Gestão

Como a tecnologia e a inovação impactam nas vendas do mercado imobiliário?

O consumidor mudou. Esse é um fato indiscutível e não é mais uma novidade. O novo comportamento do consumidor, que está mais antenado, exigente e consumista da cultura fast, já tem sido avaliado e considerado por muitas construtoras, imobiliárias e loteadoras na hora de vender um novo produto. Esse cenário com um cliente que quer […]

Published

on

O consumidor mudou. Esse é um fato indiscutível e não é mais uma novidade. O novo comportamento do consumidor, que está mais antenado, exigente e consumista da cultura fast, já tem sido avaliado e considerado por muitas construtoras, imobiliárias e loteadoras na hora de vender um novo produto.

Esse cenário com um cliente que quer tudo rápido, instantâneo, criou uma necessidade urgente de empresas de diferentes segmentos apostarem no digital. Comunicação, processos, ferramentas, tudo pede facilidade, dinamismo para acompanhar esse consumidor, que tem acesso a informações instantâneas, na palma da mão.

Se antes as maiores marcas do mundo eram físicas, hoje são cada vez mais digitais.

E o mercado imobiliário? Também está digital?

Como falamos, a era digital permitiu ao consumidor ter acesso a informações imediatas e de qualidade. O que isso quer dizer? Esse consumidor não busca apenas rapidez, ele quer qualidade e atenção no atendimento. Embora algumas construtoras, imobiliárias e loteadoras já tenham entendido isso,  ainda existe muito retrocesso no mercado imobiliário. De um lado, um cliente muito exigente e informado, e do outro, um mercado burocrático, ineficiente e ultrapassado.

Talvez você pare e pense: a minha empresa é diferente. Mas como saber se o seu processo é de fato eficiente? Medindo seus resultados!

Diagnóstico do Processo de vendas

Com o diagnóstico é possível ver a comparação com a média do mercado através das métricas:

  • Taxa de conversão;
  • Custo por lead;
  • MKT/VGV;
  • Média de tempo de atendimento;
  • Média de tentativas de contato

Mas como fazer esse diagnóstico? Tentar entender os inúmeros dados espalhados em planilhas nada organizadas, não facilita esse processo. Por isso, no app Facilita o diagnóstico é feito em uma ferramenta simples, fácil e rápido.

  • Cálculo rápido das métricas;
  • Comparação de métricas do mercado;
  • Dicas de como otimizar processos

Faça o diagnóstico do app Facilita e saiba como está o posicionamento da sua empresa.

Você fez o diagnóstico e descobriu que o seu processo está ineficiente. E agora? Como a tecnologia pode melhorar o impacto das suas vendas? Substituindo processos defasados e complexos por soluções simples e digitais.

Da captação do lead até o fechamento da venda, a tecnologia pode ser usada para otimizar processos e trazer melhores resultados.

Vamos entender por partes, começando pelo tempo de atendimento.

Como está o tempo de atendimento da sua empresa?

Conversamos com algumas empresas que nos relataram um tempo de atendimento complicado: 7 dias entre a geração do lead e o contato com o cliente. Isso precisa mudar!

Se o seu contato com o cliente em até 30 minutos, você com certeza terá um bom resultado, mas para potencializar esse contato, se ele for feito em 5 minutos, a sua conversão em vendas aumenta em até 100 vezes.

Por isso, ter um CRM de gestão de vendas não é mais uma opção e sim uma necessidade urgente para mudar o status da sua empresa. O CRM é tão importante porque permite, além de uma visão completa de todas as etapas do processo de vendas, a integração com várias ferramentas como ERPs e outras de geração de leads, como Facebook e RD Station, por exemplo.

Um recurso interessante do CRM é a Fila de Atendimento em que o gestor tem a visão completa de todos os atendimentos que estão sendo feitos na empresa, assim como o status de cada um.

Também é possível ver o tempo de demora em cada atendimento e com isso traçar medidas para melhorar o desempenho. Mas, como discutimos na nossa última conversa, mais do que um CRM comum, você precisa de um CRM adaptável ao seu processo de vendas. Veja mais sobre isso aqui.

Com o CRM adaptável temos tido uma média de 15 minutos entre a geração do lead e o contato.

Falta de atendimento aos Leads

Outro problema comum é a falta de atendimento aos leads. Já conversamos com corretores que nos relataram a dificuldade em lembrar de entrar em contato com o lead. Muitas vezes, pequenos lembretes são anotados em agendas, cadernos e até planilhas. Mas nenhum desses métodos, principalmente se estivermos lidando com um grande fluxo de leads, é eficaz.

No app Facilita criamos lembretes e registros que facilitam o atendimento ao lead e reduz consideravelmente essa falta de atendimento. Os lembretes podem ser acionados como alertas, diretamente no aplicativo. Tudo fácil e eficaz!

Além disso, é através dos registros que o gestor pode acompanhar melhor tudo que está acontecendo com o atendimento daquele lead. Quando as informações são centralizadas em um só lugar é mais fácil visualizar o todo e o que precisa ser melhorado.

Resolveu o atendimento, mas ainda tem dificuldade para reservar unidade?

A dificuldade em reservar unidades é um problema sério que atrasa os processos de venda. Se a sua empresa ainda passa por isso, chegou a hora de descomplicar. O espelho de vendas interativo, por exemplo, é a solução para os seus lançamentos alavancarem. Com ele, você fazer reservas e enviar propostas na hora. Quer saber mais sobre isso? Fale com a gente!

E aquela burocracia toda na hora de aprovar uma proposta? Esse drama você com certeza conhece. Ao invés de demorar dias para aprovar a proposta, já pensou levar horas? No app Facilita o envio de proposta pode ser feito pelo aplicativo. Sem papelada, burocracia e demora.

Tudo certo até agora e a análise dos dados de vendas e equipes?

Simples! Relatórios Inteligentes. O relatório BI fornece uma visão completa dos dados da sua equipe de vendas e traça um parâmetro do desempenho da sua empresa com a média de mercado. As decisões são mais assertivas com base em análises.

A tecnologia quando aplicada nos pontos certos pode transformar o cenário da sua empresa. Descomplicar processos e impactar diretamente as vendas. Conheça o app facilita e tenha todo o processo da gestão de vendas em mãos.

Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado imobiliário? Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos semanalmente no seu e-mail!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile