Dicas

Perfil de um corretor de imóveis: conheça os principais tipos e descubra qual é o seu

Published

on

Você já parou para pensar como cada corretor de imóveis têm um perfil diferente? É bem comum que os profissionais, conforme ganham experiência na área, desenvolvam as suas próprias técnicas de vendas.

Cabe lembrar que não existe certo ou errado nesse momento. Desde que não fira os parâmetros éticos da profissão, cada profissional pode usar as táticas que julgar mais interessantes para prospectar clientes e fechar bons negócios.

A ideia deste artigo é apresentar alguns perfis de corretores de imóveis mais comuns, para que você consiga identificar o seu. Gostou da ideia? Então, continue com a gente!

Tem mais, responda ao Quiz e descubra o seu perfil !

Curiosidades sobre a profissão de corretor de imóveis

Antes de descobrir em qual perfil de corretor você se encaixa, é interessante saber sobre algumas curiosidades da profissão.

No Brasil, a profissão de corretor de imóveis é regulamentada pela Lei nº 6.530/78, sancionada ainda no ano de 1978, pelo então presidente Ernesto Geisel. 

Apesar disso, a profissão é ainda mais antiga, pois, de acordo com registros, o primeiro Sindicato de Corretores de Imóveis do Brasil surgiu em 1937.

Hoje em dia, para trabalhar na área, o profissional deve ser formado no curso Técnico em Transações Imobiliárias ou ter cursado graduação tecnológica em Ciências Imobiliárias ou Gestão de Negócios Imobiliários.

Além disso, para atuar de forma legal, o profissional deve se credenciar no Conselho Regional de Corretor de Imóveis (Creci) da região em que trabalha.

Segundo informações do Cofeci-Creci, atualmente, há 389,4 mil corretores de imóveis credenciados no Brasil. Já o número de imobiliárias é 48,8 mil. 

Outra curiosidade interessante é que a profissão de corretor de imóveis tem como símbolo um colibri. Esse pássaro é conhecido por lutar pela sobrevivência e por ser um intermediador da natureza.

9 perfis de um corretor de imóveis

Agora que você conhece algumas curiosidades sobre a área, chegou o momento de descobrir qual é o seu perfil de corretor. Veja, a seguir, alguns dos principais deles e analise em qual você acredita se encaixar.

1. O que conhece muito bem a oferta

Esse tipo de corretor de imóveis é aquele que estuda bem os imóveis e sabe responder todos os questionamentos dos clientes.

Usar a tecnologia a favor é uma boa forma de adotar esse perfil, tendo em vista que as plataformas digitais podem reunir todas as características dos imóveis no mesmo espaço.

2. O que respeita o tempo do cliente

Vender é praticamente uma arte, principalmente quando estamos lidando com itens de alto valor, como os imóveis.

Por isso, não é recomendado que os corretores sejam muito ansiosos ou afobados para fechar vendas. Esse tipo de profissional, que respeita o tempo do cliente, costuma ser bem-sucedido, já que sabe como e quando agir.

3. O amigo de todo mundo

Ter simpatia e atender a todos com cordialidade é muito importante em qualquer relação de compra e venda. Por isso, ser um corretor amigo de todo mundo tem o seu lado positivo.

O que não pode acontecer é “forçar” uma amizade com o cliente, principalmente se perceber que a pessoa é mais reservada. Deve-se ter cuidado para manter a relação sempre profissional, mesmo que você busque agradar o interessado em comprar ou alugar imóveis.

4. O que não para de falar

O corretor que não para de falar não costuma ser bem-sucedido nas vendas. Isso se justifica porque a pessoa “tagarela” demais acaba assustando o cliente.

Pode-se passar a ideia de que você está querendo “empurrar” os imóveis para os clientes, sem buscar conhecer a fundo as necessidades deles. Por isso, tome cuidado!

5. O novato

O corretor novato é aquele que está começando na área agora e ainda não tem muita experiência na área.

Para ter sucesso na profissão, recomenda-se que esse perfil tenha sempre um profissional mais experiente que atue como uma espécie de mentor. 

6. O bem-sucedido

Esse tipo de corretor é aquele que cuida muito bem da aparência, se veste de forma elegante, fala de maneira bastante formal e passa um ar de entendido e empoderado.

Para quem tem esse perfil, o único cuidado que deve ser tido é evitar os exageros para não afugentar os clientes com menor poder aquisitivo. Se você atende o mercado de imóveis de luxo, no entanto, tem tudo para conseguir excelentes resultados.

7. O moderninho que entende de tecnologia

O corretor moderninho é aquele que está sempre de olho nas novas tecnologias que podem ser incorporadas para facilitar o seu trabalho. 

Para isso, usa ferramentas como o WhatsApp, site profissional, o app Facilita, entre outros recursos.

8. O que gosta de estudar

O corretor que gosta de estudar, sem dúvida, tem grandes chances de se tornar um profissional reconhecido no mercado.

Afinal, dominar novas técnicas de vendas, marketing e persuasão é sempre importante para conquistar os clientes e conseguir fechar bons negócios.

9. O que cria network

Assim como acontece em todas as áreas, ter uma boa rede de contatos é essencial para o corretor de imóveis.

O profissional que tem esse perfil cria um bom network, sempre trabalhando as suas relações, para que consiga grandes oportunidades para fechar bons negócios.

E então, conseguiu identificar em qual perfil de corretor você se encaixa? É claro que esses estereótipos são apenas classificações mais gerais sobre os profissionais. 

A nossa ideia não é criar rótulos, mas sim fazer com que você trabalhe o autoconhecimento para ter mais sucesso profissional. Abrace as suas maiores forças e trabalhe naquilo que deseja mudar.

Além disso, o corretor pode ter mais de um perfil. Por exemplo, você pode ser um corretor “bem-sucedido e moderninho”. 

Na prática, você pode variar e moldar o seu perfil de corretor de imóveis, de acordo com as características de cada cliente.  Um consumidor de alto padrão, por exemplo, não tem os mesmos anseios que uma pessoa de classe média ao comprar um imóvel. Tudo isso precisa ser considerado.

Quer se aperfeiçoar ainda mais como profissional? Então, baixe agora o nosso Manual Prático para Corretores! Ele traz várias dicas e insights para você fazer boas vendas.

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile