Outros

Veja algumas dicas de uma gestão financeira para imobiliarias

Published

on

A gestão financeira para imobiliárias é tão importante quanto qualquer outro tipo de gestão financeira e para qualquer pessoa ou empresa, pois ela garante a saúde e segurança da marca em meio a um mercado que muitas vezes pode ser bem instável.

Prova disso foi a pandemia do novo corona vírus que mudou, do dia para a noite, a vida de milhares de pessoas, fazendo com que todas se isolassem em suas casas e até mesmo economizassem o seu dinheiro.

Com isso, alguns segmentos de mercado foram diretamente afetados com essa mudança, e as empresas que não possuíam uma boa gestão financeira sentiram na pele os problemas serem ainda maiores.

Seja um controlador de acesso para condomínio ou até mesmo uma imobiliária, a gestão financeira se tornou essencial para todo e qualquer tipo de negócio nos últimos anos. Na verdade, ela é importante para qualquer pessoa.

Isso porque a gestão financeira é o processo que permite a melhor organização de todos os dados financeiros que envolvem a vida de uma pessoa e de uma empresa, desde seus gastos até os seus ganhos.

E sabemos bem que, principalmente dentro do mercado imobiliário, as empresas precisam lidar com um grande volume de dinheiro que entra e sai e que precisa de muito cuidado durante o seu tratamento.

Por isso, a gestão financeira tem como objetivo principal ajudar tanto as pessoas quanto as empresas a terem um maior e melhor controle sobre os seus ganhos e gastos para evitar perdas desnecessárias e priorizar investimento de ponta para o negócio.

Não é novidade para ninguém que qualquer marca hoje precisa desembolsar um bom valor em dinheiro para manter o negócio de pé, seja o custo PCMSO PPRA ou até mesmo os impostos e contas mensais, como água e luz.

Sendo assim, aprender mais sobre gestão financeira é uma prova de cuidado e preocupação para com o seu negócio, e é justamente por isso que iremos abordar a fundo o assunto neste texto.

Entenda a importância da gestão financeira

Muitos ainda se perguntam sobre a importância da gestão financeira para imobiliárias. Para falar sobre isso, precisamos entender que esse tipo de mercado trabalha muito mais do que apenas a venda de imóveis, mas com o sonho de milhares de pessoas.

Ainda hoje, muitas pessoas no Brasil e no mundo possuem o sonho da casa ou apartamento próprio, e na maioria das vezes procuram uma imobiliária para realizar a compra ou locação de um espaço que possa chamar de seu.

Sendo assim, a gestão financeira já começa a ganhar importância justamente aqui, quando trabalha com as expectativas e sonhos de pessoas que estão nas mãos da sua empresa e que precisam ser tratados com extremo cuidado.

Assim como um cliente procura a fundo a melhor empresa para instalação de rede de incêndio em sua residência, ele também irá atrás da melhor imobiliária do mercado para lhe ajudar, e acredite, ter uma boa gestão financeira pode ser essencial para isso.

Esse conceito traz mais organização e eficiência para os processos do negócio, o que gera mais produtividade para o time e constrói uma melhor imagem da marca no mercado, o que atrai novos clientes.

Logo a seguir iremos nos aprofundar nos benefícios da gestão financeira para imobiliárias, mas até aqui é essencial que você entenda que a gestão financeira nesse segmento é muito mais do que apenas uma inovação no mercado.

A gestão financeira para imobiliárias é uma prova de cuidado para com a sua empresa, seus funcionários, seus processos, seus serviços, produtos e principalmente para com os seus clientes.

Afinal de contas, ninguém está disposto a perder um real sequer por falta de organização, não é mesmo? Pois bem, a gestão financeira é a principal aliada de quem deseja uma área financeira muito bem organizada e eficiente no dia a dia.

Benefícios da gestão financeira

Seja para uma empresa de fios e cabos eletricos ou até mesmo para uma rede de imobiliárias, os benefícios apresentados a seguir são para todo e qualquer tipo de negócio que entende a importância desse conceito e o aplica em sua marca. Confira:

Mais produtividade

A produtividade é uma característica essencial para garantir um bom trabalho dentro de uma empresa, é claro que para uma empresa ter produtividade, é necessário contar com outros fatores importantes, como os profissionais e a definição de processos.

Entretanto, a gestão financeira também é um dos fatores importantes para garantir a produtividade de uma empresa do ramo imobiliário, afinal de contas, esse conceito traz consigo a premissa de mais organização dentro desse setor.

A área financeira de uma empresa imobiliária é a que mais precisa de atenção para não cometer nenhum erro que pode colocar tudo a perder, por isso a gestão financeira é essencial para garantir uma maior produtividade entre toda a equipe.

Redução de custos

Quem possui uma empresa sabe muito bem que os custos estão longe de serem poucos e muito menos baratos, seja para oferecer serviços de engenharia elétrica ou até mesmo vender imóveis, como é o caso das imobiliárias.

Sendo assim, cada real que entra e sai do caixa da empresa é extremamente importante e pode fazer toda a diferença no fim do mês, por isso a gestão financeira é essencial para ajudar nesse quesito.

Com ela, a empresa consegue entender mais sobre as finanças e estar a par de tudo o que entra e sai da marca, o que evita gastos e perdas desnecessárias por falta de atenção, o que, consequentemente, gera mais faturamento e lucro para o negócio.

Melhor controle

Por fim, a gestão financeira ainda entrega um melhor controle sobre todas as finanças da empresa, justamente para que a equipe e as pessoas responsáveis por essa área estejam sempre cientes de tudo o que envolve esse setor tão importante da empresa.

Manter um bom controle das finanças de uma empresa, seja ela de instalação de malha de aterramento ou até mesmo uma imobiliária, é fundamental para evitar perdas de dinheiro e garantir que os investimentos da marca sejam coerentes com o seu objetivo.

Por mais banal que isso possa parecer para algumas pessoas, na prática faz total diferença no negócio e garante cada vez mais sucesso nas estratégias da marca e segurança para o dinheiro que entra e sai de lá.

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios da gestão financeira tanto para empresas do ramo imobiliário quanto para outras que entendem a importância desse conceito e o aplicam em suas rotinas.

O impacto da gestão financeira durante a pandemia

Como mencionamos no início do texto, a pandemia do novo coronavírus, que foi anunciada ainda no começo de 2020, foi prova de como o mundo é instável e como qualquer coisa pode acontecer a qualquer momento e mudar por completo nossas vidas.

E foi em um cenário como esse que vimos empresas que prestam serviço de gerenciamento de obras e até mesmo as escolas pararem por um tempo em prol do cuidado para consigo mesmo, suas famílias, amigos e clientes.

Isso foi necessário, ou o estado do Brasil e do mundo estaria ainda pior. Entretanto, não há como negar que isso abalou completamente o mercado e principalmente as empresas que não eram adeptas a uma boa gestão financeira.

As empresas que não tinham gestão financeira acabaram se atolando em dívidas e muitas delas chegaram até mesmo a ir à falência devido a falta de gestão que era necessária antes disso tudo acontecer.

Agora, as empresas que já tinham uma boa gestão financeira, claro que se assustaram com o cenário atípico em todo o mundo, mas se mantiveram de pé em meio a tempestade, pois tinham um bom alicerce e preparação para esse tipo de situação.

Isso só serve para mostrar como a gestão financeira é extremamente importante para o mercado empresarial, principalmente para as marcas imobiliárias, que durante a pandemia foram uma das mais afetadas no quesito financeiro.

Assim como é importante contar com um bom plano de gerenciamento de resíduos construção civil nos imóveis vendidos, ter uma boa gestão financeira é essencial para garantir o sucesso interno da sua empresa também.

Com isso, você estará pronto para enfrentar o que der e vier, pois sabe que estará preparado financeiramente para manter sua empresa de pé independentemente da situação que possa aparecer.

Cases de sucesso da gestão financeira

Para finalizar, preparamos uma lista com algumas das marcas que ganharam grande destaque e resultados no mercado imobiliário após a implementação da gestão financeira em suas rotinas de trabalho. Confira:

  • Zap imóveis;
  • Quinto andar;
  • OLX;
  • Viva Real;
  • SP imóvel;
  • Even.

Você provavelmente conhece pelo menos um desses e talvez nem imaginava que utilizava a gestão financeira em seus processos, mas não é à toa que hoje elas são algumas das maiores empresas do ramo imobiliário em todo o país.

E a sua marca pode ser a próxima a complementar essa lista e obter os mesmo resultados que essas empresas. Claro que nada acontece do dia para a noite, mas a decisão de começar já é um grande passo.

Dessa maneira você irá conquistar grandes resultados e conseguirá ter uma empresa bem preparada, equipada e pronta para o que der e vier, com processos bem definidos e um cuidado extremo e otimizado com suas finanças.

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile