Conecte-se conosco

Dicas

Nova jornada de compra: como gerenciar?

Publicado a

I

Vender um imóvel é sempre um processo repleto de desafios, principalmente devido à grande concorrência, nem sempre é fácil atrair e manter a atenção do consumidor. Além disso, a jornada de compra do consumidor mudou com a chamada “Era Digital”, onde as pessoas passaram a ter acesso a informações com mais facilidade e agilidade. Diante dessa realidade, é essencial encontrar formas de se conectar com o cliente, ser transparente e oferecer o que o consumidor realmente precisa.

Acompanhe neste post o passo a passo para saber como fidelizar o cliente, etapa por etapa da jornada de compra, desde o primeiro contato com sua construtora até o fechamento da venda.

 

A jornada de compra do consumidor mudou

O consumidor nunca teve acesso a tantas informações. Com uma simples pesquisa na internet é possível encontrar várias alternativas de apartamentos, casas e lotes, assim como informações relevantes para a compra. Nesse sentido, é essencial entender a jornada do cliente e saber como fidelizá-lo em cada etapa.

Philip Kotler, no livro Marketing 4.0, definiu que o consumidor agora passa por uma outra jornada até decidir uma compra. Para ele, essa jornada é formada pelos “5 As”: assimilação, atração, arguição, ação e apologia.

Os clientes de cada empresa seguem uma jornada particular e diferente. E, por isso, é preciso estruturar a jornada do cliente considerando o comportamento do consumidor que busca por um imóvel. Veja quais são as etapas consideradas na avaliação:

 

Descoberta

A pessoa toma conhecimento de uma grande quantidade de incorporadoras e empreendimentos: imóvel A, imóvel B, imóvel C, imóvel D.

Com o primeiro contato as incorporadoras entram para a lista de opções do consumidor que está procurando certo imóvel. Isso ocorre a partir de ações de publicidade e marketing entre: offline e online.

A etapa de consideração ocorre até 18 meses antes do momento da compra. Nesse momento o cliente já começa a pensar em comprar uma casa, mas ainda não está procurando ativamente por nenhum imóvel específico.

Este também é um momento em que o cliente está repleto de dúvidas: “Qual é o melhor imóvel para mim? Agora é um bom momento para comprar? Quais são os melhores bairros? Será que poderei arcar com os custos do pagamento?”

Levando em conta esse momento, a construtora deve mostrar que está interessada em ajudá-lo com vendas consultivas,  tentando entender as suas necessidades. A ideia é iniciar a construção de um bom relacionamento, indicando os imóveis que realmente atendam às suas expectativas.

 

Conhecimento

Com mais ações de comunicação, o consumidor vai ganhando interesse em uma marca específica. Para atrair clientes, a comunicação da construtora tem que instigar e reforçar seus diferenciais. Dessa forma, nessa etapa o corretor de imóveis inicia o contato direto com o cliente, apresentando a relevância que o imóvel tem para o consumidor.

Atualmente, grande parte dos compradores utilizam a internet como primeiro recurso para se informar e sanar as dúvidas que surgem na etapa de consideração.

É neste momento que os clientes começam a navegar pelos portais online e checar preços de imóveis, mas ainda sem a intenção de fechar uma compra. Por isso, é importante que a sua empresa tenha uma boa presença digital para ser notada nas buscas e comece a manter um relacionamento.

 

Consideração

O consumidor quer analisar suas opções e avaliar as soluções. Ele procura a opinião de pessoas, como: amigos, influenciadores, fóruns de especialistas, entusiastas da marca.

Responder todas as dúvidas do possível cliente o encaminha para o próximo passo, que é a decisão.

Cerca de 3 meses antes da compra o cliente inicia um processo de consideração. Assim, após criar consciência sobre o que ele quer e quanto está disposto a pagar, inicia a visitação a imóveis com auxílio de um corretor.

O corretor deve estar preparado para indicar imóveis, dar informações sobre a região e unidades, fazer recomendações e tirar todas as dúvidas.

 

Decisão

Nesta etapa a compra do imóvel é efetivada, mas ainda é preciso trabalhar o atendimento e mensurar a satisfação do cliente. Nesse sentido, para que isso seja possível é fundamental oferecer suporte durante e após a compra, fidelizando o cliente.

 

Pós-compra ou Pós-venda      

É quando a fidelização e o relacionamento funcionam tão bem que os clientes viram embaixadores dos valores e dos serviços da sua incorporadora, fazendo recomendações e marketing boca a boca. Logo, não só ele volta para comprar novamente como traz mais clientes que estariam na etapa de arguição / busca ativa.

O foco nesta etapa é manter contato com seus clientes, solucionando quaisquer problemas que possam surgir e complementando a operação de compra. Isso pode incluir estratégias como a indicação de profissionais de confiança para fazer a reforma e/ou decoração da casa ou então dar um presente simbólico para finalizar a negociação.

 

Processo de decisão de compra

A forma como as pessoas compram mudou drasticamente com a internet, essas mudanças no comportamento dos consumidores foi analisada entre os anos de 2004 até 2020 pela equipe de insights de consumo do Google e os resultados são no mínimo interessantes. Isso porque, de acordo com a pesquisa, o interesse por produtos ou serviços mais baratos foram superados pela busca “melhor”, a qualidade, a performance ou ainda a popularidade têm sido o foco:

 

 

O processo de decisão de compra de um imóvel, por exemplo, é algo extremamente complexo que percorre por todas as etapas da jornada de compra do novo consumidor. À medida que o comportamento de compra se modifica, as ações para fechar vendas e fidelizar clientes se transformam para melhor atender às necessidades da clientela, ou pelo menos deveriam.

Em meio às adversidades impostas, a pandemia trouxe uma aceleração na revolução tecnológica de processos comerciais. Assim, com o surgimento da necessidade acelerada de mudança cultural, gestores do mercado imobiliário têm buscado soluções para otimizar o processo de vendas.

No estudo elaborado pelo Google são postas algumas dicas de como esse processo funciona e, principalmente, nos mostra como ser relevante durante este momento tão importante.

 

Gerenciando a jornada de compra

Nos últimos anos, a tecnologia se tornou a veia dos processos de vendas de vários setores da economia e, por isso, o mercado imobiliário tem procurado se inserir cada vez mais na transformação digital.

A combinação entre processo de vendas,  ferramentas de gestão e CRM tem se tornado uma estratégia cada vez mais importante para potencializar as vendas no mercado imobiliário.

Com diversas oportunidades de vendas surgindo a todo instante e esforços simultâneos realizados pelos corretores, é fundamental organizar todo o fluxo de trabalho e procurar por soluções que viabilizem a automatização dos processos comerciais da empresa.

Além disso, o novo consumidor está cada vez mais impulsionado pela aceleração do mercado e o corretor precisa estar com todas as informações sobre os empreendimentos na palma da mão se quiser fechar negócio. Portanto, o segredo é um atendimento personalizado e ágil para fidelizar esse cliente.

O lançamento digital, por exemplo, é uma nova modalidade, que tem funcionado bastante no mercado imobiliário. Com ele, as etapas da venda são digitalizadas, visando mais agilidade e eficiência.

 

Facilite suas vendas no mercado imobiliário!

 

Embora a cultura digital já esteja inserida no mercado imobiliário, ainda existem muitas incertezas acerca da segurança nos processos de compra e venda em meio digital.

O App Facilita pensa nesses processos e entende que às vezes é difícil essa implementação. Por isso, nós oferecemos tudo que a sua construtora precisa para fechar vendas, centralizando em um único local todo o processo, pensado e moldado exatamente para atender desde suas necessidades gerais às mais específicas. Estamos revolucionando as vendas do mercado imobiliário e queremos te ajudar a vender mais! Confira as dicas do nosso CEO, Glauco Farnezi:

 

 

 

Dicas

3 dicas para descomplicar seu processo de vendas em 2023

Publicado a

I

No ano de 2022 muita coisa aconteceu e, esse é o momento de se perguntar o que deu certo e o que deu errado em seus lançamentos. Que tal saber 3 dicas para descomplicar seu processo de vendas em 2023?

Antes de qualquer coisa, olhando para seus resultados e processo de vendas, o que você pediria de presente para o esse novo ano?

Independente do seu pedido, tenho certeza que ele será sobre reduzir a burocracia do seu processo de vendas. Que será sobre otimizar resultados, economizar tempo e, principalmente, vender mais…

Pode parecer uma realidade distante, mas centenas de construtoras, incorporadoras e imobiliárias já adotaram um processo mais simples, eficiente e 100% digital neste ano.

Pensando em te ajudar a organizar tudo isso, preparamos 3 dicas para descomplicar o seu processo de vendas em 2023. Confira!

1 – Entendendo gargalos e criando novas soluções

Quando o assunto é gestão de empreendimentos e consequentemente de vendas, ter uma visão completa do funil de vendas permite que você entenda os gargalos da sua operação e crie novas soluções.

Desenhar um funil de vendas saudável e eficiente é, na maioria das vezes, um desafio e tanto para qualquer empresa. Nesse sentido, como cada incorporadora, construtora, loteadora e imobiliária conta com as suas próprias particularidades, é imprescindível construir um modelo adequado às suas necessidades. Ou seja, para muitos gestores de vendas encontrar um funil que realmente funcione é tão difícil como otimizar um já existente.

Mas qual o papel do funil de vendas? Ele demonstra o caminho percorrido pelo cliente desde o primeiro contato com sua empresa até a conclusão da venda. 

Ao analisar o funil de vendas, você terá condição de saber as perspectivas de negócios em relação às metas estipuladas para as vendas. Essa análise deve ser feita levando em conta os primeiros contatos com os clientes, as propostas que estão em fase de negociação e os negócios que serão concretizados.

Para te ajudar nessa tarefa, preparamos modelos pré-moldados de funil de vendas que são essenciais para que você e sua equipe consigam gerir da melhor forma os atendimentos aos seus clientes. Baixe grátis:

Baixar Grátis >>

Entender gargalos também está diretamente ligado à gestão de equipes. Um setor de vendas deve ser orientado para resultados, por isso, sua equipe de vendas precisa ser norteada por metas e mais do que isso, os corretores devem estar em constante evolução, atualizados em relação às melhores técnicas de vendas e sobre o mercado imobiliário. Pensando nisso, é imprescindível o investimento em capacitação e treinamentos.

tudo isso, vai ajudar

2 – Unindo: pessoas, processos e tecnologia

Você sabia que hoje 61% das empresas do mercado imobiliário e construção civil apostam em inovação dos processos internos para melhorar sua eficiência operacional? (pesquisa da Deloitte e Terracota Ventures)

Afinal, o consumidor está cada vez mais exigente, informado e quer que o fechamento do negócio seja rápido e eficiente. Assim, as incorporadoras, construtoras, loteadoras e imobiliárias estão repensando processos para surpreender aqueles que sonham em ter a casa própria.

O resultado disso é que não dá para vender como antigamente e esperar os mesmos resultados, não é mesmo? Ao falar sobre inovação, não podemos deixar de lembrar do tripé da transformação digital: pessoas, processos e tecnologia

Vamos usar uma analogia bem simples para mostrar o quão importante é ter esses três pontos alinhados: ter só a tecnologia pela tecnologia não traz nenhum benefício para a empresa. Ou seja, da mesma forma, não faz sentido adotar as melhores soluções tecnológicas, sem as pessoas com o mindset adequado para se engajarem no processo.

Dessa forma, é essencial que os componentes do time da construtora tenham algumas importantes características, como: vontade de solucionar problemas, buscar resultados e o principal: atitude.

Dito isso, é importante ressaltar que o app Facilita é uma solução tecnológica do mercado que valoriza as conexões entre as pessoas. Por exemplo, enquanto muitas empresas de tecnologia voltadas para o mercado imobiliário possuem como escopo eliminar o corretor de imóveis do processo de vendas, nós fazemos o movimento contrário, incluímos o corretor de imóveis no processo.

3 – Simplificando as vendas do mercado imobiliário

Dizer que a sua gestão precisa da mobilidade de um app parece óbvio em meio ao espaço conquistado pela tecnologia no dia a dia do mercado imobiliário. Mas, além de fazer bom uso das conhecidas redes sociais e WhatsApp, uma forma eficaz de otimizar a gestão de equipe de corretores e a gestão de vendas é através de um aplicativo para imobiliárias.

O app Facilita reúne em uma única plataforma todos os recursos necessários para uma boa gestão dentro e fora das imobiliárias! Atuamos para trazer mais eficiência ao mercado imobiliário, aplicando tecnologia e inovação para descomplicar todo o processo da venda, com 3 pilares fundamentais:

  1. Ser extremamente fácil o uso por todas as pessoas envolvidas, com mobilidade e praticidade;
  2. Oferecer todos os dados integrados com demais sistemas dentro do processo de vendas (ferramentas de marketing, plataformas de mídia, ERPs);
  3. Ter todas as pessoas integradas (corretores, gerentes, coordenadores de venda, secretaria de vendas, diretores).

Com estes 3 pilares fundamentais o app Facilita está apostando em uma mudança de cultura e evolução para uma venda cada vez mais ágil, integrada e descomplicada.

O que você achou do conteúdo? Considere essas dicas um presente de Natal para começar 2023 com o pé direito. A missão do Facilita é simplificar as vendas do mercado imobiliário e queremos você com a gente nesta caminhada em 2023! Entre em contato com um de nossos especialistas:


Assine a News do app Facilita e receba gratuitamente no seu e-mail um boletim semanal com as novidades e tendências do setor!

Continue lendo

Dicas

8 dicas para estruturar o setor de vendas da sua construtora

Confira um passo a passo que vai ajudá-lo a estruturar o setor de vendas da sua construtora para otimizar os resultados conquistados.

Publicado a

I

Por melhores que sejam os empreendimentos da sua construtora, você precisa estruturar um setor de vendas eficiente para proporcionar uma melhor experiência para consumidores e agilizar seu ciclo de vendas.

Essa estruturação permite a evolução dos atendimentos do seu time comercial, evitando que leads sejam desperdiçados ou que o processo de compra seja lento e burocrático não apenas para clientes, mas também para sua construtora.

Mas como estruturar o setor de vendas? Neste artigo veremos algumas dicas pontuais que vão guiá-lo ao longo da criação do seu processo comercial.

8 passos para estruturar o setor de vendas da sua construtora

Estruturar o setor de vendas parece uma tarefa desafiadora, mas é essencial para sua equipe conquistar resultados. Quando o fluxo de etapas está bem encaixado, seu time se torna mais eficiente no aproveitamento das oportunidades.

Ao seguir esses 8 passos, você conseguirá estruturar um setor de vendas produtivo e eficiente em sua construtora:

1. Tipo de equipe comercial: corretores internos ou externos?

Construtoras podem ter tanto equipes de vendas internas (house) ou externas (corretores de mercado). No caso de equipe externas, o maior desafio é manter um relacionamento próximo com eles, pois são muito profissionais que também trabalham com outras construtoras. Ou seja, eles não trabalham exclusivamente com a sua empresa.

No caso de corretores internos, é muito fácil ter um acompanhamento mais próximo. Geralmente, eles atendem leads gerados pelo marketing mesmo, oferecendo um atendimento ágil e eficiente.

Sua construtora pode ser composta por corretores internos e externos. Neste caso, não esqueça de adaptar o seu fluxo de atendimento e seu funil de vendas para cada tipo de equipe. Essa é uma decisão que influencia a forma como esses profissionais estarão integrados com seu negócio.

2. Conheça o perfil ideal de cliente

Não faz sentido gastar tempo e esforço perseguindo as perspectivas erradas. Portanto, lembre-se de conhecer bem o perfil ideal de cliente: qual a média da renda, tamanho da família, interesses, necessidades e etc.

É preciso também saber informações mais precisas sobre esse público: Quais são suas principais objeções? Quais são as suas fontes de informação? O que ele valoriza em um atendimento?

Ao dominar essas informações, será possível estruturar processos que realmente são capazes de entregar uma experiência satisfatória para este perfil em especial.

3. Defina um fluxo de processos

Quais são as etapas que devem ser percorridas após um lead ser identificado como oportunidade? Quantos contatos devem ser feitos antes de descartar um lead? Existe um processo de pré-atendimento para qualificar os leads?

Essas são questões muito importantes para guiar a rotina de toda a sua equipe comercial. Quando existe um fluxo de processos bem organizado e claro para todos, essas atividades ocorrem naturalmente – seguindo as estratégias traçadas para otimizar os resultados de vendas. Baixar gratuitamente:

4. Escolha muito bem sua equipe

Você precisará de bons corretores para colocar os planejamentos em prática. Por isso, a escolha de uma equipe engajada é um passo essencial se você deseja colher bons resultados.

Neste momento, é preciso que você defina quais características você está buscando nos profissionais que vão compor a sua equipe de vendas – incluindo tanto habilidades técnicas quanto comportamentais. Ao acertar nas contratações, você está dando um grande passo em direção ao sucesso.

5. Invista na capacitação frequente

A área comercial está em constante evolução. Por isso, você certamente deseja que os corretores estejam sempre atualizados em relação às melhores técnicas de vendas e sobre o mercado imobiliário, não é?

Esse é outro aspecto fundamental para um setor de vendas vencedor. Invista sempre na capacitação da sua equipe: novos cursos, treinamentos de negociação e feedbacks constantes.

6. Defina metas de vendas realistas em seu plano de vendas

Um setor de vendas deve ser orientado para resultados, certo? Para colocar isso em prática, nada melhor do que definir metas para a sua equipe. Dessa forma, os corretores possuem um norte para seguir.

Existe uma arte em definir metas de vendas adequadas, pois se elas forem muito difíceis ou fáceis de alcançar, isso mata a motivação. Quando estabelecidas corretamente, os corretores saberão o que é necessário para prosperar e permanecer motivados até atingirem as metas.

7. Monitore as métricas

As métricas permitem entender como seus esforços atuais afetam o sucesso da sua construtora e fornece informações sobre o que você pode fazer para aumentar seus esforços – seja contratando mais corretores, redistribuindo tarefas, incorporando novas ferramentas ou revendo o fluxo de processos.

As principais métricas que você pode acompanhar incluem:

  1. CAC (Custo de Aquisição de Cliente), que indica quanto sua construtora precisa investir para conquistar novos clientes;

  2. Ciclo de vendas, que é o tempo médio que um lead leva para virar cliente;

  3. Taxa de conversão, que indica a eficiência de cada etapa do processo de vendas;

  4. ROI (retorno sobre o investimento), que representa o quanto as ações de vendas e marketing geraram de retorno.

Além disso, ainda existe a possibilidade de monitorar métricas individuais para avaliar o desempenho dos corretores. Nesse caso, você pode acompanhar os seguintes indicadores:

  1. Quantidade de prospecções e oportunidades;

  2. Quantidade de visitas realizadas e negócios fechados;

  3. Follow up para leads cadastrados como oportunidade futura;

  4. Taxa de conversão de cada fase do funil de vendas.

8. Não deixe de se apoiar na tecnologia

Por fim, não deixe de incorporar as tecnologias aos processos do seu setor de vendas. Com a evolução da tecnologia, existem cada vez mais soluções digitais capazes de automatizar processos e simplificar a rotina dos corretores e dos gestores.

Você pode encontrar aplicativos voltados para o mercado imobiliário com recursos que geram mais liberdade e reduzem a burocracia das operações. Dessa forma, o setor de vendas ganha mais mobilidade para vender e gerenciar – tornando todo o processo de vendas digital.

Veja alguns dos principais recursos que você pode encontrar: gerenciamento de leads, reserva de unidades, tabelas de valores atualizadas, materiais de venda à disposição, envio de propostas para o cliente, funil de vendas personalizado, integração entre ferramentas, entre outros.

Você gostou das dicas para estruturar o setor de vendas da sua construtora? Quer descobrir mais sobre a importância da tecnologia para alavancar seus resultados? O app Facilita te ajuda! Entre em contado com um de nossos especialistas:

Baixar e-book grátis >>

Continue lendo

Dicas

Como aumentar as vendas do mercado imobiliário na internet?

A Internet transformou, não só a forma como as pessoas se comunicam, mas também como consomem produtos e serviços. Com os mecanismos de buscas, as redes sociais e uma mídia mais barata e retorno mensurável, empresas de diversos segmentos já entenderam e começaram a apostar no marketing digital como ponto de estratégia para criar relacionamentos com […]

Publicado a

I

A Internet transformou, não só a forma como as pessoas se comunicam, mas também como consomem produtos e serviços. Com os mecanismos de buscas, as redes sociais e uma mídia mais barata e retorno mensurável, empresas de diversos segmentos já entenderam e começaram a apostar no marketing digital como ponto de estratégia para criar relacionamentos com o cliente e vender mais imóveis.

(mais…)

Continue lendo
Newsletter Facilita

Newsletter Facilita

Assine para ficar por dentro das principais novidades do mercado imobiliário

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM

Cases

Cases3 meses atrás

Como a Opus oferece transparência e eficiência para mais de 1300 corretores?

Gestor, você mais do que ninguém sabe o quanto é difícil implementar uma tecnologia aderente, rápida, de fácil utilização e...

Cases7 meses atrás

166% da meta batida durante o lançamento

“A nossa meta inicial para o lançamento do ArtHaus era vender 60 unidades e  conseguimos vender 160. Foram 100 unidades...

Cases8 meses atrás

Mais de 15 pessoas na fila das reservas no lançamento do condomínio Ygarata

É fato que construtoras, loteadoras e imobiliárias que não estavam inseridas no processo de vendas digitais precisaram se reinventar, principalmente...

Cases9 meses atrás

Sucesso no lançamento de condomínio fechado em uma região de loteamento aberto

Gestor, imagine como seria o seu lançamento, falando no perfil atual dos consumidores, sem o auxílio de uma ferramenta digital?...

Cases11 meses atrás

Como uma distribuição de leads eficiente faz a Hom3 Imobiliária vender mais?

Você faz ideia de quantas vendas pode ter perdido por não atender os leads de forma rápida e prática? E...

Cases1 ano atrás

CRM reduziu 240 horas mensais de trabalho manual

Será que a ferramenta de CRM que você utiliza para gerenciar os leads que entram através das campanhas de mídia...

Cases1 ano atrás

Novo Simulador de Propostas com 100% de usabilidade dos corretores

Gestor, imagine transformar um cenário onde vários corretores precisavam sempre olhar a tabela de vendas no papel, digitavam e enviavam...

Cases1 ano atrás

Assinatura eletrônica de contrato: de dias para horas

Você já imaginou mudar de dias para horas o tempo para recolher todas as assinaturas de um contrato de venda...

Cases1 ano atrás

Como foi organizar o primeiro lançamento digital da RH Empreendimentos?

O processo de vendas da RH Empreendimentos era feito manualmente através de planilhas, desde a reserva do lote, preenchimento de...

Cases2 anos atrás

70% das vendas MCMV vieram da repescagem de leads: Case Árbore

Contar com um processo de vendas MCMV 100% digital, da captação de leads até a assinatura do contrato, foi um...

mais acessados do Blog

pt_BRPortuguese