Dicas

Como melhorar a produtividade e vender mais

O Brasil enfrentou e ainda enfrenta uma temerosa crise econômica. Alguns disseram que seria passageira, mas a verdade é que toda a economia do país sofreu e tem sofrido com os altos índices de inflação e com a economia mundo afora enfraquecida. O fato é que a partir de agora sua empresa precisa estar preparada […]

Published

on


O Brasil enfrentou e ainda enfrenta uma temerosa crise econômica. Alguns disseram que seria passageira, mas a verdade é que toda a economia do país sofreu e tem sofrido com os altos índices de inflação e com a economia mundo afora enfraquecida.

O fato é que a partir de agora sua empresa precisa estar preparada para sair fortalecida e melhorar a produtividade no fim da crise.

Em período de crise é natural que as empresas procurem reduzir gastos evitando investimentos de risco. Por isso, para aqueles que não estão em um momento propício para apurar novas ferramentas, uma opção rentável é fazer o bom uso das ferramentas que a sua construtora já possui.

E quais ferramentas são essas?

Para uma boa gestão é imprescindível dispor de sistemas de gestão imobiliária. Com esses sistemas, é possível gerenciar, como o próprio nome incita, todo o sistema operacional da sua construtora. Portanto, esse tipo de sistema aumenta a produtividade e, consequentemente as vendas. Exemplos: ERP UAU e o Sienge.

É nesse cenário que a tecnologia tem atuado como um meio essencial de facilitar a comunicação com o cliente, organizar as diversas informações que o corretor tem disponível e ainda oferecer para o gestor o meio de ficar mais próximo de todo o sistema operacional da construtora.

Com isso, destacam-se duas ferramentas essenciais para aumentar a produtividade e consequentemente as vendas: o ERP – Enterprise Resource Planning e CRM – Customer Relationship Management.

ERP – Enterprise Resource Planning

O nome parece complicado, mas essa ferramenta nada mais é do que o Planejamento dos Recursos da Empresa. Caso a sua construtora tenha mais do que um sistema ou software, o ERP oferece a unificação de todos esses sistemas, facilitando assim o gerenciamento de todos os dados.

Por que dispor de uma ferramenta assim é interessante? Veja bem, com sistemas diferentes para cada departamento, o número de dados e processamentos é bem maior, sendo assim, é necessário mais tempo e mais pessoas para gerenciar todos os dados. Com a organização que o ERP oferece é possível controlar a gestão empresarial com mais eficácia e otimização do tempo e processos.

CRM – Customer Relationship Management

O CRM é utilizado para otimizar a gestão de equipe de corretores e, sobretudo, o relacionamento com o cliente.

Com ele, é possível facilitar a captação de clientes, aumentar a base de leads e com isso a porcentagem de conversão em vendas.

Como essa ferramenta pode aumentar a produtividade? Simples! O CRM imobiliário cria um banco de dados com todos os clientes em potencial, a partir desse banco, é possível alimentá-los com informações sobre imóveis e tendências do mercado imobiliário.

É válido mencionar que esse tipo de ferramenta também possibilita conhecer melhor o cliente e com isso planejar um atendimento personalizado, o que com toda certeza influencia no momento de decisão de compra.

Resumindo a Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente

Portanto, a gestão de vendas e relacionamento eficiente possui 3 etapas distintas que contribuem para o melhor aproveitamento das ferramenta e do relacionamento com o cliente.

A etapa 1 trata-se da automatização da gestão de marketing. Nessa etapa a principal equipe envolvida é o marketing e seus objetivos são identificar, segmentar, atrair e interagir com potenciais clientes.

Já a etapa 2 consiste na automatização da gestão comercial, dos canais e da força de vendas. A equipe envolvida será o comercial e os principais objetivos são identificar necessidades, registro de atendimentos, gestão de tarefas, dentre outros.

E por fim, a etapa 3. Essa etapa trata da gestão dos serviços ao cliente tendo como principal equipe o relacionamento ao cliente e como objetivo registrar e acompanhar questões, problemas, reclamações, sugestões e pedidos de informação.

Saiba mais sobre as três fases para o relacionamento com o cliente.

Conclusão

Além dessas ferramentas, existem no mercado imobiliário diversas opções que facilitam a gestão e com isso aumenta a produtividade da equipe. Mas é importante salientar que além de ferramentas e sistemas, é possível aumentar a produtividade motivando a equipe de vendas, uma vez que, uma equipe motivada consegue ser mais produtiva, a lógica é simples.

Saiba mais como as ferramentas podem auxiliar as construtoras a aperfeiçoarem a gestão de suas equipes de vendas e aumentarem seus resultados. Solicite uma demonstração e conheça mais sobre  o app Facilita.


1 Comment

  1. Gabriela Santos

    25 de dezembro de 2020 at 23:32

    Obrigada pelo conteúdo. Estou criando um canal e precisava
    dessas dicas. Agora sei o que fazer. Bjos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile