Panorama do mercado imobiliário no Brasil para 2020

Saiba o que você deve esperar do panorama do mercado imobiliário no Brasil e prepare o seu negócio para 2020.
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Um novo ano começou e, para planejar as operações da sua construtora ou imobiliária, é importante acompanhar o panorama do mercado imobiliário para 2020. Afinal, analisar o contexto do mercado e identificar as tendências para explorar melhores oportunidades é fundamental neste ano.

O contexto é de bastante otimismo para o mercado imobiliário este ano, pois foram vários os sinais  de recuperação em 2019. A expectativa é que a construção civil tenha encerrado o ano com um crescimento de 2% – o que representa o dobro do crescimento da economia, que gira em torno de 1%.

Além disso, o mercado imobiliário cresceu acima do PIB (Produto Interno Bruto) em 2019. E a expectativa dos especialistas é que esse crescimento alcance os 3% – destacando o setor como um dos motores de crescimento da economia em 2020.

Por fim, esse cenário positivo também afetou o mercado de trabalho. Segundo dados da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), a construção civil foi responsável pela criação de cerca de 117 mil novos postos de trabalho – correspondendo a 13% de todas as vagas geradas em 2019.

Mas o que você deve esperar do panorama do mercado imobiliário para 2020 no Brasil? Descubra ao longo deste artigo!

Panorama do mercado imobiliário brasileiro para 2020

Para fazer uma análise precisa do panorama do mercado imobiliário para 2020 é preciso passar por diversos dados e fatores que impactam – direta ou indiretamente – nas operações envolvendo imóveis. E é exatamente esses pontos-chave que veremos a seguir:

Aumento do Índice de Confiança da Construção (ICST)

O ICST é um índice calculado pelo IBRE-FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas) que mede a confiança do empresariado do ramo da construção civil. E, ao longo de 2019, o ICST aumentou constantemente – indicando o crescimento do setor.

Os dados indicam um movimento de grande expectativa em relação ao lançamento de novos empreendimentos. De forma geral, é possível entender o aumento desse índice como uma melhoria constante do nível de confiança do mercado.

Redução nos juros e aumento do crédito imobiliário

Outro aspecto importante que deve ser levado em consideração para fazer um panorama do mercado imobiliário para 2020 é a queda da taxa Selic (taxa básica de juros) no menor patamar histórico. Com uma taxa que chegou a 4,5%, o custo do crédito imobiliário se tornou mais acessível para o consumidor.

Ou seja, a queda da taxa Selic pode levar milhares de brasileiros a procurar crédito imobiliário para adquirir um imóvel – o que é ótimo para todas as empresas que atuam no setor.

Segundo estudo feito pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), a cada ponto percentual de redução nos juros imobiliários, pelo menos 2,8 milhões de famílias passariam a ter condições de contratar esse tipo de crédito.

Além disso, a Caixa também divulgou a redução das taxas de juros imobiliários em outubro de 2019. Trata-se e uma decisão que acompanha essa queda da taxa Selic que acabamos de ressaltar.

Na prática, a taxa máxima da Caixa caiu de 9,5% para 8,5% ao ano. Já a taxa mínima passou de 7,5% para 6,75% ao ano. E, assim como já aconteceu com a Caixa, há uma tendência de que outros programas de financiamento de imóveis apresentem medidas de redução nos juros.

Crescimento do PIB do Brasil

Segundo o IBGE, o PIB da Construção Civil apresentou um aumento de 2% em 2019. E foi o primeiro ano que o PIB cresceu desde 2014, servindo como um demonstrativo de que o setor imobiliário e da construção estão se recuperando de um ciclo ruim.

Além disso, segundo dados do Bradesco/IBGE, a projeção para 2020 é de um crescimento de 3,6% no PIB da Construção Civil. Ou seja, estamos falando sobre um cenário ainda mais positivo para empresas e profissionais que trabalham no setor.

Uso da tecnologia no mercado imobiliário

Seria impossível falarmos sobre o panorama do mercado imobiliário no Brasil para 2020 sem citar a tecnologia. As inovações tecnológicas já começaram a marcar presença dentro das empresas do ramo imobiliário. Mas a tendência é que as soluções digitais sejam cada vez mais importantes.

E essa aplicação da tecnologia pode ser observada tanto na construção de imóveis com instalações mais modernas quanto dentro das empresas do setor imobiliário – que precisam acompanhar as tendências de vendas, por exemplo, para manter a competitividade.

É cada vez maior o número de imóveis concebidos com o uso da internet das coisas, com instalações sofisticadas que tendem a ser muito valorizadas nos próximos anos.

Afinal, os compradores certamente buscarão imóveis modernos, que podem gerar mais conforto para a família ou um retorno maior sobre os investimentos.

Outras aplicações da tecnologia no mercado imobiliário podem incluir a apresentação de projetos, com imagens com rotação 360, por exemplo, para que os possíveis clientes tenham uma visão mais próxima da realidade.

Modernize o seu negócio para acompanhar as tendências

A tecnologia será um ponto importante do panorama do mercado imobiliário em 2020. O comportamento do consumidor mudou e para atender os clientes com mais qualidade e elevar os resultados de vendas, é fundamental saber explorar novas soluções digitais.

Hoje em dia é possível utilizar ferramentas, como o app Facilita, por exemplo, que melhoram a experiência do cliente e ajudam a simplificar as vendas.

Lembre-se que, mais do que entender o panorama do mercado imobiliário para 2020, você precisa trabalhar na modernização da sua construtora neste novo ciclo. É dessa forma que você conseguirá aproveitar todo o otimismo do setor.

Você gostou das informações sobre o panorama do mercado imobiliário no Brasil para 2020? Descubra como você pode revolucionar a venda de empreendimentos imobiliários.

Equipe Facilita
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Veja mais posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

app Facilita Blog © 2019. Todos os direitos reservados.