemas na gestão de vendas de loteamentos

Publicado a

I

Materiais de vendas desatualizados, bagunça na disponibilidade e reserva, documentos perdidos em caixa de mensagem do e-mail ou WhatsApp, tabela de vendas incompatível com o valor vigente, esses são alguns dos problemas na gestão de vendas de loteamentos.

Você se sente desafiado a acompanhar os resultados das vendas e reunir dados que encontram-se separados em vários sistemas para ter uma gestão de loteamento eficiente?  Já imaginou poder ter esse controle em uma única plataforma? Pensando em ajudar nessa questão, no artigo de hoje vamos mostrar algumas saídas para a resolução definitiva de problemas na gestão de vendas da sua loteadora. Confira!

Dificuldades na gestão de loteamento

Já falamos sobre como fazer uma gestão de loteamento eficiente e sabemos que hoje o seu objetivo é ter controle na gestão de vendas, nas negociações e apoiar a equipe de corretores. Porém, possivelmente, um outro desafio da sua gestão seja acompanhar os resultados das vendas e reunir dados que encontram-se separados em vários sistemas em uma única plataforma, não é mesmo?

Dificuldade de concentrar as informações sobre o empreendimento, como: plantas, documentação, vídeos e imagens que podem ser usadas pelo corretor durante o processo de vendas, além do gerenciamento dos leads que entram na base.

Gerenciamento de disponibilidade e reserva

Quando falamos de gerenciamento de disponibilidade, por exemplo,  sabemos que realizar esse processo manualmente pode demorar até dias e esse vai e vem de informações não funciona mais em tempos cada vez mais digitais, como o atual cenário do mercado imobiliário.

Além do tempo, o conflito de unidades vendidas ou reservadas com outro corretor é muito comum, reservas duplicadas podem comprometer as vendas e colocar em dúvida a credibilidade tanto do corretor como da loteadora.

Por isso, quando as informações sobre os empreendimentos estão centralizadas em um único local, o corretor consegue encontrar tudo que precisa e agilizar o atendimento com o cliente. E nesse ponto os recursos de comunicação são muito importantes.

Materiais de vendas

Os maiores desafios na gestão de loteamentos são: Materiais de vendas desatualizados, bagunça na disponibilidade e reservas, perda de documentos enviados via e-mail ou WhatsApp, tabela de vendas desatualizada e outros.

Ter esses materiais disponíveis nos lançamentos imobiliários além de facilitar a interação entre gestor, corretor e cliente, enriquece a apresentação do lançamento e aumenta a credibilidade do cliente com a empresa, já que ele consegue ter tudo que precisa para decidir sobre a compra disponível a qualquer momento e de qualquer lugar.

Esse é o momento certo para facilitar o acesso da sua equipe a materiais importantes, melhorar a comunicação e a gestão de vendas. Dê um basta no vai e vem de e-mails e ligações, otimize processos, use a tecnologia a favor da sua empresa.

Que tal ter uma gestão de vendas de loteamento mais assertiva?

As vantagens obtidas através de uma gestão de vendas bem estruturada, giram em torno da melhoria no atendimento ao cliente, crescimento nas vendas e consequentemente o aumento dos lucros da loteadora.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você possa realizar uma gestão de vendas pensando na adaptação do seu processo de vendas:

  1. Utilize boas ferramentas: é imprescindível o uso de ferramentas que facilitem a gestão de vendas, garantindo maior produtividade, agilidade e eficiência durante toda a venda.
  2. Realize um planejamento: preparar a equipe e a sua força de vendas com treinamentos e recursos é uma etapa essencial na gestão de vendas.
  3. Acompanhe o desempenho da equipe: defina metas e acompanhe o desempenho dos seus resultados de vendas.
  4. Foque na estruturação: ao estruturar sua gestão comercial, é possível ter projeções de vendas realistas, para evitar surpresas ao longo do processo.

Um CRM imobiliário vai pensar nesses detalhes do processo de vendas do mercado imobiliário. Por esse motivo, é necessário contar com ferramentas com uma proposta diferenciada de gestão dos atendimentos e que reconheça as particularidades de cada negócio, se adequando completamente ao processo de vendas da loteadora.

É necessário que a ferramenta seja específica para o ramo imobiliário para atender a algumas peculiaridades, trazendo funcionalidades fundamentais para o setor, como:

  • Mobilidade para vender de qualquer local, através do aplicativo para celular;
  • Funil de vendas adaptável ao processo de vendas da empresa;
  • Fila de atendimento para captação e distribuição dos leads;
  • Possibilidade de integração com chat, para a partir da conversa, os leads serem direcionados diretamente para uma fila de atendimento no CRM;
  • Registro de atendimento e lembrete de atividades futuras;
  • Atendimento a corretores, gerentes, secretaria de vendas, correspondentes bancários, todos interagindo ao mesmo tempo.
  • Integração com ERPs.

Qual ferramenta escolher?

Você precisa de uma solução que seja de fácil utilização e que faça o controle completo da gestão de vendas, desde a abertura de um processo até o seu fechamento. Além disso, ela precisa ser de fácil manuseio para que sua equipe de corretores sejam receptivos à essa nova tecnologia.

O app Facilita pensa nesses processos e entende que às vezes é difícil essa implementação. Por isso, nós oferecemos tudo que a sua construtora precisa para fechar vendas, centralizando em um único local todo o processo, pensado e moldado exatamente para atender desde suas necessidades gerais às mais específicas. Estamos revolucionando as vendas do mercado imobiliário e queremos te ajudar a vender mais! Confira como foi a essa revolução tecnológica na BrDU:

Case Loteadora BrDU: processo 100% digital com mais de 600 corretores

Responsável por uma grande quebra de paradigma no setor, a BrDU abraçou a cultura digital e fez com que mais de 600 corretores de loteamentos utilizassem um sistema com processo 100% digital.

O maior desafio da BrDU era conseguir que os corretores de loteamento aberto utilizassem a tecnologia no processo de vendas e, assim, ter mais agilidade no atendimento e trazer crescimento para a empresa de forma sustentável.

A iniciativa permitiu que os gestores tivessem acesso à toda a jornada de atendimento aos clientes,  desde a captação do lead até o fechamento da venda, além de conseguir agilizar as vendas com as reservas e envio de propostas de forma totalmente digital. 

Quem nos conta essa história de sucesso é Leonardo Rodrigues, Diretor Comercial da BrDU, responsável por implantar a cultura digital que revolucionou sua operação comercial:

Participe você também dessa revolução imobiliária! Entre em contato com a Equipe Facilita.

Continue lendo

Dicas

3 desafios da gestão de vendas de condomínios e loteamentos

Publicado a

I

Atualmente o mercado imobiliário está se adaptando ao novo comportamento do consumidor, que tem que se tornado cada vez mais exigente e informado. Dessa forma, os profissionais do setor precisam adaptar seu processo comercial para ter mais eficiência em vendas. 

Uma gestão de vendas eficiente pode aumentar o grau de conversão de leads para clientes de forma assertiva. Tudo o que gestores precisam fazer é adaptar seus processos para entregar exatamente o que os consumidores precisam, para evitar a demora no fechamento da venda ou a perda de venda do cliente.

O processo de vendas tradicional, usado há muito tempo atrás, não se sustenta mais no setor imobiliário. Por isso, corretores devem achar modos de inovar na venda e os gestores precisam oferecer o suporte necessário, para agilizar todo o processo e evitar distratos.

Mas será que o setor está pronto para essa mudança? A necessidade de uma mudança nos processos é inevitável, pois os profissionais que não inovarem em seus métodos ficarão para trás da concorrência.

Para ajudar a aperfeiçoar seu processo comercial, confira desafios na gestão de vendas em condomínios e loteamentos que você deve contornar. Vamos lá?

1. Dificuldade no controle de propostas

Em um processo completamente manual, a aprovação de uma proposta comercial pode levar dias, o que compromete o fechamento da venda das unidades de um empreendimento. 

A compra de um imóvel é uma ação importante para o consumidor e, por isso, ele quer uma confirmação ágil sobre a sua solicitação. Processos burocráticos e demorados de aprovação pode desanimá-lo da compra.

Mas e se o processo de aprovação de proposta durasse apenas algumas horas? Suas vendas cresceriam? Teria menos distratos?

Uma solução para esse desafio é fazer uso de um sistema que consiga fazer toda a gestão de proposta dos empreendimentos de forma digital. Assim, os corretores conseguem mais agilidade e autonomia no fechamento de uma venda, assim como o gestor consegue mais organização e simplicidade no momento da aprovação das propostas.

Ao contrário do processo manual com o qual o mercado está acostumado, o envio digital de propostas promove facilidades para os gestores e corretores. 

Com um sistema inteligente, corretores conseguem enviar propostas através de um aplicativo e gestores possuem toda a informação atualizada em tempo real pelo painel web.

 2. Inconsistência na disponibilidade de unidades

Quando falamos de gerenciamento de disponibilidades, vemos que gestores possuem dificuldades em controlar as reservas de unidades dos empreendimentos.

Isso significa que o processo de reserva gera diversos desencontros e muita dor de cabeça para o gestor, que precisa fazer o gerenciamento de acordo com o envio das propostas comerciais. Uma reserva errada pode significar a perda de uma venda para o corretor e a empresa. 

Outra questão comum com que gestores do mercado imobiliário sofrem é o grande tempo demandado para gerenciamento do espelho de vendas. À todo instante, gestores recebem ligações de corretores para verificação de disponibilidade de unidades.

Esse tipo de ação é um processo que não funciona mais nos dias atuais, devido ao grande número de corretores e a necessidade de ter a informação em tempo real.

Além de todo o desperdício de tempo e esforço, o conflito de unidades vendidas ou reservadas com outro corretor é uma atitude comum e que impacta negativamente na credibilidade do profissional e da empresa.   

Por isso, é imprescindível contar com uma solução completa, com funcionalidades que permitam que os corretores tenham acesso às informações como disponibilidade, metragem e valor em tempo real na palma da mão.

Ao fazer a escolha da melhor ferramenta, lembre-se de escolher soluções especializadas em empreendimentos horizontais ou verticais, pois, assim, a visão sobre as disponibilidades de lotes ou apartamentos por andar é facilitada.

gestão de vendas

3. Burocracia no envio da documentação 

Imagine que depois de muita conversa e visitas, seu cliente finalmente fechou a compra de uma unidade! Não é surpresa para nenhum profissional do mercado imobiliário que o envio de documentação para o fechamento da venda é um dos procedimentos mais burocráticos e demorados do processo comercial.

Atualmente, o corretor precisa pegar os documentos do cliente, escanear ou tirar xerox, ir pessoalmente até a secretaria de vendas, para que eles possam conferir os dados do cliente e fazer a aprovação da proposta.

Além de todo a dificuldade de locomoção, é preciso lembrar que a secretaria possui uma grande quantidade de propostas para aprovar, o que pode demorar ainda mais para fazer a avaliação.

Outros imprevistos de trabalhar com avaliações de documentos presenciais para aprovação de propostas é que as cópias do documentos podem ser perdidas ou até mesmo ser rasurados. E quando isso acontece, o corretor precisa ir novamente até o cliente e tirar novas cópias dos documentos, para que eles possam passar pelo mesmo processo de análise.

Imagine o quanto seria mais fácil enviar os documentos de forma digital em um dispositivo móvel. Em um sistema de gestão de vendas para o mercado imobiliário, os corretores podem enviar os documentos do cliente para a secretaria de vendas pelo próprio smartphone.

Confira dois exemplos de empresas de loteamento aberto e condomínio fechado que conseguiram otimizar a gestão comercial e ter mais controle do processo comercial com um sistema inteligente de gestão de vendas para o mercado imobiliário.

A Ginco Urbanismo é uma construtora de condomínios horizontais, que tinha dificuldades em ter uma visão completa sobre o processo comercial dos corretores.  Neste vídeo, o supervisor de vendas conta como os corretores conseguiram melhores resultados ao utilizar uma solução que cabe na palma da mão, com a possibilidade de fazer reservas e tirar fotos dos documentos do cliente.

O maior desafio da BrDU era juntar toda a documentação dos clientes em véspera dos lançamentos de loteamento aberto.

Antes, a equipe de vendas precisava pegar os documentos fisicamente, entregar para secretaria de vendas, para que, só então, o processo de aprovação pudesse acontecer. Com o aplicativo para gestão de vendas, a secretaria de vendas conseguiu fazer todo o processo de forma digital, garantindo mais agilidade. Confira!

E então, você está pronto para resolver estes desafios de gestão de vendas nos condomínios e loteamentos da sua empresa? Achou interessante? Aprenda também a fazer a gestão de vendas eficaz em um lançamento imobiliário!

Continue lendo

Dicas

4 dicas de marketing para construtoras e imobiliárias focadas em lançamentos

Publicado a

I

Como o marketing para construtoras e imobiliárias pode ser um grande aliado para a venda de empreendimentos? E ainda: como os corretores podem alavancar, de uma vez por todas, o número de vendas em lançamentos imobiliários na sua construtora ou imobiliária?

O mercado imobiliário já passou por crises econômicas e recentemente por uma grande pandemia, ebora tudo isso tenha impactado o setor, foi dada “a volta por cima” e ele está se adaptando a mais uma mudança: o novo comportamento do consumidor.

Ou seja, existe demanda e possibilidade de venda, mas os clientes estão cada vez mais exigentes e conscientes do seu poder de compra.

Assim, o mercado imobiliário está passando pelo que chamamos de Era da eficiência, onde os corretores precisam se adaptar, como nunca, às novas necessidades de consumo.  As incorporadoras, construtoras, loteadoras e imobiliárias do setor também precisam acompanhar essa inovação, porque, caso contrário, elas vão ficar para trás.

Diante desse cenário, quem consegue aplicar as melhores práticas de marketing imobiliário sai à frente da concorrência! Essa é uma grande oportunidade de aprender a se destacar e, assim, impulsionar definitivamente a venda para seus empreendimentos.

Dessa forma, pensando nesse novo momento do mercado, resolvemos mostrar importantes dicas de marketing, para aqueles que desejam melhorar o índice de conversão de leads para clientes em lançamentos imobiliários.

Quer saber quais são elas? Veja a seguir:

4 dicas valiosas de marketing para imobiliárias para lançamentos

1. Anúncios no Google Ads

Sabia que existem grandes chances do seu maior concorrente estar anunciando, neste exato momento, no Google? Pois bem, anunciar no Google Ads se tornou um dos principais meios para quem investe em marketing para construtoras e imobiliárias.

As vantagens de apostar nesse canal são que, ao mesmo tempo que seu concorrente está anunciando no Google, é mais provável ainda que seu público-alvo esteja fazendo agora alguma pesquisa referente no mecanismo de pesquisa.

Dessa forma, seu empreendimento pode ser achado por meio de palavras-chave específicas. 

A importância das palavras-chave

As campanhas do Google Ads para imobiliárias aparecem para pessoas que buscaram termos específicos no Google. Esse é a melhor forma de atingir a pessoa certa, no momento certo, já que é ela quem está atrás do conteúdo. Por este motivo, esse canal funciona como uma boa estratégia para melhorar suas ações de marketing para construtoras e imobiliárias.

Por isso, não deixe de focar em palavras-chaves relacionadas aos tipos de imóveis que a sua empresa anuncia. Por exemplo: apartamento de 3 quartos, loteamento na região X, entre outras. 

O Google Ads oferece uma ferramenta chamada ‘Planejador de palavras-chave’, que permite que você descubra novas palavras-chaves para usá-las em anúncios ou até mesmo que você veja o volume de pesquisa de cada termo.

marketing para imobiliárias

Então vamos supor que você queira descobrir novas palavras-chaves que estejam relacionadas à expressão ‘comprar apartamentos em São Paulo’, é só inserir escolher o seu objetivo na ferramenta e, assim, você terá acesso à termos relacionados.

Além de mostrar os termos de pesquisa relacionados à expressão, ele também o nível de concorrência e a média de pesquisa mensais:

marketing para imobiliárias

Para ter melhores resultados, é importante que você sempre procure por palavras-chaves com um alto volume de pesquisa e menor concorrência. Assim, você tem mais chances de atrair leads para seus anúncios.

Agora, se você já escolheu uma palavra-chave e apenas quer confirmar se é uma boa ideia usá-la em seus anúncios, você pode recorrer aos dados de volume de pesquisa e previsões.

Se você, por exemplo, só quisesse confirmar se a palavra-chave ‘comprar apartamento em São Paulo’ é uma boa opção para seus anúncios, você poderia recorrer à essa simulação.

marketing para imobiliárias

E assim, a plataforma te mostrará uma previsão dos seus resultados. Ele te traz dados sobre o provável número de impressões, taxas de cliques, o custo por clique médio e o provável custo total do nosso anúncio com essa palavra-chave.

Com esses dados em mãos, resta você decidir se vale à penas investir nessa palavra-chave, de acordo com seu valor para investimento e necessidade de retorno.

Lembre-se sempre que a publicidade de mais qualidade é aquela que é relevante para o usuário. Sempre traga valor ao usuário!

2. Anúncios no Facebook

O Facebook Ads também é uma ótima opção para a geração de leads para seus lançamentos.  Mas se você investe em anúncios apenas para públicos gerais , pode ser que esteja perdendo  dinheiro por ali, sabia?

Uma das melhores estratégias para ser mais assertivo no alcance de um público qualificado é realizar uma segmentação específica, que pode acontecer tanto em locais específicos ou que pode ser de acordo com o perfil e interesse dos usuários.

Saiba como funciona: 

Segmentação por geolocalização

Se você está vendendo um empreendimento em São Paulo, por exemplo, não faz tanto sentido criar um anúncio nacional, que atinja usuários de todo o Brasil, correto? Para saber o grau de interesse de pessoas de estados específicos em seus empreendimentos, você pode criar anúncios segmentados para cada região.

marketing para imobiliárias

Na segmentação por geolocalização, você tem a possibilidade de escolher a localização dos usuários que você deseja alcançar com seus anúncios, além das faixas de cobertura ao redor das cidades selecionadas.

Dessa forma, você pode segmentar seus anúncios para estados, cidades, bairros e até ruas específicas.

Segmentação por perfil

O mesmo acontece com o tipo de segmentação por perfil, que pode alcançar usuários de acordo com seus interesses, cargos e até mesmo relações familiares. Os dados são determinadas diretamente pelo Facebook, o que permite mais assertividade no alcance de um público qualificado.

Assim como os dados demográficos, como sexo e idade, por exemplo, um tipo de segmentação que pode ser muito útil na veiculação de empreendimentos para públicos específicos, como pessoas mais jovens e com necessidade de produtos enxutos ou até mesmo para famílias com mais membros e necessidade de espaço.

marketing para imobiliárias

Confira na imagem acima a segmentação para usuários de 25 até 65 anos, de todos os gêneros, que possuem interesses em imóveis e outras propriedades. Você pode usar essa segmentação de forma estratégica para atingir públicos ultra segmentados.

E o mais bacana de usar essa ferramenta é que ela mostra, de forma proativa, a previsão de alcance do público pela plataforma. Confira:

marketing para imobiliárias

Nesse exemplo, com o público segmentado para o estado do Rio de Janeiro e com os dados demográficos e interesses mencionados acima, o alcance seria de 3 milhões e 200 mil pessoas.

3.Divulgação de vídeos sobre a região de lançamento do empreendimento

A dica aqui é usar, de forma gratuita, as redes sociais e o Youtube para divulgar apresentações e vídeos sobre os lançamentos dos empreendimentos e a sua região de localização.

Esse é o momento de mostrar seu empreendimento como uma grande novidade para os clientes. Lembre-se de criar uma campanha que mostre um diferencial dos outros imóveis.

Além disso, uma ação em alta no marketing para construtoras e imobiliárias é  incorporar esses os vídeos aos sites e também aos materiais de vendas para corretores de imóveis. 

4. Integração com CRM para ter agilidade no atendimento e rastreabilidade dos resultados

Sua imobiliária gera muitos leads, mas não sabe se eles foram realmente contatados? É difícil saber se os leads gerados estavam qualificados e, por isso, não tem ideia se fez um bom investimento? Aí entra um bom CRM para ajudar você!

Um CRM imobiliário é uma ferramenta na qual você poderá gerenciar o seu processo de atendimento, no qual é possível acompanhar todo o fluxo de relacionamento com um possível cliente.

Com esse tipo de solução, é possível acompanhar o histórico de cada um dos seus contatos, desde os motivos da perda de um negócio até mesmo as preferências e interesses em determinados tipos de móveis.

CRM: seu cliente como principal componente da venda

Em resumo, o CRM é uma das estratégias que mais vem sendo utilizadas por departamentos de marketing para construtoras e imobiliárias. E ela vai ainda mais além: ela coloca o seu cliente como principal componente da venda.

O sistema traz dados precisos, para que sua imobiliária possa tomar decisões mais assertivas ou mudar as estratégias de marketing e investimento do lançamento.

O uso de um CRM estabelecido e sistematizado evita avaliações subjetivas e imprecisas, o que garante à sua costrutora ou imobiliária a exatidão necessária para garantir um bom atendimento em todas as etapas do funil e ainda para trazer bons resultados no número de vendas de lançamentos.  

Dica bônus: tente anúncio com os próprios empreendedores

Caso esteja seguindo a dica anterior, você precisa mostrar para os investidores a qualidade dos leads conquistados.

Com a ajuda de um CRM e toda a rastreabilidade nas vendas, será possível mostrar aos empreendedores que eles estão gerando resultados reais, ou seja, eles estão atingindo o objetivo principal,  por meio das vendas de unidades.

Nesse sentido, a rastreabilidade de vendas, proporcionada por um CRM, vai trazer as informações de uma venda, desde o momento em que uma pessoa se torna lead, o que torna possível saber quantos leads realmente se tornaram vendas.

Mostre os resultados reais

Se os resultados da campanha estiverem sendo satisfatórios, vale a pena tentar uma verba extra de anúncio com os próprios empreendedores do lançamento imobiliário. Mas como fazer isso?

Ao mostrar os resultados das campanhas ao empreendedor, você precisará convencê-lo da segurança de investir mais em sua imobiliária para a geração de leads.

Por exemplo, se uma construtora reserva 10 mil reais para 5 imobiliárias gerarem leads e a sua imobiliária traz mais resultados em vendas, tenha certeza que a construtora vai preferir investir os 50 mil com você, por exemplo.

Isso mostra que o empreendedor sabe que o seu negócio é mais organizada, traz mais resultados e, assim, a parceria poderá ser intensificada.

O que achou do conteúdo de hoje com estas valiosas dicas de marketing para construtoras e imobiliárias focadas em lançamentos? Se você gostou, irá curtir também esse Guia para Lançamentos Imobiliários:

Continue lendo

mais acessados do Blog

pt_BRPortuguese