Experiência do cliente: saiba como encantá-lo durante a venda

Descubra agora como você pode se preparar para motivar sua equipe de corretores a vender mais no mercado imobiliário.
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Investir na experiência do cliente pode se tornar facilmente o grande diferencial competitivo para sua construtora. Quando os corretores aumentam a satisfação dos consumidores, são maiores as chances de fechar negócios e fidelizar clientes.

O sucesso nas vendas de imóveis não está relacionado somente a empreendimentos. Na verdade, o atendimento ao cliente também influencia na sua decisão – desde o primeiro contato até a assinatura do contrato. E você certamente deseja garantir que todo esse processo seja impecável para o consumidor.

Quando um potencial cliente está procurando por imóveis, ele costuma fazer uma pesquisa abrangente no mercado. Neste momento, você precisa encontrar formas de conquistá-lo em meio aos concorrentes. Criar as condições para que corretores forneçam uma boa experiência ao cliente é a melhor forma de colocar isso em prática.

Mas como garantir uma boa experiência do cliente em sua construtora? Neste artigo veremos 7 dicas que vão ajudá-lo nessa missão!

7 dicas para otimizar a experiência do cliente na sua construtora

Cada pequena interação de um cliente com a sua construtora influencia (positivamente ou negativamente) na experiência do cliente. Isso inclui interações com o site, conteúdo consumido, atendimento recebido, processo de vendas e até o fechamento do negócio.

Sabendo disso, vamos apontar dicas para otimizar a experiência do cliente durante toda a jornada de compra:

1. Garanta satisfação desde o primeiro contato

Uma boa experiência pode começar a ser construída antes mesmo que os corretores tenham contato com o usuário. Quando ele entra no site da sua construtora ou entra em contato pelos seus perfis nas mídias sociais, por exemplo, é fundamental que ele encontre o que está buscando.

Se bem explorados, os canais digitais podem ajudar muito na etapa de pré-atendimento. É possível iniciar a construção de um bom relacionamento com o cliente – coletando dados que serão utilizados pelos corretores ao longo do atendimento.

2. Estabeleça um processo de pré-atendimento

Um processo de pré-atendimento bem estruturado pode ser seu grande aliado para entregar uma boa experiência do cliente.

Na prática, a equipe de pré-atendimento fica responsável por receber os leads enviados pelo marketing, entrar em contato, verificar suas necessidades, qualificar o lead e, por fim, repassá-lo para corretores para a realização da venda.

Ou seja, trata-se de uma preparação para que os corretores sejam mais assertivos em suas abordagens. Com base nos dados coletados, eles podem oferecer uma experiência mais completa – levando em conta os interesses e necessidades identificados.

3. Foque nas necessidades de cada cliente

É fato que todos os leads estão em busca de um imóvel, mas ainda assim é preciso oferecer um empreendimento que esteja alinhado as suas necessidades: tipo de imóvel, número de quartos, bairro, metragem, valor, entre outros pontos de interesse.

Se os seus corretores simplesmente oferecerem imóveis aleatoriamente, é muito provável que o cliente canse no meio do processo e procure por outra corretora. O ideal é ser certeiro – encontrando aqueles imóveis que realmente supram as necessidades do consumidor. É isso que promove uma experiência do cliente memorável.

4. Preze pela clareza e transparência

É fundamental que os corretores sejam completamente honestos sobre todas as colocações feitas ao longo do processo.

Um imóvel pode parecer perfeito para determinado cliente, mas se está localizado em um bairro com bastante barulho nos finais de semana, pode não servir para ele.

Por isso, é importante deixar claro desde o início as características do bairro ou da vizinhança. Caso contrário, o efeito pode ser o contrário do esperado – causando uma grande insatisfação ou até mesmo um distrato quando ele descobrir a informação omitida.

5. Facilite o momento da compra

A oficialização da compra de um imóvel pode ser bastante complexa e burocrática para clientes. Por isso, é importante que os corretores busquem facilitar ao máximo esse processo.

Depois que o cliente encontra um imóvel que atende às suas necessidades, chega o momento de formalizar a proposta. Neste ponto, os corretores devem fazer de tudo para simplificar o processo de aprovação de propostas e assinatura de contrato.

Afinal, como é uma compra importante na vida do cliente, ele não quer ficar esperando muito tempo para fechar a venda.

6. Ofereça um pós-venda de qualidade

Engana-se quem pensa que a experiência do cliente acaba no momento da venda. Os corretores devem continuar nutrindo uma boa relação com o cliente mesmo depois da assinatura do contrato. Um pós-venda de qualidade pode elevar a satisfação e render boas indicações, além de evitar complicações – como distratos.

7. Utilize a tecnologia ao longo de todo o processo

Os hábitos dos consumidores estão mudando ao longo dos últimos anos. Com a popularização da tecnologia, o mundo se tornou mais acelerado e isso reflete nas expectativas dos clientes de uma construtora.

Quanto mais rápido e eficiente for seu atendimento, melhor será a experiência do cliente. Por isso, utilize tecnologia como uma aliada ao longo de todo o processo de atendimento e venda.

Existem soluções digitais para construtoras que permitem a automação de rotinas e simplificam processos que refletem diretamente no atendimento. É possível agilizar o processo de compra, com o envio de documentação e aprovação de propostas de modo 100% digital.

Os corretores, por exemplo, podem carregar em seu smartphone tudo o que precisam para um bom atendimento: materiais de publicidade, espelho de vendas para consulta de disponibilidade, além de poder simular e enviar propostas, de forma totalmente digital.

Você gostou das dicas para uma experiência do cliente satisfatória? Já está pronto para colocar essas dicas em prática? Então confira este manual da gestão de atendimento no mercado imobiliário!

Equipe Facilita
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Veja mais posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

app Facilita Blog © 2019. Todos os direitos reservados.