Conecte-se conosco

Dicas

Perfil de um corretor de imóveis: conheça os principais tipos e descubra qual é o seu

Publicado a

I

Você já parou para pensar como cada corretor de imóveis têm um perfil diferente? É bem comum que os profissionais, conforme ganham experiência na área, desenvolvam as suas próprias técnicas de vendas.

Cabe lembrar que não existe certo ou errado nesse momento. Desde que não fira os parâmetros éticos da profissão, cada profissional pode usar as táticas que julgar mais interessantes para prospectar clientes e fechar bons negócios.

A ideia deste artigo é apresentar alguns perfis de corretores de imóveis mais comuns, para que você consiga identificar o seu. Gostou da ideia? Então, continue com a gente!

Tem mais, responda ao Quiz e descubra o seu perfil !

Curiosidades sobre a profissão de corretor de imóveis

Antes de descobrir em qual perfil de corretor você se encaixa, é interessante saber sobre algumas curiosidades da profissão.

No Brasil, a profissão de corretor de imóveis é regulamentada pela Lei nº 6.530/78, sancionada ainda no ano de 1978, pelo então presidente Ernesto Geisel. 

Apesar disso, a profissão é ainda mais antiga, pois, de acordo com registros, o primeiro Sindicato de Corretores de Imóveis do Brasil surgiu em 1937.

Hoje em dia, para trabalhar na área, o profissional deve ser formado no curso Técnico em Transações Imobiliárias ou ter cursado graduação tecnológica em Ciências Imobiliárias ou Gestão de Negócios Imobiliários.

Além disso, para atuar de forma legal, o profissional deve se credenciar no Conselho Regional de Corretor de Imóveis (Creci) da região em que trabalha.

Segundo informações do Cofeci-Creci, atualmente, há 389,4 mil corretores de imóveis credenciados no Brasil. Já o número de imobiliárias é 48,8 mil. 

Outra curiosidade interessante é que a profissão de corretor de imóveis tem como símbolo um colibri. Esse pássaro é conhecido por lutar pela sobrevivência e por ser um intermediador da natureza.

9 perfis de um corretor de imóveis

Agora que você conhece algumas curiosidades sobre a área, chegou o momento de descobrir qual é o seu perfil de corretor. Veja, a seguir, alguns dos principais deles e analise em qual você acredita se encaixar.

1. O que conhece muito bem a oferta

Esse tipo de corretor de imóveis é aquele que estuda bem os imóveis e sabe responder todos os questionamentos dos clientes.

Usar a tecnologia a favor é uma boa forma de adotar esse perfil, tendo em vista que as plataformas digitais podem reunir todas as características dos imóveis no mesmo espaço.

2. O que respeita o tempo do cliente

Vender é praticamente uma arte, principalmente quando estamos lidando com itens de alto valor, como os imóveis.

Por isso, não é recomendado que os corretores sejam muito ansiosos ou afobados para fechar vendas. Esse tipo de profissional, que respeita o tempo do cliente, costuma ser bem-sucedido, já que sabe como e quando agir.

3. O amigo de todo mundo

Ter simpatia e atender a todos com cordialidade é muito importante em qualquer relação de compra e venda. Por isso, ser um corretor amigo de todo mundo tem o seu lado positivo.

O que não pode acontecer é “forçar” uma amizade com o cliente, principalmente se perceber que a pessoa é mais reservada. Deve-se ter cuidado para manter a relação sempre profissional, mesmo que você busque agradar o interessado em comprar ou alugar imóveis.

4. O que não para de falar

O corretor que não para de falar não costuma ser bem-sucedido nas vendas. Isso se justifica porque a pessoa “tagarela” demais acaba assustando o cliente.

Pode-se passar a ideia de que você está querendo “empurrar” os imóveis para os clientes, sem buscar conhecer a fundo as necessidades deles. Por isso, tome cuidado!

5. O novato

O corretor novato é aquele que está começando na área agora e ainda não tem muita experiência na área.

Para ter sucesso na profissão, recomenda-se que esse perfil tenha sempre um profissional mais experiente que atue como uma espécie de mentor. 

6. O bem-sucedido

Esse tipo de corretor é aquele que cuida muito bem da aparência, se veste de forma elegante, fala de maneira bastante formal e passa um ar de entendido e empoderado.

Para quem tem esse perfil, o único cuidado que deve ser tido é evitar os exageros para não afugentar os clientes com menor poder aquisitivo. Se você atende o mercado de imóveis de luxo, no entanto, tem tudo para conseguir excelentes resultados.

7. O moderninho que entende de tecnologia

O corretor moderninho é aquele que está sempre de olho nas novas tecnologias que podem ser incorporadas para facilitar o seu trabalho. 

Para isso, usa ferramentas como o WhatsApp, site profissional, o app Facilita, entre outros recursos.

8. O que gosta de estudar

O corretor que gosta de estudar, sem dúvida, tem grandes chances de se tornar um profissional reconhecido no mercado.

Afinal, dominar novas técnicas de vendas, marketing e persuasão é sempre importante para conquistar os clientes e conseguir fechar bons negócios.

9. O que cria network

Assim como acontece em todas as áreas, ter uma boa rede de contatos é essencial para o corretor de imóveis.

O profissional que tem esse perfil cria um bom network, sempre trabalhando as suas relações, para que consiga grandes oportunidades para fechar bons negócios.

E então, conseguiu identificar em qual perfil de corretor você se encaixa? É claro que esses estereótipos são apenas classificações mais gerais sobre os profissionais. 

A nossa ideia não é criar rótulos, mas sim fazer com que você trabalhe o autoconhecimento para ter mais sucesso profissional. Abrace as suas maiores forças e trabalhe naquilo que deseja mudar.

Além disso, o corretor pode ter mais de um perfil. Por exemplo, você pode ser um corretor “bem-sucedido e moderninho”. 

Na prática, você pode variar e moldar o seu perfil de corretor de imóveis, de acordo com as características de cada cliente.  Um consumidor de alto padrão, por exemplo, não tem os mesmos anseios que uma pessoa de classe média ao comprar um imóvel. Tudo isso precisa ser considerado.

Quer se aperfeiçoar ainda mais como profissional? Então, baixe agora o nosso Manual Prático para Corretores! Ele traz várias dicas e insights para você fazer boas vendas.

Continue lendo

Dicas

Dicas de marketing digital para o mercado imobiliário

Conversando com gestores do mercado imobiliário, percebemos que geralmente estão perdidos com tantas ferramentas de marketing  digital e comercial que existem. “Por onde começo a campanha de lançamento? Como rastrear os leads gerados? Qual o impacto do marketing digital nas vendas?” Se você se reconheceu em alguma dessas perguntas, vamos em frente que te ajudarei. […]

Publicado a

I

Conversando com gestores do mercado imobiliário, percebemos que geralmente estão perdidos com tantas ferramentas de marketing  digital e comercial que existem. “Por onde começo a campanha de lançamento? Como rastrear os leads gerados? Qual o impacto do marketing digital nas vendas?” Se você se reconheceu em alguma dessas perguntas, vamos em frente que te ajudarei.

(mais…)

Continue lendo

Dicas

7 ideias de conteúdos para construtoras gerarem mais leads

Confira agora 7 ideias de conteúdos para construtoras que vão ajudá-lo a gerar mais leads em suas ações de marketing digital.

Publicado a

I

Você está em busca de ideias de conteúdos para construtoras? Essa é uma preocupação constante dos profissionais que trabalham com ações de marketing digital e buscam entregar conteúdos relevantes para o mercado imobiliário.

(mais…)

Continue lendo

Dicas

3 dicas de recursos para se manter atualizado sobre o mercado imobiliário

Publicado a

I

Por

Devido às frequentes mudanças nos cenários econômico e político do País, todo corretor de imóveis precisa saber o que esperar do mercado imobiliário.

Isso significa que esse profissional deve estar atento às circunstâncias do mercado e se preparar para compreender os principais pontos que interferem diretamente no comportamento do consumidor.

Para ser bem-sucedido nesse setor, portanto, é necessário se informar, estudar e interagir com especialistas no assunto.

Neste artigo, vamos te mostrar o que fazer para se manter sempre atualizado sobre o mercado imobiliário. Então, continue lendo para saber mais.

Por que é importante se manter atualizado sobre o que acontece no mercado imobiliário?

A princípio, quem não recicla o próprio conhecimento se arrisca a estar fora do mercado dentro de pouco tempo. Isso porque são as atualizações que capacitam um profissional para atender às diversas demandas do setor e suas mudanças. 

E quando um corretor está munido de informação, ele atende melhor às expectativas dos compradores que estão muito exigentes na hora de realizar uma compra.

Para exemplificar melhor sobre essa necessidade de estudar esse mercado, reflita: o que você teria a dizer a um cliente que mora em outro estado ou no interior sobre apartamentos à venda em São Paulo

O que você conhece sobre o mercado e os imóveis nessa região que poderia deixar o seu cliente mais confiante em fechar negócio com você? 

Você consegue perceber, nesse contexto, a importância de acompanhar:

  • As notícias sobre os cenários político e econômico; 
  • Participar de cursos e seminários; 
  • Ser assinante de blogs e portais relevantes para a sua área de atuação?

Se você conseguiu compreender a relevância de se manter atualizado, então confira o que fazer e onde encontrar essas informações em primeira mão.

Como se manter atualizado no mercado imobiliário?

Você já sabe a importância de acompanhar as notícias em jornais, rádios e revistas especializados no assunto. Então, confira uma maneira estratégica de usar essas informações a seu favor.

O primeiro passo é identificar algum termo-chave, por exemplo: “variação nas taxas de juros”; e, utilizando essa informação, você pode:

  • Estudar as melhores estratégias de venda para o momento;
  • Identificar qual será a maior objeção do cliente e criar um contra-argumento;
  • Planejar-se para enfrentar uma possível recessão neste setor.

O segundo passo é acompanhar alguns dos canais que vamos te apresentar para se aprofundar no assunto.

Associe-se ao Secovi 

Um dos pontos mais importantes para se manter atualizado é se associar a um sindicato. Quando um profissional tem ligação com associações de sua área, ele tem acesso a informações relevantes para aperfeiçoar as suas técnicas de trabalho.

E isso é possível se filiando ao Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis (Secovi). Ao se associar a essa corporação, você terá acesso às notícias, além de outros benefícios, como:

  • Consultoria jurídica
  • Desconto em cursos e palestras;
  • Acesso a produtos e serviços;
  • Facilidade em participar ativamente de assuntos sindicais, entre outros.

Isso significa que existem muitos benefícios ao se estar ligado ao sindicato, além da facilidade de se manter atualizado sobre os principais acontecimentos no mercado imobiliário.

O Secovi, por exemplo, disponibiliza webinários no YouTube que tratam de diversos assuntos relacionados ao setor imobiliário para você acompanhar. Nesse canal, você encontrará temas, como:

  • Responsabilidades dos condomínios;
  • Sobre a primeira escritura de um imóvel;
  • Notícias sobre o mercado imobiliário, entre outros.

Participar desses encontros on-line é importante para aumentar sua capacidade de argumentar com o cliente, além de ser uma ótima oportunidade de fazer network

Atualmente, existem 23 Secovis que atuam em 17 estados, além do Distrito Federal, por isso, afilie-se e acompanhe as informações para aprender mais sobre o que acontece nesse setor e aumentar o seu repertório.

O que é a ABRAINC e para que serve?

Outro lugar interessante para se manter atualizado é por meio da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC). Esta foi criada em 2013 para evidenciar e fortalecer o mercado imobiliário no País, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável para a nação e o setor. 

Isso porque o trabalho das incorporadoras serve para identificar oportunidades de mercado e verificar a viabilidade da construção de um imóvel. Esse é um dos motivos pelos quais você deve se atualizar por meio de seus webinários, encontros e palestras.

Além disso, o profissional que vende imóveis precisa fazer cursos, ler livros e participar de eventos sobre o mercado imobiliário. Afinal, quanto mais contato tiver com esses conteúdos, melhor será a sua facilidade de identificar boas oportunidades de negócios.

Sem contar que tendo a mente treinada, perceberá os acontecimentos futuros, ou seja, terá mais poder de previsibilidade, o que é fundamental para quem gera renda por meio da venda de imóveis.

Blueprint, a newsletter especializada em análises sobre o mercado imobiliário

Além das sugestões acima, é possível obter informações em blogs e sites de confiança que tratem desse tema com muita profundidade.

Como o corretor de imóveis é a pessoa que trabalha diretamente com o cliente, quanto mais ele se informa, melhor é a sua atuação. 

Por esse motivo, cadastrar-se em newsletters é mais uma maneira de se manter atualizado com notícias atuais do segmento.

Quando você encontra, por exemplo, pessoas com experiência nesse mercado e que enviam esse conteúdo para o seu e-mail, terá acesso às novidades, sem muito esforço.

O Blueprint, por exemplo, é uma newsletter gratuita que oferece análises completas e recheadas de referências, além de pautas relevantes e de qualidade, mantendo você a par dos acontecimentos desse mercado.

Além de cases, muita inovação, pesquisas, tendências e novidades sobre o setor imobiliário, o Blueprint oferece entrevistas com os profissionais mais renomados do mercado, para garantir conteúdos exclusivos.

Neste artigo, apresentamos para você as principais fontes de pesquisa que te preparam melhor para interagir com o cliente. Isso porque quanto mais específico for o canal de estudo, melhor será o seu desempenho na hora de negociar.

Após saber de tudo isso, você precisa de um local para divulgar os seus lançamentos imobiliários, não é mesmo? 

Então, que tal ganhar um desconto na sua primeira campanha anunciando seus lançamentos imobiliários? Para isso, confira e anuncie.

Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado imobiliário? Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos semanalmente no seu e-mail!

Continue lendo

mais acessados do Blog

pt_BRPortuguese