Conecte-se conosco

Mercado Imobiliário

Tudo sobre financiamento imobiliário

Publicado a

I

Dentro da sociedade é comum encontrar alguns sonhos compartilhados entre os mais variados perfis, como encontrar um emprego alinhado aos seus interesses ou o sonho da casa própria. No caso do segundo, um financiamento imobiliário ganha atenção.

Esse é um método comum de ser adotado pelas pessoas em busca de se ter acesso ao capital necessário para adquirir um dos patrimônios vistos como de maior importância dentro do mercado e da sociedade diante da sua frequente valorização.

Afinal, trata-se de uma propriedade de grande valor por contar como uma das necessidades do ser humano em relação a ter acesso a uma moradia adequada. Mas além disso, a aquisição de um imóvel também pode contar com outros objetivos ali estipulados.

Entre eles a abertura de um negócio próprio, como um escritório de finanças voltado à área de estruturação financeira, que necessita de uma boa localização no mercado e em um ponto que seja acessível ao público tido como a audiência-alvo de tal negócio.

Além de muitos outros propósitos que podem estar associados à compra de um imóvel, até mesmo como uma ação de investimento, como a aquisição de diferentes residências para lucrar com a sua venda, ou para se ter acesso a uma renda constante de aluguel.

Tudo ao acompanhar a valorização contínua que pode ser encontrada em relação à compra de um imóvel, fazendo desse um dos mercados que está sempre em processo de valorização, sendo uma das poucas áreas capazes de se recuperar de crises econômicas.

Conforme se provou no passado, em um cenário no qual o serviço de empresas relacionadas à área, como uma empresa construção e reforma, passaram a ter uma grande importância no mercado por serem companhias essenciais para o setor imobiliário.

O mesmo podendo ser dito pelas empresas de cunho financeiro, que oferecem ao público caminhos para se ter acesso ao seu almejado objetivo de ter acesso a um imóvel próprio, retirando assim qualquer tipo de preocupação com valores de aluguel, por exemplo.

Um objetivo que pode ser conquistado com o auxílio de um financiamento imobiliário, investimento esse no qual o próprio mercado financeiro pode ajudar alguém a ter acesso à sua sonhada casa própria.

Os detalhes de um financiamento imobiliário

Esse tipo de financiamento funciona de maneira não muito distinta em relação a um empréstimo bancário, contudo essa aplicação está voltada a um uso exclusivo, que é na compra de um imóvel, contando assim com índices taxativos específicos para tal objetivo.

Atuando então como um contrato de crédito voltado direto para a aquisição de um imóvel, um serviço mantido por diferentes instituições bancárias com o objetivo de lucrar com um negócio de certa estabilidade diante de uma avaliação de imoveis valor.

No qual a valorização desse mercado está associada a diversos fatores, mas entre eles é possível destacar a busca constante da população pela aquisição de um imóvel seu, seja para dar início a uma vida em família ou somente buscar por um endereço melhor.

Para o lado das entidades financeiras, esse tipo de financiamento se mostra positivo não só por causa da alta procura por tal tipo de patrimônio, mas também pelo maior índice de pagamento dos clientes diante da importância dada em manter essa posse específica.

Para o cliente, a procura por tal tipo de financiamento se dá por um número amplo de benefícios, entre eles:

  • Acesso rápido ao imóvel;
  • Prestações a longo prazo;
  • Possibilidade de usar o FGTS como entrada;
  • Economia no dinheiro que seria gasto no aluguel.

Um conjunto de vantagens que faz com que alguém procure por um serviço de financiamento imobiliário até mesmo para se garantir uma melhor gestão de patrimonio familiar a ponto de deixar algo de valor para os seus filhos por meio de um imóvel.

Um tipo de serviço que pode facilitar o acesso a uma casa própria em relação a outros métodos mais demorados, como acumular o dinheiro completo para a compra do seu imóvel, algo que exige um esforço enorme até mesmo diante da desvalorização da moeda.

Fora os gastos mensais com o pagamento de um aluguel, que seria melhor administrado caso essa quantia constante passasse a ser direcionada diretamente para a aquisição do seu patrimônio imobiliário.

Tudo isso por meio de um serviço que funciona a partir do apontamento de um imóvel a ser adquirido, com o cliente responsabilizando-se pelo pagamento de um valor de entrada, além das condições apresentadas em relação à quitação das parcelas seguintes.

Até mesmo o capital inicial pode ser negociado caso um indivíduo recorra a serviços de financiamento do governo, como o Minha Casa Minha Vida, programa que vem sendo reestruturado no país em um novo formato conhecido como o Casa Verde e Amarela.

Uma aplicação financeira que é mantida por uma comum parceria entre o setor de construção, por meio de uma empresa de gestão de obras, com a área de serviços financeiros, estabelecidos por um banco ou entidade financeira de atuação similar.

Serviço que pode ser de grande importância para que um indivíduo consiga arcar com o seu objetivo de adquirir um imóvel residencial, sendo importante então conhecer o passo a passo por trás do funcionamento desse investimento e como você pode se aplicar a ele.

Como recorrer a um financiamento imobiliário?

Para se ter acesso a esse programa de investimento, cabe a um indivíduo ter atenção a uma série de conceitos estabelecidos por tal tipo de programa de forma a garantir a proteção de ambos os lados presentes nessa negociação em particular.

É preciso estar adequado acerca dos conceitos estabelecidos pelas empresas que atuam com esse tipo de serviço financeiro.

Tudo para se ter acesso a tal tipo de aplicação, assim como outras finalidades que envolvam um empréstimo bancário, como o acesso ao capital necessário para estabelecer um projeto rede de distribuição em sua companhia em processo de renovação estrutural.

Entre as etapas para se conquistar isso, é válido destacar:

Estar alinhado às condições de um empréstimo

Para participar desse tipo de programa de financiamento, um cliente precisa atender uma série de pré-requisitos iniciais, sendo eles:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Apresentar formas de comprovar sua renda;
  • Ter um bom crédito no mercado;
  • Estar livre de restrições de crédito pelo Serasa ou SPC.

Tópicos que devem ser obtidos antes mesmo de se procurar por companhias que trabalham com esse tipo de financiamento para não receber uma resposta negativa logo de cara.

Simulações de financiamento

Com todos os pré-requisitos alcançados, é possível para um indivíduo agora se informar com companhias que atuam na área imobiliária, tendo uma confiança maior de que uma linha de crédito poderá ser garantida a esses indivíduos em particular.

E tamanho o número de diversas instituições financeiras que atuam com esse serviço, é importante realizar múltiplas simulações antes de definir sobre qual empresa pode ser a melhor para dar início a esse investimento de acordo com as condições apresentadas.

Cadastramento no programa financeiro

Após analisar com atenção a situação do mercado, é chegado o momento de definir qual instituição pode ser a mais adequada para se dar início a esse projeto de financiamento de um imóvel.

Por meio dos seus dados pessoais apresentados, essa companhia pode analisar a sua pontuação de crédito no mercado de acordo com o seu histórico financeiro, de forma a garantir a liberação de uma linha de crédito para a compra de um imóvel.

Avaliação do imóvel

Após garantir a aprovação para participar de um financiamento imobiliário, é chegado o momento de escolher o imóvel em si que será seu, com o valor dessa aplicação estando associada a diversas características associadas a esse imóvel.

Tais como a presença de um serviço de portaria terceirizada, a quantidade de cômodos, a localização dessa propriedade, além de outro conceitos que interferem no valor desse patrimônio a ser adquirido.

Definição de valores a serem pagos

Após a escolha de um imóvel específico, é apresentado o valor necessário para adquiri-lo, o que envolve o valor a ser dado como entrada, o número de parcelas, além de outros conceitos que irão impactar no valor mensal a ser quitado por um indivíduo.

Sendo importante trabalhar ao lado de uma consultoria tributária responsável por olhar com atenção o contrato oferecido, incluindo o tipo de juros aplicados, como na presença de juros pré ou pós-fixados, associados a um possível aumento futuro nessa taxa tributária.

Um conceito que precisa ser visto com atenção para que não ocorra nenhum tipo de surpresa negativa em relação a esse investimento.

Quitação do financiamento

Após o pagamento de todas as suas parcelas, é possível afirmar que um indivíduo passa a ter a propriedade exclusiva de imóvel, tudo a ser formalizado por meio de um termo de quitação de contrato, documento que prova a conclusão de qualquer tipo de débito.

Depois de formalizados todos esses processos, a aquisição da sua tão almejada casa própria estará bem próxima.

A equipe do Guia de Investimento desenvolve centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. Saiba mais em: https://www.guiadeinvestimento.com.br/

Continue lendo

Mercado Imobiliário

Queda da Selic e aumento nas buscas por compra de imóveis em 2024

Publicado a

I

Compreenda o cenário atual do mercado imobiliário brasileiro em 2024 e como as recentes mudanças na taxa básica de juros têm impactado as buscas por compra de imóveis. Nesse post, vamos explorar em detalhes as consequências da queda da Selic e as oportunidades que surgem para as incorporadoras, loteadoras e imobiliárias e para quem busca realizar o sonho da casa própria este ano. Não deixe de acompanhar a análise sobre as transformações econômicas e seus reflexos no setor habitacional, confira!

Redução da Taxa Selic

O cenário econômico brasileiro vem passando por mudanças significativas, refletindo diretamente no mercado imobiliário. Em meio a essas transformações, destacamos um fator crucial: a redução da taxa Selic. Na última decisão do Copom, realizada em 31 de janeiro, a taxa básica de juros foi reduzida para 11,25% ao ano, marcando o quinto corte consecutivo e atingindo seu menor nível desde março de 2022. Essa medida tem implicações diretas no setor imobiliário, estimulando um aumento nas buscas por compra de imóveis.

Aumento nas buscas por compra e venda de imóveis no Google

De acordo com dados do Google, as pesquisas relacionadas à compra e venda de imóveis cresceram significativamente em janeiro de 2024, registrando um aumento de 12,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento foi ainda mais expressivo em alguns estados, como Espírito Santo, Piauí e Tocantins, onde as buscas aumentaram mais de 20%.

A busca por alternativas habitacionais também se destacou, com um aumento de 25% nas pesquisas relacionadas à mudança de moradia, sugerindo um maior interesse em deixar o aluguel e investir na compra da casa própria. Esse movimento é impulsionado não apenas pela queda na taxa de juros, mas também pelo desejo de estabilidade e segurança proporcionados pela posse do imóvel.

É importante ressaltar que a Caixa Econômica Federal, como principal instituição financeira no mercado imobiliário, também foi alvo frequente das buscas, principalmente por sua atuação em programas como o Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e pela competitividade de suas taxas de juros.

A crescente demanda por moradias próprias, refletindo não apenas uma busca por segurança financeira, mas também por estabilidade e conforto. Com a redução da taxa Selic e as oportunidades oferecidas pelo mercado, o momento se mostra propício para aqueles que desejam realizar o sonho da casa própria em 2024 e é um cenário de oportunidades de vendas para incorporadoras, loteadoras e imobiliárias.

O que você achou do conteúdo? Não deixe de continuar acompanhando as novidades do nosso blog!

Continue lendo

Mercado Imobiliário

O sonho da casa própria em 2024: pagamento à vista em destaque

Publicado a

I

O ano de 2024 promete ser marcante para muitos brasileiros que almejam conquistar a casa própria, revelam pesquisas recentes. Com 31% dos entrevistados desejando realizar esse sonho, a perspectiva é otimista, especialmente para quem planeja pagar à vista, sendo esse o objetivo de 47% dos futuros proprietários.

A pesquisa da Febraban indica que a busca por um lar próprio está alinhada com a expectativa de melhoria na vida pessoal e familiar de 74% dos entrevistados. Essa inclinação também reflete no crescimento do Minha Casa Minha Vida, impulsionando os negócios em quase 30% em comparação com 2022.

A preferência pelo pagamento à vista é confirmada pela pesquisa do Grupo OLX, revelando que 11% dos interessados planejam utilizar o saldo do FGTS para concretizar a compra. Enquanto 51% consideraram um financiamento, quase metade não busca crédito, apontando para uma abordagem cautelosa diante das opções disponíveis.

Cortes na taxa de juros em 2024 

A perspectiva de novos cortes na taxa de juros em 2024 e a reorganização do mercado de financiamentos incentivam diversas empresas imobiliárias a explorar oportunidades de rentabilidade por meio de financiamentos, destacando o momento positivo no setor.

Em paralelo, o mercado imobiliário em Santa Catarina se destaca, movimentando negócios milionários em cidades como Balneário Camboriú, Itapema e Florianópolis. Cidades como São José e Itajaí registraram valorizações expressivas, enquanto o mercado de locação de temporada apresentou crescimento significativo no verão.

Empresas especializadas, como o Espaço Smart, projetam faturar R$ 500 milhões em 2024, atendendo clientes de alto padrão com uma proposta inovadora de escolha do projeto e construção.

A pesquisa do Grupo OLX também revela que, apesar da maioria (51%) considerar um financiamento necessário, mais de 40% dos futuros compradores demoram mais de 12 meses para fechar o negócio, destacando a complexidade da decisão.

Financiamento imobiliário

O cenário de saques consecutivos na poupança nos últimos anos desafia o crédito imobiliário, sinalizando a necessidade de novas fontes de financiamento. Analistas apontam que as retiradas refletem um orçamento mais apertado e alto endividamento das famílias, destacando a importância de opções estruturais para sustentar o setor.

Em meio a esse panorama, a jornada digital se destaca, com portais imobiliários e sites de anúncios dominando a busca por imóveis, evidenciando a tendência de uma jornada cada vez mais digital, autônoma e eficiente para os futuros proprietários.

O ano de 2024 se desenha como um período promissor para o setor imobiliário, com as expectativas positivas refletindo não apenas o desejo da casa própria, mas também a busca por soluções inovadoras e estratégicas em um mercado dinâmico e em constante transformação.

Planejamento de lançamentos em 2024

Gestores Comerciais de Construtoras, existem vários discursos lindos e envolventes… mas na prática: quais são os resultados de se aplicar tecnologia em lançamentos? Glauco Farnezi, como CEO do Facilita, acompanhou lançamentos de mais de 300 construtoras nos últimos anos e analisou mais de 2,5 milhões de atendimentos e um VGV de R$ 7,6 bilhões. Ele compartilhará benchmarkings e insights com outros gestores comerciais de construtoras que querem bater suas metas de vendas nos lançamentos.

Continue lendo

Mercado Imobiliário

O seu CRM atual é adaptável ao seu processo de vendas?

Publicado a

I

Continue lendo

mais acessados do Blog

pt_BRPortuguese