Gestão

Você ainda é refém do WhatsApp para gerenciar suas vendas?

Published

on

Vendas prejudicadas por falta de retorno, perda de dados dos clientes, impossibilidade de acesso aos materiais de vendas e recebimento de documentos, além do atraso no envio de propostas, foram algumas das consequências da queda do  WhatsApp, na tarde da última segunda-feira, para gestores e corretores. 

Você também foi prejudicado com a instabilidade e perdeu muitos atendimentos e vendas durante esse período? Gestor, está buscando por soluções para ter mais controle das vendas e ao mesmo tempo dar mais liberdade para o corretor? Nesse artigo você vai descobrir o que pode fazer para não ser mais refém do WhatsApp e conseguir realizar todo o processo de vendas sem depender do funcionamento dessa ferramenta. Confira a seguir!

Por que o WhatsApp parou de funcionar?

No início da tarde da última segunda-feira, os serviços oferecidos pelas plataformas do WhatsApp, Facebook, Messenger e Instagram ficaram fora do ar globalmente por mais de 7 horas seguidas. Isso mesmo, não foi culpa do seu roteador de internet ou mesmo do seu aparelho celular ou PC, ninguém conseguia enviar mensagens ou carregar fotos e vídeos nas redes sociais.

O CEO Mark Zuckerberg, por meio da conta oficial da empresa no Twitter, se pronunciou, sem muitos detalhes:

 

(Adaptado do Twitter 2021)

 

Tradução: “Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”.

O “pane no sistema” do WhatsApp atingiu negativamente todos os dispositivos, desde mobile até o navegador em desktop, que constava a página como fora do ar. Não se sabe ao certo o que causou o alvoroço, ou pelo menos ainda não foi divulgado.

 

Impactos da queda do WhatsApp no setor imobiliário

Ainda é comum que algumas construtoras utilizem a ferramenta do WhatsApp como principal fonte de contato e armazenamento de informações sobre clientes, mas você gestor, acha mesmo que essa é a melhor prática a se seguir?

Enviar materiais de vendas e receber documentos pelo WhatsApp é uma prática bastante comum no mercado imobiliário, mas pode não ser o caminho mais seguro e assertivo para a sua incorporação. Isso porque, além de não fornecer o controle e gestão adequados, o WhatsApp pode simplesmente parar sem explicações maiores para os usuários, como o ocorrido essa semana. Mas qual seria então a solução para ter de fato um processo de vendas organizado e consequentemente funcional?

É simples! Com acesso a uma plataforma CRM e/ou  ferramenta de gestão sua incorporadora tem disponível todo o controle comercial. Nesse sentido, antenada a  transformação digital, que tem influenciado diretamente o mercado imobiliário, principalmente, no que diz respeito às vendas de imóveis e à relação entre clientes, leads e todos os envolvidos nessa cadeia.

Não seja refém do WhatsApp!

Imagine que sua construtora ainda envie materiais de vendas e receba documentos pelo WhatsApp e de repente a ferramenta fica instável por algum tempo, o que você faz? Gerenciando suas vendas exclusivamente pelo WhatsApp você pode perder muitas vendas, atrasar todo o seu processo comercial e afetar a produtividade da sua gestão. Além disso, o pior de tudo é que você precisa esperar que ele volte a funcionar sem sequer ter um retorno da empresa para dar seguimento ao processo de vendas, causando uma grande bagunça e desconforto entre gestores, corretores e clientes. 

Agora, mais do que nunca, você precisa entender que a sua construtora não pode ser refém do WhatsApp! 

Muito mais do que lidar com inconsistências, se você é gestor e usa o WhatsApp para gerenciar sua comunicação com as equipes da sua construtora, sabe que precisa constantemente disponibilizar materiais de vendas atualizados para os corretores, consultar a tabela de preços dos empreendimentos e outros tantos arquivos. Porém, todo esse processo é realizado manualmente o que pode levar a constantes desatualização das informações, que ficam descentralizadas rapidamente.

Estar em constante contato com vários corretores, um por um, traz muitos transtornos, não é mesmo?

Essas informações podem chegar de forma muito mais ágil, favorecendo o fechamento da venda, através de um aplicativo que tenha tudo isso automatizado, disponível e centralizado em um só lugar. Tem mais, é possível dar autonomia para o corretor no atendimento, ou seja, dispondo de informações de disponibilidade das unidades com consulta e acesso aos arquivos e materiais de vendas em tempo real.

 

O WhatsApp é o app mais utilizado por corretores de imóveis

Em uma pesquisa com dados levantados pelo App Facilita em parceria com a Datastore, participaram 629 corretores de imóveis de todo o país e o objetivo foi entender como os corretores estão se adaptando à transformação digital do mercado imobiliário.

Exploramos o nível de afinidade dos corretores com a tecnologia:

Os resultados apontam que 64% dos corretores dizem estarem por dentro das novidades e ter afinidade com tecnologia, sendo que 79% usam computador e celular para trabalho:

Dentre os aplicativos mais usados pelo corretores, o WhatsApp aparece em 1º lugar:

Os resultados apontam que a grande maioria dos corretores buscam gerar autoridade no mercado e estar próximo de potenciais clientes a fim de convertê-los.

Quer conferir a pesquisa completa? Para baixá-la é só clicar AQUI!

Utilize um CRM simples e flexível

Com o auxílio de ferramentas de gestão e CRM as empresas conseguem agilizar o processo de vendas, fazendo uma gestão mais adequada, com a possibilidade de acesso aos materiais de seus empreendimentos por plataformas digitais e, em alguns casos, cumprindo toda a jornada de compra até assinatura eletrônica do contrato e acompanhamento do cliente.

Nos últimos anos, a tecnologia se tornou a veia dos processos de vendas de vários setores da economia e, por isso, o mercado imobiliário tem procurado se inserir cada vez mais na transformação digital.

Sabemos que cada construtora, loteadora e imobiliária tem suas particularidades no processo de vendas, desde a captação do cliente até o contrato. As etapas de vendas, processos de aprovação de proposta, responsáveis pela aprovação, e vários outros detalhes importantes do processo de vendas, são diferentes em cada empresa. Por isso, é necessário que o CRM seja flexível e simples. O app facilita, por exemplo, dispõe de ferramentas para englobar todas as etapas e diferenciações necessárias que a empresa precisa.

Você pode ter acesso às informações sobre os empreendimentos na palma da sua mão, checando disponibilidade, reservando, organizando a gestão de atendimento, encaminhar propostas, assinar contratos, tudo isso centralizado em um só lugar.

A combinação entre processo de vendas e CRM tem se tornado uma estratégia cada vez mais importante para potencializar as vendas no mercado imobiliário.

Confira as principais vantagens para gestores

Acompanhamento facilitado: o acompanhamento do desempenho comercial é uma tarefa imprescindível na gestão de vendas e realizar esse processo de forma manual é realmente complexo. Com a ajuda de uma ferramenta específica para o mercado imobiliário, esse processo é simplificado. Além de acompanhar os clientes no funil, o gestor também consegue visualizar as reservas de unidades e aprovar propostas de forma totalmente digital.

Comunicação eficiente com a equipe: construtoras com muitos corretores ou parceiros possuem dificuldade em oferecer todas as informações que o corretor precisa para o fechamento da venda. Uma comunicação rápida e assertiva entre o gestor e a equipe é essencial para uma gestão de vendas eficaz. O sistema vem então para aproximar gestor e equipe de vendas, facilitando a comunicação via o sistema.

Automatização de processos: automatizar significa menos erros, mais agilidade no atendimento, aumento da produtividade da equipe e redução de custos. Com um sistema de gestão de vendas automatizado, é possível disponibilizar informações para corretores, liberando seu gestor de vendas para agir de forma estratégica, e não ficar atendendo ligações sobre disponibilidade ou atualização de tabela de preço.

 

Confira as principais vantagens para corretores

Controle dos contatos: o alto volume de leads que cada corretor recebe exige um controle mais preciso dos contatos. Assim, o sistema de gestão de vendas é ideal para evitar que os corretores se percam utilizando planilhas ou anotações em agenda. Por isso, todo o controle e interações com o cliente são registradas na ferramenta, permitindo que o corretor saiba exatamente em qual etapa do funil de vendas o cliente está. Dessa forma, é possível tomar decisões assertivas e aproveitar todas as oportunidades para transformar contatos em vendas.

Agendamento de atividades: uma das dificuldades do corretor é lembrar as atividades que precisam ser realizadas, afinal, com uma alta demanda de trabalho, algumas pessoas podem se perder sem o uso de uma ferramenta automatizada que auxilie nas tarefas. Nesse sentido, para facilitar esse controle, um sistema é útil no momento de permitir o agendamento de atividades como envio de um e-mail futuro ou um novo contato via telefone com o cliente.

Acesso fácil a material de vendas: um material de vendas digital facilita na hora de mostrar e enviar as informações ao cliente. Assim, utilizar este tipo de ferramenta aprimora o trabalho do corretor, além de deixar o cliente ainda mais interessado em fechar a venda, pelo acesso aos materiais de forma rápida e descomplicada.

O sistema de gestão de vendas permite o acesso fácil a tabelas de preço, disponibilidade, espelho de vendas e material publicitário.

 

Facilite as vendas da sua incorporadora!

O que um sistema de gestão de vendas pode fazer? Um sistema de gestão de vendas como o app Facilita permite que você tenha um processo comercial 100% digital, do início até o fim da venda. Além de agilizar o fechamento do negócio, evita diversos problemas como reservas duplicadas e perdas de oportunidade, o que é importante tanto para gestores quanto para corretores.

Envio de propostas pelo sistema de gestão de vendas: o envio de propostas garante mais agilidade nessa etapa, para evitar a perda de interesse dos clientes na compra e, consequentemente, distrato. Com o uso da ferramenta, é possível enviar propostas de forma digital, pelo próprio aplicativo. Se os corretores não precisam se deslocar para o envio de propostas, seu trabalho é otimizado e os resultados aumentam.

Espelho de Vendas Inteligente: uma grande dificuldade das construtoras é disponibilizar informações de imóveis para corretores.  A partir do uso de um sistema de gestão de vendas como o app Facilita, é possível ter acesso a um espelho de vendas inteligente, com várias informações, como localização, metragem e valor do imóvel, apartamentos por andar, tamanho de garagem, dentre outras informações.

Com diversas oportunidades de vendas surgindo a todo instante e esforços simultâneos realizados pelos corretores, é fundamental organizar todo o fluxo de trabalho e procurar por soluções que automatizem os processos comerciais da empresa. Por isso, os corretores precisam ter todas as informações sobre as unidades na palma da mão! A proposta é oferecer um processo de vendas mais rápido e fácil. Clique aqui e saiba como facilitar as suas vendas no mercado imobiliário!

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile