Como a Fix conseguiu uma taxa de conversão de 14% em vendas

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

A Fix Urbanismo conseguiu uma taxa de conversão de 14,15% em seis meses, desenvolvendo um trabalho completo de integração entre marketing e vendas.

Nos últimos meses, a loteadora vem alcançando resultados positivos com estratégias avançadas de marketing e pós-venda, na qual a Grifo Propaganda e o Facilita oferecem todo o apoio, desde a captação do lead até o fechamento do negócio.

Quer saber como a Fix conseguiu uma taxa de conversão tão alta se comparada a média do mercado imobiliário? Quem nos conta essa história de sucesso é Hellen Souza, Gerente de Marketing da Fix. Confira!

Sobre a Fix Urbanismo

A Fix Urbanismo é uma empresa especialista em incorporação e vendas de loteamentos nos estados de Tocantins, Goiás e Mato Grosso.

Com sede em Tocantins, a Fix possui cerca de 14 empreendimentos, distribuídos em filiais de várias cidades diferentes. Cada filial tem um supervisor, responsável pelo resultado da praça. E o Gerente Comercial ajuda de forma mais estratégica, acompanhando o desempenho das filiais.

Desafio

O maior desafio da Fix foi integrar os processos de marketing e vendas da loteadora. Ou seja, seu objetivo era se certificar que a equipe comercial realmente aproveitasse os leads gerados pelo marketing.

Os gestores precisavam responder três perguntas sobre seus processos:

1. Os nossos leads estão qualificados?
2. O atendimento da nossa equipe de vendas está eficiente?
3. Conseguimos rastrear as origens das vendas?

Assim, para ter mais controle e oferecer uma experiência personalizada aos clientes, a loteadora apostou em uma nova cultura, com o apoio de ferramentas inovadoras, que permitem a realização de um atendimento assertivo e eficiente aos leads.

“A empresa acreditou na força de marketing e vendas juntos. Mudou sua cultura ao mudar a cabeça de corretores e supervisores para este novo momento que o mercado oferece”, conta Hellen.

Atualmente, toda equipe comercial trabalha diretamente com o Facilita. “Toda a vida da venda, toda a geração e manuseio de leads é feito no Facilita”, completa.

Solução

Integração entre marketing e vendas

Um estudo sobre tempo de resposta das empresas aponta que contatar um lead em até 5 minutos, depois da levantada de mão, aumenta em 100x sua chance de conversão. A partir dessa realidade, a Fix começou a trabalhar na integração entre marketing e vendas, com o RD Station e o Facilita.

Funciona assim: os leads captados pelas campanhas de marketing são automaticamente enviados para o Facilita, em uma fila de atendimento, onde a equipe de pré-atendimento pode fazer o primeiro contato.

Isso confere velocidade ao atendimento, já que os leads são distribuídos entre diferentes SDRs, permitindo uma abordagem ágil e eficiente.

Pré-atendimento

O funil de vendas da Fix é completamente adaptado para um processo comercial com pré-atendimento. O SDR da loteadora, Rodrigo Oliveira, conta que atende leads captados em campanhas digitais e tenta contato por múltiplos canais.

“A partir do momento em que ele é captado e entra em nosso funil de vendas, eu faço contato com ele. Se não consigo fazer o contato via ligação, tento via whatsapp e, dando retorno, encaminho ele para os corretores”, explica.

Ao conseguir o contato com os leads, Higor fica responsável por entender melhor seu contexto. “É mais interessante quando acontece o atendimento via ligação, porque eu consigo dialogar com o cliente, entender qual é a necessidade dele, quais são as dúvidas e as informações que ele tem interesse de saber sobre o produto”.

Além de agendar visitas para corretores, insistir em leads que não atendem nas primeiras vezes também é uma grande missão para o SDR. Na Fix, Higor faz até oito tentativas de contato para conseguir ter a primeira conversa com o possível cliente.

CRM completamente adaptável

O CRM do Facilita ajuda a equipe comercial da Fix a estabelecer um relacionamento próximo com os leads.

Todas as interações como ligações, mensagens no whatsapp, e-mails e visitas ficam registradas na ferramenta. Assim, fica fácil retomar o contato e lembrar de detalhes específicos para se reconectar com os prospects.

Além disso, no CRM também é possível agendar tarefas futuras, permitindo que corretores e SDRs não esqueçam de retomar contato com possíveis clientes, em períodos determinados.  “A ideia do CRM é muito interessante, com relação ao gerenciamento, ao lançamento dos atendimentos dos clientes, o lançamento da proposta”, comenta Higor.

O registro do atendimento permite que o gestor comercial faça toda a rastreabilidade de vendas, podendo entender a experiência do cliente em cada etapa da jornada de compra do loteamento.

Estratégia da Grifo Propaganda

A Fix conta com o trabalho estratégico da Grifo Propaganda, que desenvolve ações com ferramentas específicas e de maneira integrada, como é o caso do RD Station e do Facilita, atrelados às campanhas digitais.

Um trabalho completo de marketing digital envolve uma série de etapas que precisam do apoio de ferramentas para atingir os resultados esperados. Nesse sentido, a Grifo tem ajudado a Fiz a alcançar resultados surpreendentes em todos os níveis.

A estratégia da agência envolve uma atuação que vai desde a geração de leads à integração com o Facilita, passando pela estruturação do pós-venda e remarketing.

As ações da Grifo vão além do marketing, destacam-se a implementação do RD Station, integração de campanhas, inbound marketing, estratégias para cada tipo de empreendimento, capacitação do time de vendas para utilização do CRM, além da estruturação do pré-atendimento (SDR).

Resultados

Na Fix Urbanismo, todo o trabalho é realizado com a gerente de Marketing, Hellen Souza e o apoio da Grifo Propaganda. Apenas no último trimestre, houve um aumento de 30% na geração de negócios com a integração de marketing e vendas.

Com mais de 116 usuários ativos entre equipe de pré-atendimento, corretores e gestores, seus resultados têm crescido cada vez mais. Nos últimos 6 meses, a loteadora manteve uma taxa de conversão de vendas invejável de 14%, muito acima da média do mercado imobiliário, que é de 4%.

“Fizemos, entre 4 e 5 meses, ações, treinamentos, campanhas de incentivo e até regras para os corretores. Hoje, a gente tem um número grande de corretores, e eles conseguiram entender que a ferramenta trabalha a favor deles” comenta Hellen.

É importante apontar que o resultado final só é possível com a atuação próxima dos gestores da Fix com toda a sua equipe e o apoio da agência.

Quer saber como a sua loteadora pode ter os mesmos resultados que a Fix Urbanismo? Então fale com um de nossos consultores, profissionais especializados em achar as melhores alternativas de crescimento para sua empresa.

Equipe Facilita
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Veja mais posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

app Facilita Blog © 2019. Todos os direitos reservados.