Mercado Imobiliário

Como a parceria entre ERP e CRM pode fazer o mercado imobiliário vender mais

Published

on

Ferramentas que otimizam processos como ERP e CRM ganharam muita popularidade dentro das imobiliárias nos últimos anos. Com a possibilidade de automatizar processos na gestão e melhorar o relacionamento com o cliente, surgiram vários benefícios atrativos para o mercado imobiliário como organização, controle do processo comercial e centralização de informações.

Para uma construtora, a parceria entre ERP e CRM pode fazer toda a diferença no controle financeiro da construtora e relacionamento com o cliente. Estamos falando de dois processos que geralmente são gerenciados separadamente, mas podem gerar informações muito ricas quando trabalhados em conjunto. 

Como resultado de criar processos bem estruturados com o apoio da tecnologia, empresas do mercado imobiliário conseguem vender mais. Descubra neste artigo como a parceria entre ERP e CRM gera benefícios para o seu negócio.

Por dentro das ferramentas de ERP e CRM

Antes de falarmos sobre todo o potencial de integrar as ferramentas de ERP e CRM, é importante compreender quais são as principais funcionalidades de cada uma dessas soluções, não é? Veja quais são elas:

ERP

O ERP é um sistema projetado para integrar as principais áreas de negócios, centralizando as informações em apenas um lugar. Ou seja, é uma ferramenta que proporciona a integração das áreas essenciais de negócios: finanças e contabilidade, RH, gerenciamento de produção e materiais, cadeia de suprimentos, entre outras.

O Sienge e o UAU da Globaltec são dois ótimos exemplos de soluções de ERP. Com base em seus recursos, as empresas têm acesso a vários benefícios:

  1. Aumento na eficiência e produtividade;
  2. Melhor tomada de decisão e controle financeiro;
  3. Acesso a informações úteis em tempo real;
  4. Diminuição de erros por meio da automação;
  5. Redução de custos operacionais.

CRM

O CRM é um sistema desenvolvido com o objetivo de otimizar as atividades de vendas, marketing e atendimento ao cliente.

Seu objetivo é capturar e interpretar dados do cliente – criando o suporte necessário para o gerenciamento de todo o relacionamento com o cliente. Na prática, o CRM automatiza processos e fluxos de trabalho, ajudando a organizar e interpretar dados para envolver seus clientes com mais eficiência.

Confira os principais benefícios de usar um CRM:

  1. Otimização das estratégias de marketing;
  2. Maior eficiência do fluxo de trabalho;
  3. Análise aprimorada de dados dos clientes;
  4. Melhor relacionamento com o cliente;
  5. Crescimento dos resultados de vendas.

As complicações de não ter sistemas integrados

Os sistemas de ERP e CRM podem agregar muito valor para empresas do mercado imobiliário. Porém, é importante que essas soluções funcionem de forma integrada para obter melhores resultados. Quando isso não acontece, podem surgir falhas que afetam o desempenho.

Imagine um corretor que atende leads usando as informações do CRM. Com base nesse sistema, ele consegue otimizar seu relacionamento com o cliente, levando-o à uma decisão de compra. O ERP, então, ajuda na etapa final da jornada do cliente, fornecendo informações atualizadas sobre a disponibilidade dos imóveis, para não ter nenhum desencontro de informações.

Ou seja, as consequências de não ter ferramentas integradas podem comprometer o atendimento do corretor por não ter informações na palma da mão – causando a perda de boas oportunidades. Além disso, o grande fluxo de comunicações deixa os gestores sobrecarregados e ainda podem ocorrer reservas duplicadas, entre outras complicações.

Benefícios da parceria entre ERP e CRM

Uma parceria entre ERP e CRM vai muito além de aproveitar os benefícios individuais de cada sistema. Trata-se de uma troca de informações que ocorre naturalmente e melhora a performance da sua empresa.

As empresas que apostam em tecnologia para organização, estratégia e controle podem se adaptar melhor ao novo comportamento do consumidor, proporcionando uma melhor experiência aos clientes.  Veja quais são os benefícios da integração entre CRM e ERP:

Cruzamento de informações

Enquanto você organiza  os processos do seu negócio, pode aproveitar as informações dos dois dados para oferecer um atendimento mais assertivo e eficiente para clientes. É um processo que ocorre naturalmente quando os dados do seu CRM se integram aos do ERP.

Da mesma forma, o seu ERP pode se beneficiar de informações geradas em tempo real pelo CRM: no momento em que uma venda é fechada, as informações da transação já podem ser recebidas pelo departamento financeiro, por exemplo. Quanto maior a facilidade de cruzar informações, melhor para a produtividade da equipe e finalização para a venda.

Reservas de unidades eficientes

Com essa parceria, os corretores podem ter sempre os empreendimentos cadastrados no ERP disponíveis na palma da mão – com acesso a disponibilidade e reserva em tempo real. Isso traz agilidade no atendimento do corretor e mais controle para o gestor na reserva de unidades.

Dessa forma, torna-se possível eliminar problemas como reservas duplicadas – quando dois corretores solicitam reserva da mesma unidade e este pedido é aprovado por alguém da secretaria de vendas, por dificuldade de gerir essas reservas e disponibilidade.

Satisfação do cliente

Um corretor que não possui informações atualizadas sobre a disponibilidade de imóveis pode passar por situações desagradáveis com potenciais clientes, não é? Portanto, integrar ERP e CRM também contribui para que os atendimentos sejam realizados com excelência – aumentando as chances de fechar bons negócios.

Otimização da tomada de decisão

Além de munir os corretores com informações úteis, o gestor também ganha acesso a informações mais ricas e precisas com a integração entre ERP e CRM. Todas as informações da empresa ficam acessíveis em uma única plataforma – incluindo as negociações com clientes e potenciais clientes. Com base nisso, as decisões podem ser tomadas com mais segurança.

Como essa integração funciona na prática?

Você ficou interessado em fazer a integração de ERP e CRM para maximizar seus resultados de vendas? A nossa solução possui integrações com o sistemas Sienge e UAU, o que facilita a organização da disponibilidade de unidades.

Trata-se de uma forma eficiente de obter o controle total de todas as etapas da jornada do seu cliente, visando uma maior conversão em vendas. Todas as atualizações de disponibilidade de unidades e reservas feitas no ERP passam a ser automaticamente atualizadas no App Facilita. Da mesma forma, mudanças no App Facilita são atualizadas nos ERPs.

Você já conhecia todo o potencial da parceria entre ERP e CRM? Confira os 5 recursos do app Facilita para construtora, loteadoras e incorporadoras que podem ajudar sua empresa a ter melhores resultados.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile