Dicas

Como você sabe se seu lançamento imobiliário deu certo?

Nas nossas últimas conversas falamos bastante sobre lançamentos, principalmente sobre como fazer uma gestão de vendas eficiente, melhorar a usabilidade dos recursos de CRM, e facilitar os acessos de corretores a materiais importantes como a tabela de vendas atualizada e imagens dos produtos. Tudo isso feito de forma estratégica contribui para o sucesso do lançamento. […]

Published

on

Nas nossas últimas conversas falamos bastante sobre lançamentos, principalmente sobre como fazer uma gestão de vendas eficiente, melhorar a usabilidade dos recursos de CRM, e facilitar os acessos de corretores a materiais importantes como a tabela de vendas atualizada e imagens dos produtos.

Tudo isso feito de forma estratégica contribui para o sucesso do lançamento. Imagine que agora você está lidando com o período o pós-lançamento. Toda a gestão de vendas já foi finalizada, as unidades foram todas vendidas e este é o momento de mensurar os dados, e analisar os resultados obtidos. Parece óbvio perceber que tudo correu bem neste lançamento, já que todas as unidades foram vendidas, não é mesmo? Mas como você pode ter certeza que todas as etapas da gestão de vendas funcionaram bem? A única forma eficaz para saber se os seus lançamentos estão de fato dando certo é através de relatórios inteligentes.

Mas para que você entenda melhor a importância de relatórios inteligentes, vamos trazer uma situação bem comum no mercado imobiliário.

 

Como prever problemas e planejar ações sem dados precisos de relatórios?

A sua equipe de vendas está empenhada no lançamento de um empreendimento X. Tudo parece estar indo bem, até que o índice de vendas não está compatível com o esperado e nem com o desempenho da equipe. Após algumas reuniões ouvindo a equipe de vendas, o corretor tentando lembrar se houve alguma falha no atendimento, o gerente comercial toma a decisão de impulsionar mais as mídias de massa. Ele acredita que o problema está na divulgação.

Mudanças são feitas, mais dinheiro é investido e por fim, quando o problema não é resolvido, o gestor identifica que a falha estava no atendimento aos leads.

Sabe por que a situação acima é bem comum? Porque sem dados reais é muito difícil saber, exatamente, em que etapa da gestão de vendas nos lançamentos está o problema.

Empresas que não tem feedback rápido de suas ações, perdem tempo e dinheiro com mídias que não estão convertendo. Sem o controle com dados assertivos de todos os leads, a equipe de vendas não consegue fazer ações direcionadas para melhorar o atendimento dos leads.

Outro problema comum com a falta de relatórios é a dificuldade para saber se as vendas estão ou não no nível do resto do mercado imobiliário. Sem essa informação precisa não é possível tomar ações para mudar ou melhorar esse cenário.

Não adianta confiar em murmurinhos do mercado, nem em corretores que ficam trazendo informações de outras construtoras/loteadoras. Você precisa ter em mãos todos os dados das etapas da gestão de vendas. Só assim, é possível mensurar resultados e planejar ações para melhorar esse ou os próximos lançamentos.

 

Como funcionam os relatórios inteligentes?

Se você chegou até aqui é porque sabe que a sua empresa precisa abandonar métodos falhos de acompanhamento e métricas e investir em relatórios inteligentes.

A maior vantagem dos relatórios inteligentes é ter em mãos dados para tomar decisões assertivas em qualquer etapa do lançamento. Você não precisa esperar o término de uma campanha para ter o acesso dos resultados. No período em que esse empreendimento estiver sendo vendido, o gerente comercial pode consultar os relatórios periodicamente, e analisar quais investimentos está trazendo mais conversões, mudar campanhas, se for necessário e acompanhar o desempenho da equipe de vendas.

Lembra que o problema que citamos acima se concentrava no atendimento aos leads? Com o relatório é possível saber exatamente qual a origem dos leads e assim investir nas mídias que traz mais leads. Também é possível verificar quais equipes estão conseguindo converter mais leads. Com esses dados o gestor consegue traçar medidas para melhorar o atendimento, investir nas mídias que estão convertendo mais leads, ainda no período do lançamento. Ou seja, tendo esse controle através do relatório, o gestor comercial consegue otimizar as vendas desse empreendimento que está sendo lançado no momento.

Os dados dos relatórios são fundamentais para otimizar as vendas de novos produtos, ter mais controle de todas as etapas da gestão de vendas e poder tomar decisões assertivas para melhorar as vendas do produto que está sendo vendido no momento e criar estratégias para os próximos lançamentos.

Não dá para perder tempo nem dinheiro com ações duvidosas, baseadas em achismos ou murmurinhos de mercado. Quer que seus lançamentos sejam realmente eficientes? Tenha em mãos análises inteligentes e relevantes, que possam ser acessadas em qualquer hora e em qualquer lugar. Facilite métricas, facilite atendimentos e impulsione as vendas.

><

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile