Mercado Imobiliário

Storytelling: histórias ajudam sua construtora a vender mais

Entenda o conceito de storytelling e descubra como contar histórias pode ajudá-lo a maximizar os resultados de vendas no mercado imobiliário.

Published

on

Era uma vez uma construtora que precisava muito melhorar seus resultados. No entanto, tinha o grande desafio de conquistar a atenção do seu público em meio a tantos concorrentes. Para alcançar esse objetivo, essa construtora começou a investir em uma arma poderosa – o storytelling.

Criando conceitos e histórias criativas sobre os empreendimentos, as pessoas foram sendo cativadas e as oportunidades de vendas começaram a crescer. Fim.

Pequenas histórias como essa cativam as pessoas. E podem ser usadas como estratégia de marketing e vendas para gerar interesse e conduzir os usuários até uma compra. Basta saber como usar o storytelling na divulgação dos seus empreendimentos para se conectar as pessoas.

No artigo de hoje, você vai entender como contar histórias pode impactar nos resultados de vendas da sua construtora! Então não perca essa aventura!

O que é storytelling?

Os seres humanos amam histórias. Isso é fato! A prática de contar histórias nos acompanha desde a idade das pedras. E também faz parte de nossas vidas – desde contos de ninar até os inúmeros Cases de Sucesso que vemos no mundo corporativo.

Isso porque o cérebro não faz muita distinção entre ler sobre uma experiência ou vivê-la na vida real. Em cada caso, as mesmas regiões neurológicas são estimuladas. É por esse motivo que ouvir boas histórias mexe tanto com as pessoas…

O storytelling é uma técnica na qual usamos fatos ou narrativas para conectar nossa marca à nossos clientes em potencial, com o objetivo de destacar nossa proposta de valor. Trata-se de uma forma dinâmica e eficiente de construir relacionamentos confiáveis.

E os profissionais de marketing do mercado imobiliário podem e devem explorar essa técnica, contando histórias para atrair e se conectar com o público-alvo. As histórias ajudam a criar conexão e curiosidade sobre a marca, escolher um conceito baseado em um estilo de vida, por exemplo, pode te ajudar a gerar mais oportunidades de vendas.

Como o storytelling te ajuda a vender mais?

Criando memórias

Histórias são atemporais. Se você conseguir construir boas narrativas, elas podem ser usadas ao longo de vários anos pela sua construtora. Uma boa história tem a capacidade de criar memórias duradouras nas pessoas. Mais do que vender um novo empreendimento, é uma oportunidade de tornar sua marca mais conhecida no mercado.

Envolvendo seus clientes

É cada vez mais difícil atrair a atenção dos potenciais clientes em meio a tanta informação disponível na internet. Nesse contexto, as histórias serão o grande diferencial do seu negócio. Se a história for boa, você chamará a atenção do ouvinte. Se o conceito do seu novo empreendimento for “Vida Verde”, por exemplo, prospects que levam uma vida sustentável terão mais chances de se conectar com sua proposta.

Criando boas experiências

Com boas histórias, você pode proporcionar aos seus seguidores experiências emocionantes que os farão tomar a decisão de compra. E isso é muito positivo para seu negócio, pois os clientes tomam decisões baseadas na emoção. Por isso, nada melhor que explorar os diferenciais de forma mais “poética” na hora de anunciar seus empreendimentos.

Como aplicar o storytelling no setor imobiliário?

Explore o conceito do imóvel

Criar um conceito para seus empreendimentos é um ótimo gancho para criar histórias cativantes.

Um empreendimento que valoriza o meio ambiente impulsiona potenciais clientes, que se identificam com esse valor, a se envolverem com a compra.

Mas como aplicar a técnica do storytelling neste conceito?

Você pode mostrar, por exemplo, os benefícios de estar mais conectado à natureza e como a qualidade de vida de um morador melhorou após se mudar para um empreendimento mais sustentável. E nos conteúdos, você pode inserir imagens de pessoas em volta do empreendimento, fazenda uma caminhada ou em um piquenique com a família.

O que não faltam são boas ideias. Basta compreender o conceito do imóvel e identificar as necessidades do seu público-alvo.

Concentre-se nas pessoas

Embora possa ser tentador criar uma história apenas sobre os benefícios dos seus imóveis, é preciso resistir. As pessoas não formam conexões emocionais com produtos, mas sim com outras pessoas. Por isso, encontre uma maneira de incorporar um elemento humano à sua história, destacando como esses imóveis podem melhorar a vida de alguém.

Incorpore dados às histórias

Apesar de não ser o foco principal, dados referentes ao empreendimento podem ser incorporados às suas histórias para gerar um impacto ainda mais positivo. Se você possui um empreendimento no bairro mais seguro da cidade, é possível mostrar esses dados em meio à narrativa.

Reconte a mesma história

Para fazer uma história permanecer viva, seu público deve ouvi-la várias vezes, de algumas maneiras diferentes. Hoje, existem muitos canais e formatos de marketing diferentes que podem ajudá-lo nessa missão: Blog, Ebooks, Infográfico, Facebook, Instagram, e Youtube, por exemplo.

Torne seu cliente o herói

O ponto mais importante em seus anúncios é que você não é o herói no storytelling. O cliente é o herói. Lembre-se que essa é a melhor maneira de envolver o público: convidando-o para a história.

Apesar de parecer intuitivo colocar o seu imóvel como centro da história, é fundamental focar no cliente. Mostre como uma família se tornou mais feliz ao encontrar o imóvel dos seus sonhos. Ou, então, como passar as férias na praia finalmente foi possível para um casal que comprou um apartamento – depois de vários anos sem conseguir aproveitar as férias.

Você já conhecia o poder do storytelling no mercado imobiliário? A sua construtora já explora essa estratégia? Compartilhe com a gente!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile