Conecte-se conosco

Mercado Imobiliário

Tudo sobre a incorporação em fundos imobiliários

Publicado a

I

Para quem busca trabalhar com o mercado investidor, é importante estar atento aos mais diversos tipos de mercado. Como opções fortes para otimizar seus recursos, é possível amplificar até mesmo o valor do seu patrimônio, ao recorrer à incorporação imobiliária.

Objetivos que para serem alcançados é necessário que um investidor conheça de forma profunda todas as possibilidades que o aguardam no mercado de investimentos. Oportunidade que conversam tanto com a situação do mercado, como da sociedade.

Até porque as modificações comerciais entre as empresas ocorrem justamente por causa das mudanças que ocorrem na sociedade. Como, por exemplo, o valor que é dado hoje aos canais digitais, diante das diferentes aplicações que esse cenário vem apresentando.

Alterações de mercado que permitem hoje com que empresas de manutenção de grupo gerador possam otimizar os seus resultados, ao reconhecerem o valor que as plataformas digitais podem trazer aos seus negócios, permitindo uma melhor conexão com seu público.

O setor de investimentos também encontra certas praticidades quando se fala sobre o cenário digital. Tanto em relação às características do mercado, com diferentes empresas encontrando valor nas ações digitais, como no acesso às plataformas digitais.

Tudo isso resulta em um cenário no qual é possível para qualquer pessoa adentrar no mercado das aplicações. Sendo possível investir em algum empreendimento através até mesmo dos seus dispositivos digitais, como pelo seu celular ou computador.

Da mesma forma em que é possível recorrer a serviços de contabilidade em SP, sem necessariamente se locomover até o escritório físico desta agência. Diante da possibilidade de se contar com o auxílio desses profissionais diretamente por meio de canais virtuais.

Mesmo com tantas modificações no mercado, uma área específica continua a demonstrar valor na sociedade, que é o setor imobiliário. Até porque o sonho da casa própria, assim como o desejo de sair da casa dos pais e morar sozinho é algo que segue presente.

Ações que acompanham o processo de renovação da sociedade, que mesmo modificando-se por inteira à cada geração, continua a demonstrar o destaque e segurança que se pode ter no mercado de imóveis.

Mesmo que existam certas características únicas em cima desse conceito que precisam ser vistas com atenção, como ocorre com a ideia de um fundo de incorporação imobiliária.

As modificações do mercado imobiliário

O mercado imobiliário aborda diferentes tipos de imóveis, sejam eles de nível residencial ou comercial. Uma dualidade que inclusive faz com que esse setor continue a se expandir, diante de sua importância tanto para se abrir um negócio ou para encontrar uma moradia.

Junto a isso existem também formas diferentes de se ter acesso a um imóvel, como em um sistema de aluguel ou com a aquisição direta desta propriedade. Realidade que se expande para um apartamento, uma quitinete, uma mansão ou até mesmo uma casa tradicional.

Quando se fala sobre a compra de um imóvel, existem também diversas maneiras de se conquistar capital suficiente para arcar com essa aquisição. Como um empréstimo bancário ou recorrer a ajuda de um sistema de financiamento imobiliário.

Decisões que podem ser tomadas ao lado de uma assessoria contábil empresarial, capaz de estudar a realidade tanto do seu cliente como do mercado, a ponto de apontar uma sistema de obtenção de imóvel que esteja alinhado à realidade desse indivíduo.

De uma pessoa em busca de uma casa maior, após o crescimento de sua família, ou então uma empresa à procura de galpão mais amplo, necessário para que uma companhia consiga armazenar os seus produtos, após um período de ampliação de seus negócios.

Um conjunto de variações que apresenta diversas oportunidades para quem pensa em investir no setor imobiliário. E dentro de suas possibilidades, é válido destacar a ideia de incorporação imobiliária, um conceito que recebe uma grande atenção dentro do mercado.

Incorporação imobiliária, detalhes desse conceito

A ideia por trás desse conceito de integração de uma rede de imóveis, tem um foco específico na questão coletiva. Tornando possível a criação de um fundo de investimento, com uma atenção especial para esse modelo de aquisição de um ou mais imóveis.

Conceito que trabalha então com a compra de uma residência ainda na planta. Ou seja, se trata da aquisição de um projeto antes mesmo dele ser levantado, encontrando-se no momento na fase de planejamento, como no desenvolvimento do projeto por um arquiteto.

Por isso recebendo esse título popular de “compra de imóvel na planta”. Uma concepção que se expande para além de um imóvel, podendo se tratar de um condomínio que será levantado em um terreno em particular, sendo possível comprar uma casa nesse local.

Projetos que costumam destacar uma série de vantagens, como o auxílio de profissionais que irão agir na administração de condomínio comercial, destacando assim o valor que um comprador terá acesso ao recorrer a essa compra prévia em um conjunto habitacional.

Um programa especial de investimento imobiliário que pode ser ofertado para um grupo de indivíduos, sendo possível montar um fundo de investimento na área de imóveis, no qual as aplicações dos participantes irão garantir a valorização desse projeto a ser construído.

Seja para quem pensa em morar nos imóveis adquiridos ou então colocá-los à venda ou aluguel, amplificando o seu investimento inicial, de acordo com o destaque comercial que pode ser conquistado ao redor desses imóveis, como em investimentos na região.

Essa ideia de incorporação imobiliária já vem sendo trabalhada no mercado há anos, seguindo normas estabelecidas pela lei de número 4.591/64, estabelecida para fomentar o crescimento da área empresarial e imobiliária do país durante os anos 60.

O que levou a instalação de diferentes empresas no país, como uma empresa de instalação elétrica industrial, cuja aquisição dessas instalações tiveram apoio com os atributos trabalhados em cima desse conceito.

Tais projetos devem contar com certas características, deixando claro pontos como:

  • Extensão da área;
  • Quantidade de unidades;
  • Área de cada imóvel;
  • Aprovação legal do projeto.

Pontos que podem garantir com que um fundo de incorporação imobiliária receba a atenção de um número amplo de investidores. Todos em busca de ter acesso aos benefícios que costumam se apresentar diante desse modelo de aplicação imobiliária.

Benefícios da incorporação imobiliária

Entre os motivos pelo qual esse modelo de investimento continuar a ter procura até os dias de hoje, é por causa dos benefícios que estão associados a esse fundo de investimento. Sendo assim uma recomendação a ser indicada por um serviço de consultoria tributária.

Entre as vantagens desse negócio é possível destacar a segurança que se encontra em cima desse modelo de aplicação, diante do valor contínuo que a sociedade possui em relação à busca por imóveis. Seja para morar ou para um uso comercial.

Com essa alta procura, esse modelo de mercado acaba por apresentar maiores oportunidades para quem pensa em investir nele.

Sendo possível que uma companhia recorra a um serviço de antecipação de recebíveis para empresas, em busca de adiantar o acesso aos seus recursos para investir nesse mercado imobiliário, tendo a segurança de que essa aplicação levará a bons resultados.

No que se apresenta até mesmo como uma opção para valorizar o seu patrimônio, ao invés de deixá-lo parado, perdendo assim diversas oportunidades de trabalhar melhor os seus recursos, sendo possível ampliá-los junto a esse sistema de incorporação.

Como aplicar nesse mercado?

Após compreender os seus benefícios é optar por investir nesse modelo imobiliário, é importante adotar certas práticas, em busca de encontrar as melhores oportunidades em cima desse tipo de aplicação.

Entre elas pesquisar com atenção a situação do mercado. Ação que pode ser executada ao se recorrer a profissionais da área, assim como consultorias de finanças, que podem fazer esse estudo para os seus clientes, em busca de garantir o valor de tal tipo de aplicação.

Tudo de forma a garantir um acesso adequado aos valores operados em cima desse mercado, da mesma maneira em que um leitor biométrico para controle de acesso pode ser usado em uma companhia, para garantir a entrada apenas de pessoas autorizadas.

Em ambas as situações é possível a presença de uma maneira de proteger um indivíduo contra possíveis golpes ou contato com atividades suspeitas.

E para quem busca segurança em cima desse mercado, é importante destacar companhias da área de imóveis que encontram sucesso nesse tipo de aplicação, entre elas:

  • Cyrela;
  • Gafisa;
  • MRV;
  • Rossi.

Além de outras companhias que atuam com o setor de imóveis, permitindo também a aplicação em um fundo de incorporação imobiliária, no qual um cliente interessado pode garantir uma valorização do seu patrimônio ao recorrer a uma compra direta na planta.

Sendo preciso apenas que um indivíduo com interesse na área passe a estudar um pouco mais sobre esse conceito, assim como suas aplicações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

A equipe do Guia de Investimento desenvolve centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. Saiba mais em: https://www.guiadeinvestimento.com.br/

Continue lendo

Gestão

Como organizar a gestão e aumentar a produtividade: um guia para gestores

Soluções inteligentes para superar a desorganização e ganhar eficiência operacional e estratégica.

Publicado a

I

Gerenciar uma construtora ou incorporadora pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente quando se trata de lidar com a desorganização, a falta de tempo e a ansiedade relacionada às operações diárias. Para muitos gestores, a sensação de estar constantemente perdido pode ser esmagadora, afetando não apenas sua produtividade, mas também o desempenho geral da empresa.

Neste artigo, vamos explorar estratégias eficazes para organizar a gestão, começando por identificar as áreas prioritárias, entender por onde começar e apresentar ferramentas que podem ajudar os gestores a superar os desafios comuns enfrentados no dia a dia. Vamos mergulhar fundo nas dores relatadas pelos gestores e oferecer soluções práticas para colocar as coisas no lugar e aumentar a produtividade. Vamos lá!

Como organizar a gestão: por onde começar?

Para muitos gestores, o primeiro passo para organizar a gestão é identificar as áreas que mais contribuem para a desorganização e a falta de eficiência. Isso pode incluir 3 pontos principais:

  • Centralização de Informações: Muitas vezes, as informações críticas sobre empreendimentos, clientes e vendas estão dispersas em vários sistemas ou planilhas, dificultando o acesso e a tomada de decisões rápidas.
  • Gestão de Equipe: A falta de comunicação eficaz e de uma estrutura clara de responsabilidades pode levar a atrasos e duplicações de esforços, prejudicando a produtividade da equipe.
  • Controle de Vendas e Atendimento: A falta de visibilidade sobre o progresso das vendas, o status dos leads e o desempenho da equipe de atendimento pode resultar em perda de oportunidades e insatisfação do cliente.

Quais atividades priorizar?

Ao organizar a gestão, é importante priorizar atividades que ofereçam o maior impacto e retorno sobre o investimento de tempo e recursos. Algumas áreas que os gestores devem considerar priorizar incluem:

  • Implementação de um CRM: Uma solução de CRM (Customer Relationship Management) pode ajudar a centralizar todas as informações relacionadas aos clientes, empreendimentos e vendas, proporcionando uma visão holística do pipeline de vendas e facilitando a comunicação interna.
  • Automatização de processos: Identifique tarefas repetitivas ou manuais que consomem tempo e recursos preciosos e busque soluções de automação para simplificar esses processos. Isso pode incluir o envio automático de e-mails, a geração de relatórios automatizados e a criação de fluxos de trabalho padronizados.
  • Treinamento da equipe: Investir no desenvolvimento da equipe é fundamental para aumentar a eficiência operacional e garantir que todos estejam alinhados com os objetivos e processos da empresa. Ofereça treinamentos regulares sobre o uso de ferramentas e sistemas, bem como técnicas de vendas e atendimento ao cliente.

Quais ferramentas podem ajudar?

Existem várias ferramentas disponíveis no mercado projetadas especificamente para ajudar os gestores a organizar suas operações e aumentar a produtividade. Algumas opções populares incluem:

  • CRM Personalizado: Opte por uma solução de CRM que atenda às necessidades específicas do mercado imobiliário, oferecendo recursos como gestão de leads, automação de marketing, acompanhamento de vendas e relatórios personalizados.
  • Plataforma de Gestão de Vendas: Uma plataforma dedicada à gestão de vendas pode fornecer uma visão abrangente do pipeline de vendas, permitindo que os gestores monitorem o progresso das vendas, identifiquem áreas de melhoria e tomem decisões informadas.
  • Ferramentas de Comunicação e Colaboração: Utilize ferramentas de comunicação e colaboração, como Slack, Microsoft Teams ou Google Workspace, para facilitar a comunicação interna, compartilhar documentos e coordenar projetos entre os membros da equipe.

Organize a gestão!

Organizar a gestão pode parecer uma tarefa assustadora, mas com a abordagem certa e as ferramentas adequadas, os gestores podem superar a desorganização, aumentar a eficiência operacional e impulsionar o sucesso da empresa. Ao identificar as áreas prioritárias, priorizar atividades-chave e utilizar ferramentas inteligentes, os gestores podem transformar sua empresa em uma máquina bem oleada e produtiva.

Se você é um gestor em busca de soluções para suas dores de desorganização, falta de tempo e ansiedade operacional, não hesite em explorar as opções disponíveis e implementar mudanças positivas em sua empresa. A organização é a chave para o sucesso, comece hoje mesmo!

Continue lendo

Mercado Imobiliário

Panorama de Vendas da Incorporação e Loteamentos

Publicado a

I

Você já se perguntou quais são os segredos por trás do sucesso no mercado imobiliário? Quais estratégias e insights impulsionam as vendas de incorporações e loteamentos? Recentemente, tivemos o prazer de sediar um webinar exclusivo que ofereceu acesso privilegiado aos resultados e perspectivas mais recentes sobre esse setor em constante evolução. Junte-se a nós enquanto exploramos os principais destaques do webinar “Panorama de Vendas da Incorporação e Loteamentos”, uma iniciativa colaborativa organizada pela Facilita Vendas em conjunto com a Brain Inteligência Estratégica, CUPOLA e DNA de Vendas.

Participantes do  Webinar

Durante o webinar, os participantes tiveram a oportunidade única de ouvir e interagir com especialistas do setor, incluindo:

  • Glauco Farnezi, CEO da Facilita Vendas
  • Guilherme Werner, Sócio-Consultor da Brain Inteligência Estratégica
  • Lucia Haracemiv, CEO da DNA de Vendas
  • Kariny Martins, Sócia da CUPOLA

Esses líderes de mercado compartilharam suas perspectivas, experiências e insights sobre as tendências atuais, desafios enfrentados e oportunidades emergentes no mercado de incorporação e loteamentos.

Destaques do Webinar

Durante o webinar, os participantes tiveram acesso exclusivo aos resultados do “Panorama de Vendas da Incorporação e Loteamentos”, uma pesquisa abrangente que oferece uma visão detalhada do mercado imobiliário. Alguns dos principais destaques incluíram:

  • Tendências de mercado: Os especialistas discutiram as tendências mais recentes no mercado imobiliário, destacando áreas de crescimento e oportunidades emergentes para incorporadores e loteadores.
  • Desafios enfrentados: Foram abordados os desafios comuns enfrentados pelos profissionais do setor, desde a gestão de leads até a estruturação de equipes de vendas e o cumprimento das regulamentações, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
  • Estratégias de sucesso: Os participantes receberam insights valiosos sobre as estratégias mais eficazes para impulsionar as vendas, incluindo o papel fundamental da tecnologia, a importância do pré-atendimento e a análise avançada de dados.
  • Benchmarking: O webinar ofereceu uma oportunidade única para os participantes realizarem benchmarking com os resultados apresentados, permitindo que comparassem seu desempenho com as métricas e práticas exemplares identificadas na pesquisa e, disponibilizando o relatório do Panorama completo, gratuitamente.

Panorama de Vendas da Incorporação e Loteamentos

O relatório do “Panorama de Vendas da Incorporação e Loteamentos” foi uma iniciativa colaborativa organizada pela Facilita Vendas em conjunto com a Brain Inteligência Estratégica, CUPOLA e DNA de Vendas. Essas empresas líderes uniram forças para fornecer uma análise abrangente e especializada do mercado imobiliário, oferecendo insights valiosos para profissionais do setor.

Para ter acesso ao relatório completo do “Panorama de Vendas da Incorporação e Loteamentos”, que inclui o Benchmarking de vendas feito com mais de 260 gestores comerciais de incorporadoras e loteadoras em todo o Brasil, clique no botão:

O Webinar “Panorama de Vendas da Incorporação e Loteamentos” foi (e ainda é, assista clicando aqui) uma oportunidade imperdível para profissionais do mercado imobiliário obterem insights exclusivos, compartilharem conhecimentos e se manterem atualizados sobre as tendências mais recentes do setor. Agradecemos a todos os participantes e especialistas que contribuíram para tornar este evento um sucesso e esperamos continuar oferecendo conteúdo relevante e informativo no futuro.

Mantenha-se conectado conosco para futuras atualizações e eventos do setor imobiliário. Estamos comprometidos em fornecer as ferramentas e informações necessárias para impulsionar o seu sucesso no mercado de incorporação e loteamentos. Que tal experimentar o Fácil? Facilita!

Continue lendo

Mercado Imobiliário

Selic cai para 10,75%, mas imóveis tendem a subir: O que isso significa?

Publicado a

I

O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou mais uma redução na taxa básica de juros, a Selic, deixando-a em 10,75% ao ano. Essa é a sexta queda consecutiva, trazendo a taxa de volta ao patamar de fevereiro de 2022. A decisão foi unânime e alinha-se às expectativas do mercado financeiro.

No entanto, há uma nuance interessante nesta redução. O Banco Central sinalizou uma possível desaceleração no ritmo de cortes, indicando que a próxima redução, prevista para maio, poderá ser de mesma magnitude, e não necessariamente seguirá o padrão das últimas reduções. Essa mudança de tom reflete a necessidade de maior flexibilidade diante do cenário econômico atual.

Embora a queda da Selic seja uma boa notícia para quem busca crédito mais barato, ela pode ter um impacto surpreendente no mercado imobiliário. Especialistas apontam que, com a redução dos juros, os preços dos imóveis tendem a subir.

Por que os imóveis tendem a subir?

Quando os juros estão em queda, o custo de financiamento de imóveis também diminui. Isso pode incentivar mais pessoas a buscar financiamentos e investir no setor imobiliário. Como resultado, a demanda por imóveis aumenta, o que, por sua vez, pode levar a um aumento nos preços.

Além disso, a redução da Selic torna outras formas de investimento menos atrativas, levando os investidores a buscar alternativas, como o mercado imobiliário, que historicamente oferece retornos sólidos a longo prazo.

Diante desse cenário, é importante considerar aproveitar os preços relativamente mais baixos dos imóveis agora, pois há expectativas de aumentos expressivos à medida que os juros continuam a diminuir.

É válido lembrar também que a queda nos juros pode tornar mais vantajosa a portabilidade de financiamentos imobiliários, possibilitando a troca por taxas mais atrativas.

Continue lendo

mais acessados do Blog

pt_BRPortuguese