Conecte-se conosco

Mercado Imobiliário

Crise do Coronavírus: como gestores e corretores estão agindo?

Publicado a

I

O novo coronavírus se espalhou rapidamente e, recentemente, chegou ao Brasil.  A covid-19 possui fácil transmissão e é por isso que estamos tomando medidas para prevenir um surto da doença: se certificando que o sistema de saúde consiga atender pacientes com sintomas mais graves ou a população de risco.

Assim, uma série de eventos do mercado imobiliário foram adiados e as equipes comerciais estão sendo orientadas a trabalhar de casa.

O objetivo do artigo não é falar sobre o coronavírus. Caso queira saber mais sobre a transmissão, sintomas e sua gravidade, indicamos a página oficial do Ministério da Saúde sobre o tema.

Mas como isso vai impactar os resultados da sua construtora? Quais as alternativas para minimizar os prejuízos? Afinal, não podemos esperar a crise passar para nos preparar para vender. Neste artigo, vamos mostrar como sua equipe pode atuar em meio à crise do coronavírus. Vem com a gente!

Marcus Araújo e a série Covid-19 no Imobiliário

Nosso parceiro, Marcus Araújo, criou um série de vídeos falando sobre como o mercado imobiliário está reagindo à crise do coronavírus. O que incorporadores e corretores estão fazendo para minimizar os prejuízos? Clique nas imagens para conferir!

Coronavírus prejudica construtoras com processos manuais

Sabemos que o toque físico, o compartilhamento de objetos e a aglomeração de pessoas em lugares fechados são as formas mais fáceis de contaminação. Por isso, um processo de vendas manual é preocupante em meio a essa crise do coronavírus.

Imagine uma imobiliária que possui um processo completamente analógico: utiliza papel, os corretores precisam ficar se deslocando de um lugar a outro e as conversas precisam ser presenciais. As chances de contaminação são altas, certo?

Seja pelo papel, pela caneta, por maçanetas ou até apertos de mão, o vírus pode viver em uma superfície durante muitos dias. Então, precisamos ter atenção redobrada e seguir todas as recomendações para evitar que ele se alastre.

Mas qual seria uma solução para esses processos manuais?

É nas crises que aprendemos, que inovamos, que vamos atrás de novas soluções… O coronavírus é só mais um motivo pelo qual você entenderá que trabalhar com processos manuais não faz sentido no momento em que estamos vivendo.

Não há dúvidas: todos ainda estão se adaptando a essa crise, mas construtoras que contam com tecnologia possuem mais facilidade para estruturar os processos de trabalho remoto. Confira como nossos clientes estão utilizando o Facilita neste período!

Como clientes Facilita estão agindo em meio a crise

Pense em um novo cenário: gestores recebendo propostas digitalmente para aprovação; corretores reagendando visitas e registrando tudo em um sistema único; correspondentes bancários fazendo devolutivas sobre análise de crédito virtualmente para as construtoras.

Completamente diferente do cenário anterior, certo? A chance de transmissão entre esses profissionais é mínima.

Com a tecnologia, mesmo que seja desafiador controlar a equipe remotamente, nossos clientes possuem facilidade em adaptar seus processos. Afinal, construtoras com processos manuais precisarão parar nos próximos dias.

Denis Augusto, Coordenador Comercial da EuroAmérica Incorporações, conta que está incentivando sua equipe comercial a conhecer e explorar toda a capacidade do CRM.

Ele sabe que, muito além de oferecer informações de produtos, o CRM ajuda no registro de atendimento ao cliente e na criação de tarefas futuras para follow ups. Ótima possibilidade de evoluir negociações e melhorar ações de marketing. Confira seu depoimento.

Você precisa parar de gerar leads?

A maior dúvida dos gestores comerciais é “Devo parar de gerar leads neste período?”. A resposta é “Não”! Embora as pessoas não estejam saindo de casa e esteja preocupadas com o coronavírus, elas continuam querendo comprar imóveis.

Essa pode ser uma oportunidade de se conectar melhor com os prospects, independente de visitas presenciais. Para isso, você pode usar ligações, whatsApp e reuniões em videoconferência para munir ao máximo seus clientes com informação sobre os empreendimentos.

Manual para corretores em tempos de coronavírus

Nos dias de trabalho remoto, as campanhas de marketing continuam e os profissionais de pré-atendimento e corretores podem focar 100% em oferecer um atendimento de excelência para os clientes. Confira as ações indicadas no trabalho remoto!

Qualificação de leads e apresentação de empreendimentos

Caiu um lead? Essa é a parte mais tranquila de se fazer remotamente. A equipe de pré-atendimento ou corretores que fazem esse primeiro contato não se prejudicam com o trabalho remoto.

Talvez não seja possível marcar uma visita presencial no momento, mas em plataformas como o Zoom, por exemplo, é possível passar todas as informações do empreendimento (imagens, plantas, detalhes da vizinhança) para o cliente.

Em uma reunião, os corretores podem compartilhar a tela do Facilita, para passar por todos os pontos importantes, como quantidade de quartos, metragem, fase da obra, faixa de preço, além das imagens da planta e do decorado.

Os corretores podem ainda simular propostas de forma remota com cliente, dando início a negociação e enviar documentos dos clientes para a análise de crédito dos correspondentes bancários. Vender um imóvel de forma remota é mais fácil do que parece.

Aproveite para fazer os follow ups

Tem algum cliente que resolveu dar uma pensadinha? Você ligou algumas vezes e ele não atendeu? Essa é a hora de dar andamento para evoluí-lo no funil. Se você tem muitos leads esperando para tomar uma decisão, essa é a oportunidade de estudar as objeções e oferecer uma solução! Coloque seus follow ups em dia!

Retome o contato com oportunidades futuras

Sabe aquele lead que pediu para ligar depois de seis ou oito meses? Este é o momento ideal para saber como estão suas condições de compra atuais. Na correria do dia a dia, é fácil esquecer de dar retorno para eles. Existem muitas oportunidades para aproveitar!

Última atualização do manual: 22/04

Manual para gestores em tempos de coronavírus

E o gestor? O que pode fazer no trabalho remoto, além do apoio que já fornece a sua equipe comercial? Confira as principais atividades:

Aprovação de reservas e propostas

A aprovação de reservas e propostas no Facilita funciona de forma 100% digital. Por isso, esse é um ótimo momento para confirmar se existem reservas pendentes, se todos os campos das propostas foram devidamente preenchidos e dar o feedback para a equipe pelo próprio Facilita. Essa é uma tarefa que pode ser feita tranquilamente em sua casa.

Analisar o funil de vendas e as taxas de conversão

Você pode aproveitar esse momento, longe de toda a correria do dia a dia, para verificar as taxas de conversão do seu funil de vendas. Analise os números de acordo com o produto ou de acordo com a equipe responsável.

Assim, fica fácil verificar o desempenho das equipes comerciais. Tente entender como os leads estão avançando pelo funil ao longo dos meses e se alguma equipe está precisando de um apoio mais firme.

Confira os materiais de venda dos empreendimentos

Os materiais de venda dos empreendimentos são o principal ativo para corretores iniciarem uma venda. Por isso, revise todos os materiais de publicidade, principalmente as imagens dos empreendimentos, vídeos e tour 360, para ajudá-los a engajar os leads. Os materiais estão atualizados?

Uma informação pode fazer total diferença no atendimento ao cliente. Certifique-se de que toda a sua equipe conheça bem o empreendimento que está vendendo e possa tirar as dúvidas dos seus clientes.

Dê apoio a toda a sua equipe comercial

Sua equipe tem dificuldade para simular fluxos de pagamento? Eles estão precisando desenvolver sua habilidade de negociação? Esse é o momento para trabalhar os pontos fracos da equipe por de meio de ligações ou videoconferência. Afinal, o espírito é se movimentar ao máximo para voltarmos a rotina com tudo!

O que achou das dicas? Está mais confiante em seus resultados agora? Dá sim para diminuir os impactos causados pelo coronavírus. E se você tem o apoio da tecnologia, vai passar por esse período de forma mais preparada e com menos prejuízo possível.

Agora se você não possui tecnologia no seu processo de vendas, está passando da hora de investir, melhorar seu atendimento, agilizar suas vendas e simplificar a experiência do cliente.

Clique no banner abaixo para baixar o manual prático para gestores em tempos de Covid-19! O manual será atualizado constamente!

Última atualização do manual: 22/04

Curadoria de conteúdo: coronavírus no imobiliário

Estamos preocupados em trazer informações confiáveis sobre os impactos do covid-19 no mercado imobiliário. Por isso, esta é uma sessão reservada para indicação de notícias, reportagens e informações de outros canais ou veículos de comunicação.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção está fazendo uma cobertura especial das informações sobre o coronavírus. Para acessar informações de como a construção civil está enfrentando a pandemia, clique aqui.

Já a Abrainc produziu uma cartilha com medidas anunciadas pelo governo para incorporadoras avançarem durante a crise do covid-19. No conteúdo você pode conferir medidas econômicas, trabalhistas e atualizações sobre a Medida Provisória 931/2020. Confira aqui!

A Folha de S. Paulo divulgou uma matéria apontando que, embora o setor imobiliário esteja  adiando novos lançamentos, a perspectiva é otimista. Os plantões de vendas virtuais têm crescido e  é esperado que consumidores entendam a compra de um imóvel como um investimento seguro.

Segundo uma notícia do portal Publicidade Imobiliária, corretores de imóveis receberão o benefício criado pelo Projeto de Lei 1066/20, que permite o repasse de três parcelas de 600 reais aos brasileiros mais necessitados. Leia aqui!

Uma pesquisa especial da Secovi-SP aponta os impactos do coronavírus no mercado imobiliário. Em duas lives, eles já divulgaram os impactos da covid-19 imobiliárias e negócios focados em loteamentos. Assista e fique por dentro das novidades.

Compartilhe o artigo com a sua equipe comercial e não deixe de salvar o link deste conteúdo. A ideia é atualizar ele diariamente. Vamos juntos nesta luta contra o coronavírus!

A equipe Facilita tem a missão de te ajudar a melhorar processos e se manter atualizado sobre as mudanças do mercado imobiliário. Queremos te ajudar a facilitar seu processo de vendas com conteúdo transformador.

Continue lendo
3 Comments

Comentários

  1. Marcio

    3 de maio de 2020 at 03:49

    Muito bom seu artigo e obrigado pelas dicas

  2. o poder do chá de sumiço pdf Emanuel Hallef

    24 de dezembro de 2020 at 18:30

    Parabéns pelo blog. Irei acompanhar. 14525618

  3. resumos de novela

    11 de janeiro de 2021 at 23:16

    Artigo interessante, irei até retornar ao seu site com mais
    frequência, para mais artigos como estes. Obrigado. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão

Como organizar a gestão e aumentar a produtividade: um guia para gestores

Soluções inteligentes para superar a desorganização e ganhar eficiência operacional e estratégica.

Publicado a

I

Gerenciar uma construtora ou incorporadora pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente quando se trata de lidar com a desorganização, a falta de tempo e a ansiedade relacionada às operações diárias. Para muitos gestores, a sensação de estar constantemente perdido pode ser esmagadora, afetando não apenas sua produtividade, mas também o desempenho geral da empresa.

Neste artigo, vamos explorar estratégias eficazes para organizar a gestão, começando por identificar as áreas prioritárias, entender por onde começar e apresentar ferramentas que podem ajudar os gestores a superar os desafios comuns enfrentados no dia a dia. Vamos mergulhar fundo nas dores relatadas pelos gestores e oferecer soluções práticas para colocar as coisas no lugar e aumentar a produtividade. Vamos lá!

Como organizar a gestão: por onde começar?

Para muitos gestores, o primeiro passo para organizar a gestão é identificar as áreas que mais contribuem para a desorganização e a falta de eficiência. Isso pode incluir 3 pontos principais:

  • Centralização de Informações: Muitas vezes, as informações críticas sobre empreendimentos, clientes e vendas estão dispersas em vários sistemas ou planilhas, dificultando o acesso e a tomada de decisões rápidas.
  • Gestão de Equipe: A falta de comunicação eficaz e de uma estrutura clara de responsabilidades pode levar a atrasos e duplicações de esforços, prejudicando a produtividade da equipe.
  • Controle de Vendas e Atendimento: A falta de visibilidade sobre o progresso das vendas, o status dos leads e o desempenho da equipe de atendimento pode resultar em perda de oportunidades e insatisfação do cliente.

Quais atividades priorizar?

Ao organizar a gestão, é importante priorizar atividades que ofereçam o maior impacto e retorno sobre o investimento de tempo e recursos. Algumas áreas que os gestores devem considerar priorizar incluem:

  • Implementação de um CRM: Uma solução de CRM (Customer Relationship Management) pode ajudar a centralizar todas as informações relacionadas aos clientes, empreendimentos e vendas, proporcionando uma visão holística do pipeline de vendas e facilitando a comunicação interna.
  • Automatização de processos: Identifique tarefas repetitivas ou manuais que consomem tempo e recursos preciosos e busque soluções de automação para simplificar esses processos. Isso pode incluir o envio automático de e-mails, a geração de relatórios automatizados e a criação de fluxos de trabalho padronizados.
  • Treinamento da equipe: Investir no desenvolvimento da equipe é fundamental para aumentar a eficiência operacional e garantir que todos estejam alinhados com os objetivos e processos da empresa. Ofereça treinamentos regulares sobre o uso de ferramentas e sistemas, bem como técnicas de vendas e atendimento ao cliente.

Quais ferramentas podem ajudar?

Existem várias ferramentas disponíveis no mercado projetadas especificamente para ajudar os gestores a organizar suas operações e aumentar a produtividade. Algumas opções populares incluem:

  • CRM Personalizado: Opte por uma solução de CRM que atenda às necessidades específicas do mercado imobiliário, oferecendo recursos como gestão de leads, automação de marketing, acompanhamento de vendas e relatórios personalizados.
  • Plataforma de Gestão de Vendas: Uma plataforma dedicada à gestão de vendas pode fornecer uma visão abrangente do pipeline de vendas, permitindo que os gestores monitorem o progresso das vendas, identifiquem áreas de melhoria e tomem decisões informadas.
  • Ferramentas de Comunicação e Colaboração: Utilize ferramentas de comunicação e colaboração, como Slack, Microsoft Teams ou Google Workspace, para facilitar a comunicação interna, compartilhar documentos e coordenar projetos entre os membros da equipe.

Organize a gestão!

Organizar a gestão pode parecer uma tarefa assustadora, mas com a abordagem certa e as ferramentas adequadas, os gestores podem superar a desorganização, aumentar a eficiência operacional e impulsionar o sucesso da empresa. Ao identificar as áreas prioritárias, priorizar atividades-chave e utilizar ferramentas inteligentes, os gestores podem transformar sua empresa em uma máquina bem oleada e produtiva.

Se você é um gestor em busca de soluções para suas dores de desorganização, falta de tempo e ansiedade operacional, não hesite em explorar as opções disponíveis e implementar mudanças positivas em sua empresa. A organização é a chave para o sucesso, comece hoje mesmo!

Continue lendo

Mercado Imobiliário

Panorama de Vendas da Incorporação e Loteamentos

Publicado a

I

Você já se perguntou quais são os segredos por trás do sucesso no mercado imobiliário? Quais estratégias e insights impulsionam as vendas de incorporações e loteamentos? Recentemente, tivemos o prazer de sediar um webinar exclusivo que ofereceu acesso privilegiado aos resultados e perspectivas mais recentes sobre esse setor em constante evolução. Junte-se a nós enquanto exploramos os principais destaques do webinar “Panorama de Vendas da Incorporação e Loteamentos”, uma iniciativa colaborativa organizada pela Facilita Vendas em conjunto com a Brain Inteligência Estratégica, CUPOLA e DNA de Vendas.

Participantes do  Webinar

Durante o webinar, os participantes tiveram a oportunidade única de ouvir e interagir com especialistas do setor, incluindo:

  • Glauco Farnezi, CEO da Facilita Vendas
  • Guilherme Werner, Sócio-Consultor da Brain Inteligência Estratégica
  • Lucia Haracemiv, CEO da DNA de Vendas
  • Kariny Martins, Sócia da CUPOLA

Esses líderes de mercado compartilharam suas perspectivas, experiências e insights sobre as tendências atuais, desafios enfrentados e oportunidades emergentes no mercado de incorporação e loteamentos.

Destaques do Webinar

Durante o webinar, os participantes tiveram acesso exclusivo aos resultados do “Panorama de Vendas da Incorporação e Loteamentos”, uma pesquisa abrangente que oferece uma visão detalhada do mercado imobiliário. Alguns dos principais destaques incluíram:

  • Tendências de mercado: Os especialistas discutiram as tendências mais recentes no mercado imobiliário, destacando áreas de crescimento e oportunidades emergentes para incorporadores e loteadores.
  • Desafios enfrentados: Foram abordados os desafios comuns enfrentados pelos profissionais do setor, desde a gestão de leads até a estruturação de equipes de vendas e o cumprimento das regulamentações, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
  • Estratégias de sucesso: Os participantes receberam insights valiosos sobre as estratégias mais eficazes para impulsionar as vendas, incluindo o papel fundamental da tecnologia, a importância do pré-atendimento e a análise avançada de dados.
  • Benchmarking: O webinar ofereceu uma oportunidade única para os participantes realizarem benchmarking com os resultados apresentados, permitindo que comparassem seu desempenho com as métricas e práticas exemplares identificadas na pesquisa e, disponibilizando o relatório do Panorama completo, gratuitamente.

Panorama de Vendas da Incorporação e Loteamentos

O relatório do “Panorama de Vendas da Incorporação e Loteamentos” foi uma iniciativa colaborativa organizada pela Facilita Vendas em conjunto com a Brain Inteligência Estratégica, CUPOLA e DNA de Vendas. Essas empresas líderes uniram forças para fornecer uma análise abrangente e especializada do mercado imobiliário, oferecendo insights valiosos para profissionais do setor.

Para ter acesso ao relatório completo do “Panorama de Vendas da Incorporação e Loteamentos”, que inclui o Benchmarking de vendas feito com mais de 260 gestores comerciais de incorporadoras e loteadoras em todo o Brasil, clique no botão:

O Webinar “Panorama de Vendas da Incorporação e Loteamentos” foi (e ainda é, assista clicando aqui) uma oportunidade imperdível para profissionais do mercado imobiliário obterem insights exclusivos, compartilharem conhecimentos e se manterem atualizados sobre as tendências mais recentes do setor. Agradecemos a todos os participantes e especialistas que contribuíram para tornar este evento um sucesso e esperamos continuar oferecendo conteúdo relevante e informativo no futuro.

Mantenha-se conectado conosco para futuras atualizações e eventos do setor imobiliário. Estamos comprometidos em fornecer as ferramentas e informações necessárias para impulsionar o seu sucesso no mercado de incorporação e loteamentos. Que tal experimentar o Fácil? Facilita!

Continue lendo

Mercado Imobiliário

Selic cai para 10,75%, mas imóveis tendem a subir: O que isso significa?

Publicado a

I

O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou mais uma redução na taxa básica de juros, a Selic, deixando-a em 10,75% ao ano. Essa é a sexta queda consecutiva, trazendo a taxa de volta ao patamar de fevereiro de 2022. A decisão foi unânime e alinha-se às expectativas do mercado financeiro.

No entanto, há uma nuance interessante nesta redução. O Banco Central sinalizou uma possível desaceleração no ritmo de cortes, indicando que a próxima redução, prevista para maio, poderá ser de mesma magnitude, e não necessariamente seguirá o padrão das últimas reduções. Essa mudança de tom reflete a necessidade de maior flexibilidade diante do cenário econômico atual.

Embora a queda da Selic seja uma boa notícia para quem busca crédito mais barato, ela pode ter um impacto surpreendente no mercado imobiliário. Especialistas apontam que, com a redução dos juros, os preços dos imóveis tendem a subir.

Por que os imóveis tendem a subir?

Quando os juros estão em queda, o custo de financiamento de imóveis também diminui. Isso pode incentivar mais pessoas a buscar financiamentos e investir no setor imobiliário. Como resultado, a demanda por imóveis aumenta, o que, por sua vez, pode levar a um aumento nos preços.

Além disso, a redução da Selic torna outras formas de investimento menos atrativas, levando os investidores a buscar alternativas, como o mercado imobiliário, que historicamente oferece retornos sólidos a longo prazo.

Diante desse cenário, é importante considerar aproveitar os preços relativamente mais baixos dos imóveis agora, pois há expectativas de aumentos expressivos à medida que os juros continuam a diminuir.

É válido lembrar também que a queda nos juros pode tornar mais vantajosa a portabilidade de financiamentos imobiliários, possibilitando a troca por taxas mais atrativas.

Continue lendo

mais acessados do Blog

pt_BRPortuguese