Mercado Imobiliário

Tudo sobre financiamento imobiliário

Published

on

Dentro da sociedade é comum encontrar alguns sonhos compartilhados entre os mais variados perfis, como encontrar um emprego alinhado aos seus interesses ou o sonho da casa própria. No caso do segundo, um financiamento imobiliário ganha atenção.

Esse é um método comum de ser adotado pelas pessoas em busca de se ter acesso ao capital necessário para adquirir um dos patrimônios vistos como de maior importância dentro do mercado e da sociedade diante da sua frequente valorização.

Afinal, trata-se de uma propriedade de grande valor por contar como uma das necessidades do ser humano em relação a ter acesso a uma moradia adequada. Mas além disso, a aquisição de um imóvel também pode contar com outros objetivos ali estipulados.

Entre eles a abertura de um negócio próprio, como um escritório de finanças voltado à área de estruturação financeira, que necessita de uma boa localização no mercado e em um ponto que seja acessível ao público tido como a audiência-alvo de tal negócio.

Além de muitos outros propósitos que podem estar associados à compra de um imóvel, até mesmo como uma ação de investimento, como a aquisição de diferentes residências para lucrar com a sua venda, ou para se ter acesso a uma renda constante de aluguel.

Tudo ao acompanhar a valorização contínua que pode ser encontrada em relação à compra de um imóvel, fazendo desse um dos mercados que está sempre em processo de valorização, sendo uma das poucas áreas capazes de se recuperar de crises econômicas.

Conforme se provou no passado, em um cenário no qual o serviço de empresas relacionadas à área, como uma empresa construção e reforma, passaram a ter uma grande importância no mercado por serem companhias essenciais para o setor imobiliário.

O mesmo podendo ser dito pelas empresas de cunho financeiro, que oferecem ao público caminhos para se ter acesso ao seu almejado objetivo de ter acesso a um imóvel próprio, retirando assim qualquer tipo de preocupação com valores de aluguel, por exemplo.

Um objetivo que pode ser conquistado com o auxílio de um financiamento imobiliário, investimento esse no qual o próprio mercado financeiro pode ajudar alguém a ter acesso à sua sonhada casa própria.

Os detalhes de um financiamento imobiliário

Esse tipo de financiamento funciona de maneira não muito distinta em relação a um empréstimo bancário, contudo essa aplicação está voltada a um uso exclusivo, que é na compra de um imóvel, contando assim com índices taxativos específicos para tal objetivo.

Atuando então como um contrato de crédito voltado direto para a aquisição de um imóvel, um serviço mantido por diferentes instituições bancárias com o objetivo de lucrar com um negócio de certa estabilidade diante de uma avaliação de imoveis valor.

No qual a valorização desse mercado está associada a diversos fatores, mas entre eles é possível destacar a busca constante da população pela aquisição de um imóvel seu, seja para dar início a uma vida em família ou somente buscar por um endereço melhor.

Para o lado das entidades financeiras, esse tipo de financiamento se mostra positivo não só por causa da alta procura por tal tipo de patrimônio, mas também pelo maior índice de pagamento dos clientes diante da importância dada em manter essa posse específica.

Para o cliente, a procura por tal tipo de financiamento se dá por um número amplo de benefícios, entre eles:

  • Acesso rápido ao imóvel;
  • Prestações a longo prazo;
  • Possibilidade de usar o FGTS como entrada;
  • Economia no dinheiro que seria gasto no aluguel.

Um conjunto de vantagens que faz com que alguém procure por um serviço de financiamento imobiliário até mesmo para se garantir uma melhor gestão de patrimonio familiar a ponto de deixar algo de valor para os seus filhos por meio de um imóvel.

Um tipo de serviço que pode facilitar o acesso a uma casa própria em relação a outros métodos mais demorados, como acumular o dinheiro completo para a compra do seu imóvel, algo que exige um esforço enorme até mesmo diante da desvalorização da moeda.

Fora os gastos mensais com o pagamento de um aluguel, que seria melhor administrado caso essa quantia constante passasse a ser direcionada diretamente para a aquisição do seu patrimônio imobiliário.

Tudo isso por meio de um serviço que funciona a partir do apontamento de um imóvel a ser adquirido, com o cliente responsabilizando-se pelo pagamento de um valor de entrada, além das condições apresentadas em relação à quitação das parcelas seguintes.

Até mesmo o capital inicial pode ser negociado caso um indivíduo recorra a serviços de financiamento do governo, como o Minha Casa Minha Vida, programa que vem sendo reestruturado no país em um novo formato conhecido como o Casa Verde e Amarela.

Uma aplicação financeira que é mantida por uma comum parceria entre o setor de construção, por meio de uma empresa de gestão de obras, com a área de serviços financeiros, estabelecidos por um banco ou entidade financeira de atuação similar.

Serviço que pode ser de grande importância para que um indivíduo consiga arcar com o seu objetivo de adquirir um imóvel residencial, sendo importante então conhecer o passo a passo por trás do funcionamento desse investimento e como você pode se aplicar a ele.

Como recorrer a um financiamento imobiliário?

Para se ter acesso a esse programa de investimento, cabe a um indivíduo ter atenção a uma série de conceitos estabelecidos por tal tipo de programa de forma a garantir a proteção de ambos os lados presentes nessa negociação em particular.

É preciso estar adequado acerca dos conceitos estabelecidos pelas empresas que atuam com esse tipo de serviço financeiro.

Tudo para se ter acesso a tal tipo de aplicação, assim como outras finalidades que envolvam um empréstimo bancário, como o acesso ao capital necessário para estabelecer um projeto rede de distribuição em sua companhia em processo de renovação estrutural.

Entre as etapas para se conquistar isso, é válido destacar:

Estar alinhado às condições de um empréstimo

Para participar desse tipo de programa de financiamento, um cliente precisa atender uma série de pré-requisitos iniciais, sendo eles:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Apresentar formas de comprovar sua renda;
  • Ter um bom crédito no mercado;
  • Estar livre de restrições de crédito pelo Serasa ou SPC.

Tópicos que devem ser obtidos antes mesmo de se procurar por companhias que trabalham com esse tipo de financiamento para não receber uma resposta negativa logo de cara.

Simulações de financiamento

Com todos os pré-requisitos alcançados, é possível para um indivíduo agora se informar com companhias que atuam na área imobiliária, tendo uma confiança maior de que uma linha de crédito poderá ser garantida a esses indivíduos em particular.

E tamanho o número de diversas instituições financeiras que atuam com esse serviço, é importante realizar múltiplas simulações antes de definir sobre qual empresa pode ser a melhor para dar início a esse investimento de acordo com as condições apresentadas.

Cadastramento no programa financeiro

Após analisar com atenção a situação do mercado, é chegado o momento de definir qual instituição pode ser a mais adequada para se dar início a esse projeto de financiamento de um imóvel.

Por meio dos seus dados pessoais apresentados, essa companhia pode analisar a sua pontuação de crédito no mercado de acordo com o seu histórico financeiro, de forma a garantir a liberação de uma linha de crédito para a compra de um imóvel.

Avaliação do imóvel

Após garantir a aprovação para participar de um financiamento imobiliário, é chegado o momento de escolher o imóvel em si que será seu, com o valor dessa aplicação estando associada a diversas características associadas a esse imóvel.

Tais como a presença de um serviço de portaria terceirizada, a quantidade de cômodos, a localização dessa propriedade, além de outro conceitos que interferem no valor desse patrimônio a ser adquirido.

Definição de valores a serem pagos

Após a escolha de um imóvel específico, é apresentado o valor necessário para adquiri-lo, o que envolve o valor a ser dado como entrada, o número de parcelas, além de outros conceitos que irão impactar no valor mensal a ser quitado por um indivíduo.

Sendo importante trabalhar ao lado de uma consultoria tributária responsável por olhar com atenção o contrato oferecido, incluindo o tipo de juros aplicados, como na presença de juros pré ou pós-fixados, associados a um possível aumento futuro nessa taxa tributária.

Um conceito que precisa ser visto com atenção para que não ocorra nenhum tipo de surpresa negativa em relação a esse investimento.

Quitação do financiamento

Após o pagamento de todas as suas parcelas, é possível afirmar que um indivíduo passa a ter a propriedade exclusiva de imóvel, tudo a ser formalizado por meio de um termo de quitação de contrato, documento que prova a conclusão de qualquer tipo de débito.

Depois de formalizados todos esses processos, a aquisição da sua tão almejada casa própria estará bem próxima.

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile