Conecte-se conosco

Outros

ERP: o que é e por que contratar para loteadora?

Publicado a

I

Para que um empreendimento tenha sucesso hoje é preciso que ele esteja atento a todo tipo de tecnologia disponível, já que são essas ferramentas podem fazer com que tal negócio alcance um melhor nível de resultados, tal como ocorre com o uso ERP.

E tal cenário é válido para os mais diversos tipos de empresas, já que tanto companhias modernas, voltadas a negócios digitais, por exemplo, como aquelas de perfil mais tradicional, podem ter o seu processo de gestão facilitado pelo uso de certas estratégias.

Alternativas de gestão que vão se expandindo a partir do uso das mais diversas tecnologias que vão sendo apresentadas não só ao mercado, mas também ao público, criando em tal audiência uma maior expectativa por negócios que trabalham com esse tipo de ferramenta.

Um exemplo para isso está na forma com que o público pode procurar por serviços variados, como terceirização portaria condomínio, através dos canais digitais, sendo responsabilidade de tal empresa optar também por oferecer os serviços na internet.

Ficar para trás nesse sentido pode fazer com que uma empresa da área não só tenha seus contratos reduzidos, como pode também perder o seu espaço no mercado para outras companhias que atualizaram sua administração para conquistar uma posição nas redes.

O processo de evolução das tecnologias sempre causou um grande impacto no mercado, o grande diferencial nos últimos anos está no ritmo de como essa mudança vem ocorrendo, cada vez mais frequente, abrindo a necessidade de estar atento a todos esses artifícios.

Sendo preciso com que uma construtora passe a oferecer aos seus clientes a possibilidade de acompanhar em tempo real o estado de uma obra que está sendo executada a partir de um sistema digital de acompanhamento e fiscalização de obras a ser oferecido.

Novos instrumentos e alternativas que são capazes de afetar até mesmo o processo de gestão de uma companhia, fazendo tal negócio alcançar novas possibilidades no mercado a partir do momento que atualizar sua administração via o uso de ferramentas digitais.

Entre essas ferramentas diversas a serem consideradas é importante citar o papel do ERP nas empresas hoje e de como esse tipo de programa pode fazer com que um negócio amplie o seu índice de resultados, do setor digital ao ramo das imobiliárias.

Como funciona um sistema ERP?

ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning, conceito que pode ser traduzido como uma espécie de sistema integrado de gestão empresarial, ou seja, trata-se de uma esquematização de dados que possam representar algum tipo de valor para uma empresa.

Mas além disso, é válido dizer que esse sistema não trabalha somente com uma reunião de dados e informações, mas sim com uma integração total entre os diferentes setores de uma companhia, permitindo a ela obter um conhecimento mais amplo sobre todas suas ações.

Podemos usar como exemplo uma empresa de instalações elétricas e hidráulicas, que dentro de suas dependências é possível encontrar setores responsáveis pelas instalações de tais serviços, mas também por outras atividades, como comunicar-se com seu público.

E para cada setor de uma empresa é possível encontrar um número crescente de informações e de profissionais, principalmente quando se trata de uma companhia de grande porte, encontrando-se em pleno processo de expansão dentro do mercado.

Uma situação benéfica para os resultados dessa companhia, mas que acaba por exigir uma melhor capacidade de gestão para se ter controle sobre todas as informações que agora fazem parte do processo de atuação dessa empresa, que precisa lidar com todos os dados.

Seja para se comunicar com os seus clientes ou para oferecer a eles os melhores produtos e serviços possíveis, levando em conta todo tipo de dado, sugestão ou reclamação capaz de se obter a partir de um estudo amplo em cima das informações do seu cliente.

Um trabalho de análise que acaba exigindo o uso de algum tipo de programa de computador que seja capaz de acessar a todos esses elementos, permitindo chegar em um número amplo de soluções que podem ser adotadas na gestão de um negócio.

Ação essa capaz de facilitar, por exemplo, a criação de um plano de gerenciamento de resíduos construção civil ou de qualquer tipo de planejamento que exige um estudo específico sobre as responsabilidades de um negócio para se manter de pé.

Um software de ERP é capaz de facilitar qualquer tipo de decisão a ser tomada nesse sentido, já que a unificação dos dados recebidos por uma empresa, integrados em um único sistema, permite a uma companhia ter um conhecimento amplo sobre seu funcionamento.

Algo necessário para que essa gestão consiga tomar as melhores decisões acerca do futuro desse negócio, oferecendo melhores soluções ao público, além da adoção de práticas que permitam a uma empresa destacar-se dentro do seu setor comercial.

Tudo a partir dos benefícios capazes de ser alcançados a partir da aplicação de um sistema ERP aos seus negócios, por meio de uma facilidade capaz de trazer vantagens para empresa de perfis e de setores variados, tal como uma loteadora.

Benefícios gerais de um ERP

Ao trabalhar com um sistema ERP, uma companhia tem a chance de ter um controle melhor sobre o extenso número de informações que tal negócio recebe, na medida em que o seu espaço no mercado vai alcançando uma melhor valorização.

Como na facilidade com que uma loja digital pode direcionar aos seus clientes qualquer tipo de informação que envolva as transações anteriores deste consumidor ali a partir da sua integração de sistemas de automação.

Oferecendo assim aos seus clientes a possibilidade de fazer qualquer tipo de requerimento através do sistema automático de atendimento desse empreendimento, até mesmo sem contar com a necessidade de recorrer a um profissional humano que esteja disponível.

Abrindo assim uma melhor comunicação a ser mantida entre uma companhia e o seu público, tudo a partir da aplicação de um sistema ERP aos seus negócios, que entre diversos benefícios pode garantir que uma empresa tenha vantagens como:

  • Segurança em cima dos seus dados;
  • Flexibilidade de gestão;
  • Controle e acesso a informações;
  • Possibilidade de expansão do negócio;
  • Menor tempo de resposta para certas transações.

Todas essas são vantagens que uma plataforma de gestão integrada é capaz de trazer a uma companhia. Uma tecnologia capaz de unificar os dados que correm diferentes setores de uma empresa, tal como a troca de energia presente em uma ligação de cabos elétricos.

Vantagens capazes de beneficiar os mais diversos mercados, como nas funções de uma loteadora. Negócio que trabalha a divisão de terras em um projeto de construção residencial ou comercial, sendo responsável por cuidar da divisão de solo em tais espaços.

Uma função que exige um amplo controle sobre as informações que circulam ao redor desse tipo de serviço, envolvendo informações sobre os seus clientes, sobre o espaço disponível em um terreno a ser negociado, entre outros tópicos de valor.

Situação que acaba por exemplificar a importância do mercado atual em contar com o uso de uma ferramenta ERP na gestão dos seus negócios.

Sendo possível controlar seus mais diversos sistemas e responsabilidades, como a busca de uma aprovação de projeto de incêndio para segurança de tal companhia, a partir de uma integração extensa dentro de uma empresa a contar com o uso do ERP.

Com um destaque específico para as funções da citada loteadora.

Contratando uma boa empresa de ERP

Por mais que se trate de um programa de gestão, é importante contar com o auxílio de uma empresa especializada na utilização de configuração desse tipo de software, para assim obter os melhores benefícios oferecidos por esse tipo de sistema.

Principalmente quando não é uma companhia com uma aproximação clara com o setor digital, tal como ocorre com uma loteadora, mais próxima das funções da área de imóveis.

Para melhor gerenciar esse tipo de negócio por meio de um sistema ERP é preciso definir alguns passos, seja antes de procurar por esse tipo de programa ou já atuando com a sua gestão, que é a definição dos objetivos e do perfil de público que uma companhia pretende abordar.

Baseado nisso, em conjunto também com o orçamento disponível para qualquer tipo de aplicação no mercado, é possível a uma loteadora estudar no mercado opções benéficas de empresas especializadas em oferecer esse tipo de serviço de gestão virtual.

Através de uma integração capaz de impactar positivamente na segurança de uma empresa, com a otimização de um controlador de acesso empresas, e no caso de uma loteadora sendo um programa que permite um melhor estudo de terras a serem vendidos.

Vantagens gerais que permitem um crescimento em geral do mercado, com o ERP sendo uma opção adotada hoje por várias companhias, ajudando esses grandes conglomerados a controlarem o seu grande fluxo de informações internas.

Algo que pode ser útil para outros tipos de negócios, como uma loteadora, que pode amplificar os seus resultados, tudo através de uma integração dos seus sistema, o que pode ser feito por um programa de ERP, o que explica o seu valor.

A equipe do Guia de Investimento desenvolve centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. Saiba mais em: https://www.guiadeinvestimento.com.br/

Continue lendo

Outros

Big Data: o que é e como ele pode ajudar sua construtora

Publicado a

I

O conceito do big data tem crescido cada vez mais no mercado e tomado uma enorme proporção, trazendo inovação e mudanças positivas para os mais diversos segmentos, com tecnologia e avanços para facilitar ainda mais a rotina empresarial. 

Há quem diga que hoje vivemos na era da informação, ou seja, todos os dias lidamos com a produção de informações e dados, seja através das redes sociais, de sites ou de qualquer outro meio de comunicação.

O fato é que vivemos em um mundo onde a produção de dados e informações é enorme e todos os dias precisamos lidar com novidades e fatos que merecem e precisam da nossa atenção para até mesmo uma melhor qualidade de vida.

E quando falamos do universo empresarial, o cenário não muda, já que uma empresa que produz controlador de acesso para condomínio ou qualquer outro tipo precisa de muito cuidado e atenção no que diz respeito aos dados do negócio.

Uma empresa produz milhões de dados diariamente. São informações de clientes, pedidos, fornecedores, parceiros, revendedores, produtos, serviços, eventos, estratégias e diversas outras coisas que compõem uma marca.

Só com isso já dá para entender um pouco sobre a loucura que é cuidar de uma empresa, principalmente as que sempre estão em alta no mercado e são procuradas por diversas pessoas como são os casos das construtoras.

Ter a casa ou apartamento próprio ainda é o sonho de muitas pessoas, e as construtoras são os negócios que fazem esses sonhos serem possíveis e ajudam a construir, às vezes literalmente, esse sonho.

Entretanto, cuidar da parte manual da construção do imóvel e tudo o que o envolve, desde a estruturação até mesmo o projeto de rede de distribuição de energia elétrica junto da parte burocrática de todo o processo é um grande desafio para os profissionais.

E mesmo tendo pessoas selecionadas para cada tipo de serviço, cuidar da imensa produção de dados dentro de uma construção é um trabalho tão difícil quanto construir um imóvel, e ainda requer mais atenção e cuidado para nada dar errado.

Por isso o big data surgiu como uma solução para ajudar os profissionais de construtoras que precisam lidar com a produção e o tratamento de milhares de dados diariamente, das mais diferentes vertentes que compõem esse tipo de negócio.

Sendo assim, hoje você irá conhecer o que é o big data, como aplicá-lo na sua construtora, os benefícios que ele traz, a importância dele para esse segmento no mercado e ainda as principais marcas que obtiveram incríveis resultados com esse recurso.

Conheça o conceito do Big Data

Big Data, quando traduzido para o protuguês literal, significa grandes dados. Isso significa que o conceito trabalha diretamente com a produção de grandes dados quantitativos, ou seja, com um grande volume de produção de informações.

Como mencionamos anteriormente, as empresas tendem a ter um enorme volume de dados todos os dias, sejam elas de instalação de rede de incêndio ou até mesmo as construtoras e outras empresas do mercado.

Sendo assim, o big data funciona como uma espécie de sistema que possui como objetivo principal a coleta, organização, análise e oferecimento de dados relevantes para ajudar na rotina de uma construtora.

Por exemplo, vamos imaginar que uma construtora possui mil clientes, mas existem os que estão na etapa final do contrato fechado com a empresa, os que estão no meio e os que acabaram de entrar na casa.

Como saber quem é quem e separar os clientes por status para oferecer um melhor atendimento e acompanhamento do processo? Os profissionais podem até tentar fazer isso manualmente, mas o trabalho, esforço e tempo gasto serão ainda maiores.

É justamente nisso que o big data ajuda, porque ele realiza uma melhor organização e análise de todos os dados que compõem tanto uma empresa de fios e cabos eletricos quanto uma construtora, oferecendo uma rotina mais otimizada para todos.

Não é à toa que se tornou um dos conceitos mais procurados nos últimos tempos e tem trazido diversos benefícios para as construtoras, benefícios esses que iremos aprofundar mais à frente para que você os conheça bem.

Aprenda a aplicar o big data nas construtoras

Muitos acham que aplicar o big data dentro de uma construtora é até mesmo impossível, mas engana-se completamente quem pensa nisso. É mais do que possível aplicar esse conceito em áreas muito importantes dentro de uma construtora. Algumas delas são:

Marketing

A área de marketing é uma das mais importantes dentro de qualquer tipo de negócio, e as construtoras não ficam de fora, já que é preciso ter estratégias de marketing bem estabelecidas para atrair e fidelizar clientes ao seu negócio.

E assim como essas estratégias fazem toda a diferença na prestação de serviços de engenharia elétrica, elas também são essenciais para que uma construtora obtenha bons resultados no mercado.

O big data é um grande aliado dos profissionais de marketing, pois trazem dados relevantes sobre o público-alvo da marca, seu alcance e influência no mercado, justamente para ajudar na definição das melhores estratégias para trazer ainda mais resultados à empresa.

Controle de qualidade

O controle de qualidade é aquele setor que faz toda a diferença no oferecimento de um bom serviço ou produto aos seus clientes, o que sabemos que está diretamente ligado a boa avaliação da marca e satisfação deles perante a empresa.

Entretanto, a qualidade não tem que se limitar apenas aos serviços ou produtos oferecidos pela empresa, mas deve ser uma característica presente em tudo o que envolve a marca, desde seus processos, atendimentos e até mesmo os seus dados.

Por isso, o big data também se torna essencial para o controle de qualidade de todos os dados da construtora, mantendo eles seguros e organizados de maneira otimizada, entregando informações relevantes sempre que necessário.

Financeiro

Por fim, mas longe de ser menos importante, o setor financeiro é um dos mais importantes para qualquer tipo de negócio, desde uma empresa especialista na instalação de malha de aterramento ou até mesmo uma construtora de sucesso no mercado.

Além de ser uma área importante, é uma das que mais precisa de cuidado e atenção, pois produz e cuida de milhares de dados diariamente e que, se não forem tratados da maneira correta, podem trazer grandes problemas para a empresa.

Sendo assim, o big data é essencial para organizar, tratar e analisar de maneira efetiva esses dados tão importantes para uma construtora, trazendo segurança e otimização para as informações da sua marca e de seus clientes.

Essas são apenas algumas das diversas maneiras como você pode aplicar o big data dentro da sua construtora. Fora elas, você ainda consegue aplicá-lo na área de manutenção, produção, atendimento, acompanhamento de projetos e muitas outras.

Benefícios do big data 

Como mencionamos anteriormente, selecionamos alguns dos principais benefícios do big data para as construtoras com o intuito de te provar, de uma vez por todas, a importância dele dentro do seu negócio. Confira:

Otimização de processos

Otimizar os processos de uma construtora que oferece um serviço de gerenciamento de obras e também um acompanhamento de projetos para seus clientes é essencial para que ambos não se percam em meio a eles.

Por isso o big data ajuda justamente na otimização de diferentes processos que são realizados e oferecidos pela sua construtora, o que oferece mais produtividade para a sua equipe e acessibilidade para os colaboradores e seus clientes.

Mais controle de dados

Como mencionamos desde o início do conteúdo, os dados dentro de uma construtora são produzidos em grande volume e diariamente, por isso precisam de um cuidado, atenção e tratamento maior, coisas que apenas o big data consegue oferecer.

Ele auxilia na coleta, organização, análise e oferecimento de todos os dados que compõem a construtora, consegue separá-los por categorias justamente para ajudar no melhor e maior controle de todas essas informações.

Melhor relacionamento com os clientes

O bom relacionamento com seus clientes é essencial tanto para uma empresa que oferece consultoria energia elétrica quanto para uma construtora, pois são eles que fazem a sua marca ter uma boa reputação no mercado.

E o big data auxilia no melhor controle e organização dos status de cada cliente dentro da construtora, o que ajuda na construção de um melhor relacionamento com eles para que os clientes se sintam acolhidos pela sua empresa.

Entenda a importância do big data

O big data não se tornou um conceito tão importante à toa, sua ideia principal trouxe inovação e mudanças que mudaram por completo todo o mercado mundial e ajudou empresas dos mais diversos segmentos a triplicarem seus resultados.

E dentro das construtoras não foi diferente, não é à toa que diversas empresas desse segmentos obtiveram incríveis resultados após adotar a esse conceito dentro de seus negócios, como:

  • Direcional Engenharia;
  • Construtora Tenda;
  • Construtora MPD;
  • Diálogo Engenharia;
  • Cyrela (Cliente app Facilita);
  • Cury Construtora (Cliente app Facilita);
  • Matec Engenharia;
  • Plano & Plano. 

Sua construtora pode ser a próxima a entrar para essa lista, que conta com as melhores construtoras do país que chegaram nesse patamar após entenderem a importância do big data nos seus processos.

Ele traz segurança e proteção para as informações da empresa, auxilia na otimização de processos e na criação de um melhor relacionamento interno e externo dentro da empresa como um todo.

Dessa maneira, entendemos que big data é muito mais do que apenas uma tecnologia, mas um conceito inovador que está mudando o mercado empresarial e trazendo uma nova era repleta de facilidades e acessibilidade para os mais diversos tipos de negócios.

Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado imobiliário? Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos semanalmente no seu e-mail!

Continue lendo

Outros

Software para loteamento: as melhores estratégias e os seus benefícios

Publicado a

I

O software para loteamento é uma inovação que está mudando por completo o mundo em que vivemos e auxiliando como nunca foi visto o mercado imobiliário, que até então não via tamanha tecnologia dentro deste segmento. 

Vivemos em um mundo onde a tecnologia está avançando a cada dia mais e os mais diversos segmentos de mercado estão sendo beneficiados com isso, trazendo mais acessibilidade e praticidade para suas rotinas. 

Se perguntarmos para uma pessoa que tenha por volta de 60 anos, se ela imaginava, há 30 anos, que hoje em dia conseguiríamos fazer compras pelos celulares e que os produtos seriam entregues em nossa casa, a resposta provavelmente será não. 

Isso significa que o mundo mudou muito em pouquíssimo tempo, o que trouxe muitas vantagens para simples consumidores e até mesmo para empresas que trabalham com aprovação de projeto de incêndio e com a venda de roupas e acessórios. 

Sendo assim, a tecnologia tem sido um grande avanço para todo o mundo e mudando por completo a maneira como vivemos, trabalhamos, consumimos e fazemos qualquer outra coisa, ou seja, mudou por completo nossas vidas.

E dentre tantas mudanças nos mais diversos setores, a tecnologia também não deixou de abraçar áreas como a imobiliária, tão importante, necessária e influente em todo o mundo e, principalmente, no Brasil. 

Afinal de contas, ter imovel próprio ainda é o grande sonho de muitas pessoas além de ser algo necessário, pois todos precisamos de um espaço para viver, independentemente se ele é próprio ou alugado.  

Seja para viver com a família ou montar o escritório de um negócio de controlador de acesso empresas, por exemplo, empresas do ramo imobiliário são extremamente importantes e uma das que mais precisam de cuidado e organização com seus dados e processos. 

Isso porque a empresa precisa lidar com diversos tipos de informações que envolvem desde seus clientes, dados bancários e até mesmo os imóveis em questão que precisam de proteção máxima para não sair do radar dos profissionais. 

Por isso, o software de loteamento surgiu como uma maneira de ajudar esses profissionais e as empresas desse ramo a ter mais produtividade e automatização em seus processos no dia a dia, e é justamente sobre esse conceito que iremos conversar hoje. 

Entenda que é um software de loteamento 

O software já é um conceito bem conhecido por quem entende um pouco mais sobre a tecnologia e internet, mas caso você não saiba sobre o que se trata, vamos explicar agora para que você compreenda tudo o que virá a seguir. 

Um software nada mais é do que um programa que permite a realização de diversas funções automatizadas, ou seja, ele reúne diversas ações e comandos que permitem a melhor usabilidade de um aparelho ou sistema. 

Por exemplo, o software de uma empresa de instalações elétricas e hidráulicas permite que toda a equipe veja quais são os clientes do negócio, quanto cada um paga pelos serviços e os dados pessoais deles com uma pequena ação no sistema. 

Isso significa que o software é um facilitador da rotina tanto das pessoas quanto das empresas, pois entrega um programa que traz mais acesso e facilidade para se trabalhar de maneira otimizada. 

Sendo assim, quando falamos de um software para loteamento, o objetivo não é diferente, ele tem como meta auxiliar no melhor funcionamento das empresas do ramo imobiliário, tornando os processos mais otimizados e simples. 

Como mencionamos anteriormente, empresas desse ramo precisam lidar com a produção e cuidado de milhares de dados importantes todos os dias, sendo assim, torna-se impossível fazer isso sem um programa que ajude nessa missão. 

Na internet, assim como encontramos cabos elétricos em poucos segundos e com apenas alguns cliques, achar um software para loteamento é mais simples do que se possa imaginar. 

Essa inovação surgiu para mudar por completo a rotina das empresas imobiliárias e ajudá-las de maneira efetiva e prática, coisa que nenhum outro programa ou ferramenta conseguiu fazer com tamanha precisão até os dias de hoje.

Benefícios do software para loteamento 

Muitos empreendedores e até mesmo profissionais do meio imobiliário se perguntam se vale a pena investir nesse tipo de software, e para te provar que a resposta para isso é positiva, selecionamos alguns dos principais benefícios desse conceito. Confira: 

Aumento da produtividade 

A produtividade é um dos pontos cruciais para qualquer empresa, principalmente as que trabalham no meio imobiliário, pois produtividade é sinônimo de resultado, ou seja, mais faturamento, lucro e sucesso para a marca. 

Sendo assim, o software para loteamento consegue trazer isso e muito mais através da junção e otimização de seus processos dentro de um único programa que pode ser acessado por qualquer funcionário e a qualquer momento. 

Redução de custos 

Seja para fazer a integração de sistemas de automação ou até mesmo lançar um novo serviço ou produto no mercado, nenhuma empresa deseja perder dinheiro, não é mesmo? Pois bem, contar com o software de loteamento consegue ajudar até mesmo nisso. 

Com o software, você conta com um único programa onde consegue centralizar todas as informações, dados e processos da empresa, o que evita gastos desnecessários com outras ferramentas e até mesmo a perda de dinheiro em algum ponto da empresa. 

Eficiência no processo 

Processos eficientes é tudo o que uma empresa deseja ter, pois a eficiência nessa parte, automaticamente, traz mais resultados para qualquer tipo de negócio, e contar com um software de loteamento é essencial para quem deseja isso. 

Afinal de contas, o programa consegue reunir e organizar todas as informações necessárias da empresa e dos clientes, o que gera um maior alinhamento de informações que, consequentemente, trarão mais eficiência aos processos já definidos pela marca. 

Prospecção de clientes 

Por fim, mas longe de ser menos importante, o software de loteamento também permite uma melhor prospecção de clientes, ou seja, um melhor acompanhamento e conhecimento de perfil de cada tipo de cliente. 

Assim como é importante ter um bom acompanhamento e fiscalização de obras, é essencial conhecer bem o perfil dos seus clientes para atendê-los da melhor maneira possível, e com um software isso fica ainda mais simples devido a sua melhor organização de dados.

Para que serve o software para loteamento? 

Agora que você já sabe o que é um software para loteamento e conhece alguns dos seus principais benefícios, pode estar se perguntando para o que ele serve e o motivo pelo qual se tornou tão importante dentro deste setor. 

Pois bem, retomando o que já mencionamos algumas vezes durante o texto, o meio imobiliário trabalha com a produção e tratamento de muitos dados diariamente, e isso requer uma atenção e cuidado especial. 

Isso porque vivemos em um mundo onde, se um dado cair nas mãos erradas, mesmo que acidentalmente, graves problemas podem surgir para a pessoa ou empresa que teve esse dado vazado, como já vimos acontecer e muito nos dias de hoje. 

Sendo assim, o software de uma empresa de manutenção elétrica predial e o software de loteamento servem justamente para trazer mais segurança e proteção para esses dados, o que consequentemente também traz mais tranquilidade para o trabalho de todos. 

Sem contar na imensa facilidade e otimização que ele também oferece, conseguindo mudar por completo a rotina de trabalho dessas empresas e fazendo com que o dia a dia seja mais leve e produtivo para todos os parfois sinais. 

Sendo assim, entendemos que o software para loteamento é muito mais do que apenas mais uma inovação, mas um conceito que mudou e muda por completo um mercado que precisa, cada dia mais, de cuidado e otimização para com os dados de seus clientes. 

Saiba como adquirir um software para loteamento 

Partindo para a parte prática, chegou o momento de colocar a mão na massa e encontrar o software ideal para a sua empresa, e é aqui que muitos ficam em dúvida, pois existem diversas opções no mercado. 

Entretanto, o primeiro passo é pesquisar muito bem as opções disponíveis, e você consegue fazer isso através da internet, basta procurar por softwares para loteamento e entender a fundo o que cada um oferece de diferente. 

Outra dica muito importante é contar com a ajuda de especialistas no assunto, assim como realizamos uma consultoria energia elétrica para entender mais sobre o tema para nossa casa ou empresa, não seria diferente quando falamos da aquisição de um software. 

Por isso, procure por profissionais de TI que entendam sobre o assunto e até mesmo por outras empresas imobiliárias que já fazem o uso desse software, a opinião dessas pessoas pode fazer toda a diferença na sua decisão final. 

Dessa maneira, você conseguirá adquirir um software para loteamento que traga ótimos benefícios para o seu negócio, para seus funcionários e clientes, ajudando todos a ter ótimos resultados. 

Cases de sucesso 

Para finalizar, preparamos uma lista com empresas que se tornaram cases de sucesso com o uso do software para loteamento e, hoje, são referências dentro do segmento imobiliário e que, talvez, você nem sabia que utilizava essa inovação. São elas:

  • Zap imóveis;
  • OLX;
  • Quinto andar;
  • Viva real;
  • Imovel web;
  • Even;
  • Entre outros. 

E o seu negócio pode ser o próximo a entrar para essa lista, contando com um bom software para loteamento, sua marca pode alcançar incríveis resultados e se juntar a esse cases de sucesso. 

Dessa maneira, você aposta em uma inovação e além de fazer a sua marca ser vista como referência no segmento, ainda traz otimização, acessibilidade e facilidade para o seu trabalho e o de todos que partilham dos mesmos objetivos diariamente com você. 

Continue lendo

Outros

Dicas de boas estratégias de vendas em loteamento

Publicado a

I

Devido à pandemia provocada pela COVID-19, o mercado imobiliário observou um grande salto na venda de loteamento. Houve um crescimento de quase 200% que se justifica pela preferência dos consumidores por moradias com maior espaço, visando mais qualidade de vida.

Outro ponto importante está no fato de que comprar um lote é mais barato e menos burocrático que outros tipos de imóveis. Com esses motivos, incluir loteamentos no portfólio da sua imobiliária pode ser uma boa estratégia para agregar receita.

Neste artigo você vai entender mais sobre a venda de lotes, vendo o que é um loteamento e quais são suas vantagens e tendo acesso a estratégias para vender mais. Continue lendo e acompanhe.

O que é e como funciona um loteamento? 

O conceito de loteamento se refere a um grande pedaço de terra dividido em outros menores, os lotes. Os lotes são destinados a construções diversas, tais como:

  • Casas;
  • Prédios;
  • Galpões;
  • Entre outros.

Um dos primeiros serviços a serem feitos em um loteamento é a instalação de malha de aterramento. Há também a abertura de novas vias de circulação ou ampliação das vias já existentes, por isso é comum que as pessoas confundam loteamento com condomínio.

Mas existem diferenças importantes, especialmente no que se refere às regras internas de convivência. Um loteamento envolve apenas os lotes e as ruas, enquanto o condomínio oferece espaços comuns, como:

  • Playground;
  • Piscinas;
  • Academias;
  • Áreas de festas;
  • Entre outras.

Outro ponto de relevância é que as vias de circulação de um loteamento são de uso comum, não se podendo proibir a entrada ou saída de pessoas, com um controlador de acesso para condomínio.

Quais são os benefícios da compra de um lote para o cliente? 

Agora que você já entendeu o que é e como funciona um loteamento, é preciso saber as vantagens da compra do lote pelo cliente, aumentando suas informações para ter mais argumentação em vendas.

Para começarmos, o custo de um lote e da construção costuma ser menor do que o custo de um imóvel pronto. Isso torna as formas de pagamento mais acessíveis, permitindo que o cliente construa sua casa como sempre sonhou.

Como o próprio cliente vai construir sua casa, não existem necessidades de reformas para personalizar sua moradia.

A ideia é que o cliente encontre mais qualidade de vida e bem-estar podendo levantar do zero seu imóvel, contratando um bom serviço de gerenciamento de obras.

Existem opções de loteamentos que ficam mais perto da natureza, outros de grandes centros, havendo a oportunidade de atender às diferentes necessidades dos clientes.

Por fim, outro benefício se refere à valorização do local, pois mesmo que o cliente não tenha a intenção de construir em breve, a tendência é que o lote seja valorizado com o tempo.

Quanto melhor a infraestrutura oferecida, quanto melhor a localização, mais vantagens um loteamento oferece.

Quais oportunidades as vendas de lotes proporcionam? 

Como você pôde ver, a compra de lotes pode ser vantajosa para o cliente. Mas também pode ser vantajosa para o vendedor, pois ocorreu um grande aumento da procura pelos loteamentos.

Vender lotes é uma boa maneira de diversificar seu portfólio de imóveis para a venda, aumentando suas oportunidades de vender mais e faturar. Um fato que facilita muito a venda é o fato dos lotes serem mais baratos que as construções prontas.

Dessa forma, você consegue atingir um público que não está pronto para aquisições mais altas. Isso traz para a imobiliária, a possibilidade de aumentar o ganhos com o volume de contratos fechados, mesmo que a comissão seja menor.

Com um loteamento bem estruturado, com um projeto de rede de distribuição de energia elétrica, é possível atrair bons negócios. Uma outra oportunidade relacionada à venda de lotes é a atuação B2B (Business to Business), uma modalidade de negócio entre duas empresas.

Muitas empresas preferem construir do que comprar um imóvel pronto, pois cada uma conta com especificações quanto às edificações de acordo com o seu segmento. Nos contratos B2B geralmente giram com valores mais altos, sendo grandes negócios para a imobiliária.

Processo de vendas em loteamento automatizado

Para automatizar processos, tendo uma boa captação de leads e atendimento ao cliente, uma solução é contar com um CRM. 

Esse é um software de relacionamento com o cliente, onde ficam todos os registros de atendimento, a integração com sistemas SPC e Serasa, análises, propostas e contratos.

Com toda a informação no mesmo lugar, você tem a transparência e agilidade de fazer tudo online, ajudando a fechar vendas mais rápidas.

Relacionamento com o cliente apoiado na tecnologia

Em um loteamento se preocupe sobre qual será a empresa de fios e cabos eletricos que lhe fará o fornecimento, buscando sempre o melhor.

O relacionamento com o cliente apoiado em um sistema de gestão, como o CRM, pode oferecer opções automatizadas para o atendimento do cliente, como:

  • Assistente virtual;
  • Resposta automática a dúvidas;
  • Resposta automática a atendimentos (chatbot);
  • Entre outras opções.

Dessa forma sua equipe de atendimento e vendas pode focar os esforços onde realmente haverá resultado, deixando as dúvidas fáceis de resolver automatizadas. Processos como emissão de boletos e outras atividades mecânicas podem ser automatizadas. 

Para vender seus lotes não se esqueça das redes sociais, investindo em anúncios segmentados em redes como o Instagram. Até mesmo uma empresa de serviços de engenharia elétrica ganha muito ao deixar marcado seu lugar nas redes sociais.

Tecnologia focada na gestão de resultados

Com planejamento você define metas e para alcançá-las é importante uma gestão focada em resultados no setor de vendas, auxiliando nas estratégias para atingir as metas.

Em um exemplo, você pode definir que vai impactar 1000 pessoas a cada mês com um anúncio de venda de lotes de sua imobiliária e estabelecer uma taxa de conversão.

A taxa de conversão é calculada com base na quantidade de pessoas que viram seu anúncio e na quantidade que realmente entrou em contato, virando possibilidade de venda.

Tenha métricas definidas e acompanhe seus resultados para ajustar as estratégias de seu negócio.

Estratégias de vendas em loteamento

Quando pensamos em estratégia de vendas é importante ter visão do futuro, usando a inteligência de dados a seu favor. Dessa forma muitos imprevistos podem ser previstos e todos os riscos podem ser bem calculados.

A rotatividade das equipes, a sazonalidade das vendas, o cálculo das comissões, o gerenciamento do estoque de imóveis e lotes, tudo isso pode ser facilmente previsto com ajuda de ferramentas de gestão tecnológicas.

Você consegue atrair ainda mais clientes se seu loteamento tiver diferenciais, como a instalação de rede de incêndio.

Quais cuidados devem ser observados ao vender lotes?

Neste ponto você já entendeu como tanto a compra quanto a venda de lotes são vantajosas, agora precisa de algumas dicas para ter cuidados ao vender lotes. Confira a seguir.

Entenda sobre loteamentos

Se você ainda não tem experiência com a venda de lotes, é muito importante entender mais sobre o assunto, até mesmo em relação às leis que norteiam os loteamentos.

Só assim, você consegue passar boas e claras informações aos clientes, falando das regras do empreendimento e outros detalhes relevantes. Por exemplo, é preciso deixar claro que um loteamento é diferente de um condomínio antes do cliente comprar.

O corretor deve fazer essa explicação no momento da negociação, para que não existam dúvidas que resultem em problemas futuros.

Também deve ser esclarecidas as condições impostas pelas financiadoras, pois algumas instituições não permitem a construção no lote antes do pagamento de uma porcentagem do valor do contrato.

Se seu cliente quer parcelar e já começar a construção, você deve direcioná-lo para as financeiras que permitem essa prática. Quanto mais transparência e sabedoria, maior credibilidade você ganha no mercado, e assim, pode crescer.

Estude a região do loteamento para venda

Antes de tentar vender os lotes, você precisa estudar a região porque isso proporciona informações que permitem analisar qual é o público-alvo do empreendimento.

Dessa forma, você consegue direcionar melhor suas estratégias de vendas para o cliente ideal. Estudar a região do loteamento também permite que você avalie os lotes de forma justa.

Alguns fatores devem ser considerados para a avaliação de um loteamento, por exemplo:

  • Vias de acesso asfaltadas ou pavimentadas;
  • Iluminação pública;
  • Expectativa de crescimento da região;
  • Existência ou projetos de grandes obras na localidade;
  • Saneamento básico.

É importante cada obra contar com um plano de gerenciamento de resíduos construção civil, para evitar problemas com resíduos.

Visite o bairro e a localidade e observe todas as questões pertinentes. Vale também conferir o Plano Diretor e o zoneamento da cidade na prefeitura de sua cidade. Com essas informações e conhecimentos, é possível atender ao cliente de forma muito mais completa.

Considerações finais

Muitas imobiliárias e loteadoras têm sucesso com a venda de lotes, por ser uma opção mais barata para o consumidor. A venda de lotes pode ser uma excelente opção para você diversificar seu portfólio de imóveis e ampliar as oportunidades de vendas.

Dessa forma, considere negociar esse tipo de imóvel e aproveite as dicas que demos neste artigo.

Continue lendo

mais acessados do Blog

pt_BRPortuguese