Leia isto se você quer aumentar a produtividade da sua equipe comercial

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

O mercado imobiliário está crescendo rápido e as construtoras que desejam aproveitar o clima de otimismo do setor precisam estar preparadas para vender mais. Aumentar a produtividade da equipe comercial é uma ótima forma de aproveitar as oportunidades que surgirão.

A rotina de um corretor de imóveis é muito dinâmica. E-mails, telefonemas, reuniões, visitas a imóveis, respostas aos clientes… Tudo isso vai acontecendo em um ritmo acelerado, podendo ser difícil encontrar tempo para todas as atividades.

No entanto, com um bom time e processos bem estruturados, a produtividade da sua equipe tende a ser maior. As atividades necessárias são executadas de forma ordenada no dia a dia e o tempo da equipe pode ser usado de forma mais estratégica – para focar no que realmente importa.

Mas como aumentar a produtividade da sua equipe comercial? Neste texto você vai ver dicas para otimizar a atuação do seu time  de vendas para conquistar mais resultados!

Por que a produtividade é tão importante?

Ter uma equipe comercial mais produtiva pode contribuir com o sucesso de uma construtora, incorporadora ou imobiliária em vários aspectos. Confira os principais:

– Redução de custos: aumentar a produtividade significa fazer mais com menos. Como consequência, torna-se possível reduzir custos desnecessários para alcançar objetivos;

– Aumento da taxa de conversão: quando a equipe comercial sabe em quais prospects devem concentrar seus esforços, eles podem agir no momento certo para fechar os negócios. Assim, é possível aumentar a taxa de conversão em vendas.

– Equipe motivada: é normal se sentir empolgado no trabalho quando você sente mais produtivo, não é? Conforme os resultados forem aparecendo, a tendência é que a equipe fique mais motivada.

5 dicas para aumentar a produtividade da equipe comercial

Aumentar a produtividade da sua equipe comercial não precisa ser um grande desafio para a sua construtora. Com as dicas que veremos a seguir, você pode elaborar um planejamento para que os resultados de vendas cresçam com naturalidade:

1. Entenda o seu perfil de cliente ideal

Qual é o perfil do seu melhor cliente?

Em vendas, você precisa conhecer os principais fatores que geram receita para o seu negócio. Por isso, focar em perfis de clientes que criam mais valor é a maneira crucial de aumentar a produtividade das vendas.

Se você souber as características dos seus melhores clientes fica mais fácil saber onde você deve gastar a maior parte do seu tempo. Isso também permite que você instrua os corretores a serem mais assertivos em suas abordagens.

2. Invista na nutrição de leads

A nutrição de leads pode ser uma grande aliada para aumentar a produtividade de sua equipe. Trata-se do processo de educar os leads antes da abordagem comercial. Dessa forma, o lead só será abordado quando estiver pronto para a tomada de decisão.

Se sua construtora investe na geração de leads, mas não possui um processo de nutrição, pode ser que você esteja perdendo tempo com leads desengajados, que ainda não estão prontos para se tornar clientes.

Assim, é crucial que a equipe de marketing tenha critérios bem definidos para qualificar um lead. Em outras palavras: com que tipo de prospect sua equipe de vendas deve gastar tempo conversando?

3. Saiba como mensurar os resultados

Como você poderia controlar a produtividade da equipe comercial sem mensurar os resultados de vendas? É importante definir e acompanhar as principais métricas para analisar a evolução dos resultados ao longo dos meses.

Encontrar pontos de melhoria em seu processo comercial é uma forma inteligente de melhorar sua taxa de conversão e produzir melhores resultados.

Muitas pessoas pensam que trabalhar mais sempre resulta em mais vendas. Porém, a verdade é que trabalhar em muitas coisas ao mesmo tempo, sem controlar os resultados gera um trabalho duro e, geralmente, sem bons resultados. O ideal é utilizar as métricas como base para guiar os esforços do seu time.

4. Trabalhe a motivação da equipe comercial

Por melhores que sejam seus métodos de gestão e ferramentas, muitas vezes o desempenho da equipe comercial é afetado pela falta de motivação. Você precisa fazê-los se sentir bem consigo mesmos e valiosos para sua construtora. Dessa forma, os profissionais se tornam mais engajados e produtivos.

É verdade que o dinheiro é um grande motivador, mas você nem sempre precisa oferecer uma boa recompensa financeira para que eles se esforcem e tragam resultados.

Existem várias outras maneiras de mostrar sua gratidão à equipe de vendas e deixá-los motivados, o que inclui desde um elogio sincero até uma confraternização para comemorar os resultados trimestrais.

5. Explore o poder da tecnologia

Seria impossível falar sobre aumentar a produtividade da equipe comercial sem citar a tecnologia. Afinal, existem cada vez mais soluções digitais capazes de automatizar processos e facilitar a execução das atividades de vendas no setor imobiliário.

Atualmente, existem diversas ferramentas que facilitam a comunicação da equipe, agendas digitais, automação de marketing, CRM para facilitar o relacionamento com o cliente, lembretes de agendas futuras, entre muitas outras.

Lembre-se que a tecnologia pode ser uma grande aliada da sua equipe de vendas!

Processo, gestão e tecnologia: os pilares para a produtividade

A produtividade da sua equipe comercial pode ser entendida com base em três pilares: processo, gestão e tecnologia. Ao combinar esses três elementos, as chances de ser bem-sucedido no gerenciamento dos times de venda são maiores.

Veja como funciona na prática:

  1. Processo: trata-se do planejamento das ações executadas pela equipe comercial – ligando a estratégia à execução.

  2. Gestão: é todo o processo de gerenciamento das ações que estão acontecendo – com um acompanhamento das métricas relevantes.

  3. Tecnologia: aplicação das ferramentas digitais para viabilizar as operações da equipe comercial – simplificando processos para aumentar a produtividade.

Gostou das dicas para aumentar a produtividade da sua equipe comercial? Saiba também como melhorar o desempenho de sua equipe de vendas imobiliária.

Equipe Facilita

A equipe Facilita tem a missão de te ajudar a melhorar processos e se manter atualizado sobre as mudanças do mercado imobiliário. Queremos te ajudar a descomplicar seu processo de vendas com conteúdo transformador.
Equipe Facilita
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Veja mais posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

app Facilita Blog © 2019. Todos os direitos reservados.