Conecte-se conosco

Mercado Imobiliário

Marketing imobiliário: o novo papel da agência no mercado imobiliário

Publicado a

I

marketing imobiliário

Muito bem, o lançamento está chegando aí, você já está fazendo o planejamento de campanha, contratou agência. Mas o que esperar dessa agência?

Hoje em dia as campanhas digitais estão cada vez mais comuns, as agências estão gerando cada vez mais leads, as construtoras estão recebendo esses leads e encaminhando aos corretores, parceiros ou para sua equipe interna. Mas o que fazer com esses leads? Como encaminhar esses leads? E como que a agência pode trabalhar em conjunto com a construtora para ter os melhores resultados? Qual é o novo papel das agências nas campanhas publicitárias das construtoras?

É muito importante para você, gestor, entender como tem evoluído o trabalho das agências. Inicialmente focavam apenas na exposição da marca, pois quanto mais exposição mais cliente chegando no stand. E então perceberam que poderiam entregar algo mais “palpável” e começaram a entregar leads. A quantidade de leads aumentou tanto que essa agência começou a receber dúvidas dos clientes, como: desses leads gerados, quantos fizeram visita ao stand? quantos fecharam venda? qual canal está mais eficiente? As agências com resultados relevantes estão indo além, buscando entender como é que está sendo o atendimento desses leads que estão sendo gerados. Vamos ver como estão entregando esses resultados!

Distribuição dos leads

Primeiramente os leads que são gerados não podem ser encaminhados um dia depois ou no final da semana e então distribuído para todos os corretores. Isso diminui drasticamente a eficiência. O que nós temos percebidos como eficiente é que esses leads que são gerados no Facebook, no RD Station, no seu site ou nos portais imobiliários são encaminhados automaticamente para o CRM e distribuídos, também automaticamente, para aqueles profissionais que vão fazer o atendimento. Nesse formato você traz uma agilidade muito maior no atendimento e em vez do lead ficar esperando um ou dois dias para ser atendido (às vezes até uma semana!), ele vai ser atendido em questões de minutos. Isso porque no mesmo momento em que ele preencher esse formulário o atendente receberá as informações e poderá entrar em contato.

Equipe

Outro ponto importante é a equipe que vai receber esses leads. Nós temos percebido pelos nossos clientes que quando é distribuído, por exemplo, para uma quantidade muito grande de corretores fica difícil de você, gestor, ter o controle dos atendimentos e saber o resultado.

Então percebemos como melhor resultado quando a construtora encaminha os leads para uma equipe bem enxuta de corretores ou até mesmo para uma equipe de pré-atendimento. Essa equipe de pré-atendimento fará o contato com esse lead rapidamente, entender o perfil dele, ver se realmente está dentro do perfil daquele empreendimento e aí sim vai marcar uma visita. Ou seja, o objetivo dessa equipe é marcar uma visita e então encaminhar para o corretor específico.

Otimizar a campanha

Ok! Geramos os leads, foram encaminhados para as pessoas certas. Agora, como está a qualidade desses leads? Para se entender a qualidade é necessário acompanhar o atendimento. Esse lead que entrou está em que etapa do atendimento? Ele chegou até uma visita? Chegou a fazer uma reserva ou uma proposta? Foi para “venda perdida” ou fechou a venda? A partir do momento que se tem controle desse atendimento, é necessário rastrear o resultado e saber se realmente esses leads gerados estavam com qualidade, ou seja, geraram venda ou foi perdida. 

A agência consegue fazer essa análise rapidamente através do CRM que sua equipe de atendimento está usando. Poderá então fazer um ajuste na campanha para poder melhorar a qualidade de leads. E você gestor tem também uma rastreabilidade do resultado dessas vendas. Desses leads que foram gerados, quantos foram vendidos? Ou seja, qual foi a taxa de conversão? Qual foi o canal principal: Facebook, Site ou RD Station? Qual a taxa de conversão de cada um desses canais?

Portanto a agência não está ficando só na parte da comunicação, está chegando até o entendimento do comercial. É o que muitos chamam de smarketing ou vendarketing.

Exemplo prático

Vamos para um exemplo prático. No vídeo abaixo você poderá entender melhor o case de sucesso do nosso cliente Ginco, onde o Joelson, diretor comercial, explica melhor o que aconteceu na contratação de uma agência que iria até esse ponto comercial e a utilização do CRM do Facilita.

Lembre-se sempre do tripé: pessoas, processo e tecnologia. Houve um momento em que agência, Facilita e construtora se reuniram para definir como seria esse processo de atendimento. Quem seria responsável pelo atendimento? Qual seria a equipe de pré-atendimento? Como os leads chegariam? Como iriam rastrear as origens? 

No início do projeto não se sabia os números principais: quantos leads eram gerados por mês, quantos fechavam venda, qual era a taxa de conversão, qual o melhor canal. A partir do momento em que foram integradas as ferramentas de marketing (Facebook, RD Station, site) com o CRM do Facilita conseguimos os indicadores principais. Foi encontrado então, no primeiro momento, a taxa de conversão: 0,6%.

Ótimo! Alcançamos o primeiro objetivo: descobrir o número. Agora, como melhorar esse resultado? Sabemos que a média do mercado para essa taxa está entre 2% e 4%. Como conclusão, muito provavelmente os leads não estavam tão qualificados ou então atendimento não estava ideal. Então foi feita uma análise para entender todos os pontos e otimizaram tanto a campanha quanto o atendimento. Depois de 3 meses, a taxa de conversão subiu para 4,3%. 

Portanto, se você tiver uma tecnologia que ajude na integração de ferramentas e no controle dos atendimentos, além de uma agência que entenda e acompanhe esse processo, com certeza entenderá seus números e poderá analisar como otimizar os resultados. Esse é o novo papel da agência de publicidade nas campanhas: acompanhar atendimento e otimizar de acordo com esses resultados.

Espero ter sido útil com esse conteúdo. Se foi relevante, espero receber um comentário seu aqui com sua opinião sobre o assunto. Se quiser entender seus números e como está seu resultado em comparação com a média do mercado, sugiro baixar essa planilha. E para construir um funil de vendas adequado para acompanhar esses resultados, baixe esses modelos que fizemos baseado no estudo de como nossos mais de 100 clientes organizam seu atendimento.

Continue lendo
Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas

3 desafios da gestão de vendas de condomínios e loteamentos

Publicado a

I

Atualmente o mercado imobiliário está se adaptando ao novo comportamento do consumidor, que tem que se tornado cada vez mais exigente e informado. Dessa forma, os profissionais do setor precisam adaptar seu processo comercial para ter mais eficiência em vendas. 

Uma gestão de vendas eficiente pode aumentar o grau de conversão de leads para clientes de forma assertiva. Tudo o que gestores precisam fazer é adaptar seus processos para entregar exatamente o que os consumidores precisam, para evitar a demora no fechamento da venda ou a perda de venda do cliente.

O processo de vendas tradicional, usado há muito tempo atrás, não se sustenta mais no setor imobiliário. Por isso, corretores devem achar modos de inovar na venda e os gestores precisam oferecer o suporte necessário, para agilizar todo o processo e evitar distratos.

Mas será que o setor está pronto para essa mudança? A necessidade de uma mudança nos processos é inevitável, pois os profissionais que não inovarem em seus métodos ficarão para trás da concorrência.

Para ajudar a aperfeiçoar seu processo comercial, confira desafios na gestão de vendas em condomínios e loteamentos que você deve contornar. Vamos lá?

1. Dificuldade no controle de propostas

Em um processo completamente manual, a aprovação de uma proposta comercial pode levar dias, o que compromete o fechamento da venda das unidades de um empreendimento. 

A compra de um imóvel é uma ação importante para o consumidor e, por isso, ele quer uma confirmação ágil sobre a sua solicitação. Processos burocráticos e demorados de aprovação pode desanimá-lo da compra.

Mas e se o processo de aprovação de proposta durasse apenas algumas horas? Suas vendas cresceriam? Teria menos distratos?

Uma solução para esse desafio é fazer uso de um sistema que consiga fazer toda a gestão de proposta dos empreendimentos de forma digital. Assim, os corretores conseguem mais agilidade e autonomia no fechamento de uma venda, assim como o gestor consegue mais organização e simplicidade no momento da aprovação das propostas.

Ao contrário do processo manual com o qual o mercado está acostumado, o envio digital de propostas promove facilidades para os gestores e corretores. 

Com um sistema inteligente, corretores conseguem enviar propostas através de um aplicativo e gestores possuem toda a informação atualizada em tempo real pelo painel web.

 2. Inconsistência na disponibilidade de unidades

Quando falamos de gerenciamento de disponibilidades, vemos que gestores possuem dificuldades em controlar as reservas de unidades dos empreendimentos.

Isso significa que o processo de reserva gera diversos desencontros e muita dor de cabeça para o gestor, que precisa fazer o gerenciamento de acordo com o envio das propostas comerciais. Uma reserva errada pode significar a perda de uma venda para o corretor e a empresa. 

Outra questão comum com que gestores do mercado imobiliário sofrem é o grande tempo demandado para gerenciamento do espelho de vendas. À todo instante, gestores recebem ligações de corretores para verificação de disponibilidade de unidades.

Esse tipo de ação é um processo que não funciona mais nos dias atuais, devido ao grande número de corretores e a necessidade de ter a informação em tempo real.

Além de todo o desperdício de tempo e esforço, o conflito de unidades vendidas ou reservadas com outro corretor é uma atitude comum e que impacta negativamente na credibilidade do profissional e da empresa.   

Por isso, é imprescindível contar com uma solução completa, com funcionalidades que permitam que os corretores tenham acesso às informações como disponibilidade, metragem e valor em tempo real na palma da mão.

Ao fazer a escolha da melhor ferramenta, lembre-se de escolher soluções especializadas em empreendimentos horizontais ou verticais, pois, assim, a visão sobre as disponibilidades de lotes ou apartamentos por andar é facilitada.

gestão de vendas

3. Burocracia no envio da documentação 

Imagine que depois de muita conversa e visitas, seu cliente finalmente fechou a compra de uma unidade! Não é surpresa para nenhum profissional do mercado imobiliário que o envio de documentação para o fechamento da venda é um dos procedimentos mais burocráticos e demorados do processo comercial.

Atualmente, o corretor precisa pegar os documentos do cliente, escanear ou tirar xerox, ir pessoalmente até a secretaria de vendas, para que eles possam conferir os dados do cliente e fazer a aprovação da proposta.

Além de todo a dificuldade de locomoção, é preciso lembrar que a secretaria possui uma grande quantidade de propostas para aprovar, o que pode demorar ainda mais para fazer a avaliação.

Outros imprevistos de trabalhar com avaliações de documentos presenciais para aprovação de propostas é que as cópias do documentos podem ser perdidas ou até mesmo ser rasurados. E quando isso acontece, o corretor precisa ir novamente até o cliente e tirar novas cópias dos documentos, para que eles possam passar pelo mesmo processo de análise.

Imagine o quanto seria mais fácil enviar os documentos de forma digital em um dispositivo móvel. Em um sistema de gestão de vendas para o mercado imobiliário, os corretores podem enviar os documentos do cliente para a secretaria de vendas pelo próprio smartphone.

Confira dois exemplos de empresas de loteamento aberto e condomínio fechado que conseguiram otimizar a gestão comercial e ter mais controle do processo comercial com um sistema inteligente de gestão de vendas para o mercado imobiliário.

A Ginco Urbanismo é uma construtora de condomínios horizontais, que tinha dificuldades em ter uma visão completa sobre o processo comercial dos corretores.  Neste vídeo, o supervisor de vendas conta como os corretores conseguiram melhores resultados ao utilizar uma solução que cabe na palma da mão, com a possibilidade de fazer reservas e tirar fotos dos documentos do cliente.

O maior desafio da BrDU era juntar toda a documentação dos clientes em véspera dos lançamentos de loteamento aberto.

Antes, a equipe de vendas precisava pegar os documentos fisicamente, entregar para secretaria de vendas, para que, só então, o processo de aprovação pudesse acontecer. Com o aplicativo para gestão de vendas, a secretaria de vendas conseguiu fazer todo o processo de forma digital, garantindo mais agilidade. Confira!

E então, você está pronto para resolver estes desafios de gestão de vendas nos condomínios e loteamentos da sua empresa? Achou interessante? Aprenda também a fazer a gestão de vendas eficaz em um lançamento imobiliário!

Continue lendo

Dicas

4 dicas de marketing para construtoras e imobiliárias focadas em lançamentos

Publicado a

I

Como o marketing para construtoras e imobiliárias pode ser um grande aliado para a venda de empreendimentos? E ainda: como os corretores podem alavancar, de uma vez por todas, o número de vendas em lançamentos imobiliários na sua construtora ou imobiliária?

O mercado imobiliário já passou por crises econômicas e recentemente por uma grande pandemia, ebora tudo isso tenha impactado o setor, foi dada “a volta por cima” e ele está se adaptando a mais uma mudança: o novo comportamento do consumidor.

Ou seja, existe demanda e possibilidade de venda, mas os clientes estão cada vez mais exigentes e conscientes do seu poder de compra.

Assim, o mercado imobiliário está passando pelo que chamamos de Era da eficiência, onde os corretores precisam se adaptar, como nunca, às novas necessidades de consumo.  As incorporadoras, construtoras, loteadoras e imobiliárias do setor também precisam acompanhar essa inovação, porque, caso contrário, elas vão ficar para trás.

Diante desse cenário, quem consegue aplicar as melhores práticas de marketing imobiliário sai à frente da concorrência! Essa é uma grande oportunidade de aprender a se destacar e, assim, impulsionar definitivamente a venda para seus empreendimentos.

Dessa forma, pensando nesse novo momento do mercado, resolvemos mostrar importantes dicas de marketing, para aqueles que desejam melhorar o índice de conversão de leads para clientes em lançamentos imobiliários.

Quer saber quais são elas? Veja a seguir:

4 dicas valiosas de marketing para imobiliárias para lançamentos

1. Anúncios no Google Ads

Sabia que existem grandes chances do seu maior concorrente estar anunciando, neste exato momento, no Google? Pois bem, anunciar no Google Ads se tornou um dos principais meios para quem investe em marketing para construtoras e imobiliárias.

As vantagens de apostar nesse canal são que, ao mesmo tempo que seu concorrente está anunciando no Google, é mais provável ainda que seu público-alvo esteja fazendo agora alguma pesquisa referente no mecanismo de pesquisa.

Dessa forma, seu empreendimento pode ser achado por meio de palavras-chave específicas. 

A importância das palavras-chave

As campanhas do Google Ads para imobiliárias aparecem para pessoas que buscaram termos específicos no Google. Esse é a melhor forma de atingir a pessoa certa, no momento certo, já que é ela quem está atrás do conteúdo. Por este motivo, esse canal funciona como uma boa estratégia para melhorar suas ações de marketing para construtoras e imobiliárias.

Por isso, não deixe de focar em palavras-chaves relacionadas aos tipos de imóveis que a sua empresa anuncia. Por exemplo: apartamento de 3 quartos, loteamento na região X, entre outras. 

O Google Ads oferece uma ferramenta chamada ‘Planejador de palavras-chave’, que permite que você descubra novas palavras-chaves para usá-las em anúncios ou até mesmo que você veja o volume de pesquisa de cada termo.

marketing para imobiliárias

Então vamos supor que você queira descobrir novas palavras-chaves que estejam relacionadas à expressão ‘comprar apartamentos em São Paulo’, é só inserir escolher o seu objetivo na ferramenta e, assim, você terá acesso à termos relacionados.

Além de mostrar os termos de pesquisa relacionados à expressão, ele também o nível de concorrência e a média de pesquisa mensais:

marketing para imobiliárias

Para ter melhores resultados, é importante que você sempre procure por palavras-chaves com um alto volume de pesquisa e menor concorrência. Assim, você tem mais chances de atrair leads para seus anúncios.

Agora, se você já escolheu uma palavra-chave e apenas quer confirmar se é uma boa ideia usá-la em seus anúncios, você pode recorrer aos dados de volume de pesquisa e previsões.

Se você, por exemplo, só quisesse confirmar se a palavra-chave ‘comprar apartamento em São Paulo’ é uma boa opção para seus anúncios, você poderia recorrer à essa simulação.

marketing para imobiliárias

E assim, a plataforma te mostrará uma previsão dos seus resultados. Ele te traz dados sobre o provável número de impressões, taxas de cliques, o custo por clique médio e o provável custo total do nosso anúncio com essa palavra-chave.

Com esses dados em mãos, resta você decidir se vale à penas investir nessa palavra-chave, de acordo com seu valor para investimento e necessidade de retorno.

Lembre-se sempre que a publicidade de mais qualidade é aquela que é relevante para o usuário. Sempre traga valor ao usuário!

2. Anúncios no Facebook

O Facebook Ads também é uma ótima opção para a geração de leads para seus lançamentos.  Mas se você investe em anúncios apenas para públicos gerais , pode ser que esteja perdendo  dinheiro por ali, sabia?

Uma das melhores estratégias para ser mais assertivo no alcance de um público qualificado é realizar uma segmentação específica, que pode acontecer tanto em locais específicos ou que pode ser de acordo com o perfil e interesse dos usuários.

Saiba como funciona: 

Segmentação por geolocalização

Se você está vendendo um empreendimento em São Paulo, por exemplo, não faz tanto sentido criar um anúncio nacional, que atinja usuários de todo o Brasil, correto? Para saber o grau de interesse de pessoas de estados específicos em seus empreendimentos, você pode criar anúncios segmentados para cada região.

marketing para imobiliárias

Na segmentação por geolocalização, você tem a possibilidade de escolher a localização dos usuários que você deseja alcançar com seus anúncios, além das faixas de cobertura ao redor das cidades selecionadas.

Dessa forma, você pode segmentar seus anúncios para estados, cidades, bairros e até ruas específicas.

Segmentação por perfil

O mesmo acontece com o tipo de segmentação por perfil, que pode alcançar usuários de acordo com seus interesses, cargos e até mesmo relações familiares. Os dados são determinadas diretamente pelo Facebook, o que permite mais assertividade no alcance de um público qualificado.

Assim como os dados demográficos, como sexo e idade, por exemplo, um tipo de segmentação que pode ser muito útil na veiculação de empreendimentos para públicos específicos, como pessoas mais jovens e com necessidade de produtos enxutos ou até mesmo para famílias com mais membros e necessidade de espaço.

marketing para imobiliárias

Confira na imagem acima a segmentação para usuários de 25 até 65 anos, de todos os gêneros, que possuem interesses em imóveis e outras propriedades. Você pode usar essa segmentação de forma estratégica para atingir públicos ultra segmentados.

E o mais bacana de usar essa ferramenta é que ela mostra, de forma proativa, a previsão de alcance do público pela plataforma. Confira:

marketing para imobiliárias

Nesse exemplo, com o público segmentado para o estado do Rio de Janeiro e com os dados demográficos e interesses mencionados acima, o alcance seria de 3 milhões e 200 mil pessoas.

3.Divulgação de vídeos sobre a região de lançamento do empreendimento

A dica aqui é usar, de forma gratuita, as redes sociais e o Youtube para divulgar apresentações e vídeos sobre os lançamentos dos empreendimentos e a sua região de localização.

Esse é o momento de mostrar seu empreendimento como uma grande novidade para os clientes. Lembre-se de criar uma campanha que mostre um diferencial dos outros imóveis.

Além disso, uma ação em alta no marketing para construtoras e imobiliárias é  incorporar esses os vídeos aos sites e também aos materiais de vendas para corretores de imóveis. 

4. Integração com CRM para ter agilidade no atendimento e rastreabilidade dos resultados

Sua imobiliária gera muitos leads, mas não sabe se eles foram realmente contatados? É difícil saber se os leads gerados estavam qualificados e, por isso, não tem ideia se fez um bom investimento? Aí entra um bom CRM para ajudar você!

Um CRM imobiliário é uma ferramenta na qual você poderá gerenciar o seu processo de atendimento, no qual é possível acompanhar todo o fluxo de relacionamento com um possível cliente.

Com esse tipo de solução, é possível acompanhar o histórico de cada um dos seus contatos, desde os motivos da perda de um negócio até mesmo as preferências e interesses em determinados tipos de móveis.

CRM: seu cliente como principal componente da venda

Em resumo, o CRM é uma das estratégias que mais vem sendo utilizadas por departamentos de marketing para construtoras e imobiliárias. E ela vai ainda mais além: ela coloca o seu cliente como principal componente da venda.

O sistema traz dados precisos, para que sua imobiliária possa tomar decisões mais assertivas ou mudar as estratégias de marketing e investimento do lançamento.

O uso de um CRM estabelecido e sistematizado evita avaliações subjetivas e imprecisas, o que garante à sua costrutora ou imobiliária a exatidão necessária para garantir um bom atendimento em todas as etapas do funil e ainda para trazer bons resultados no número de vendas de lançamentos.  

Dica bônus: tente anúncio com os próprios empreendedores

Caso esteja seguindo a dica anterior, você precisa mostrar para os investidores a qualidade dos leads conquistados.

Com a ajuda de um CRM e toda a rastreabilidade nas vendas, será possível mostrar aos empreendedores que eles estão gerando resultados reais, ou seja, eles estão atingindo o objetivo principal,  por meio das vendas de unidades.

Nesse sentido, a rastreabilidade de vendas, proporcionada por um CRM, vai trazer as informações de uma venda, desde o momento em que uma pessoa se torna lead, o que torna possível saber quantos leads realmente se tornaram vendas.

Mostre os resultados reais

Se os resultados da campanha estiverem sendo satisfatórios, vale a pena tentar uma verba extra de anúncio com os próprios empreendedores do lançamento imobiliário. Mas como fazer isso?

Ao mostrar os resultados das campanhas ao empreendedor, você precisará convencê-lo da segurança de investir mais em sua imobiliária para a geração de leads.

Por exemplo, se uma construtora reserva 10 mil reais para 5 imobiliárias gerarem leads e a sua imobiliária traz mais resultados em vendas, tenha certeza que a construtora vai preferir investir os 50 mil com você, por exemplo.

Isso mostra que o empreendedor sabe que o seu negócio é mais organizada, traz mais resultados e, assim, a parceria poderá ser intensificada.

O que achou do conteúdo de hoje com estas valiosas dicas de marketing para construtoras e imobiliárias focadas em lançamentos? Se você gostou, irá curtir também esse Guia para Lançamentos Imobiliários:

Continue lendo

Gestão

Evite bagunça no seu lançamento com a montagem das pastas digitais

Publicado a

I

RI aprovado agora é vender! Imgine: você como gestor comercial da incorporadora ou loteadora já fez o meeting com os corretores e então começa a receber as pastas. De repente você se pega com sua mesa cheia de pastas em papel, e ainda começa a receber reclamações de corretores dizendo que já te enviaram a pasta várias vezes, mas não tiveram retorno. Bem… vamos ver como as pastas digitais poderão evitar essa bagunça e garantir a sua incorporadora ou construtora maior previsibilidade nas vendas nos lançamentos imobiliários.

E se quiser bater a meta de venda de todos os seus próximos lançamentos, acesse o Guia do Lançamento Imobiliário.

Os corretores ainda montam pastas em papel?

É comum que corretores comecem a montar as pastas de seus clientes antes mesmo dos lançamentos. Assim, o corretor pega os documentos dos clientes, os quais muitas vezes são enviados por meios diversos, e o corretor vai montando, literalmente, a pasta, o que a princípio parece ser uma boa alternativa. Mas será que isso realmente otimiza o tempo?

Montar pastas de forma manual pode acarretar em perda de tempo e documentos importantes. Isso porque, para executar essa atividade, o corretor precisa estar em constante contato com o cliente para solicitar documentos, os quais são encaminhados em diversas cópias até a finalização da montagem da pasta.

Um processo demorado que pode levar dias e fazer a sua construtora perder dinheiro e potenciais clientes. Mas estamos num mundo mais digital, vamos digitalizar tudo!

Whatsapp e Google Drive

A primeira ideia de quem está digitalizando seu processo de montagem e aprovação de pastas para lançamento é de já usar o que todos usam. Então define que receberá as pastas pelo Whatsapp, Google Drive e Email. Todo corretor usa esses meios, então acredita-se que é a melhor forma de receber as pastas.

Às vezes tem-se a ideia de criar formulários para que até os próprios clientes possam acessar, preencher com seus dados e enviar seus documentos.

Talvez assim te ajude até a receber mais pastas, mas o problema desses meios dispersos é agrupar isso em um funil centralizado para poder avaliar, aprovar e solicitar algum novo documento ao corretor (que aciona o cliente). As pastas podem se perder e os clientes ficarem sem retorno, o que tira a credibilidade e eficiência do processo.

Processo das pastas digitais

Imagine que sua construtora esteja na semana do lançamento e você, gestor comercial, e sua secretaria de vendas tenha que conferir manualmente diversas pastas de possíveis clientes, uma por uma. Nesse caso, é possível simplificar o processo com o envio de documentos pelo WhatsApp, por exemplo. Mas serão várias mensagens que receberá e terá que conferir tudo, o que não facilita e muito menos resolve o problema.

O primeiro passo é deixar muito claro e documentado para todos os envolvidos de como será esse processo de montagem e aprovação das pastas. Você pode documentar num fluxograma como esse:

Uma outra forma de documentar o processo, com visão Kanban, seria numa ferramenta como Trello (acesse o quadro aqui):

CRM imobiliário

OK! Processo organizado, mas como realizar toda essa jornada de forma digital e realmente eficiente? Para isso, você precisa ter um CRM imobiliário que seja personalizável, atendendo ao seu processo em específico.

É ainda mais importante que:

  • esteja no celular por um aplicativo;
  • seja fácil de usar.

Só assim para os corretores de fato usarem seu CRM. Caso contrário, eles não enviarão as pastas de forma organizada e você não conseguirá acompanhar em tempo real e ter previsibilidade das vendas do lançamento.

Veja no exemplo abaixo, como os clientes do CRM Facilita têm organizado seu funil de pré-lançamento:

A pasta digital torna o processo muito mais fácil para o corretor, já que no primeiro contato com o comprador é possível iniciar a montagem de pasta, tirando fotos e anexando os arquivos no negócio do cliente em uma plataforma de vendas.

Enquanto os corretores otimizam melhor o tempo com a montagem de pastas digitais, gestores podem ter um acompanhamento em tempo real de todo o processo. Se tratando de lançamentos, a montagem prévia de pastas digitais é uma grande vantagem.

Enquanto gestor, você pode acessar por um app ou desktop, por exemplo, para aprovar, reprovar ou solicitar outros documentos para as pastas que já foram cadastradas. Com isso, no dia do lançamento, o cliente com pasta aprovada tem sua venda fechada com maior agilidade, finalizando todo o trâmite em poucos minutos e de forma totalmente digital.

Corretores que usam CRM

Se um dos maiores desafios na montagem de pastas é o tempo, sua incorporadora precisa de uma solução dinâmica e fácil. E é exatamente isso que o app Facilita oferece: realizar envio de proposta e montagem de pastas direto no aplicativo

Na palma da mão! Assim, corretores e gestores conseguem ter uma visão geral de todas as pastas de seus clientes e também dos status de cada proposta. É possível, dentro do app, fazer o envio de documentos, fotos e anexos importantes. Além, claro, de preencher a proposta digitalmente, que a incorporadora recebe na hora e poderá retornar com a aprovação em pouco tempo. 

Dessa forma, nenhuma informação se perde. Corretores não precisam ficar ligando para seus gestores dando feedback, nem gestores correndo atrás de informações de clientes.

Tudo fica registrado no mesmo lugar de forma simples e fácil pelo app. Confira o depoimento do corretor de imóveis, Diego:

Cases de lançamento imobiliário

Clique e confira como esses clientes Facilita conseguiram:

Gostou do conteúdo e quer entender melhor como o CRM Facilita pode te apoiar a bater a meta de vendas no próximo lançamento? Sugiro então você:

Continue lendo

mais acessados do Blog

pt_BRPortuguese