Mercado Imobiliário

Como otimizar processos de vendas Minha Casa Minha Vida

Published

on

Glauco Farnezi, CEO do app Facilita, palestrou no Summit Minha Casa Minha Vida no dia 12 de Setembro, em São Paulo. Organizado pela Smartus, o evento é o mais completo sobre o programa no Brasil e focou em discussões sobre tendências e inovação em empreendimentos MCMV.

A palestra abordou a digitalização e automatização do processo de vendas MCMV e, nela, Glauco compartilhou informações sobre a mudança no comportamento do consumidor e a necessidade da transformação digital do mercado imobiliário.

‘’Seu processo de vendas está realmente eficiente?’’, perguntou o CEO antes de iniciar a fala. Confira alguns pontos da apresentação:

1. Mudança de comportamento do consumidor

O perfil do consumidor mudou. Hoje os clientes estão cada vez mais exigentes, informados e impacientes. Por isso, é importante que a sua empresa tenha um atendimento ágil, que esteja alinhado com esse novo perfil.

Como anda o seu processo de envio de documentação e retorno para os clientes? Como está a rastreabilidade de vendas da sua empresa? Você tem conseguido acompanhar toda a jornada do cliente?

O modo como você lida com o cliente é a chave para aproveitar oportunidades, pois o volume de vendas de unidades MCMV está aumentando e ter eficiência para atender o novo consumidor é indispensável.

2. Desafios no processo de vendas MCMV

Achar soluções inteligentes e automatizadas para processos é um grande desafio para empresas do mercado imobiliário. Muitos empreendedores querem melhorar seus resultados, mas ainda não sabem como fazer.

Esse não é um problema único, mas sim um desafio muito comum no setor. Uma pesquisa da McKinsey aponta que o mercado imobiliário é um dos mais atrasados da economia mundialmente.

Confira os desafios mais recorrentes para empresas de MCMV, que podem ser facilmente otimizados pela tecnologia:

  1. Processos muito longos e demorados;
  2. Muitas pessoas envolvidas em uma venda;
  3. Muitos documentos a serem transitados;
  4. Muitas unidades para gerenciar.

O mercado imobiliário está atrasado na transformação digital e o nosso papel é tentar mudar cada vez mais esse cenário.

3. Otimização das vendas MCMV com tecnologia

Na palestra, Glauco apontou, de forma dinâmica, as etapas do atendimento ideal para o mercado, com a ajuda da tecnologia. O objetivo é que a equipe de atendimento entre em contato com o lead o mais rápido possível depois da conversão.

Segundo o CEO, para realizar o primeiro atendimento de forma eficiente é preciso de agilidade e organização no atendimento:

  • Agilidade se refere ao tempo de atendimento, pois quanto mais rápido a equipe entra em contato com o lead, mais suscetível ele está de fechar a venda;
  • Organização se dá pelo gerenciamento do funil, o registro dos contatos e todo o acompanhamento dos leads.

Depois do contato com o lead, a visita do corretor e o interesse do lead pelo empreendimento, o corretor pode tirar as fotos dos documentos do cliente pelo próprio smartphone, para a análise do correspondente bancário de forma 100% digital.

Com a aprovação do crédito, corretor e cliente já conseguem verificar a disponibilidade das unidades pelo próprio smartphone, além de poder simular e enviar a proposta para o gestor.

O gestor comercial, que já está acompanhando todo o atendimento, pode aprovar a proposta, gerar o contrato e assiná-lo eletronicamente. No fim, com a rastreabilidade das vendas, ele saberá tudo o que aconteceu na venda do início até o final.

Como funciona na prática?

Para não ficar apenas na teoria, Glauco resolveu dar exemplos de clientes reais do app Facilita, que além de trabalhar com empreendimentos MCMV apostaram na inovação no mercado imobiliário.

Muitos gestores possuem o receio de radicalizar, por achar que os corretores não usam tecnologia, que não utilizam o celular para realizar vendas ou mesmo que eles preferem fazer todo o processo de forma manual.

Mas a mudança é totalmente possível e os resultados são muito positivos. Por fim, Farnezi apontou três empresas que faziam todo o processo de vendas completamente de forma manual, mas que agora já fazem toda a negociação de forma 100% digital.

Esse é o propósito do Facilita: tornar todo o processo de vendas digital, desde o atendimento inicial até a assinatura do contrato. Confira a palestra completa clicando no link abaixo! Não perca a oportunidade de participar!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile