O Brasil é conhecido como um país continental graças a sua grande extensão territorial. Essa realidade faz da nossa nação uma das melhores para investimento imobiliário. No entanto, isso não significa uma garantia de lucratividade. Antes de começar um projeto imobiliário é preciso entender se existe realmente demanda para o empreendimento.
A pesquisa de demanda serve justamente para saber se o seu projeto imobiliário será bem aceito comercialmente, para que a sua construtora, incorporadora, loteadora ou imobiliária não faça um investimento sem a certeza de um retorno.
Para ajudar a diminuir riscos, preparamos este artigo que vai explicar os principais pontos sobre a pesquisa de demanda. Conheça o conceito, a importância e os filtros utilizados nessa metodologia. Não perca!
O que é uma pesquisa de demanda?
Como o nome pressupõe, basicamente, a pesquisa de demanda é uma ferramenta utilizada para avaliar a viabilidade de um produto, serviço ou projeto junto a potenciais clientes. Por este motivo, também é conhecida por muitos como pesquisa de viabilidade.
Ao iniciar esse tipo de estratégia no mercado imobiliário, uma empresa tem como objetivos:
- Analisar o aumento da velocidade de vendas, VGV e rentabilidade;
- Definir o produto certo para o comprador de imóveis;
- Avaliar a aceitação de um futuro projeto.
Por que apostar em uma pesquisa de demanda?
Um mercado amplo não significa sucesso para todos, não é mesmo? A verdade é que projetos imobiliários não são simples de serem desenvolvidos, além da necessidade do alto investimento nas construções.
Assim, se a sua construtora não planejar corretamente todos os passos e trabalhar com inteligência, todo esse esforço pode ser em vão.
É nesse ponto que uma pesquisa de demanda se torna crucial para um executivo imobiliário. Ninguém quer desperdiçar esforços e dinheiro em um empreendimento que não vai oferecer o retorno esperado.
Por este motivo, investir em uma pesquisa de demanda antes do lançamento de um projeto pode evitar cenários adversos, como uma grande quantidade de imóveis em estoque. O objetivo é medir a aceitação da ideia junto a potenciais clientes.
Como se trata de uma ação analítica, é possível estudar a situação em detalhes, o que aumenta bastante as chances de sucesso.
Quais são os filtros mais importantes em uma pesquisa de demanda?
Para obter dados mais consistentes, são usados 03 filtros imprescindíveis no processo de formulação da pesquisa. Confira:
- Área geográfica;
- Renda mínima;
- Interesse em comprar um produto imobiliário nos próximos 24 meses.
Área geográfica
O primeiro passo de uma pesquisa de demanda é definir a área de avaliação. Para isso, o empreendedor precisa estabelecer até onde vai à influência do seu empreendimento, o que pode ser em:
- Diversos bairros dentro do mesmo município;
- Uma cidade ou distrito inteiro;
- Várias cidades, que formam uma microrregião.
Renda Mínima
O passo seguinte é diminuir o número de entrevistados, levando em consideração a renda financeira. Ou seja, somente pessoas que estiverem dentro de um espaço geográfico específico e corresponderem à renda mínima para adquirir o empreendimento imobiliário serão inclusas na nova etapa.
Em geral, para o resultado chegar mais perto da realidade, avalia-se a renda dos participantes de acordo com o valor das parcelas dos empreendimentos. Por fim, as mensalidades precisam se assemelhar a cerca de 20% a 30% da renda total dessas famílias.
Interesse em comprar um imóvel nos próximos 2 anos
Na última etapa é aplicado o filtro de interesse de compra. Só participam desse estágio aqueles que passaram pelos 2 primeiros filtros, a fim de testar o interesse em adquirir quaisquer empreendimentos imobiliários no período de:
- 6 meses;
- 12 meses;
- 24 meses.
A partir da realização dos três estágios, a pesquisa de demanda é finalizada. Em uma pesquisa de demanda são realizadas, em média, 75 entrevistas, mas o número pode chegar até 200, dependendo do raio de alcance do projeto.
O que é sucessometria?
Existem empresas que são especializadas em seus próprios modelos de pesquisa de demanda para o mercado imobiliário, como a Datastore, por exemplo, que criou a Sucessometria.
O método pode ser definido como um algoritmo que cruza dados e informações sobre um projeto imobiliário e o público alvo da empresa. O objetivo é extrair números que facilitem a tomada de decisões em relação a estratégias de marketing e atração, gerando um alto VGV e máxima rentabilidade.
Cases de Sucesso da pesquisa de demanda
Com mais de 25 anos de experiência no mercado, a Datastore é uma empresa que já passou por diversas cidades do país e avaliou mais de 555 bilhões de VGV para empreendimentos.
Um exemplo da eficácia do método foi o lançamento do Condomínio Residencial Jardins Capri da FGR Urbanismo. Antes de iniciar o projeto, a Datastore analisou em detalhes o perfil do público-alvo em Senador Canedo, região metropolitana de Goiânia, onde identificou uma demanda por lotes menores do que o planejado pela construtora.
Com os dados da pesquisa em mãos, a construtora conseguiu adaptar o projeto às necessidades do público e o resultado foi bastante positivo, com 100% das unidades vendidas no lançamento e forte participação do app Facilita, que permitiu integração total entre a construtora e corretores, mantendo-os sempre atualizados com informações de venda.
Já a Innovar Construtora adotou a pesquisa de demanda para lançar o Uptown Home, onde pôde adaptar seu projeto com eficiência, eliminando salas comerciais desnecessárias e melhorando ambientes, o que transformou o Uptown Home em um sucesso de vendas.
Na pesquisa de demanda, a Datastore identificou o perfil dos compradores e as mídias mais consumidas pelo público. Assim, a Innovar conseguiu criar campanhas digitais eficientes, gerando muitos leads qualificados, que eram encaminhados rapidamente para a equipe de atendimento pela integração com o CRM do Facilita.
Além disso, a gestão de marketing e vendas conseguiu acompanhar os resultados e a rastreabilidade das vendas em tempo real pelo app Facilita.
Uma pesquisa de demanda aplicada por um especialista pode ser a peça-chave para o sucesso de qualquer empreendimento imobiliário, potencializando a rentabilidade do negócio e aumentando o VGV do empreendimento.
Contar com estratégias de análise e soluções inteligentes é a melhor forma de confirmar que o investimento trará retorno para sua empresa. Sua empresa realiza uma pesquisa de demanda antes de colocar um projeto em prática? Confira nosso webinar com Marcus Araújo sobre a mudança de comportamento do consumidor.