Como aumentar as vendas com integração entre marketing e vendas

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

A integração entre marketing e vendas é uma estratégia importante para aumentar os resultados da sua construtora. Trata-se da forma mais eficiente de garantir que o gestor tenha controle sobre toda a jornada do lead – desde o início até o fim da venda.

Imagine uma construtora que possui ótimas campanhas de marketing, mas não planeja a integração com o time de vendas. Sem essa integração, a equipe comercial pode não dar a atenção necessária ou esquecer de contatar um lead. Assim, várias oportunidades reais de venda são desperdiçadas – comprometendo o retorno do investimento em marketing.

Além disso, não é incomum que gestores tenham problemas com a rastreabilidade de vendas. Ou seja, eles possuem dificuldade em identificar a origem de um cliente e, por isso, não sabem dizer qual estratégia está trazendo mais resultados para a construtora.

Com a integração entre marketing e vendas, torna-se possível ter mais controle sobre o desempenho da equipe comercial. Você vai entender neste artigo como a união dessas ações pode ajudá-lo a aumentar as vendas da sua construtora.

Integração entre marketing e vendas: o caminho para o sucesso

Você quer aumentar os resultados de vendas na construtora, mas não sabe quais ações deve colocar em prática? Integrar marketing e vendas pode ser o primeiro passo para construir um caminho de sucesso.

Geralmente, um CRM que faça integração com plataformas de marketing é a ferramenta ideal para auxiliar ao longo deste processo. Assim, os leads gerados em plataforma de marketing são automaticamente enviados para um CRM, onde os corretores ou SDRs podem oferecer um atendimento ágil e eficiente.

Confira a seguir os três principais pontos que destacam os benefícios de promover a integração entre marketing e vendas:

1. Agilidade no atendimento aos leads

O comportamento do consumidor mudou. Agora ele não quer ficar mais esperando pelo atendimento. Ele quer um contato rápido, para tirar todas as suas dúvidas. Além disso, é importante apontar que ele não preenche o formulário apenas da sua construtora, mas de várias outras. Assim, quem entra em contato primeiro sai na frente.

Os potenciais clientes podem chegar até a sua construtora de diversas maneiras. E cada um deles percorre um caminho diferente até sua decisão de compra. Alguns deles vão fechar um negócio em uma semana, enquanto outros precisam de alguns meses. E garantir que profissionais de marketing e venda estejam sempre disponíveis para atendê-los aumenta as chances de sucesso.

A agilidade é um ponto-chave nesse processo. No momento em que um usuário entra em contato com um corretor, ele precisa ter todas as informações disponíveis em mãos – incluindo todos os dados que já foram coletados nas ações de marketing. Isso aumenta sua assertividade na abordagem, suprindo as necessidades identificadas.

2. Qualificação dos leads gerados

Uma pessoa que chega até a sua construtora pode não estar preparada para realizar uma compra. E é justamente um dos objetivos da equipe de pré-atendimento fazer a qualificação dos contatos antes de passá-los para corretores.

Uma qualificação eficiente entrega oportunidades reais para corretores, pois ao lidar com leads qualificados, a equipe pode focar naquelas pessoas que realmente possuem interesse em fechar negócio.

A integração entre marketing e vendas torna esse processo ainda mais intuitivo. Ao usar uma plataforma de marketing, é possível ter acesso a recursos de pontuação e classificação de leads que qualificam automaticamente os leads. As informações são sincronizadas e permitem que os SDRs tenham acesso aos leads que estão preparados para receber o primeiro contato.

Por isso, o gestor precisa alinhar com a equipe de pré-atendimento o que é um lead qualificado. Ou seja, qual o perfil de lead que eles devem levar para a próxima etapa.

3. Follow up dos prospects

Entrar em contato com clientes no momento correto faz toda a diferença para aumentar as vendas, não é? A integração entre marketing e vendas também estimula a  ter um relacionamento constante com os leads e não esquecer de entrar em contato em dias específicos.

Por exemplo, em um CRM é possível cadastrar tarefas futuras. Se um corretor liga para um lead, que está viajando, ele pode programar um lembrete para ligar novamente em 5 dias para o contato, para saber se o lead já está de volta.

Você, como gestor, deve garantir que os SDRs e corretores sempre estejam antenados para fazer o follow up. Afinal, é preciso manter contato constante com uma futura oportunidade.

Como promover a integração entre marketing e vendas?

Mas, afinal, como você pode promover a integração entre marketing e vendas? Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a colocar isso em prática na sua construtora:

– Elabore uma estratégia integrada: crie um planejamento para integrar os dois setores com processos bem estruturados para que todos saibam como agir. Com a integração entre um CRM e uma plataforma de marketing é possível tornar esse processo ainda mais eficiente – garantindo que os clientes captados em campanhas caiam diretamente no CRM.

– Defina processos e papéis bem estabelecidos:  além de deixar o processo comercial claro para toda a equipe, o gestor precisa ter um relacionamento próximo com a equipe de marketing. Com a rastreabilidade de vendas, ele consegue identificar as origens dos clientes e informar quais são as campanhas e canais que estão dando mais resultado.

– Compreenda a jornada do cliente: é fundamental entender a jornada do cliente, no sentido de mapear as etapas pelas quais ele passa em seu processo comercial. O gestor precisa sentir que os leads estão avançando em seu funil de vendas – dominando todos os estágios do processo até o fechamento do negócio.

– Utilize um CRM: a integração entre marketing e vendas se torna ainda mais eficiente com o uso de uma plataforma digital que centralize todas as informações sobre os potenciais clientes. Com o uso de um CRM que se adapte completamente ao seu sistema de vendas, todos os profissionais conseguem ter acesso às informações atualizadas em tempo real.

Você gostou das dicas para aumentar as vendas com a integração entre marketing e vendas? A sua construtora já explora essa estratégia? Deixe o seu comentário.

Equipe Facilita
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Veja mais posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

app Facilita Blog © 2019. Todos os direitos reservados.