Gestão

Sua equipe de vendas é digital?

Já falamos bastante sobre como o mercado imobiliário tem mudado. Você pode se inteirar sobre o assunto aqui e aqui. Não há dúvidas que a internet é a principal causa de toda essa mudança. Podemos afirmar com segurança que ela transformou o mundo dos negócios, o comportamento das empresas e do consumidor. Tais mudanças também […]

Published

on

Já falamos bastante sobre como o mercado imobiliário tem mudado. Você pode se inteirar sobre o assunto aqui e aqui.

Não há dúvidas que a internet é a principal causa de toda essa mudança. Podemos afirmar com segurança que ela transformou o mundo dos negócios, o comportamento das empresas e do consumidor. Tais mudanças também chegaram para o mercado imobiliário que além de entender o novo consumidor, precisa satisfazer suas necessidades e aprimorar seus serviços.

O mercado imobiliário de antes, quando não havia infinitas possibilidades de divulgação e facilidades que a Internet proporcionou, utilizava meios tradicionais que até hoje são muito presentes no dia a dia de muitas construtoras. E talvez esse seja o x da questão. O consumidor mudou, o mercado mudou, mas e a sua equipe? Você pode dizer que a sua equipe de vendas é digital?

Sempre que falamos sobre a evolução do mercado imobiliário na era digital frisamos que as construtoras e imobiliárias precisam entender que os métodos mudaram. O jeito de vender imóveis mudou. Os canais de comunicação, a forma de captar clientes, a linguagem e até a rapidez com que uma mensagem é transmitida mudou. Diante disso, a necessidade de utilizar os novos meios de divulgação que a Internet trouxe é urgente.

A era da mensagem instantânea

As ligações deram lugar às mensagens há algum tempo. Não é de hoje que a maioria das pessoas preferem mandar uma mensagem via WhatsApp, por exemplo, do que fazer uma ligação. A ferramenta que já tem um dos grandes números de usuários no mundo inteiro tem facilitado a comunicação em todo tipo de mercado, abrangendo também o mercado imobiliário.

O cliente, que outrora esperava uma ligação para saber de novidades ou informações de um determinado imóvel, hoje preferem receber o contato via WhatsApp, deixando-o livre para responder quando e como quiser.

Para o cliente, o WhatsApp é sinônimo de comodidade e para o corretor, praticidade. Com os recursos que a própria ferramenta oferece como envio de arquivos, fotos, áudio e vídeo, a comunicação se torna mais ágil e prática, sem burocracias desnecessárias e o desgaste de várias

ligações.

A preferência pelo contato através do WhatsApp é bastante real. Para ilustrar isso fizemos uma rápida pesquisa com nossos clientes e obtivemos os seguintes dados:

Para muitos corretores a comunicação via WhatsApp facilita muito o relacionamento com o cliente. Temos relatos de corretores que utilizam a ferramenta para envio de conteúdo multimídia, envio de documentação e até de propostas. Tudo bem ágil! Mas como falamos aqui, embora esse contato por WhatsApp facilite os processos, tem muito corretor que se perde no meio de tantas conversas e arquivos e é aí que entra a importância de um CRM.

Outro aspecto no processo de venda que sofreu mudanças ao longo dos últimos foi a captação de clientes.

Leads no mercado digital

Utilizar as mídias digitais para a geração de leads tem se tornado uma realidade de muitas construtoras. O primeiro passo para gerar leads é investir em conteúdo próprio e relevante para o público-alvo. E como fazer isso? Você pode atingir o potencial cliente com um blog e com as redes sociais, como Facebook e Instagram.

Os e-books funcionam bem para a captação de leads, desde que você realmente ofereça algo atrativo.

O Facebook disponibiliza diversos tipos de anúncios para atingir o público-alvo do seu negócio e captar novos leads. Além de anúncios segmentados, investir em conteúdo personalizado pode garantir o contínuo interesse dos fãs já conquistados e ajudá-lo na aquisição de novos.

Outro dado interessante é que o consumo de conteúdo tem aumentado bastante no mobile, por isso, prefira abordar temas interessantes, com mensagens diretas e claras.

Após a captação de leads uma etapa importante e que define a continuidade do processo de venda é o atendimento ao lead.

Uma dificuldade que muitas construtoras enfrentam é a demora no atendimento ao lead. As primeiras horas após a captação do lead é muito importante. É nesse momento que a construtora pode aproveitar para sair à frente dos concorrentes.

Veja bem, o cliente ao se cadastrar em algum formulário do seu site, ou e-book ou entrar em contato através das redes sociais, embora queira um atendimento rápido, provavelmente ele já espera que o retorno demore. Por isso, corretores e construtoras que reduzem seu tempo de atendimento para no máximo 30 minutos ganham a confiança do cliente e aumentam a chance de desenvolver um relacionamento.

E é exatamente esse ponto que você precisa se perguntar: o que falta para que o atendimento da sua equipe seja mais rápido? Fazer a gestão desses leads manualmente é praticamente impossível. Não há como oferecer um atendimento rápido quando a sua equipe ainda sofre com pequenos processos. A solução para facilitar a gestão de leads é a integração das plataformas de captação de leads em um só lugar. E é aqui que o CRM Imobiliário faz toda a diferença.

Além de integrar plataformas como Facebook, RD Station, Hubspot, e outras, com o app Facilita, que não é apenas mais um CRM Imobiliário, você tem todas as informações na sua mão para acessar quando e como quiser.

A tecnologia aliada ao mercado imobiliário trouxe, sobretudo, a liberdade de fazer comunicação do seu jeito, se é assim, por que a sua construtora deveria estar limitada a ligações, pastas, folders e computadores se você pode facilitar?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile