Mercado Imobiliário

Crédito imobiliário: 5 medidas da Caixa que vão impulsionar o mercado

Published

on

Acompanhar as medidas da Caixa, principalmente em relação ao crédito imobiliário, é muito importante para não deixar escapar as oportunidades que surgem para sua construtora.

Com boas condições para acesso ao financiamentos, os clientes têm melhores condições de compra e, portanto, você tem mais chances de venda. Segundo a Abrainc, uma queda de 1% em juros pode incluir até 2,8 milhões de famílias em financiamentos imobiliários.

Portanto, as medidas propostas pela Caixa Econômica Federal podem ajudar sua construtora a atrair um volume maior de pessoas e alavancar os resultados de vendas. Confira a seguir as medidas que vão impulsionar o mercado imobiliário!

5 medidas da Caixa que beneficiam o mercado imobiliário

A Caixa está inovando cada vez mais, trazendo novas modalidades de crédito e reduzindo juros. Dessa forma, todo o mercado sai ganhando: os clientes têm acesso facilitado ao crédito imobiliário, a Caixa potencializa sua margem de lucro e as incorporadoras vendem mais.

Confira as 5 medidas da Caixa que merecem a sua atenção:

1. Juros cada vez mais baixos

A taxa de juros é o fator que mais chama atenção quando falamos sobre crédito. Quanto menores são essas taxas, mais benéfica é a operação para o cliente. Como resultado, mais pessoas têm condições de obter crédito para comprar um imóvel.

Em agosto de 2019 a Caixa já havia anunciado uma nova linha de crédito para a casa própria, com juros entre 2,95% e 4,95% ao ano, mais a inflação, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Essa modalidade pode ser usada para financiar até 80% do valor de imóveis novos e usados, com prazo de até 360 meses.

Porém, as novidades podem ser ainda melhores em 2020. Segundo o presidente de Caixa, Pedro Guimarães, podem ocorrer mais reduções ao longo do ano. Com mais reduções na taxa Selic, a Caixa espera diminuir ainda mais os juros nas operações de financiamento imobiliário.

2. Home equity

O home equity é uma modalidade de crédito em que você usa um imóvel quitado em seu nome como garantia para conseguir um novo crédito imobiliário. Trata-se de um formato de operação muito comum nos Estados Unidos e que pode ser explorado pela Caixa.

Segundo Pedro Guimarães, o banco está observando modelos internacionais de alavancagem, baseados em imóveis como garantia. A principal vantagem do home equity é a possibilidade de contratar juros ainda mais baixos.

3. Maior atenção para o microcrédito

Em 2020, a Caixa pretende apostar no microcrédito – emprestando dinheiro para pequenas e médias empresas. No setor imobiliário serão priorizados financiamentos à construção civil e à indústria em detrimento de empréstimos para capital de giro das empresas.

Ou seja, além de ótimas opções de crédito imobiliário para o cliente, a Caixa também beneficia as empresas de construção civil para viabilizar novos empreendimentos.

4. Novas linhas de crédito e securitização

A Caixa foi o primeiro banco brasileiro a lançar a modalidade de crédito imobiliário corrigido pela inflação (IPCA). Com a inflação controlada, os empréstimos nessa modalidade ficam entre 30% e 50% mais baratos se comparados à linha de TR (taxa referencial).

Seguindo essa tendência de encontrar novas formas de beneficiar o cliente, a Caixa vai lançar outra nova modalidade de crédito imobiliário: a de juros pré-fixados, sem correção durante o financiamento.

O presidente da Caixa também destacou a importância de criar um mercado de securitização no Brasil. Portanto, está entre as metas da instituição securitizar e vender a investidores metade do que for originado nessas duas linhas de crédito. Com isso, o banco busca reunir mais recursos para ampliar a quantidade de financiamentos.

5. Vendas de ativos e IPOs

Outra medida da Caixa que promete impulsionar o mercado é a venda de participações em outras empresas, bem como aberturas de capital de seguridade ou cartões. A proposta do banco é de se desfazer de ativos que não têm correlação com a atividade bancária e focar na concessão de crédito imobiliário neste ano.

Crédito imobiliário: benefícios para todos

Os resultados práticos dessa inovação são muito benéficos para todos. Isto é, a própria Caixa já anunciou o maior lucro da história em 2019. Para os clientes finais, essa é uma forma de viabilizar a tão sonhada compra de um imóvel. Para as incorporadoras, significa um público consumidor mais amplo e com recursos para investir.

Em longo prazo, isso cria um cenário muito otimista para o mercado imobiliário. Com mais dinheiro circulando, a tendência é que esse crescimento se mantenha ao longo dos próximos anos – o que é ótimo para os negócios de qualquer incorporadora ou construtora.

Como aproveitar esse cenário otimista?

Considerando o crescimento da demanda por imóveis, é preciso preparar sua empresa para atender o público com eficiência e qualidade. Isso significa simplificar processos, garantir mais agilidade no atendimento e ter controle dos processos.

A tecnologia pode ser sua grande aliada neste momento. Com o uso de soluções digitais, torna-se possível automatizar processos e criar um fluxo de vendas 100% digital. Assim, sua equipe entrega uma experiência satisfatória para o cliente e aumentam os resultados de vendas.

Sua construtora está preparada para aproveitar as novas oportunidades que devem surgir com a Caixa? Deixe o seu comentário.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile