Conecte-se conosco

Cases

Como a BrDU fez mais de 600 corretores utilizarem um CRM

Publicado a

I

Responsável por uma grande quebra de paradigma no setor, a BrDU foi responsável por abraçar a cultura digital e fazer com que mais de 600 corretores de loteamentos utilizassem um sistema com processo 100% digital.

O maior desafio da BrDU era conseguir que os corretores de loteamento aberto utilizassem a tecnologia no processo de vendas e, assim, ter mais agilidade no atendimento e trazer crescimento para a empresa de forma sustentável.

A iniciativa permitiu que os gestores tivessem acesso à toda a jornada de atendimento aos clientes,  desde a captação do lead até o fechamento da venda, além de conseguir agilizar as vendas com as reservas e envio de propostas de forma totalmente digital. 

Quem nos conta essa história de sucesso é Leonardo Rodrigues, Diretor Comercial da BrDU, responsável por implantar a cultura digital que revolucionou sua operação comercial. Confira!

Sobre a empresa

A BrDU Urbanismo é uma loteadora, que possui membros do conselho com mais de 20 anos de experiência no mercado imobiliário e que vem lançando empreendimentos diferenciados em diversas cidades do Brasil.

Sempre buscando por eficiência, a empresa tem apostado em modernidade para se manter como referência em loteamentos e aumentar a força do grupo, que não para de crescer. 

“A gente acredita que se a empresa não evoluir nessa questão tecnológica, ela vai começar a ficar para trás. Então, a BrDU acredita e aposta nesta ideia.”, diz Leonardo.

Com a missão de criar espaços urbanos cada vez mais sustentáveis, transformando terrenos em comunidades, a loteadora pretende transformar cidades, gerando valor para clientes e toda a comunidade.

Desafios

A BRDU estava passando por grandes desafios em seu processo comercial. Os gestores precisavam de uma solução para ter mais agilidade, segurança e eficiência nas vendas dos corretores. 

O processo manual era lento e burocrático. Os gestores tinham dificuldades de controlar os atendimentos, reunir dados, recolher os documentos de clientes de forma ágil e fornecer acesso à disponibilidade das unidades.

Buscando por ferramentas que ajudassem a automatizar processos comerciais no mercado imobiliário, a BrDU decidiu apostar no app Facilita.

Leonardo conta que, no início, existia uma grande barreira para a implantação da cultura digital na empresa. Os corretores dos loteamentos eram de cidades do interior do país e, por não terem tanta afinidade com tecnologia, estavam inseguros em usar o sistema.

Sabendo da necessidade de crescimento e dos benefícios de unir processos, pessoas e tecnologia, Leonardo resolveu insistir na ideia de implantar uma cultura digital, convencendo os corretores a utilizar o sistema.

“Logicamente, a  primeira vez que eles ouviram isso, eles acharam um pouco difícil. Mas logo na primeira semana, que eles começaram a fazer tudo pelo celular, foi bem mais vantajoso. Não precisava de papel, era só tirar foto, foi muito mais fácil”, contou Bruno Peres, gerente da equipe de corretores da BrDU.

Solução

Com a adoção do app Facilita, a BrDU conseguiu facilitar as vendas de seus loteamentos, com um processo comercial mais ágil e estruturado. 

Pelo aplicativo, ficou muito mais fácil fazer a gestão de atendimento, o controle de propostas e contratos e solicitar reservas de unidades.

Os corretores adquiriram mais autonomia para realizar as vendas tendo todas as informações na palma da mão, e os gestores conseguiram mais tempo para atuar de forma estratégica.

Confira como a BrDU se adaptou à cada solução:

Funil de Vendas Personalizado

Com um CRM adaptável do app Facilita, foi possível tornar o processo de vendas da BrDU totalmente digital. Criando etapas e status personalizados e envolvendo todas as pessoas presentes no processo (corretores, gerentes e gestores). 

Dentro do CRM acontece a interação desses perfis e, assim, a aprovação de pastas e propostas, a disponibilização de documentos e contratos e o gerenciamento dos negócios é todo feito de forma digital.

O Diretor Comercial conta que o funil de vendas inicia no pré-atendimento e os gestores das equipes conseguem acompanhar ainda as etapas de negociação, proposta e vendas.

Dentro de cada etapa, a equipe de atendimento ou corretores criam status que identificam o andamento do relacionamento com o cliente. Na BrDU, por exemplo, eles classificam leads entre atendimento frio ou quente, o que determina a probabilidade de fechamento da possível venda.

Com as informações apresentadas de forma simples e fácil, os gestores conseguem tirar o máximo proveito dos dados para tomar decisões.

Gestão de Atendimento

Com o CRM, os atendentes e corretores conseguem registrar o atendimento e criar tarefas futuras, para continuar mantendo contato com os possíveis clientes. Os gestores dessas equipes conseguem fazer o acompanhamento da evolução dos leads.

Funciona assim: por meio de uma integração direta com o RD Station, os leads captados entram para o funil de vendas e o app Facilita distribui os leads automaticamente para a equipe de pré-atendimento da BrDU, de acordo com a fila de atendimento.

No app Facilita, os atendentes e corretores conseguem facilmente visualizar informações sobre um possível cliente como etapa de atendimento, informações de status, registram suas interações e podem até criar tarefas para dar andamento ao relacionamento.

Isso fornece mais segurança para os corretores e atendentes, que possuem melhor controle sobre seus leads, impedindo que um cliente seja esquecido, duplicado ou atenda um cliente já cadastrado por outro corretor. 

Já os gestores possuem uma ampla visão sobre todos os atendimentos, com a opção de filtrar por produto, equipe e colaborador. Assim, eles conseguem verificar processos e o desempenho da equipe.

Timeline de atendimento ao cliente

Além de ter uma visão geral dos atendimentos pelo CRM, os gestores também conseguem analisar todo o histórico de atendimento dos leads e a rastreabilidade das vendas.

Assim, no fechamento de uma venda, Leonardo consegue saber a origem do lead, a data de solicitação da reserva, o responsável pelo atendimento em cada etapa do funil, o dia de elaboração da proposta e envio do contrato. 

Com os dados em mãos, ele analisa e identifica, por exemplo, os canais de marketing mais interessantes para prospecção, o ciclo de venda das unidades e ainda consegue verificar se há algum problema no processo comercial.

Envio de propostas

“Uma grande dificuldade da equipe de vendas era de pegar os documentos fisicamente, entregar para a secretaria de vendas e fazer o processo de validação da pasta”, conta Leonardo.

Atualmente, todas as propostas da BrDU são enviadas pelos corretores de forma 100% digital através do app Facilita. O corretor preenche os dados da proposta pelo próprio smartphone e envia as fotos dos documentos para a empresa, o que agiliza o atendimento.

“Eles tiram as fotos dos documentos, colocam os documentos no sistema e passam para a secretaria de vendas. A secretaria de vendas faz todo o trabalho de validação e aprova a pasta. Tudo de forma digital”, completa.

Na BrDU, eles fazem todo o processo de aprovação de uma proposta. Pelo sistema, Leonardo possui o controle das propostas comerciais e sabe exatamente o status de cada uma, tendo acesso ao número exato de propostas pendentes, conferidas, em análise ou confirmadas.

Reservas na palma da mão

Outro desafio vencido foi controlar e fornecer de forma rápida e atualizada a disponibilidade das unidades dos loteamentos.

Em vez de precisar ligar para os gestores e verificar se determinadas unidades estão disponíveis, os corretores da BrDU já conseguem fazer as reservas pelo próprio smartphone, em tempo real.

Ter a disponibilidade dos loteamentos de forma simples e prática evita vendas duplicadas, perda de oportunidades e, consequentemente, dor de cabeça para os gestores, que conseguem saber se a unidade está disponível, se ela foi reservada ou se já foi vendida.

Além disso, é possível configurar um período de expiração da reserva de uma unidade. Ou seja, se o seu corretor realizar uma reserva de uma unidade por 24 horas, ele possui esse determinado para aprovar a proposta.

O sistema faz a contagem da expiração da reserva e se a proposta não for aprovada dentro do prazo definido, a unidade passa a ficar disponível novamente, gerando a oportunidade para outros corretores realizarem a reserva.

cultura-digital-case-de-sucesso

Resultados da cultura digital

O processo de implantação de tecnologia em empresas pode ser encarado como uma operação de voo. No momento da decolagem de um avião, assim como o momento da implantação da tecnologia é preciso de força, energia e dedicação.

Quando o avião começa a voar, assim como quando Leonardo decidiu dar uma passo à frente na transformação digital, a aeronave passa por um momento de turbulência até estabilizar o voo. Assim aconteceu na BrDU: foi necessário insistir na ideia de crescer, mesmo nos momentos difíceis, para só então atingir melhores resultados.

Hoje em dia, na BrDU, todo o processo comercial dos corretores acontece de forma digital, desde o pré-atendimento, a montagem de pasta, o envio e a aprovação de contratos e propostas.

“Com o Facilita, conseguimos, linkando com os celulares dos corretores, porque hoje todo mundo tem um smartphone, fazer com que eles fizessem isso de uma forma muito natural.”, conta Leonardo.

A adoção do app Facilita na BrDU foi uma grande quebra de paradigma para loteadoras e um exemplo de como o mercado imobiliário consegue inovar até mesmo fora das grandes cidades.

Com mais de 640 usuários ativos (em sua grande maioria, corretores), a BrDU possui, ao todo, mais de 44 mil clientes cadastrados no sistema, com a atualização de mais de 5 mil clientes mensalmente por colaboradores.

Além da agilidade no atendimento e na diminuição do ciclo de vendas, com o CRM, Leonardo consegue acompanhar todos os passos dos clientes e rastrear as vendas, atingindo cada vez mais melhores resultados.

É importante destacar a importância de ter um líder atuante, como foram os gestores da BrDU, que entenderam a importância da cultura digital e estiveram próximos aos corretores para verificar o registro das atividades, dar feedbacks e acompanhar a evolução do uso da plataforma.

Quer saber como a sua loteadora pode implantar otimizar as vendas por meio de uma cultura digital? Fale com um de nossos consultores!

Continue lendo
1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Crédito imobiliário da Caixa impulsiona resultados de loteadoras – Smartus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cases

Sucesso no lançamento de condomínio fechado em uma região de loteamento aberto

Publicado a

I

Gestor, imagine como seria o seu lançamento, falando no perfil atual dos consumidores, sem o auxílio de uma ferramenta digital?

O dia “D” de um lançamento imobiliário pode ser complicado, com muita correria, erros e  processos desordenados. Reservas duplicadas, corretores buscando materiais de vendas e disponibilidades, demora nos atendimentos e na verificação de documentos são alguns dos problemas comuns enfrentados por quem já lançou produto no mercado imobiliário.

Para evitar todos esses problemas e oferecer uma excelente experiência de vendas para os clientes a  MAC Empreendimentos e a +VGV Brasil que estrutura e coordena toda parte de lançamentos imobiliários, implementaram o App Facilita para oferecer uma venda 100% digital, para o lançamento do condomínio Rosa de Leiria em Goianira- Go. Assista ao vídeo completo e descubra como foi esse lançamento na prática: 

O lançamento envolveu aproximadamente 400 corretores, 4 imobiliárias credenciadas e 38 de mercado, fora os corretores autônomos e, foram vendidos 417 lotes em 78 dias com assinatura de contratos digitais, facilitando a venda para pessoas residentes em outros países. Continue a leitura e confira neste case os desafios do produto, as estratégias de relacionamento com as equipes de vendas para o lançamento e muito mais!  

42% das vendas fechadas no dia do lançamento 

Utilizando o App Facilita desde o pré lançamento, os corretores fizeram o cadastro dos clientes e envio de documentos da pasta digital, agilizando o atendimento no dia do lançamento. Além de desburocratizar o atendimento, o cadastro das pastas digitais também permitiu que os gestores acompanhassem as perspectivas de vendas reais, analisando a quantidade de pastas digitais aprovadas. Continue a leitura e confira as principais estratégias de vendas para esse lançamento! 

“ Nós utilizamos o Facilita há 4 anos e para o Rosa de Leiria utilizamos através das COAFS que precisava ser alimentada dentro da ferramenta para depois só vincular a unidade. Quando liberasse o espelho a COAF já estava ali aprovada pela secretaria de vendas com toda a documentação. Liberava o espelho, vinculava a unidade e fazia a venda! Esse processo encurtava para uma hora porque a documentação estava lá. Quando liberamos as vendas, no dia 14 de dezembro, já finalizamos 42% das vendas.” Thiago Cosac- Diretor da +VGV Brasil

Para Flávio Gonçalves, Gerente Comercial da + VGV Brasil, hoje é impossível pensar no processo de vendas sem associá-lo à tecnologia. 

“ O corretor não precisava vir aqui para fazer uma venda! Nós temos o espelho de vendas digital que é  aberto para todo o mercado. Ele rapidamente entrava no Facilita verificava o que estava disponível ou não estava disponível. Se ele fizesse a reserva era automático e muito rápido o processo para mudar o status da unidade. A partir daí já fazia o cadastro do cliente, a reserva da unidade e já tratava da questão de pagamento”, afirma Flávio. 

Outro ponto de destaque foi a possibilidade de fazer assinatura 100% digital dos contratos do Rosa de Leiria! 

As vendas durante um lançamento, para pessoas que estão em outra cidade ou outros países ficam ainda mais complicadas quando se trata da assinatura dos contratos.

“O Facilita literalmente facilitou muito nossa vida no processo de vendas e agregou nesse produto. A assinatura 100% digital dos contratos possibilitou que pessoas de outros países fechassem contratos.”  Flávio Gonçalves, Gerente Comercial da + VGV Brasil

Alguns recursos são essenciais para descomplicar seu processo de vendas e permitir que você venda mais e melhor, como a Assinatura Eletrônica, que tem sido muito adotado no cenário atual do mercado imobiliário. Clique aqui e confira um conteúdo que vai te ajudar a implementar a Assinatura Eletrônica na sua incorporadora. 

Facilidade para o corretor 

O dia “D” já é bem corrido e você, gestor, precisa disponibilizar os materiais de vendas de forma prática e fácil para os corretores para que eles foquem todas as energias nos clientes e fortaleçam os argumentos para consolidar a venda. 

Foi exatamente isso que a MAC Empreendimentos fez no lançamento do Rosa de Leiria!  

“A tecnologia nos permitiu literalmente entregar na mão do corretor todo o material publicitário. Espelhos de vendas atualizados em tempo real, tabelas de preço, além de controlar o funil de vendas mapeando todo o processo e identificando a tempo possíveis falhas”. Nilton Júnior – Diretor da MAC Empreendimentos 

Com um app na palma da mão, o corretor consegue ter acesso a todos os materiais de vendas, disponibilidade e reserva para evitar vendas duplicadas e perda de oportunidades, pode enviar uma proposta e fechar a venda com o próprio celular de qualquer lugar, a qualquer momento. É prático, rápido e dinâmico! 

“Recebemos 100% das propostas e  documentação de cliente de forma digital. Além de um registro que é feito no CRM e isso facilita o acompanhamento do processo minuto a minuto”, afirma Nilton. 

Dados realistas e de fácil entendimento

É fato que incorporadoras e imobiliárias sempre tiveram dificuldades de acompanhar as métricas das vendas. Nem sempre é fácil ter em mãos dados relevantes que comprovem a eficiência ou não de um lançamento. Mas, já imaginou como seria entender em poucos minutos quais foram os resultados de vendas do seu lançamento imobiliário? 

“Você pegar um lançamento, onde no final do dia você entende que vendeu 417 lotes em 78 dias, que foi o nosso caso. Mas, quantos clientes você tem que prospectar para o lançamento?  Quantos desses clientes prospectados passam no stand de vendas para chegar nesse resultado? 

Então essa métrica é onde entra o sistema do Facilita, para poder nos ajudar a entender esses números.” Thiago Cosac – Diretor  + VGV Brasil

A +VGV Brasil facilitou essa análise estratégica utilizando os relatórios inteligentes BI gerados pelo Facilita para analisar tudo que ocorreu no lançamento, os gargalos e os próximos passos, como: relatórios das conversões das pastas aprovadas em vendas; relatórios de vendas gerais (VGV); desempenho de equipes, disponibilidade de unidades, dentre outras. 

Desafio e as estratégias aplicadas pela equipe 

A +VGV Brasil estrutura toda parte comercial dos lançamentos imobiliários e já conta com  mais de R$ 500 milhões em V.G.V gerados e juntos com a MAC Empreendimentos, que é uma loteadora com mais de 40 anos de mercado. Juntas, tinham o desafio de lançar o primeiro condomínio fechado da GO-070, em Goiânia,  que é uma região predominante de loteamentos abertos. Confira no vídeo quais foram as estratégias para utilizadas: 

A principal questão era: Como trazer um cliente que não estava acostumado com esse tipo de empreendimento nesta região? 

“Centralizamos todas as estratégias aqui no Rosa de Leiria. Diferente de muitos empreendimentos, nós não fizemos um stand de vendas fora ou na margem da rodovia. A gente trouxe o stand para dentro, no coração do empreendimento.” Flávio Gonçalves, Gerente Comercial da + VGV Brasil

O desafio de agregar valor fez com que fosse montado um verdadeiro QG  “Quartel Geral” de vendas dentro do empreendimento.

“Montamos um roteiro de apresentação do Rosa de Leiria, que contemplava desde a linha do tempo que mostra toda trajetória dos 43 anos da MAC Empreendimentos e a biografia do arquiteto que gerava uma credibilidade e rompia a barreira da desconfiança com o cliente. Quando partimos para a apresentação do produto na maquete, alternado entre maquete e perspectiva, o cliente já se sentia mais confiante para comprar a nossa ideia e entender os argumentos do corretor”, conclui Flávio.  

Além disso, no lançamento do empreendimento aproximadamente 60% das obras do condomínio já estavam prontas, sendo um grande diferencial para quem é do mercado. 

“A MAC tem essa característica, ela disponibilizou recurso próprio no empreendimento, mesmo antes de entrar verba do mercado, propriamente das vendas. Isso fez muita diferença para a credibilidade do negócio”. Flávio Gonçalves, Gerente Comercial da + VGV Brasil

Outro ponto importante para superar as objeções foi a educação dos corretores sobre o empreendimento, onde foram realizados eventos, foi feito um trabalho direcionado, treinamento e, principalmente, muita proximidade da +VGV com os corretores.

“Não se consegue mais trabalhar não só no mercado imobiliário, mas em qualquer segmento, sem a tecnologia. E, através da velocidade de vendas, que foi muito alta que nós conseguimos o êxito nas vendas!”, conclui Flávio

Gestor, você não precisa perder mais tempo procurando uma ferramenta para realizar seu próximo lançamento 100% digital e com todos os recursos disponíveis em um aplicativo para seus corretores! Marque uma conversa com um de nossos especialistas e descubra um plano ideal para suas vendas.

Continue lendo

Cases

Como uma distribuição de leads eficiente faz a Hom3 Imobiliária vender mais?

Publicado a

I

Você faz ideia de quantas vendas pode ter perdido por não atender os leads de forma rápida e prática? E quantos clientes foram para o concorrente por falta de acompanhamento da venda? 

A Home imobiliária, situada no Rio de Janeiro e com atuação em todos os segmentos do mercado, enfrentava esses problemas na gestão de vendas. Possuía ótimas campanhas de marketing, mas não conseguia acompanhar a jornada do lead de forma assertiva, desperdiçando oportunidades e, consequentemente, perdendo tempo e dinheiro. 

Em um cenário onde a imobiliária precisava se reinventar para ter um processo de vendas mais ágil, ainda se deparava com uma grande barreira no que diz respeito à agilidade no atendimento dos leads. O maior desafio da Home era tornar mais prático esse processo e ter um acompanhamento das vendas. Confira no vídeo:

“ Antes a gente baixava todo dia pela manhã as planilhas de leads gerada pelas campanhas do Facebook, colocava no drive para os gestores e eles distribuíam aos corretores. Demorava até 2 dias para que esse lead chegasse de fato ao corretor para ser atendido.” Leandro Serra – Gestor Comercial.

Acompanhe nesse case de sucesso como a imobiliária conseguiu resolver todos os problemas relacionados aos atendimentos dos leads implementando o App Facilita. Utilizando um CRM completo, as campanhas de marketing passaram a ter integração nativa com o Facebook, possibilitando a utilização de um funil de vendas personalizado e adaptado à realidade das vendas com filas de atendimento para os corretores e reaproveitamento de leads de oferta ativa. Continue a leitura para descobrir as estratégias! 

Utilize o tempo a seu favor!

Você sabia que, no setor imobiliário, os clientes acreditam ser aceitável serem atendidos em até 24 horas? É isso mesmo! 

Existe ainda, uma pesquisa recente que mostra que um contato realizado nos primeiros 5 minutos aumenta a chance de sucesso em 100 vezes. Bom, é interessante trazer esses dados, pois vai de encontro com o desafio que a Home3 enfrentava. 

Leandro explica que a demora no atendimento causava inúmeras vendas perdidas, pois os leads eram prospectados pelo concorrente. A necessidade de contratar um CRM trouxe o app Facilita como uma solução para o gerenciamento das vendas da imobiliária. 

Hoje, com o app Facilita, é possível desburocratizar a comunicação com a equipe de vendas e descomplicar a gestão.Ganhamos agilidade no processo de gestão, pois um lead não fica parado! Conseguimos entender onde está o gap, se o corretor está com dificuldade na venda ou qualquer outro motivo que esteja travando o processo”, afirma Leandro. 

“Trabalhávamos no escuro! Eu pegava os três meses anteriores e jogava para uma oferta ativa no papel ou excel. Hoje, consigo fazer isso em um dia! Já aconteceu de um lead que o corretor entrou em contato às 12h08 e colocou em finalizado às 13h00. A partir daí já coloquei na oferta ativa, o corretor recebeu a documentação e finalizou a venda no dia seguinte. Se fosse antes, provavelmente perderia a venda pois não conseguiria atender esse lead a tempo.  Leandro Serra – Gestor Comercial.

A imobiliária saiu do desafio inicial de agilizar as vendas. Agora agiliza, tem feedback e faz toda a gestão efetiva das vendas. Além disso, o Facilita resolveu a questão da praticidade na gestão do atendimento. Leandro conta que com a ferramenta foi possível resolver os problemas relacionados ao envio de materiais de vendas: como books, fotos, tabelas de vendas, etc. 

“ O Facilita é  intuitivo! Com o aplicativo o corretor tem na mão tudo que ele precisa para atender o cliente. Além de ter todos os produtos que a imobiliária trabalha, com todas as informações necessárias para que ele saiba exatamente o que fazer quando chega no ponto de venda.” Leandro Serra – Gestor Comercial. 

 CRM simples e adaptável  

Ter um processo de vendas bem definido é fundamental para manter uma equipe de corretores de alta performance. Por essa razão, um fluxo de trabalho enxuto, com etapas bem definidas, e aplicação efetiva do funil de vendas são a chave para o sucesso no processo de vendas com alto nível de entrega. 

Além disso, sabemos que cada construtora, loteadora e imobiliária tem suas particularidades no processo de vendas, desde a captação do cliente até o contrato. Por isso, é necessário que o CRM seja flexível e simples

“ Um dos pontos principais do Facilita é que eu posso customizar de acordo com a minha necessidade. Desde que comecei a estudar melhor como utilizar todos as funcionalidades da ferramenta, conversei com o time de vendas (quem customizou meu processo de vendas foram os corretores) e ouvindo, coletando ideias e sugestões em cada reunião e treinamento eles foram trazendo situações e eu busquei alternativas com o time do Facilita até chegar em um modelo ideal.” Leandro Serra – Gestor Comercial. 

O funil de vendas personalizado com as filas de atendimento, proporcionam a organização de forma visual e estratégica dos leads que entram na base da imobiliária através das campanhas digitais.

O gerente tem uma visão de todo o status do lead pois é atualizado a cada contato:  

“Hoje o facilita me ajuda muito porque tenho filiais em bairros diferentes e como não posso estar todo o dia ao lado do corretor, é só abrir o sistema que consigo saber e entender como está o trabalho do meu time de vendas. Assim o corretor precisa atualizar o status do lead para que continue com esse prospect. Foi fundamental alinhar as regras e prazos de ociosidade, ou seja, caso não seja atualizado o lead é repassado para outro time para que o cliente não demore para ser atendido,” conclui Leandro.  

Relatórios práticos para tomada de decisão

Já imaginou como seria entender em poucos minutos como está a assertividade das suas campanhas de marketing ou o processo de vendas de cada empreendimento da sua construtora ou imobiliária? Ou ainda, saber como está o atendimento e as vendas por equipe ou usuário? 

A boa notícia é que isso é possível e a Home Imobiliária já comprovou o sucesso das análises dos Relatórios BI em suas campanhas:

“É um CRM completo e eu não vivo mais sem o Facilita! Consigo visualizar todo o processo da venda de forma clara e isso me ajuda na tomada de decisão assertiva. 

Estava investindo muito em uma campanha e quando analisei os relatórios gerados pelo facilita, observei que nenhuma das vendas estava vindo das campanhas e sim de divulgação espontânea ou indicações.”

Os relatórios ajudam o gestor a tomar decisões e visualizar os gaps nas operações. Com essas informações, Leandro pausou os investimentos nas campanhas e começou a trabalhar com leads da base de dentro do app Facilita e mesmo assim, as vendas não reduziram. 

Gestor, você precisa da ferramenta certa para que o seu processo de vendas realmente funcione. Conheça nossos planos e descura qual o melhor para te ajudar nas suas vendas! 

Como a Hom3 montou um Funil de vendas ideal?

Como mencionamos anteriormente, para cada construtora ou imobiliária existe um processo de vendas diferente. Ou seja, cada uma delas possui particularidades e necessidades que só serão atendidas por um funil de vendas personalizado. 

Por isso, é fundamental compartilhar como foi o processo de criação do funil de vendas e o   sucesso de ter um CRM adaptável a realidade da Home Imobiliária:

“Criamos dentro das etapas do Facilita status e dentro dos status criamos prazos. Ou seja, o corretor precisa atualizar os atendimentos da carteira, caso não seja atualizado ele perde o lead. Para os gerentes foi fundamental, pois ele consegue saber na ponta o que os corretores da equipe falam com os clientes. O corretor atualiza o tempo todo a carteira com tudo que ele fala com o cliente.” 

Preparamos um vídeo completo com o Leandro Serra, da Home Imobiliária, para explicar detalhadamente como funciona as etapas e status criados dentro do Facilita para agilizar o processo de vendas e ter mais assertividade na comunicação com os corretores. Confira: 

Se você quer saber como montar o seu funil de vendas personalizado, converse com um de nossos especialistas e descubra como acelerar suas vendas!

Continue lendo

Cases

CRM reduziu 240 horas mensais de trabalho manual

Publicado a

I

Será que a ferramenta de CRM que você utiliza para gerenciar os leads que entram através das campanhas de mídia paga realmente auxilia no seu processo de vendas? Você consegue acompanhar toda a jornada desses leads? Sua equipe precisa realizar algum trabalho manual para qualificar e distribuir os leads para os corretores?  

Imagine você ter que gerenciar manualmente uma média de 130 leads por dia, através de planilhas de excel e sem nenhuma segmentação para entender qual a jornada do lead e para qual empreendimento ele se cadastrou? Essa era a realidade da maior imobiliária do nordeste, que possui mais de 240 corretores na base, mesmo tendo contratado uma ferramenta de CRM! 

Nesse case de sucesso você vai acompanhar como o Facilita mudou a rotina do gerenciamento de vendas da Imobiliária Paulo Miranda, principalmente na gestão dos leads. Utilizando um CRM completo, as campanhas passaram a ter integração nativa com o Facebook, com a possibilidade de fazer um funil de vendas adaptado,  filas de atendimento, trabalho segmentado com pré-atendimento e pós-atendimento para facilitar o dia a dia dos corretores, gestores e secretaria de vendas. Além disso, a oportunidade de otimizar o tempo perdido com o trabalho manual e reduzir custos com outras ferramentas, deu espaço a oportunidades de crescimento que antes não eram possíveis. Confira como foi essa evolução: 

Redução de 12 horas de trabalho por dia 

A imobiliária Paulo Miranda necessitava anteriormente de dois turnos de 6 horas para conseguir distribuir todos os leads para os corretores! É isso mesmo! Uma média de, no mínimo, 12 horas por dia para conseguir distribuir os leads. Além do tempo perdido, existia também a sucessão de erros e a bagunça gerada por conta desse trabalho feito de forma manual. 

Ao implementar o Facilita e conseguir ter um funil de vendas personalizado, a imobiliária conseguiu reduzir 240 horas mensais de trabalho manual. Então, você pode se perguntar qual o impacto dessa redução para a empresa?

Os colaboradores  que eram responsáveis por esse trabalho manual migraram de função e conseguimos contratar mais duas pessoas para ficar no pré-atendimento e pós-atendimento.”

Renata Miranda – Diretora

A redução de custos e trabalho manual possibilitou a criação de uma equipe de pré-atendimento que não existia até então. Essa equipe é responsável por receber os leads captados pelo marketing, entrar em contato com as pessoas, verificar suas necessidades, qualificar os leads e, por fim, repassá-los para os corretores. 

Expectativa x Realidade  

Sabemos que cada incorporadora, imobiliária, construtora e loteadora trabalha com processo de vendas peculiar, afinal, são diferentes etapas de venda, exigências diferentes e pessoas com autonomia diferentes no processo. Entretanto, mesmo sabendo que essas necessidades são claras no mercado imobiliário, a realidade é que algumas ferramentas de CRM exigem que as empresas se adaptem às suas funcionalidades. Além de não resolver a dor da empresa, esse  processo gera insatisfação tanto dos colaboradores envolvidos no processo quanto dos leads que buscam atendimento rápido e prático.

Foi exatamente isso que aconteceu com a Imobiliária Paulo Miranda ao contratar uma ferramenta de CRM com a promessa que a mesma resolveria os problemas de gestão de vendas e leads da empresa!

 “Nós fazíamos um trabalho manual complementar, tínhamos braços internos para poder destrinchar esse processo e ainda assim, fazia isso manualmente, via planilha de excel e isso era uma coisa completamente fora da realidade que a gente vive hoje.”  Ana Cláudia – Coordenadora de Marketing

Além do custo com o CRM, a imobiliária precisava pagar outra plataforma para gerenciar e fazer a segmentação dos leads, isso gerava um custo maior, problemas por não conseguir, por exemplo, colocar o nome do produto e fazer a distribuição e qualificação desses leads. Continue a leitura e descubra a solução para esse problema! 

CRM adaptável 

É fato que imobiliárias, construtoras, incorporadoras e loteadoras possuem processos específicos e únicos de gestão de vendas, cada uma com suas particularidades! Por isso, o Facilita garante uma gestão completa de todo o processo de vendas com recursos que vão desde a geração de leads à personalização completa do processo da sua empresa.

O Facilita trouxe essa realidade de integração completamente nativa, 100% via CRM e Facebook, sem depender de nenhuma outra plataforma e traz as filas de atendimento que nós também não tínhamos. Isso ajuda bastante na distribuição desses leads!”

Ana Cláudia – Coordenadora de Marketing

A fila de atendimento organiza de forma visual e estratégica os leads que entram na base da imobiliária através de campanhas digitais. Os leads são automaticamente distribuídos, de forma igual, para os corretores ou pré-atendimentos que estiverem na fila, tornando o atendimento muito mais rápido e eficiente.

Carolina comenta ainda que além de ter a integração, todos os filtros personalizados dentro do sistema trazem períodos, produtos, campanhas, entre outras infinidades de informações e oportunidades que a equipe não tinha no CRM anterior. Facilitando a gestão e tornando as ações de marketing mais assertivas. 

Com o Funil de Vendas Personalizado, os gestores podem definir quais etapas precisam de aprovação, criar status, inserir responsáveis e configurar notificações para que o usuário responsável receba imediatamente o alerta de determinada tarefa, função e etapa.

O que pesou muito para a gente trocar de CRM foi a possibilidade de fazer a gestão de venda dos loteamentos, pois em nenhuma outra ferramenta eu conseguia fazer isso. Outro ponto, foi a possibilidade de adaptação da API pública para compartilhar os empreendimentos no nosso site e o funil da gestão dos leads.

Renata Miranda- Diretora

O sistema anterior espelhava os empreendimentos no site, mas vinculava a própria interface e isso deixava a equipe engessada e descontente. O Facilita trouxe uma nova proposta de um CRM com a possibilidade de ter o site com a estrutura que a imobiliária desejava. 

Outro ponto importante para a troca de ferramenta, foi a facilidade dos corretores terem acesso a todas as informações necessárias pelo App!  

Quando o lead se cadastrar pelo Facilita ele já entra direto na fila do corretor. O cara vai estar em casa no sábado a noite, vai entrar um lead e ele vai atender. Isso encheu os nossos olhos!” Ana Cláudia – Coordenadora de Marketing.

O corretor não precisa mais ficar preso ao computador! Eles conseguem acessar todos os materiais de vendas, compartilhar informações com os clientes, verificar disponibilidade dos empreendimentos, são notificados quando chega um lead, agendamento ou visita marcada e isso ajuda muito o corretor na gestão e organização do dia a dia.  

Gestor, você precisa da ferramenta certa para que o seu processo de vendas realmente funcione. Agende um bate-papo com um de nossos especialistas e analise a melhor solução para suas vendas!

Continue lendo

Trending

Copyright © 2022 Facilita.

pt_BRPortuguese