O marketing boca a boca pode aumentar as vendas da sua construtora

Descubra como o marketing boca a boca pode contribuir com o aumento das vendas da sua construtora de forma eficiente.
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

O marketing boca a boca é uma das formas mais valiosas de divulgação para empresas. Trata-se da indicação feita pelos seus clientes para outras pessoas – contribuindo para construir uma boa imagem da sua construtora no mercado e criando novas oportunidades de vendas.

Você consegue pensar na última vez que se encantou com o atendimento de uma empresa e teve que contar a seus amigos? Você se lembra de ter uma experiência tão boa que sentiu a vontade de compartilhar isso em suas redes sociais? Esses são bons exemplos de marketing boca a boca. E a marca da sua construtora também pode conquistar esse nível de admiração do público.

Quer entender como o marketing boca a boca pode aumentar as vendas da sua construtora? Então leia este artigo.

Como marketing boca a boca ajuda a fechar vendas?

O marketing boca a boca é uma ação realizada pelos clientes como resultado das ações de uma empresa, que acaba motivando as pessoas a falar sobre seus produtos, serviços ou marca espontaneamente. É uma maneira orgânica de receber indicações de forma natural.

Ou seja, é uma forma gratuita de divulgação para a sua construtora. Tudo depende da experiência dos clientes com ela.

Portanto, a chave do marketing boca a boca está na satisfação do cliente. Se ele recebe um atendimento impecável e fica satisfeito com a compra do imóvel, certamente ele terá ótimos motivos para compartilhar essa experiência com outras pessoas.

Apesar de ser uma forma bem simples de marketing, essa estratégia pode gerar resultados incríveis. A lógica é bastante intuitiva: um anúncio até pode chamar a sua atenção, mas uma indicação tem mais credibilidade.

E na compra de imóveis, essa confiança se torna ainda mais relevante. Afinal,antes de tomar uma decisão, uma pessoa vai fazer uma boa pesquisa para se certificar que é a opção correta. Por isso, ter sua marca bem falada pelos clientes é um elemento poderoso para fechar mais vendas.

Benefícios de utilizar essa estratégia

Uma pesquisa da Nielsen mostra que 92% dos consumidores afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra propaganda. Esse é o principal benefício do marketing boca a boca: a confiança.

Mas existem muitas outras vantagens da estratégia para conquistar novos clientes. Confira as principais:

Marketing gratuito

Você ainda precisará se esforçar para conquistar clientes e construir um relacionamento forte o suficiente. No entanto, o marketing boca a boca não tem um custo para a sua construtora. As pessoas vão comentar, vão postar nas redes sociais, vão compartilhar as informações nas comunidades sem você pedir. Ou seja, na maioria das vezes, trata-se de uma consequência natural de uma experiência positiva.

Mais vendas

Toda a confiança gerada na sua empresa e produto (imóvel) tem um grande peso na tomada de decisão do cliente. Apesar de ser difícil de mensurar quantos negócios são fechados por conta das indicações feitas pelo público, certamente existe um impacto muito relevante à longo prazo.

Crescimento em ritmo acelerado

A medida que sua marca cresce, você pode perceber que mais pessoas começam a indicar nas rodas de conversa, a marcar amigos em suas redes sociais, encaminhar e-mails para contatos e muito mais. Em combinação com as estratégias de marketing digital, sua marca obtém um crescimento a uma taxa ainda mais rápida.

Acesso a um público qualificado

Você sabia que, segundo dados da Nielsen, 56% de todos os consumidores do mundo aprendem sobre novos produtos através de recomendações de familiares e amigos?

Isso significa que as pessoas pedem conselhos a família ou amigos quando buscam um imóvel ou precisam tomar uma decisão. Se um cliente conhece sua construtora e teve uma boa experiência com ela, é muito provável que ele faça a indicação.

Na maioria dos casos, uma pessoa fará indicações para outras que outras que possuem um potencial interesse nos imóveis que você está oferecendo. Ou seja, esse é um grande atalho para ter acesso a leads qualificados e prontos para receberem uma abordagem dos corretores.

Como conseguir indicações?

Já vimos que o marketing boca a boca costuma acontecer de forma natural, conforme as experiências positivas dos seus clientes. Porém, é possível estimular indicações e promover relatos de pessoas satisfeitas para maximizar os resultados conquistados.

Veja algumas ideias de como conseguir indicações para usar essa estratégia:

Clientes satisfeitos

Os clientes satisfeitos são o principal meio de explorar o marketing boca a boca. O objetivo da construtora deve ser promover experiências incríveis, para que todos os consumidores saiam falando bem da sua marca.

Além de conduzir os clientes por toda a sua jornada de compra, também é importante investir na sua fidelização – com uma estratégia de pós-venda assertiva. Assim, você garante que mesmo os clientes antigos continuem lembrando das boas experiências relacionadas ao seu negócio.

Marketing de conteúdo

Você também pode produzir conteúdo como uma estratégia de oferecer informações importantes para seu público. Essa é uma das melhores formas de manter a lembrança da sua marca. Isso pode incluir ações voltadas para usuários em todas as etapas do funil de vendas – mas com destaque para o pós-venda, pois é geralmente neste momento que surge o marketing boca a boca.

Quando usado corretamente, o marketing de conteúdo vai ajudá-lo não apenas a gerar mais oportunidades de vendas, mas também a estimular a estratégia. Com a produção recorrente de conteúdos de valor, as pessoas que acompanham de perto as ações da sua construtora sentirão a necessidade de repassar essas informações para seus amigos.

Programa de indicações

Por fim, você pode implementar um programa de indicações na sua construtora. O intuito dessa ação é estimular clientes que já passaram pela sua empresa a indicarem outras pessoas que podem ter interesse nos seus imóveis.

Para isso, você pode se basear nas seguintes etapas:

  1. Pedir indicações – seja em conversas informais, com o envio de e-mails para clientes antigos ou criando um código de referência para rastrear as indicações;
  2. Facilitar as indicações para que os clientes não enfrentem barreiras no momento de informar os dados das pessoas indicadas;
  3. Recompensar os clientes que indicarem amigos. Afinal, todos precisam sair ganhando;
  4. Ser transparente com os clientes em relação às negociações com as pessoas que ele indicou.

O marketing boca a boca é essencial para sua incorporadora atingir bons resultados. Mas lembre-se que para conseguir essa conexão com o cliente é preciso oferecer um atendimento rápido, de qualidade e sem burocracias.

Sua equipe está pronta? A sua construtora já investe nessa estratégia? Deixe o seu comentário.

Equipe Facilita
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Veja mais posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

app Facilita Blog © 2019. Todos os direitos reservados.