Conecte-se conosco

Dicas

Saiba como aplicar o SPIN Selling no mercado imobiliário

Publicado a

I

Entenda como você pode aplicar o SPIN Selling no mercado imobiliário para maximizar os resultados de vendas conquistados pelo seu negócio.

O perfil do consumidor mudou e as abordagens de venda tradicionais estão cada vez mais ineficientes. Hoje, o consumidor tem mais poder na tomada de decisão e, por isso, a abordagem do corretor também deve mudar.

A proposta é que corretores não empurrem mais vendas à clientes, mas que se comportem de forma consultiva para oferecer imóveis que realmente atendam a necessidade dos prospects. E o SPIN Selling é a estratégia que pode ajudá-lo a colocar isso em prática.

Os consumidores não querem apenas um imóvel – eles procuram por uma solução para seu problema. E, para oferecer o melhor tipo de imóvel, é preciso entender melhor suas necessidades. O SPIN Selling é baseado em perguntas que têm o intuito de ajudar os corretores a descobrir essas informações e oferecer um atendimento de qualidade.

Quer entender como o SPIN Selling pode ser aplicado no mercado imobiliário? Confira neste artigo!

O que é o SPIN Selling?

O SPIN Selling segue uma filosofia de venda centrada no cliente. Ou seja, o processo comercial é adaptado para cada tipo de pessoa. Para isso funcionar, os corretores ou equipe de pré-atendimento precisam fazer algumas perguntas ao potencial comprador.

Neste momento, o profissional que está fazendo o atendimento precisa ter uma escuta ativa para achar ganchos entre as perguntas. Afinal, a ideia é que seja um bate-papo e não um interrogatório.

O SPIN é dividido em quatro tipos de perguntas:

– Situação: Trata-se do momento de entender o contexto em que o consumidor está inserido, auxiliando a compreender os aspectos iniciais da venda.

– Problema: Neste momento é identificado o motivo pelo qual o cliente está buscando um imóvel.

– Implicação: Depois de descobrir o problema, é importante conhecer suas implicações. Ou seja, trata-se de entender as consequências desses motivos na vida do cliente.

– Necessidade: Por fim, é possível ter uma compreensão clara das necessidades do cliente e, assim, mostrar ofertas personalizadas de imóveis – que se encaixem em suas expectativas.

Como aplicar o SPIN Selling no mercado imobiliário?

Para cada uma das quatro fases, podemos fazer perguntas para compreender melhor as reais necessidades do prospect.

Em muitas construtoras, a própria equipe de pré-atendimento faz a qualificação e passa as informações para corretores, que podem fazer uma abordagem mais assertiva. Porém, essa estratégia deve ser adaptada conforme o fluxo de processos de cada negócio.

Veja algumas perguntas que podem ser exploradas por sua equipe comercial no SPIN Selling:

1. Situação

As perguntas desta etapa estão focadas na compreensão da situação atual do cliente. Isso ajuda os corretores a entenderem o contexto do prospect antes de mergulhar nos detalhes da oferta.

Exemplos de perguntas de situação:

– Onde você mora atualmente?

– Há quanto tempo você mora em sua atual residência?

– Sua família possui quantos integrantes?

– Você mora de aluguel ou possui uma casa própria?

– Você se locomove de carro ou transporte público?

– Onde fica seu trabalho e a escola de seus filhos?

– Como você imagina o imóvel ideal?

2. Problema

Aqui você entra em pontos problemáticos para seu cliente. Pergunte sobre suas dificuldades e insatisfações. As pessoas só compram quando percebem que possuem uma necessidade. E uma vez que essa necessidade seja reconhecida, é mais provável que o comprador esteja disposto a ouvir propostas.

Exemplos de perguntas de problema:

– Porque você quer mudar?

– O que você busca em um imóvel?

– O bairro em que você mora é seguro?

– Você enfrenta alguma dificuldade de deslocamento no dia a dia?

3. Implicação

O objetivo das perguntas de implicação é mostrar os benefícios da compra do imóvel ou levar o cliente a entender a seriedade da sua necessidade. Lembre-se que as perguntas de implicação são baseadas nos problemas dos clientes.

Exemplos de perguntas sobre implicações:

– O que você deixa de fazer por passar tanto tempo no trânsito?

– Você acha que sua qualidade de vida vai melhorar se você mudar de imóvel?

– Sua família correrá algum risco, se vocês não mudarem de residência? O que pode acontecer?

Além dessas perguntas, é possível elaborar vários outros questionamentos com base nos problemas identificados. Deixe que o próprio cliente responda essas perguntas. Não tente levá-lo à opções óbvias. Ele precisa sentir a urgência na necessidade.

4. Necessidade

Nesta etapa final do SPIN Selling, o objetivo é levar seu cliente a considerar o quão valiosa seria a solução para seu problema. Porém, em vez de já indicar imóveis, procure fazer perguntas que entreguem necessidades.

Veja algumas ideias de perguntas para esta etapa:

– Você prefere se mudar para um apartamento ou uma casa?

– Você gostaria de um condomínio com ampla área de lazer?

– Qual seria a região mais interessante para você?

– Gostaria de morar perto de tipos de estabelecimentos específicos (farmácia, supermercado, padaria)?

– Qual seria a metragem ideal? Quantos quartos? Precisa de garagem?

– Você conseguiria comprar um imóvel em qual faixa de preço?

Por que usar o modelo SPIN?

Após percorrer as quatro etapas do SPIN Selling e obter as respostas, tanto os corretores quanto a equipe de atendimento terão condições de indicar imóveis de acordo com a necessidade dos potenciais clientes.

Se o prospect busca um imóvel com espaço amplo porque pretende aumentar a família, é preciso fazer esse filtro antes de apresentar as primeiras alternativas. A ação otimiza o tempo dos corretores e gera uma experiência mais positiva aos clientes.

Quando você escuta o que seu cliente realmente quer, além de fechar mais vendas, você também cria relacionamentos duradouros. O público passa a enxergar sua construtora como especialista em solução de problemas – e os resultados disso aparecerão no desempenho da equipe comercial.

Agora que você já sabe como aplicar o SPIN Selling, na prática, no mercado imobiliário, aproveite para aprender a fazer vendas consultivas!

 

Dicas

Como aumentar as vendas do mercado imobiliário na internet?

A Internet transformou, não só a forma como as pessoas se comunicam, mas também como consomem produtos e serviços. Com os mecanismos de buscas, as redes sociais e uma mídia mais barata e retorno mensurável, empresas de diversos segmentos já entenderam e começaram a apostar no marketing digital como ponto de estratégia para criar relacionamentos com […]

Publicado a

I

A Internet transformou, não só a forma como as pessoas se comunicam, mas também como consomem produtos e serviços. Com os mecanismos de buscas, as redes sociais e uma mídia mais barata e retorno mensurável, empresas de diversos segmentos já entenderam e começaram a apostar no marketing digital como ponto de estratégia para criar relacionamentos com o cliente e vender mais imóveis.

(mais…)

Continue lendo

Dicas

Pós-venda imobiliário: mantenha seu cliente apaixonado

Descubra como um pós-venda imobiliário contribui para manter seus clientes apaixonados e impacta no sucesso da sua construtora.

Publicado a

I

Imagine que o cliente assinou o contrato oficializando a compra de um imóvel… Após semanas de negociações, o corretor finalmente conseguiu cumprir o seu objetivo… Agora o trabalho chegou ao fim e é hora de pensar no próximo cliente, certo? Nada disso!

(mais…)

Continue lendo

Dicas

8 dicas para prospectar clientes para os seus imóveis com o marketing digital

Publicado a

I

Tendência inquestionável da comunicação, o marketing digital chegou para eliminar barreiras de comunicação entre empresas, clientes e leads, tornar os resultados mensuráveis e trazer um leque de possibilidades quase que infinitas para qualquer nicho e porte de empresa. (mais…)

Continue lendo

mais acessados do Blog

pt_BRPortuguese