Conecte-se conosco

Recursos

Checklist: o passo a passo para implantar a Assinatura Eletrônica no mercado imobiliário

Publicado a

I

play

A transformação digital no mercado imobiliário é uma realidade! Como apontado pelo especialista em direito digital, Dr. Cláudio Dias, estima-se que o advento da pandemia acelerou o processo digital em mais de uma década.

Com o uso da assinatura eletrônica no mercado imobiliário, a burocracia nos trâmites dos procedimentos é diminuída consideravelmente. Logo, permitindo maior satisfação e diminuição dos gastos com a circulação da documentação no processo de vendas, tanto para o cliente, quanto para a incorporadora. Tudo isso, com validade jurídica, que traz a garantia de mais segurança ao processo.

Contudo, ainda restam dúvidas que assolam os gestores do mercado mobiliário, como por exemplo “Como de fato implementar a assinatura eletrônica?” 

Mapeamento dos documentos 

O primeiro passo para implementar a assinatura eletrônica em incorporadoras, construtoras e imobiliárias é mapear ao longo da jornada quais os documentos que vão precisar de algum tipo de assinatura.  

Quais seriam esses documentos? 

A assinatura eletrônica pode ser utilizada em diversos documentos, pois possui valor legal, sendo composta por identificação e autenticação do autor da assinatura, comprovação da integridade do documento assinado e o respectivo registro. Sendo uma alternativa para:

  • Contrato de compra e venda de imóvel: serve para firmar o compromisso da negociação.
  • Escritura pública: formaliza a transmissão de propriedade.
  • Registro da matrícula no Cartório de Registro de Imóveis: transfere definitivamente a propriedade do bem, passando-o para o nome do comprador.

Consulta com o jurídico

É preciso consultar o setor jurídico da incorporadora, para que ele tome nota sobre a recomendação de assinatura eletrônica para cada modalidade de documento, sendo: simples, avançada e qualificada. Elas possuem algumas diferenças e conhecê-las é essencial para escolher a que melhor se adequa ao seu negócio.

É necessário mapear se o documento irá para terceiros, como: banco ou cartório; pra avaliar também a aceitação por parte deles.

Exemplo: 

  1. Envio da proposta (parte financeira, documentos enviados): assinatura eletrônica simples
  2. Contrato aprovado pelo gestor comercial (documentação da proposta enviada): assinatura eletrônica simples
  3. Registro de imóveis e escrituração: assinatura eletrônica qualificada (obrigatoriamente) 

Definir a tecnologia

Definir a tecnologia tanto de assinatura quanto de geração automática da proposta de contrato traz: agilidade, segurança e informações unificadas.

Na tomada de decisão, são recorrentes questões sobre: como escolher uma ferramenta que reúna tudo o que as construtoras precisam para estarem inseridas no meio digital? O Facilita possui tudo o que o mercado imobiliário precisa para alavancar nas vendas digitais, compilando em um só lugar as ferramentas de gestão imobiliária.

Com o Facilita é possível centralizar em apenas uma ferramenta a gestão de propostas, geração de contrato e acompanhamento de assinaturas eletrônicas, nas três modalidades: simples, avançada e qualificada.

Projeto piloto

É preciso identificar as vantagens de se ter as assinaturas em formato eletrônico e iniciar, mesmo que de forma simples, o processo de assinaturas em meio digital. Para isso, o gestor comercial precisa avaliar alguns pontos no processo de integração das assinaturas eletrônicas junto à incorporadora. 

Realizar um projeto piloto, seja em uma equipe de vendas em específico, empreendimento em estoque, mas começar simples pra ver o processo rodando e realizar os ajustes necessários, sem mudar radicalmente.

Decisões precipitadas podem causar transtornos futuros. Logo, iniciar o projeto já com um lançamento imobiliário é arriscado! Visto que, esse é um momento que demanda muita atenção em que tudo precisa correr perfeitamente. Por isso, o aprendizado em um ambiente controlado, longe de possíveis gaps, vem a ser uma opção assertiva para o sucesso do projeto.

Essa é a fase de testes, onde os erros geram aprendizados, o objetivo é aprender para posteriormente expandir para o restante da operação.

Expansão do projeto 

É fundamental que as operações sejam  feitas a partir do sucesso com o plano piloto. Assim, o gestor já comprovou a eficácia do processo e se necessário, pode iniciar com um modelo  híbrido até ficar 100% digital.

Comece de forma simples, mapeando os processos, verificando os pontos de  melhorias para só depois transformar em uma expansão 100% digital.

Oportunidade de crescimento no mercado imobiliário

O setor imobiliário encontra grandes oportunidades de crescimento ao contar com o auxílio da tecnologia. Mas como as ferramentas digitais podem otimizar o processo de vendas? Contratos digitais possuem validade jurídica?

As respostas para essas questões estão no webinar “Assinatura eletrônica com validade jurídica: as vantagens para o setor imobiliário”. Com os especialistas, Glauco Farnezi, CEO | App Facilita; Dr. Cláudio Dias, especialista em Direito Digital; Charles Brasil, Head de Vendas | Assine.Online

Confira:

Conheça nossa Redatora! Especialista em Marketing Digital, Gestão de Vendas e Letramento Informacional, Elen é uma verdadeira apaixonada por desvendar os segredos do mercado imobiliário. Sua missão é ajudar você a aprimorar processos e manter-se atualizado com as mudanças constantes do setor. Prepare-se para uma jornada de vendas fácil, descomplicada e transformadora, com conteúdo que fará toda a diferença!

Continue lendo
Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recursos

Contrato e assinaturas digitais no Facilita!

Publicado a

I

O Facilita te auxilia em todas as etapas do processo de vendas! Desde a gestão do atendimento, criação das pastas digitais, reserva de unidades, criação de proposta comercial e geração de contratos. Pelo Facilita, você automatiza a emissão e assinatura dos contratos de forma totalmente digital!

Chega de complicação na administração dos seus contratos!

Veja como no App Facilita você pode ter mais praticidade e menos burocracia para emissão de contratos, tornando mais simples o processo de rastreabilidade de dados, controle de informações, e velocidade do processo de assinaturas. No Facilita você realiza a geração, gestão e assinatura de contrato simplificada, integrando com plataformas de assinatura digital, tudo isso em um único lugar.

Geração de Contratos no Facilita

Com o apoio da nossa equipe você configurará as macros que irão compor o seu contrato! Desde o preenchimento de campos como nome, endereço, telefone, condições de pagamento e datas no documento. Tudo isso é feito individualmente para cada empreendimento!

Na emissão do contrato, os dados do cliente, dados de pagamento e dados da unidade são coletados dentro de cada negócio no Facilita e utilizados na geração deste contrato, garantindo rapidez e eficiência do processo. Caso preferir também há opção para o cliente fazer o upload e anexar documentos no formato doc ou docx.

Uma das principais vantagens é a automatização e velocidade que o Facilita traz para o fechamento da vendas. Veja mais vantagens em gerar e assinar o contrato pelo Facilita:
  • Automatização da inserção de dados do cliente e do negócio: Aqui os dados são extraídos automaticamente do negócio do cliente, isso simplifica a criação dos contratos, e elimina o processo de digitação manual, o que também agiliza o processo final de vendas.
  • Velocidade no fechamento de vendas: Destacamos que, especialmente em dias de lançamento (Dia D), a automatização dos contratos contribui para um processo eficiente de venda, gerando rapidamente o contrato, que pode ser assinado na hora. Com isso, o Facilita diminui o tempo da venda em mais de 60%, garantindo muito mais controle na assinatura do contrato.
  • Facilidade para a Secretaria de Vendas! Chega de redigitar informações: O Facilita gera facilmente o contrato a partir dos dados do negócio, aproveitando as informações cadastradas, como dados da unidade e pagamento, economizando tempo para a secretaria de vendas e para o cliente.
  • Rastreabilidade completa da venda com todos os dados centralizados: Pelo Facilita, além de acompanhar todas as etapas do processo de venda, você acessa todos os dados e pessoas envolvidas na venda (Corretor; Gestor e toda equipe).

Criação de macros dentro do App Facilita

Para utilizar essa funcionalidade, você precisará configurar macros com a ajuda da nossa equipe de implantação ou suporte. As macros são códigos inseridos no modelo de contrato para o sistema preencher automaticamente informações como nome do cliente, endereço e dados da unidade dentro do contrato.

Caso tenha dúvidas no recurso de geração de contrato, o Facilita oferece suporte e treinamento para você!

Entre em contato com a equipe através do próprio botão de suporte na tela inicial do app, ou acionar através do e-mail suporte@appfacilita.com e Whatsapp: (11) 4949-5909.

Gestão de contratos no Facilita

Com o uso do Facilita, você tem muito mais visibilidade e menos burocracia no processo de gestão de contratos. Além de gerar o contrato de forma simples, você consegue ter todo o acompanhamento das assinaturas! Dentro do funil de vendas você acompanha a etapa exata em que cada contrato se encontra, e o tempo que está parado nesta etapa, conseguindo agilizar o processo com o responsável pela etapa. Além disso, você também acessa todas as informações de quem já assinou o contrato, caso tenha a integração com as plataformas de assinatura digital.

Veja alguns status comuns dentro da etapa de Contrato no Funil de Vendas

  • Elaborando Contrato (Secretaria de Vendas / Gestor)
  • Contrato Emitido (Secretaria de Vendas / Gestor)
  • Contrato Assinado Cliente (Cliente)
  • Contrato Assinado Completo (Secretaria de Vendas / Gestor)

Com o App Facilita fazer a gestão e a centralização de contratos nunca foi tão simples! É muito mais transparência nas informações e garantia de um processo claro com menos burocracia.

Assinatura Digital no Facilita

Para ter um processo de venda ainda mais rápido e eficiente, o Facilita integra-se com diferentes plataformas de assinatura digital com validade jurídica. Assim, com a assinatura digital, é possível ter um processo de vendas ágil no dia do lançamento e também vender de forma remota, ou seja, para clientes que estão em outro local. Além disso, o Facilita integra com as plataformas de assinatura digital Clicksign, Docusign e AssineOnline. Entenda agora como funciona:

Docusign: A DocuSign é uma plataforma global que fornece soluções de assinatura eletrônica (eSignature), que habilita diversas empresas, inclusive do ramo imobiliário a digitalizar todo o ciclo de vida de venda. O Facilita integra da seguinte maneira:

  • Coleta de dados: O Facilita extrai automaticamente todos os dados do cliente e da unidade que você cadastrou anteriormente no sistema, preenchendo o documento em segundos..
  • Envio para Assinatura: O contrato gerado através do Facilita com integração DocuSign é enviado para os assinantes (cliente, incorporadora, loteadora ou corretores) para assinatura eletrônica.

Clicksign: A Clicksign é líder no mercado brasileiro de assinatura eletrônica, sendo a pioneira no país. Nessa plataforma você encontra soluções seguras e práticas para assinar e autenticar seus documentos de forma rápida e confiável.

  • Contrato Gerado no App Facilita: O Facilita extrai automaticamente todos os dados do cliente e da unidade que foram anteriormente cadastrados no sistema, preenchendo o documento em segundos.
  • Envio para assinatura no Clicksign: O documento gerado através do Facilita é enviado para plataforma de assinatura do Clicksign de forma simples para a assinatura eletrônica.
  • Autenticação por Token: Clicksign exige autenticação por token, (código encaminhado por SMS ou Whatsapp) ou seja, antes de finalizar a assinatura dos documentos os assinantes precisam emitir o código de segurança, que serve como um segundo fator de autenticação.

AssineOnline: É uma plataforma de soluções em assinatura eletrônica que visa digitalizar e otimizar a gestão de documentos e processos de assinatura para empresas e indivíduos.

  • Criação do Contrato no App Facilita: Para essa plataforma não é diferente! O Facilita também aproveita os dados direto do negócio do cliente para geração do contrato, preenchendo o documento com base nas informações já cadastradas no sistema.
  • Envio Automatizado para a AssineOnline: O Facilita integra com a AssineOnline simplificando o processo de assinatura do documento, tornando mais rápido o digital.

A assinatura de contratos no Facilita com conexão com as plataformas de assinatura digitalé um meio avançado e confiável de assinar seus documentos!

Integração com ERP

O Facilita garante ao final do ciclo de vendas uma integração rápida e eficiente com seu sistema de ERP. Através do nosso CRM todas as informações da venda são enviadas diretamente para o seu ERP, dando início ao processo financeiro. Nós temos integração nativa com o UAU, Sienge e Informakon. Além integrar também com o MEGA e outros sistemas via API pública, garantindo mais flexibilidade para a sua gestão de pagamentos.

Vantagens na integração do Facilita com o seu ERP

  • Otimização de processos para a secretaria de vendas: Aqui a vantagem é para a secretaria de vendas! Com o processo de automatização financeira e com o Facilita incorporando os dados de pagamento e todos os dados do negócio com o seu ERP, a secretaria de vendas não precisa mais repassar os dados do negócio manualmente.
  • Facilidade na Gestão Financeira: O Facilita descomplica a gestão financeira, pois integra todos os dados de pagamento, comissões e condições do contrato e da proposta diretamente com o seu ERP. Dessa forma, o ERP gera automaticamente o boleto no nome do cliente, garantindo, assim, que a etapa de pagamentos seja muito mais eficiente.
  • Controle de unidades: A integração do espelho de vendas do Facilita com o ERP, especialmente com o UAU e Sienge, permite que informações sobre as unidades (reservadas, disponíveis ou vendidas) sejam atualizadas em tempo real. Assim, o Facilita reflete todas as alterações feitas em seu ERP, e as informações atualizam nas duas vias, desde unidades reservadas, disponíveis ou vendidas.

A integração do facilita é a ponta final da venda!

Digitalize sua jornada de vendas e ganhe velocidade e resultados. O Facilita traz autonomia para o corretor e controle para o gestor.

Quer entender mais sobre como o Facilita pode transformar sua jornada de vendas?

Fale com um de nossos especialistas ou entre em contato com o suporte@appfacilita.com agora mesmo!

Continue lendo

Recursos

Tabela de Vendas integrada ao Simulador de Propostas

Publicado a

I

O processo de vendas de um loteamento ou condomínio exige organização e agilidade para que a venda seja finalizada com sucesso. Por isso, digitalizar suas tabelas de vendas e utilizar um simulador de propostas online é essencial para garantir rapidez e prevenir erros. Entenda como trazer suas tabelas para o CRM e como utilizar o simulador de propostas.

Um diferencial da tabela de vendas no Facilita é a integração com o fluxo de pagamentos do simulador que permite calcular valores como a entrada, dividir parcelas conforme tabelas de venda e também gerar uma proposta personalizada de acordo com as necessidades do cliente, otimizando assim a aprovação de propostas de pagamento. 

Tabelas de vendas

As tabelas de vendas cadastradas em cada empreendimento aparecerão nas informações das unidades no espelho de vendas, e também dentro do simulador de propostas. Facilitando a simulação pelo corretor.

Principais tabelas utilizadas pelo loteador 

As tabelas de vendas são elaboradas de acordo com a necessidade de cada cliente. Entretanto indicamos para os loteadores as tabelas mais comuns utilizadas dentro do Facilita. As tabelas a seguir e todas as demais são implementadas na etapa 4 dentro da aba de empreendimento, nomeada por “Gestão de tabela de vendas”. 

  • Tabela – Plano fixo: No facilita o gestor configura a tabela fixa conta as seguintes condições: Entrada + mensalidade. Exemplo: (1 Entrada + parcelas 48x mensais). Observação: A entrada também pode ser parcelada, fica a critério do cliente durante a negociação de pagamento definir em quantas vezes irá pagar a entrada. 
  • Tabela – Plano reajustável:  O Facilita permite configurar tabelas com parcelas que simulem variações com base em reajustes, mas a aplicação do índice real (mensal, automático) acontece fora do sistema, no contrato ou na gestão financeira da incorporadora (ERP).
  • Tabela – 36 meses: Esse formato condiz com o pagamento de entrada e pagamento contínuo mensal até que se complete o período estimado.

Orientações sobre as taxas de juros:

  • Não aplicamos correção por índice (IPCA, IGPM, INCC) para corrigir o valor da parcela. Mas caso seja necessário aplicar algum tipo de ajuste que é passado diretamente pela construtora ou incorporadora você pode configurar as taxas de juros, que se encontram no cabeçalho da tabela;
  • Caso precise configurar condições de pagamento diferentes para cada fluxo da tabela de vendas, recomendamos a criação de uma nova tabela. Pois os juros e descontos aplicados a um única tabela valem para todos os fluxos de pagamentos vinculados a ela;
  • Caso um fluxo tenha aplicação de juros e outro não, é possível alterar diretamente na configuração da tabela ou nas opções de com ou sem juros.

Principais regras ao montar a tabela de vendas 

Configurar a regra de entrada: Nesse caso o comum é manter entre 5% e 15% do valor total do imóvel. 

Data fixa no pagamento das parcelas: Ao configurar o pagamento das parcelas com data fixa mensal, o vencimento será agendado para a mesma data todo mês. Exemplo: Todo dia 5, 10 ou 15 do mês. 

Configurar tabela como fixa ou reajustável: Durante a configuração da tabela é possível definir se a estrutura de valores da tabela será fixa ou reajustável. 

Alteração de nomenclatura de parcelas

Para deixar o seu Facilita ainda mais personalizado, agora é possível alterar o nome das parcelas no Simulador de Propostas. A estrutura das parcelas continua fixa, mas você pode renomeá-las conforme a identidade ou necessidade da sua empresa.

Dica: Utilize nomes claros e intuitivos para as parcelas facilitando a compreensão dos corretores.

A alteração de nomenclaturas está disponível nas configurações em Propostas na aba Séries. 

Simulador de Propostas

O simulador é uma ferramenta fácil para o uso do corretor direto do app. Nele é possível que o gestor configure variáveis para que o corretor altere a forma de pagamento. Com as tabelas cadastradas no empreendimento, os corretores poderão utilizar o simulador de propostas para criar a simulação de pagamento e submeter a proposta para aprovação.

Com o Simulador de Proposta o corretor consegue fazer de uma simulação de forma simples a palma da mão!

Aprovação da proposta

A aprovação de proposta no Facilita, possibilita ter relatório do recurso de análise financeira, em que o gestor compreende de forma simples se a proposta está dentro dos parâmetros estabelecidos, com isso, é possivel fazer a aprovação ou solicitar ajustes dentro do próprio sistema.

Recurso Análise financeira

A análise financeira é um recurso disponível no Facilita que permite que o gestor avalie os valores que estão dentro ou fora do adequado na proposta, possibilitando que a aprovação seja feita de com agilidade sem a necessidade de realizar cálculos.

Ao clicar no botão financeiro o Facilita trará todas as informações envolvidas no resultado de não aprovação ou de proposta aprovada. 

Status da etapa proposta: 

Após verificar a viabilidade da proposta, dentro do Facilita, o gestor altera o status da proposta para fazer a aprovação ou reprovação.

Estes são os status mais utilizados pelos loteadores:

  • Proposta em análise: Nessa etapa o corretor já encaminhou a proposta e está aguardando aprovação pelo gestor;
  • Proposta aprovada: Momento em que ocorre a validação e aprovação da proposta;
  • Contraproposta ou reajuste: Nesse caso a proposta já foi analisada e o gestor verificou a necessidade de ajustes ou a criação de uma nova proposta;
  • Proposta recusada: Aqui a proposta foi analisada e reprovada. Uma proposta recusada pode ter diversos motivos, como por exemplo: Documentação incompleta, valores divergentes do acordo ou desistência do cliente. 

Viu como é fácil fazer a aprovação da proposta? Além de praticidade garantida aliada a velocidade do processo, o Facilita oferece direto pelo app o uso da ferramenta do Simulador, que acelera o processo de vendas e descomplica a avaliação financeira, melhorando assim a experiência para o gestor o para o corretor.

Tabelas de vendas para loteadores da região de Sinop – MT 

Para os clientes do Facilita das regiões de Sinop – MT as negociações são diferenciadas e podem ser criadas de acordo com cada perfil do cliente local, ou seja fatores como a influência do agronegócio diferenciam o cliente Sinop dos demais centros urbanos. Algumas tabelas podem ser configuradas de acordo com eventos sazonais como a colheita de safras. 

Algumas das tabelas mais usadas pelos clientes de SINOP – MT 

  • Ato: Valor fixo pago no ato da assinatura do contrato; 
  • Mensal: Pagamentos recorrentes em todos os meses;
  • Anual: Fechamento de um valor pago uma vez ao ano em datas pré estabelecidas.  
  • Plano Safra: O plano safra no facilita é um modelo de tabela de vendas caracterizado pelo retorno financeiro vindo das colheitas de safras. Nesse caso a configuração da tabela é feita comumente por Entrada de qualquer valor + parcelas em quantas vezes quiser até que se atinja o valor final do empreendimento. Exemplo: (Entrada + parcelas de 3x) = valor total do empreendimento.
  • Tabela Flex: Como o próprio nome já diz, as tabelas flexíveis dão total flexibilidade aos corretores para realizar suas negociações com os clientes, avaliando questões de acordo com o perfil do cliente diretamente no simulador de propostas. 
  • Flex com anuais: Na tabela flexível agora você pode configurar pagamentos anuais. Nesse caso você pode definir as seguintes parcelas:   

Faça na prática!

Com a tecnologia aliada a tabela de vendas, o Facilita oferece uma estrutura inteligente, que organiza a documentação, conecta com o financeiro do cliente e integra com o simulador de propostas.

Agora que você já viu como funciona a estrutura da sua tabela de vendas, que tal aplicar essas dicas na prática?

Restou alguma dúvida? Fale com um de nossos especialistas!

Continue lendo

Recursos

Funil de Vendas: As melhores práticas para montar um Funil para o loteador

Publicado a

I

Através do Funil de Vendas do Facilita, é possível acompanhar todas as negociações e identificar em que etapa do processo cada uma se encontra, ele também controlará de forma eficaz a relação de vendas das unidades. Por isso, estruturar o funil de forma eficiente é essencial para o sucesso nas vendas. Confira mais a seguir!

Sobre o Funil de Vendas Facilita

Indicamos para o loteador a aplicação de um de nossos modelos de Funil de Vendas mais utilizados, com foco prioritário no controle de unidades, montagem de pastas digitais e claro, o fechamento da venda.  Esse formato foi desenvolvido para estruturar uma jornada de vendas eficiente para o loteador, garantindo uma compreensão fluida do processo. Através dele é possível ter uma visão clara entre as principais etapas do ciclo de vendas, que se estende desde a etapa de represamento ou montagem de pastas digitais, até a elaboração de proposta e de contrato que por fim resultará no resultado de venda ganha ou perdida. Ter a percepção clara do Funil de vendas oferece ao loteador mais controle sobre seus resultados evitando retrabalho, gerando maior velocidade na tomada de decisão. Entenda mais sobre cada uma das etapas a seguir: 

1° Pastas digitais (Represamento)

Aqui estará a concentração de informações relevantes do cliente que está interessado em adquirir um empreendimento. Ofereça ao corretor um sistema fluido e organizado para lidar com as informações pessoais do cliente e documentos.

O papel das Pastas Digitais no Facilita:

  • Centralização de Documentos: Organiza toda documentação e dados do cliente, de forma simplificada, facilitando a gestão. Com as pastas digitais, os documentos ficam todos em um só lugar, sem dados espalhados e com fácil aprovação do gestor; 
  • Maior previsibilidade e rapidez nas vendas:  Permite o acompanhamento em tempo real do interesse dos clientes no produto. Com isso, o loteador terá maior previsibilidade de vendas, podendo estimar com mais precisão o volume de vendas a partir das pastas aprovadas, garantindo um controle mais assertivo sobre o processo;
  • Facilidade na criação da Pasta: Na etapa da pasta digital, o corretor cria a pasta de forma fácil, tirando foto a partir do app ou subindo os documentos do cliente, o gestor ou a secretaria de vendas a aprova ou retorna com ajustes necessários para que a pasta seja finalmente aceita;
  • Gestão de acessos inteligente: O Facilita permite que você inclua diferentes perfis e permissões nas etapas e status do funil. Tornando o processo de aprovação eficiente.

Os principais status nesta etapa são:

  • Montagem de Pastas (Corretor)
  • Pasta Em Análise (Corretor)
  • Pasta Aprovada / Pasta Reprovada (Gestor)
  • Pasta com Ajustes (Gestor)

2°Proposta 

Na proposta estão relacionadas às condições de pagamento. É possível configurar o simulador conforme suas tabelas de vendas garantindo mais autonomia em propostas personalizadas ou seguir os parâmetros da tabela já estabelecida, dessa forma, você consegue fazer toda a integração da venda com seu ERP. Além disso, caso deseje, você pode também realizar o controle de propostas anexando o documento da proposta dentro do negócio do cliente. 

Benefícios da etapa proposta: 

  • Aplicação do simulador de propostas; facilitando a  visualização de valores e agilidade na simulação e ajustes de proposta;
  • Integra as condições de pagamento e dados da venda com ERP;
  • Otimiza a velocidade de aprovação da proposta;
  • Fácil geração de contrato a partir da proposta, captando todos os dados do cliente e pagamentos de forma automática;
  • Possibilita configurar o simulador conforme suas tabelas de vendas ou propostas personalizadas. 

 Os principais status nesta etapa são:

  • Elaborando Proposta (Corretor)
  • Em análise (Corretor)
  • Proposta Aprovada (Gestor)
  • Contraproposta ou ajustes (Gestor)
  • Proposta Reprovada (Gestor) 

3° Contrato

O objetivo principal aqui é emitir e enviar o contrato para assinatura. Veja alguns dos benefícios da etapa de contratos.

  • Automação do processo de vendas: O Facilita permite importar todos os dados do negócio do cliente, gerando o contrato de forma simples e evitando retrabalho.
  • Assinatura eletrônica integrada: Na etapa de contrato, o Facilita integra com três plataformas de assinatura digital (DocuSign, Assine.Online e Clicksign), permitindo que o cliente assine de qualquer lugar. Você pode enviar e receber contratos de maneira ágil e sem complicações, eliminando a necessidade de deslocamentos físicos e acelerando o fechamento das vendas,
  • Visibilidade e controle em tempo real: Acompanhe o status de cada contrato em tempo real, desde a elaboração até a assinatura final.

Os principais status nesta etapa são:

  • Elaborando Contrato (Secretaria de Vendas / Gestor)
  • Contrato Emitido (Secretaria de Vendas / Gestor)
  • Contrato Assinado Cliente (Cliente)
  • Contrato Assinado Completo (Secretaria de Vendas / Gestor)

Dica: Reservas

A reserva pode ser feita a qualquer momento da venda e integrada automaticamente na etapa escolhida pelo gestor, ou seja você pode estipular a reserva na etapa proposta, dispensando a necessidade de vincular uma etapa de reserva ao funil de vendas. 

Práticas comuns entre nossos clientes:

  • Vincular a reserva a etapa de proposta: Assim que é feita simulação de proposta a reserva da unidade também é feita automaticamente;
  • Visualizar pela aba de Empreendimentos: Outro modo de acessar facilmente as reservas é verificá-las em no painel inicial em empreendimentos. 

4° Venda Ganha

Aqui você acompanha todas as vendas concluídas. A etapa de venda ganha reflete o sucesso da jornada de vendas. Além disso, nos relatórios do Facilita, você, loteador, tem uma visão completa do perfil dos clientes que estão adquirindo o empreendimento, e ainda pode visualizar a localização dos clientes com venda ganha e venda perdida, e outros dados que irão auxiliá-lo a entender o perfil de interesse em seu empreendimento. 

5° Venda Perdida

Com a aplicação eficiente do Facilita é possível identificar de forma transparente quantas vendas foram perdidas ao fim da jornada, facilitando assim, a realização de diagnóstico dos problemas que resultaram na perda da venda. 

Em venda perdida você pode classificar motivos de perda como exemplos abaixo:

  • Atendimento – Cliente não retorna contato;
  • Imóvel – Produto não atendeu a necessidade;
  • Desistência – Cliente não assinou o contrato;
  • Desistência – Cliente desistiu da compra;
  • Atendimento – Telefone incorreto;
  • Atendimento – Tentativas de contato esgotadas.

Entenda na prática!

Quer aprender mais aprender sobre o funil do seu Facilita e otimizar suas vendas? Entre em contato com um especialista!

Continue lendo

mais acessados do Blog

pt_BRPortuguese