Conecte-se conosco

Mercado Imobiliário

Como vender imóveis: 5 dicas para melhorar o seu processo de vendas

Publicado a

I

Saber como vender imóveis é a principal característica de qualquer negócio do setor. A diferença é que, com o advento tecnológico impulsionado pela transformação digital, todo o processo de vendas passou a ser reconsiderado.

Afinal de contas, muitas soluções facilitaram o fluxo de trabalho, minimizaram as atividades mecânicas e repetitivas e otimizou a experiência de compra dos clientes.

Só que muitas empresas ainda batalham para fazer essa transição sem perder o equilíbrio dos esforços praticados e os resultados adquiridos.

E é para isso que convidamos você a seguir com a leitura deste post e descobrir conosco como vender imóveis a partir de 5 dicas para melhorar o seu processo de vendas. Confira!

O que é processo de vendas?

Em uma negociação do setor imobiliário, o processo de vendas tende a ter um desenho muito bem definido. São, no geral, cinco etapas bem definidas:

-Prospecção;

-Qualificação;

-Proposta;

-Fechamento;

-Pós-venda.

Por meio da organização dessas etapas no seu funil de vendas, há como seguir à risca um processo homogêneo e facilmente adaptável às necessidades e objetivos de cada cliente.

Uma boa ferramenta tecnológica permite a personalização das etapas do processo de vendas. Por isso, é preciso ter em mente que existem algumas soluções disponíveis no mercado, que não conferem essa personalização, ou seja, as empresas precisam adaptar o seu processo de vendas à ferramenta. Diante desse contexto, é imprescindível optar por uma solução que os gestores consigam personalizar as etapas na ferramenta, conforme o seu processo. 

Como resultado, seus corretores têm a disposição todos os meios para encurtar o ciclo de vendas, converter os leads em clientes com agilidade, criar uma experiência mais rica e personalizada e, assim, aumentar a sua renda e a lucratividade da empresa.

Vamos ver, então, como vender imóveis a partir de uma otimização valiosa dessas etapas!

Como vender imóveis de maneira eficiente em 5 dicas?

1- Conheça a fundo o seu público-alvo

Com o mercado digital em expansão, o consumidor teve o seu perfil modificado também a partir desses novos hábitos on-line. Por exemplo: eles têm à disposição, hoje em dia, muitas informações que só encontravam no discurso de venda dos corretores, até pouco tempo atrás.

Por isso, é importante antecipar esse trabalho compreendendo, primeiramente, o perfil de cliente que a sua construtora trabalha e como ele se relaciona com os clientes.

Para tanto, reúna o máximo de informações possíveis a respeito dos seus prospectos e clientes que já compraram com a empresa, como:

-Gênero;

-Estado civil — e quantidade de filhos;

-Profissão;

-Onde trabalha e se locomove para realizar as atividades pessoais que mais lhe dão prazer;

-O que busca em um imóvel;

-O que busca na região onde pretende morar.

Assim, é composto um perfil médio que ajuda a identificar as necessidades, os objetivos e os desafios que esse público-alvo enfrenta para encontrar o imóvel ideal — e como os seus corretores podem trabalhar isso em benefício de desenvolver cada vez mais suas estratégias sobre como vender imóveis.

2- Conheça tudo sobre os seus imóveis

Gerar um desejo de consumo permanece sendo o grande atrativo para fazer os olhos de um cliente brilhar. Assim, além de entender com quem os seus corretores estão lidando, é fundamental que eles conheçam a fundo os imóveis que eles estão negociando.

Com isso, cada argumento, resistência ou ponto de interesse de um prospecto pode ser devidamente sanado por meio do conhecimento técnico dos seus profissionais a respeito de cada empreendimento.

Só que esse conhecimento não deve se restringir às especificações técnicas do imóvel. Alinhando ao perfil do prospecto, o corretor pode indicar os atrativos da vizinhança, as facilidades de acesso, as áreas de lazer mais interessantes etc.

3- Como vender imóveis a partir das objeções?

É na etapa de negociação que se descobre algumas resistências e objeções dos clientes em potencial. E os seus corretores precisam estar atento a elas e, principalmente, compreender como transformá-las em oportunidades.

Ou seja: aprender a transformar um não em sim a partir de argumentos. Para tanto, uma maneira funcional para melhorar isso é o uso de soluções digitais versáteis que minimizem o tempo de atendimento e ofereça o maior número de informações relevantes sobre os empreendimentos.

Munido com informações relevantes e de uma tecnologia que, os corretores tem mais chances de encantar o cliente.

Quanto mais ágil, prestativo e solícito puderem ser os seus corretores, melhor para a conclusão rápida da compra. E é aí que entra o seu papel de oferecer aos profissionais as melhores ferramentas para aumentar as vendas.

4- Invista no relacionamento pós-venda

O trabalho não acaba após o envio de uma proposta e a assinatura do comprador. Saber como vender imóveis significa, também, que os seus colaboradores devem manter um relacionamento próximo com os clientes, mesmo após efetuada a venda.

Isso pode acontecer a partir do envio periódico de dicas sobre as unidades adquiridas ou, ainda, a respeito de eventos na região onde os clientes vivem. Isso qualifica, continuamente, a experiência de compra, o que gera recomendações e, consequentemente, atrai mais clientes para o seu negócio.

5- Use a tecnologia

Nossa última dica sobre como vender imóveis de maneira otimizada tem a ver com o epicentro dessa mudança de perfil dos consumidores: a tecnologia.

Por meio de sistemas que concentrem todo o processo de vendas, você tem mais controle e segurança para gerir os seus profissionais. E, para os clientes, isso pode se traduzir em mais agilidade e conveniência.

Um exemplo: esse tipo de sistema — que pode ser acessado diretamente do celular ou painel web — permite o envio de documentos e propostas pelo próprio smartphone. Economia na abordagem e no relacionamento com o cliente, ao passo que os corretores terão todas as etapas do processo de vendas municiadas pelo software.

Não à toa, soluções de CRM são fundamentais para aprender — e reaprender — como vender imóveis em pleno contexto da Era Digital da qual somos testemunhas.

Quer saber sobre como vender imóveis com a ajuda da tecnologia? Então, acesse o nosso site e saiba mais!

A equipe Facilita tem a missão de te ajudar a melhorar processos e se manter atualizado sobre as mudanças do mercado imobiliário. Queremos te ajudar a facilitar seu processo de vendas com conteúdo transformador.

Continue lendo
Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mercado Imobiliário

Selic cai para 10,75%, mas imóveis tendem a subir: O que isso significa?

Publicado a

I

O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou mais uma redução na taxa básica de juros, a Selic, deixando-a em 10,75% ao ano. Essa é a sexta queda consecutiva, trazendo a taxa de volta ao patamar de fevereiro de 2022. A decisão foi unânime e alinha-se às expectativas do mercado financeiro.

No entanto, há uma nuance interessante nesta redução. O Banco Central sinalizou uma possível desaceleração no ritmo de cortes, indicando que a próxima redução, prevista para maio, poderá ser de mesma magnitude, e não necessariamente seguirá o padrão das últimas reduções. Essa mudança de tom reflete a necessidade de maior flexibilidade diante do cenário econômico atual.

Embora a queda da Selic seja uma boa notícia para quem busca crédito mais barato, ela pode ter um impacto surpreendente no mercado imobiliário. Especialistas apontam que, com a redução dos juros, os preços dos imóveis tendem a subir.

Por que os imóveis tendem a subir?

Quando os juros estão em queda, o custo de financiamento de imóveis também diminui. Isso pode incentivar mais pessoas a buscar financiamentos e investir no setor imobiliário. Como resultado, a demanda por imóveis aumenta, o que, por sua vez, pode levar a um aumento nos preços.

Além disso, a redução da Selic torna outras formas de investimento menos atrativas, levando os investidores a buscar alternativas, como o mercado imobiliário, que historicamente oferece retornos sólidos a longo prazo.

Diante desse cenário, é importante considerar aproveitar os preços relativamente mais baixos dos imóveis agora, pois há expectativas de aumentos expressivos à medida que os juros continuam a diminuir.

É válido lembrar também que a queda nos juros pode tornar mais vantajosa a portabilidade de financiamentos imobiliários, possibilitando a troca por taxas mais atrativas.

Continue lendo

Mercado Imobiliário

Novo benefício tributário para imóveis da faixa 1 do MCMV: alíquota de RET reduzida para 1%

Publicado a

I

Recentemente, foi publicada uma instrução normativa da Receita Federal que traz boas notícias para o setor imobiliário, especialmente para aqueles envolvidos na construção de imóveis destinados à Faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). A Instrução Normativa RFB 2.179/2024 estabelece uma redução significativa na alíquota do Regime Especial de Tributação (RET) para esses empreendimentos, passando de 4% para apenas 1%.

O RET é uma modalidade de tributação diferenciada voltada para incentivar atividades empresariais em setores específicos, como o imobiliário. Instituído pela Lei nº 10.931 de 2004, esse regime proporciona às empresas do ramo da construção civil a oportunidade de pagar impostos com alíquotas reduzidas e fixas, simplificando assim a apuração e o recolhimento dos tributos.

É importante ressaltar que essa redução da alíquota se aplica exclusivamente aos empreendimentos da Faixa 1 do MCMV. Para as demais faixas do programa, bem como para os empreendimentos fora do escopo do Minha Casa, Minha Vida, a alíquota unificada do RET de 4% continua em vigor.

O Art. 23 da instrução normativa define que são consideradas construções ou incorporações de imóveis residenciais de interesse social aquelas destinadas a famílias cuja renda se enquadre na Faixa Urbana 1, independentemente do valor da unidade, no âmbito do PMCMV.

Essa medida visa incentivar ainda mais a construção de moradias acessíveis para famílias de baixa renda, contribuindo para a redução do déficit habitacional do país. Com a redução da carga tributária, espera-se um aumento na oferta de moradias adequadas e um impulso na realização do sonho da casa própria para milhares de brasileiros.

Para mais informações sobre como essa mudança pode impactar os seus investimentos ou negócios no setor imobiliário, consulte um profissional especializado ou entre em contato com a Receita Federal para esclarecimentos adicionais.

Esta nova regulamentação representa uma oportunidade significativa para o setor imobiliário e um passo importante na promoção da inclusão social através do acesso à moradia digna para todos os cidadãos brasileiros.

Continue lendo

Mercado Imobiliário

Queda da Selic e aumento nas buscas por compra de imóveis em 2024

Publicado a

I

Compreenda o cenário atual do mercado imobiliário brasileiro em 2024 e como as recentes mudanças na taxa básica de juros têm impactado as buscas por compra de imóveis. Nesse post, vamos explorar em detalhes as consequências da queda da Selic e as oportunidades que surgem para as incorporadoras, loteadoras e imobiliárias e para quem busca realizar o sonho da casa própria este ano. Não deixe de acompanhar a análise sobre as transformações econômicas e seus reflexos no setor habitacional, confira!

Redução da Taxa Selic

O cenário econômico brasileiro vem passando por mudanças significativas, refletindo diretamente no mercado imobiliário. Em meio a essas transformações, destacamos um fator crucial: a redução da taxa Selic. Na última decisão do Copom, realizada em 31 de janeiro, a taxa básica de juros foi reduzida para 11,25% ao ano, marcando o quinto corte consecutivo e atingindo seu menor nível desde março de 2022. Essa medida tem implicações diretas no setor imobiliário, estimulando um aumento nas buscas por compra de imóveis.

Aumento nas buscas por compra e venda de imóveis no Google

De acordo com dados do Google, as pesquisas relacionadas à compra e venda de imóveis cresceram significativamente em janeiro de 2024, registrando um aumento de 12,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento foi ainda mais expressivo em alguns estados, como Espírito Santo, Piauí e Tocantins, onde as buscas aumentaram mais de 20%.

A busca por alternativas habitacionais também se destacou, com um aumento de 25% nas pesquisas relacionadas à mudança de moradia, sugerindo um maior interesse em deixar o aluguel e investir na compra da casa própria. Esse movimento é impulsionado não apenas pela queda na taxa de juros, mas também pelo desejo de estabilidade e segurança proporcionados pela posse do imóvel.

É importante ressaltar que a Caixa Econômica Federal, como principal instituição financeira no mercado imobiliário, também foi alvo frequente das buscas, principalmente por sua atuação em programas como o Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e pela competitividade de suas taxas de juros.

A crescente demanda por moradias próprias, refletindo não apenas uma busca por segurança financeira, mas também por estabilidade e conforto. Com a redução da taxa Selic e as oportunidades oferecidas pelo mercado, o momento se mostra propício para aqueles que desejam realizar o sonho da casa própria em 2024 e é um cenário de oportunidades de vendas para incorporadoras, loteadoras e imobiliárias.

O que você achou do conteúdo? Não deixe de continuar acompanhando as novidades do nosso blog!

Continue lendo

mais acessados do Blog

pt_BRPortuguese