Gestão

Mindset digital: sua equipe comercial pode vender muito mais

Descubra como você pode criar um mindset digital e promover uma mudança nos corretores para incorporar a tecnologia na sua construtora.

Published

on

Incorporar tecnologia em seu processo de vendas é essencial para alavancar seus resultados, mas não podemos negar que é um grande desafio. Além de ter processos bem definidos, é fundamental estimular a criação de um mindset digital para sua equipe.

É fato que mudanças nem sempre são bem recebidas pelos profissionais – principalmente entre aqueles que já possuem anos de experiência e estão habituados ao jeito antigo de vender. Portanto, ajudá-los a mudar seu mindset e buscar maneiras de reduzir os atritos nesse novo processo.

Você conhece as vantagens de dar apoio ao seu time comercial para que ela se adapte a tecnologia e modernize atividades comerciais? Neste artigo você vai entender como promover um mindset digital nos corretores da sua equipe. Vamos lá!

Vantagens que a mudança para o digital traz para o corretor

O primeiro passo para promover uma mudança no mindset digital em sua construtora é reconhecer os benefícios da tecnologia para corretores. Afinal, será essa a principal mensagem que você precisará transmitir para esses profissionais.

Confira as principais vantagens que uma mudança para o digital trará para corretores:

  • Agilidade na comunicação: as tecnologias centralizam as informações para corretores. Ou seja, eles podem se comunicar facilmente onde quer que estejam – seja com clientes ou gestores.
  • Atualização dos dados em tempo real: os corretores podem conferir diversas informações em tempo real – como materiais de publicidade de imóveis ou apenas verificar a disponibilidade de reservas de unidades.
  • Controle dos contatos: o gerenciamento dos contatos se torna mais simples com o auxílio de uma ferramenta digital. Assim, além de acompanhar a evolução dos leads no funil de vendas, a equipe comercial se certifica de não esquecer de dar aquele retorno para um prospect.
  • Agendamento de atividades: a tecnologia também auxilia na organização pessoal de cada corretor. Em vez de utilizar uma agenda em papel, todos os compromissos podem ser registrados digitalmente. O que significa que ele não esquecerá de fazer aquela ligação importante ou retornar o contato com um lead em um dia específico.
  • Acesso fácil a material de vendas: em vez de carregar folders e outros materiais de publicidade (que podem ficar desatualizados rapidamente), os corretores podem conferir arquivos de venda na palma da mão.
  • Agilidade no fechamento de contratos: a formalização de uma venda também pode ficar ainda mais simples. Uma solução digital auxilia na coleta dos documentos de clientes e no envio de propostas e contratos para assinatura.

Como criar um mindset digital entre os corretores?

Saiba como contornar a resistência imposta pelos corretores no processo de criação de um mindset digital:

Demonstre os resultados

O primeiro passo para convencer de que as mudanças para incorporar tecnologias são positivas é demonstrar a pré-visualização de resultados desta transformação. Essa é a forma mais eficiente de deixar claro todo o poder da modernização das vendas.

Essa demonstração pode incluir qualquer ponto: redução de custos, aumento da produtividade, melhoria da comunicação, simplificação dos processos, entre outros.

Porém, é importante lembrar de focar também nos resultados pessoais que eles podem obter – como a facilidade em bater suas metas individuais, otimizar seu tempo de trabalho, oferecer mais autonomia e aumentar as comissões.

Alinhe marketing e vendas

Os resultados de vendas podem obter um grande salto com uma colaboração entre marketing e vendas. Na verdade, esse é um dos grandes benefícios que a tecnologia pode proporcionar – pois integra as informações e estimula o trabalho conjunto.

Portanto, a promoção de um mindset digital deve passar por essa mudança nos processos internos.

Com as ferramentas certas, é possível alinhar todo o trabalho desenvolvido pelas equipes. Como resultado, os corretores passam a ter acesso a leads mais qualificados e aumentam as chances de abordagens de vendas bem-sucedidas.

Forneça o treinamento adequado

Embora algumas habilidades possam ser adquiridas no trabalho, é mais eficiente oferecer treinamento para corretores se adaptarem melhor às ferramentas digitais. Principalmente para profissionais mais experientes, pois o ritmo do digital pode mudar bem rapidamente.

É muito difícil implementar um mindset digital se os corretores não sabem como usar as ferramentas. Por esse motivo, capacitações adequadas certamente serão úteis ao longo desse processo de mudanças.

Estabeleça metas e objetivos

O objetivo final da mudança de um processo manual para um processo de vendas digital é alavancar os resultados da equipe comercial. Dessa forma, nada mais justo que estabelecer metas e objetivos concretos.

Ao identificar e usar as métricas corretas, sua construtora pode otimizar seu fluxo comercial e aprimorar o que está funcionando. Além disso, as metas individuais também podem servir como incentivo para os corretores.

Inclua os corretores nas mudanças

Tentar impor mudanças sem ouvir os corretores pode causar insatisfação na equipe. Por outro lado, incluir os corretores nas mudanças é uma atitude positiva que pode aumentar o engajamento dos profissionais.

Por isso, procure ouvir os corretores ao longo de todo o processo. Peça por sugestões e debata as mudanças sempre que possível. Você ainda pode construir uma cultura voltada para mudanças constantes – estimulando que profissionais estejam sempre dispostos a aprimorar seu trabalho.

Utilize as ferramentas certas

Por fim, você deve dedicar uma atenção especial para escolher as ferramentas certas. Afinal, uma mudança em direção ao digital inclui a incorporação de novas soluções, capazes de automatizar processos e simplificar a rotina dos corretores.

O que não faltam são boas opções disponíveis. E são muitos os recursos que você pode encontrar: chat instantâneo, gerenciamento de leads, reserva de unidades, tabelas de valores atualizadas, materiais de venda à disposição, envio de propostas para o cliente, funil de vendas personalizado, integração entre ferramentas, entre outros.

Você gostou das dicas para promover um mindset digital entre os corretores? Confira também este webinar sobre as vantagens e desafios de implementar tecnologia para corretores de loteamentos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile