Conecte-se conosco

Mercado Imobiliário

Lançamento digital do Opus Gyro: recorde de vendas em 7 dias

Publicado a

I

lancamento-digital-opus

O lançamento digital do Opus Gyro bateu recorde de vendas em sete dias. Todo o processo da venda ocorreu de forma totalmente digital, sendo potencializado pela criação das pastas digitais pela própria incorporadora, imobiliárias parceiras e corretores.

Focada no segmento de alto padrão, a Opus revoluciona o mercado imobiliário do Centro-Oeste há 13 anos. A implementação da cultura digital nas vendas da incorporadora foi marcada pela mobilidade, facilidade de uso e centralização do processo.

“Conseguimos trazer um excelente resultado, mesmo em um cenário mais complicado”, diz William Barbosa, Gerente Comercial da Opus. No lançamento, o espelho digital fez o controle das reservas, com uma grande quantidade de clientes na fila de espera.

Quer saber como o processo da Opus foi adaptado para o lançamento digital do empreendimento? Então confira essa história de sucesso!

“Foi um lançamento extremamente assertivo e organizado. Se a gente não tivesse o apoio de uma ferramenta, não conseguiríamos fazer. Fico imaginando se fosse com papel, como seria…” – William Barbosa, Gerente Comercial da Opus

Lançamento digital do Opus Gyro

O desafio inicial da Opus foi digitalizar etapas do processo de venda para o lançamento digital do Opus Gyro. Por ter um grande volume de unidades, foi necessário contar com um software para o envio de pastas digitais e consulta à disponibilidade de unidades.

Com a nova dinâmica do lançamento, a Opus definiu um período para criação das pastas, que seriam enviadas pelos corretores e analisadas por gestores. A reserva da unidade seria feita logo após a aprovação das pastas durante o lançamento.

William comenta sobre o perfil híbrido dos consumidores. Alguns clientes não abriram mão das visitas presenciais e foram atendidos com medidas de segurança. Entretanto, grande parte da venda foi feita digitalmente. “Muita gente comprou sem pisar no decorado“.

Materiais de Venda

A Opus trabalhou com mais de 300 corretores no lançamento do Gyro, entre a house, imobiliárias parceiras e corretores autônomos. Para facilitar o acesso aos materiais de vendas, foram centralizadas todas as informações do produto em um só lugar.

Corretores tinham, pelo próprio app, todos os detalhes sobre o empreendimento como quantidade de quartos, metragem, ficha técnica, além das imagens de publicidade, que podiam ser compartilhadas com clientes.

“No meeting, separamos os materiais de vendas para todos os corretores. Então eles tinham o detalhamento de tudo para informar clientes. Quando abrimos as vendas, o cliente já sabia de tudo, só precisava assinar o contrato”, conta William.

Segundo o gerente, deixar os detalhes mais transparentes para clientes incentiva uma tomada de decisão mais saudável e gera um grande número de indicações.

Represamento e Montagem de Pasta Digital

No lançamento do Opus Gyro, todas as pastas de clientes foram criadas digitalmente. Os corretores inseriram informações e subiram os documentos pelo próprio app, escolhendo as três unidades de interesse para uma possível reserva.

“A gente não fez uma pasta física. Tudo foi feito através do sistema, onde subiam a pasta digital, reservavam as unidades e eu sabia da entrada dessas pastas. Era muito simples”, explica William.

Os status de análise e as origens dos clientes das pastas eram acompanhados pelo CRM. William conta que algumas unidades tiveram uma grande fila de espera e que o CRM ajudou a manter o controle.

“Isso trouxe muita transparência, velocidade, inteligência. Foi uma forma muito prática e sensata de fazer o lançamento. Não apenas para o momento presente, mas também para o futuro. Nunca mais vamos fazer pastas físicas”, completa.

Espelho digital

A partir da montagem das pastas e a fila de espera, a Opus começou a validar as informações dos clientes, confirmando o interesse e fazendo a análise de crédito. Com a aprovação da pasta digital, a reserva da unidade de interesse era realizada.

Os gestores controlaram as reservas pelo espelho de vendas digital e contaram com uma visão completa da disponibilidade de unidades. Mesmo com a escolha de três unidades de interesse, o acompanhamento dos status ajudou a evitar reservas duplicadas.

Pelo CRM e histórico do cliente, era possível mostrar aos parceiros que as reservas foram feitas de acordo a ordem das filas de pasta digital, o que gerou muita confiança e transparência em todo o processo.

Resultados

O lançamento foi considerado um grande sucesso. Os gestores conseguiram gerenciar todas as pastas digitais em um lugar só e com muita facilidade. Quando as vendas iniciaram, a construtora bateu recorde de vendas em uma semana.

“Foi um lançamento extremamente assertivo e organizado. Se a gente não tivesse o apoio de uma ferramenta, a gente não conseguiria fazer. Fico imaginando se fosse com papel, como seria…”, comenta William.

O sucesso do Opus Gyro mostra a importância de começar simples na implementação da cultura digital. Em vez de tentar digitalizar todo o processo em tempo recorde, mantiveram o foco para etapas essenciais do lançamento: materiais de vendas, criação de pastas digitais e reservas de unidades.

Por isso, William conta que a adaptação da equipe comercial, das imobiliárias e corretores parceiros foi muito fácil. No meeting foram passadas todas as informações sobre o produto e o novo processo comercial, gerando mais confiança e assertividade.

A eficiência comercial do processo se uniu à alta qualidade do produto, o que impulsionou os resultados do lançamento digital. O próximo passo da Opus é tornar todo o processo comercial 100% digitalizado e centralizado no Facilita.

 

Quer saber como você pode adaptar o processo comercial da sua construtora à nova realidade do mercado imobiliário? Fale com um de nossos consultores!

Continue lendo
1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Mercado imobiliário vive uma das melhores fases de sua história – Smartus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas

4 passos para fazer um script de vendas para a sua imobiliária

Publicado a

I

Vender imóveis é uma tarefa bem desafiadora, tendo em vista que os investimentos do cliente são altos, o que faz com que as pessoas sejam muito exigentes no momento da compra. Nesse sentido, ter um script de vendas ajuda muito a fechar negócios e aumentar a lucratividade da imobiliária.

Para saber mais sobre o assunto e conferir um passo a passo para fazer um script de vendas para a sua imobiliária, prossiga com a leitura!

O que é um script de vendas?

Script de vendas é um roteiro que conduz os clientes desde o primeiro contato com a imobiliária até a conclusão do negócio.

O documento está diretamente relacionado com cada uma das etapas do funil de vendas imobiliário e pode ajudar muito os corretores a terem sucesso nas negociações. 

Por que fazer um script de vendas para sua imobiliária?

O script de vendas para imobiliária é importante porque orienta cada uma das etapas do funil de vendas imobiliário.

Ao usar esse documento, aumentam as suas chances de fechar negócios, tendo em vista que os corretores não serão pegos de forma desprevenida.

Se um cliente entrar em contato por telefone, por WhatsApp ou até mesmo chegar de surpresa na imobiliária, o vendedor saberá como proceder, terá uma trilha para seguir e fechar os negócios.

4 passos para fazer um script de vendas eficiente

Agora que você já sabe mais sobre o que é um script de vendas e o porquê dele ser tão importante, vamos apresentar um passo a passo de como criá-lo para a sua imobiliária. Acompanhe!

1. Defina as etapas do processo de vendas

Para começar, você deve definir todas as etapas do processo de vendas da sua imobiliária ou construtora.

A primeira etapa pode ser a prospecção de clientes, feita por meio das redes sociais, mídia tradicional e outros meios publicitários.

Depois, vem a etapa de conversação com o cliente, relacionamento, visitas ao imóvel, apresentação das condições de pagamento, tiração de dúvidas sobre o contrato etc.

Vale lembrar que aqui não existe uma “receita de bolo”. Cada imobiliária pode ter etapas específicas no seu processo de vendas. Por isso, esse passo precisa ser muito bem pensado.

2. Tenha suas personas muito bem definidas

Uma vez que você listou todas as etapas do seu processo de vendas, é importante definir quem são as suas personas.

No marketing, personas são personagens semi fictícios que representam o cliente ideal. Você pode criá-las com base em entrevistas e observação de seus clientes reais.

Existe até mesmo uma ferramenta gratuita chamada “O fantástico gerador de personas”, criado pela Resultados Digitais e pela Rock Content, que pode ajudar muito nessa etapa.

Com personas bem definidas, você terá um melhor conhecimento das necessidades e dos anseios de seus clientes. De tal forma, poderá buscar meios para supri-los e conquistar mais vendas. 

3. Conheça muito bem o seu produto e o seu mercado

Também é importante que você conheça muito bem o seu produto e o seu mercado, para que todas as dúvidas dos clientes sejam esclarecidas no ato.

Sempre que um novo imóvel for colocado à venda, por exemplo, convém estudá-lo de forma minuciosa, para que você tenha todas as informações sobre ele na ponta da língua. Assim, você saberá responder prontamente os questionamentos dos possíveis compradores.

4. Armazene as suas informações e atualize-as com frequência

É claro que guardar todas as informações na cabeça é praticamente impossível, principalmente quando você trabalha com muitos imóveis e atende vários clientes por dia.

Por isso, é muito importante que você armazene as informações sobre os imóveis em uma espaço seguro e de fácil acesso. 

Com o app Facilita, por exemplo, você poderá ter acesso rápido a todas as informações dos empreendimentos, assim como materiais de vendas, plantas, vídeos, tours 360º e demais tipos de arquivos.

Também é importante que essas informações sejam atualizadas com frequência, para que nada desatualizado seja repassado aos clientes.

Exemplo de situação prática envolvendo o script de vendas para imobiliária

Com um script de vendas bem estruturado, a sua imobiliária poderá fazer mais vendas ativas e conquistar bons resultados. Veja, a seguir, um exemplo!

Vamos supor que um lead clicou em um anúncio nas redes sociais e solicitou atendimento via WhatsApp para saber mais sobre um imóvel. 

Nesse caso, pode ser enviada uma mensagem como a seguinte:

“Olá, [nome da pessoa]! Me chamo [nome do corretor] e falo da [nome da imobiliária].

Estou enviando esta mensagem em resposta à sua solicitação de contato.

Podemos marcar uma videochamada para que eu lhe apresente mais detalhes sobre o imóvel? Que horário fica melhor para você?

Aguardo o seu retorno!”

Caso a pessoa já responda a mensagem e dê uma opção de dia e horário para agendar a conversa, o corretor já pode colocar o compromisso na agenda, se preparar para o encontro e partir para a próxima etapa do script.

Se o prospect demorar mais de 24 horas para responder o contato, é indicado tentar novamente nos dias seguintes, antes de desistir da venda. Lembre-se que as pessoas têm rotinas muito corridas e que podem ficar sem tempo para responder no ato, o que não significa que tenham perdido o interesse no imóvel.

Com o passo a passo que apresentamos, fica fácil ter um bom script de vendas e fechar novos negócios na sua imobiliária. Coloque as nossas dicas em prática!

Para ter ainda mais sucesso na sua imobiliária, é interessante que as equipes de marketing e vendas atuem de forma integrada. Quer saber mais? Então, acompanhe o nosso webinar que trata sobre esse tema. Vale a pena assistir!

Continue lendo

Gestão

Saiba como fazer análise de dados para lançamentos imobiliários

Publicado a

I

Você sente que pode estar investindo em leads desqualificados? Não tem controle da rastreabilidade de atendimento nos lançamentos? Sua equipe tem baixa produtividade? Tem perdido vendas e não sabe o que fazer? É, a sua construtora está tendo prejuízos nos lançamentos por falta de análise de dados! 

Quer saber mais? Então, continue a leitura e descubra como aplicar a análise de dados nos seus lançamentos imobiliários.

O que é a análise de dados no mercado imobiliário?

O mercado imobiliário está cada vez mais competitivo fazendo com que para se tomar uma decisão seja preciso de um embasamento maior e de informações reais. A intuição dos gestores continua sendo de muita importância, mas agora não é o suficiente para uma boa tomada de decisão.

Para que os erros sejam minimizados e não haja investimentos errados, é preciso realizar um trabalho constante, baseado em números reais.

Por conta disso, temos visto um ambiente de mercado onde as empresas estão cada vez mais baseando as suas decisões e seus planos de negócio em informações geradas pelos próprios clientes e parceiros, fazendo assim, com que as escolhas sejam mais assertivas e eficazes a longo, médio e curto prazo.

O principal motivo que torna a análise de dados tão importante é que a construtora consegue manter a competitividade no mercado, principalmente pela relevância gerada ao cliente, considerando quais são as expectativas e características desse público e como fazer entregas mais assertivas às demandas dos clientes.

Como fazer a análise de dados no setor imobiliário?

Para ir além, é útil conhecer o perfil de seus clientes, o motivo de perder negócios e, inclusive, se seus preços estão coerentes com o mercado. Com essas informações em mãos, a sua gestão de lançamentos se torna mais forte e eficiente.

Uma grande vantagem de adotar os relatórios de vendas é que, com eles, fica fácil definir metas e montar indicadores. Assim, você se aproxima da adoção da chamada Business Intelligence (BI) e a melhoria contínua passa a fazer parte do dia a dia.

Para dar início a sua análise de resultados, você precisa partir de 3 pontos fundamentais:

(1) Dados de Marketing

  • Canal e origem de leads: é importante conhecer bem a origem dos seus leads e quais as principais fontes de tráfego para o seu website para melhor poder gerir o trabalho da equipe de Marketing e o orçamento disponível para publicidade. 
  • Segmentação de interesse por empreendimentos: é preciso saber  quais são as características que esse cliente procura, para você analisar a previsão de contratos fechados.
  • Perfil geográfico e demográfico dos leads: a segmentação geográfica permite segmentar o público de uma campanha com base no local onde as pessoas estão situadas.

(2) Dados de Atendimento

  • Produtividade da equipe: com o acompanhamento diário do desempenho da equipe fica mais fácil avaliar pontos que precisam de melhoras.
  • Jornada do lead nas etapas da venda: analisar a jornada do lead é importante para que você possa mapear em que etapa cada lead está, tendo em mente que cada um pode estar em um estágio de maturidade diferentes no funil de vendas. 
  • Taxa de conversão em etapas: traz informações para validar se o seu investimento está trazendo ou trará retorno para a construtora, considerando todos os riscos envolvidos. 

(3) Dados da Venda

  • Taxa de conversão em vendas: a taxa do mercado imobiliário gira em torno de 2% a 4%. Se a sua taxa estiver abaixo do mercado, será preciso investigar os gargalos no seu processo.
  • Propostas enviadas: uma importante análise é a apuração dos dados das campanhas de marketing que resultaram em conversão de leads em comparação ao número de propostas enviadas.
  • VGV: é importante verificar quantas unidades foram vendidas e quais foram os motivos das variações nos valores.
  • Motivos da venda perdida: uma boa gestão certamente deve acompanhar de perto todas as evoluções que fazem parte da gestão de atendimento dos clientes. 

Preparamos um e-book gratuito e completo com tudo que você, gestor, precisa saber para acertar nas decisões de lançamentos imobiliários:

Preparamos também um Checklist para o seu lançamento digital. Aproveite para baixar gratuitamente e compartilhe essas informações fundamentais com sua equipe:

Continue lendo

Mercado Imobiliário

7 tendências de vendas imobiliárias

Publicado a

I

Você sabia que o mercado tem sido um pilar para sustentar a economia no Brasil? O setor tem se destacado positivamente nos últimos anos, mas sabemos que todo sucesso requer preparo e conhecimento e vender um imóvel é sempre um processo repleto de desafios, principalmente devido à grande concorrência.  Por isso, é importante que você, enquanto agente imobiliário,  saiba como atrair e manter a atenção do consumidor e conheça as tendências de vendas imobiliárias para garantir bons resultados! Quer saber mais? Confira neste artigo.

As vendas imobiliárias nos últimos anos

Trazendo um retrospecto sobre como foi o comportamento do mercado imobiliário no ano de 2021, o setor se manteve aquecido, os resultados dos indicadores da ABRAINC em parceria com a FIPE apontaram que, com os lançamentos e vendas em alta, foi desencadeada uma grande conquista, com um avanço de 30,1% nas unidades comercializadas no 2º trimestre de 2021, representando um aumento de 25,9% em relação ao mesmo período de 2020,  findando esse como o melhor semestre da série histórica.

Em 2022 o mercado imobiliário apresentou um aumento de 42% em lançamentos no último trimestre móvel, novembro, dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Os números confirmam as previsões positivas para a expansão do setor, que se manteve estável, especialmente, pela performance do segmento de Médio e Alto Padrão. 

Reajustes da taxa Selic

A alta da inflação foi determinante para o aumento decorrente da Selic, que em janeiro de 2021 era de 2% ao ano, o menor patamar da história do país. O ciclo de reajuste no valor da Taxa Básica de Juros chegou a 12,75% ao ano.

O presidente da ABRAINC, Luiz França, diz que apesar do aumento nos juros, há boas perspectivas para o setor, pois a taxa dos financiamentos imobiliários é atrelada à remuneração da poupança e a mesma não irá subir na proporção da Selic.

(7) Tendências de vendas imobiliárias em 2022

Conheça as maiores tendências do mercado imobiliário:

1 – Desburocratização em processos digitais

É importante destacar que, mesmo em um momento em que a intenção de compra está alta (principalmente no segmento MAP), apenas uma grande demanda não garante bons resultados. Com a mudança do consumidor pós-pandemia, se destacaram as construtoras que tiveram o processo de vendas mais ágil, simples e eficiente, com profissionais corretores capacitados para atuar no digital.

Com um ciclo imobiliário tão competitivo à frente, imobiliárias e construtoras estão digitalizando etapas da venda, visando driblar a burocracia e a lentidão do processo. O que você, corretor, está fazendo para aproveitar a nova fase do mercado imobiliário e consequentemente receber mais comissões? 

2 – Uso de bots na corretagem

Você, corretor, usa ou já pensou em usar chatbots nos seus atendimentos? Um bot capta informações iniciais que podem te ajudar a pré-qualificar um lead e se dedicar com mais afinco na negociação. 

Essa tecnologia, tem chegado com muita força no mercado imobiliário, muito usada para agendar visitas e apresentar informações básicas sobre os imóveis, facilitando o trabalho dos corretores.

3 – Live commerce (tour a distância)

A “live commerce” ou “tour virtual”, é aplicada para gatilhos de prova social. Você prepara sua carteira de clientes e realiza anúncios de vendas pelas redes sociais, e-mail marketing, avisando que vai realizar, por exemplo, uma live de lançamento de empreendimentos muito cobiçados e nessa live você faz uma visita virtual à distância apresentando os imóveis aos que te assistem. Apresente tudo, decorado, espaço externo, fale sobre a localização e o que mais achar pertinente para chamar a atenção dos clientes.

4 – Uso de dados para prever ou basear transações imobiliárias

O surgimento de novos programas habitacionais e o aumento ou redução de juros do crédito imobiliário são questões diretamente ligadas à análise de mercado e, importantes para tomada de decisões na sua construtora ou imobiliária, sabia disso?

O principal motivo que torna a análise de dados tão importante é que a construtora consegue manter a competitividade no mercado, principalmente pela relevância gerada ao cliente, considerando quais são as expectativas e características desse público e como fazer entregas mais assertivas às demandas dos clientes.

Aproveite para baixar nosso e-book gratuitamente e aprenda a como realizar a análise de resultados das suas vendas e compartilhe essa expertise adquirida com as construtora ou imobiliária em que você atua! Clique na imagem para baixar:

5 – Imóveis maiores e bem localizados

Ter um imóvel maior e com espaços bem definidos é o que busca muitas pessoas atualmente. Isso porque, um imóvel é bem localizado e que tem uma boa estrutura de construção, em um bairro tranquilo, traz algumas vantagens que têm sido muito valorizadas pelos clientes, como: segurança, conforto, vizinhança agradável e valorização do imóvel.

6 – Procura por imóveis com local de trabalho e de lazer

A pandemia provocou uma releitura sobre o “morar”. Nos dias de hoje, o lar tem sido observado como um ambiente de descanso, lazer, trabalho e estudo. Isso porque, o isolamento social fez com que as pessoas passassem a ficar por mais tempo em suas casas e apartamentos, o que despertou a necessidade de adequar o espaço para suprir todas as novas necessidades dos moradores.

No último ano a importância da área de lazer cresceu 25%, assim como a demanda por áreas verdes em torno do imóvel, que cresceu 28%. Por isso, condomínios voltaram o olhar para essa nova necessidade, oferecendo espaços para trabalho remoto e contato com o ambiente externo, crescendo também a consciência ambiental dos empreendimentos.

7 – Preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade

As construtoras estão repensando projetos e entre as alternativas, apostando em inovação com adoção de novas práticas com redução de custo e melhor gestão, focado em agilidade e eficiência e sustentabilidade. Pensando nisso, a seleção de materiais que priorizam a saúde e o meio ambiente tende a ser um grande insight para o mercado imobiliário.

E aí, curtiu esse conteúdo? Então deixe um comentário aqui embaixo comentando a sua visão sobre essas tendências do mercado imobiliário ou converse com um de nossos especialistas.

Continue lendo

Trending

Copyright © 2022 Facilita.

pt_BRPortuguese