Mercado Imobiliário

Como gerenciar equipe de vendas e aumentar a produtividade na crise

Há muito tempo a palavra crise está em evidência no mercado e fazendo parte do dia a dia de inúmeras empresas. É fato que o Brasil ainda enfrenta uma crise econômica forte e o mercado imobiliário foi um dos mais atingidos, mas é seguro afirmar que a crise terá um fim e a sua empresa […]

Published

on


Há muito tempo a palavra crise está em evidência no mercado e fazendo parte do dia a dia de inúmeras empresas. É fato que o Brasil ainda enfrenta uma crise econômica forte e o mercado imobiliário foi um dos mais atingidos, mas é seguro afirmar que a crise terá um fim e a sua empresa precisa estar preparada para ele.

Mas como fazer isso? Motivando a equipe de vendas.

Veja bem, em tempos de crise, se manter motivado é uma tarefa difícil, mas cabe ao gestor encontrar meios de não só se motivar, como também motivar a equipe de vendas.

Confira abaixo algumas dicas de como tornar isso possível.

Leia também:
Case FGR – espelho de vendas eficiência da equipe
Principais erros em gestão comercial na crise – construtora
Gestão de equipe de corretores: gerir e motivar

1 – Traga mais segurança para a equipe

Em tempos de crise, é natural que as pessoas fiquem inseguras e com medo. Afinal, períodos como esse trazem insegurança e receio de ficar desempregado. Por isso, um gestor de negócios precisa passar segurança para a equipe. E como fazer isso? Converse abertamente sobre a situação da empresa com a equipe. Não adianta em nada ficar nivelando os problemas e ir cortando funcionários sem explicação. Encare os problemas de frente!

Esse é o momento ideal para mostrar a sua equipe que você se importa com a empresa e com o mercado imobiliário.

Crie um plano de ação que envolva toda a equipe para ajudar a encontrar soluções para os problemas provenientes da crise.

2- Motivação x Premiação

Premiar a equipe é uma das formas de mantê-la motivada, mas é importante lembrar que cada corretor tem suas peculiaridades. Por isso, procure conhecer sua equipe, inclusive corretores externos, mas que de alguma forma estão conectados à construtora, e planejar prêmios que correspondem às particularidades de cada um.

Uma forma eficaz de premiar, fidelizar e incentivar seus corretores é através do Clube de Pontos do app Facilita. Com ele é possível montar um ranking de equipes e acompanhar quais equipes estão pontuando mais e atingindo as metas propostas. Além disso, o resgate de prêmios é uma ótima ferramenta para incentivar a equipe de vendas a buscar a excelência no trabalho e aumentar a produtividade.

3 – Converse e acompanhe a equipe

É imprescindível o acompanhamento diário do desempenho da equipe. Dessa forma fica mais fácil avaliar pontos fracos que precisam de melhoras. Mas, como fazer isso lidando com um grupo de mais de 1.000 corretores internos e externos, por exemplo? Usando a tecnologia.

Com um aplicativo como o CRM para vendas de imóveis. Com ele, é possível gerenciar o trabalho da sua equipe, acompanhando assim, quanto tempo a venda está demorando para acontecer, como está o relacionamento com os clientes e demais aspectos.

Outro ponto importante é integrar toda a equipe, seja ela composta por corretores internos ou externos. Um exemplo de eficácia nessa integração é o case de sucesso da FGR. Com um desafio de realizar uma comunicação eficiente para o lançamento do empreendimento Jardins Bolonha, para quase 1.000 novos corretores e 15 imobiliárias, a FGR investiu em uma Gestão de vendas inteligente. Como isso foi feito?

Foi implementado o aplicativo e portal do corretor da FGR utilizando a plataforma do app Facilita junto a integração do espelho de vendas ao ERP UAU. Dessa forma, todos os corretores tiveram acesso a informações fundamentais para realizar uma venda, como informações do lote, tabela de vendas atualizada, folder e vídeo para enviar aos clientes e claro, um canal de comunicação direto entre a construtora e suas equipes de vendas.

Além disso, com o aplicativo é possível conhecer melhor seu corretor, traçar seu perfil e com isso aprender a forma mais assertiva de motivá-lo.

4 – Invista em conhecimento

Em momento de crise é natural cortar gastos considerados excessivos ou desnecessários. Muitas vezes dentro desses cortes inclui-se gastos com treinamentos e cursos esporádicos, enquanto estes deveriam ser vistos como investimento.

Uma equipe bem treinada e que está por dentro das novidades do mercado, consegue impactar melhor os clientes e consequentemente prosperar nas vendas. Se a situação da empresa não é a das melhores, a solução não é abandonar completamente os investimentos em cursos e treinamentos, mas sim, procurar meios de contornar a situação com palestras, vídeos e e-books gratuitos.

Parece óbvio tudo aquilo necessário para uma boa gestão da equipe e aumento da produtividade, não é mesmo? Mas, uma crise geralmente tem a habilidade de transtornar o trabalho fazendo com que até mesmo o mais simples se torne algo complicado. Por isso, não hesite em respirar e planejar tudo com mais estratégia.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile