Mercado Imobiliário

Segmentação de público em anúncios: 4 dicas para o mercado imobiliário

Published

on

A segmentação de público em anúncios é uma das estratégias mais eficientes de marketing para empresas alcançarem melhores resultados em vendas, pela oportunidade de atingir um público qualificado para suas campanhas e ter um retorno assertivo sobre o investimento.

Isso porque é possível segmentar anúncios para pessoas com características específicas, fazendo com que a oferta de empreendimentos chegue para usuários que possuem maior probabilidade de realizar a compra do seu produto.

Por exemplo: em empreendimentos planejados para um público da terceira idade, você pode planejar uma campanha digital voltada para pessoas com mais de 58 anos, pois esse perfil terá uma tendência maior de se interessar pelo anúncio que um jovem de 20 anos.

Por isso, uma segmentação de público em anúncios feita assertivamente permite que você impacte leads valiosos para o seu negócio, além de melhorar o retorno do investimento realizado.

Mas como atingir o público certo?

Neste artigo, você vai aprender a fazer três tipos de segmentação de público em anúncios para seu negócio. Confira!

Afinal, o que é a segmentação de público em anúncios?

A segmentação em um anúncio é a tática de escolher as características da pessoa para quem você quer mostrar seu anúncio. 

Sem um direcionamento detalhado, seus anúncios podem ser mostrados para qualquer pessoa, até mesmo aquelas que não possuem interesse ou não se encaixam no seu perfil de cliente.

Criar anúncios para públicos gerais, pode fazer com que seus custos com marketing aumentarem assim como suas vendas diminuírem, podendo se caracterizar como um grande desperdício de investimento.

Principais canais na segmentação

Dentre os canais que oferecem campanhas digitais, dois canais que se destacam no marketing digital são o de Facebook Ads e o Google Ads, plataformas que permitem a segmentação do seu público de forma detalhada.

O Google Ads permite que sua empresa alcance pessoas com base no que elas são, suas afinidades e ações, o que permite melhorar os resultados de marketing. Ele oferece tipos de campanha, como a Rede de Display e as Campanhas de Vídeo, onde é possível escolher as pessoas com determinadas características para mostrar anúncios.

Já no Facebook Ads você consegue atingir usuários com determinado perfil, interesses, localização e, até mesmo, pode usar técnicas avançadas personalizar seu público e atingir pessoas que já interagiram com a sua página. 

Confira as opções de segmentação:

1. Segmentação demográfica

O Google Ads possui uma segmentação demográfica para as campanhas de vídeo e rede de Display, onde você consegue impactar usuários de acordo com idade, sexo, status parental ou renda familiar.

Por exemplo: se você vende empreendimentos de alto padrão, você pode segmentar anúncios para usuários com uma renda familiar maior. Ou mesmo, se você vende um empreendimento vertical para pessoas com um filho, você consegue segmentar anúncios para usuários que tenham o status parental ‘Com filhos’.

Nos anúncios do Facebook, além da segmentação por idade e gênero, também é possível segmentar por nível de educação, status de relacionamento e profissão. Diversas imobiliárias selecionam perfis com cargos mais altos, como Diretores Executivos, CEOs e médicos para realizar anúncios de empreendimentos de alto e médio padrão.

Uma dica importante para te ajudar a entender melhor o perfil do seu público no Facebook é o uso do Audience Insights, uma ferramenta que te ajuda a verificar informações sobre pessoas que curtiram ou interagiram com a sua página.

A ferramenta fornece informações como idade, sexo, interesses e comportamentos. Você pode aproveitar esses dados para criar anúncios para pessoas com perfis semelhantes. 

2. Segmentação por interesses

Chamado de segmentação por afinidade, o Google Ads permite criar anúncios para pessoas que possuem um grande interesse no tipo de produtos anunciado.

Se uma determinada pessoa pesquisa frequentemente por loteamentos, o Google entenderá que o termo é uma afinidade para o usuário e mostrará seus anúncios para ele.

Já no Facebook Ads é possível segmentar anúncios de acordo com interesses e hobbies das pessoas que deseja alcançar. Você pode inserir, por exemplo, a palavra-chave ‘imóveis’ para atingir pessoas que seguem mais páginas relacionadas ao assunto e estão mais suscetíveis a consumir seu anúncio.

3. Segmentação por localização

A segmentação por localização é interessante para atingir pessoas que vivem em determinada região. Isso é muito comum quando você percebe a tendência que, as unidades de um determinado empreendimento estão sendo vendidas para clientes que moram em regiões próximas ao produto.

Neste caso, tanto o Facebook Ads quanto o Google Ads permitem que você realize o direcionamento de anúncios para países, estados, cidades e bairros específicos. É possível usar essa permissão como oportunidade de fazer testes sobre o comportamento do seu público.

Por exemplo, se você quer saber a probabilidade de pessoas de uma cidade do interior de São Paulo comprarem um apartamento na capital, é interessante criar um anúncio focado apenas em pessoas dessa região.

E depois será o momento de analisar os resultados:

  • Você conseguiu gerar uma quantidade de leads satisfatória com o valor de investimento?
  • Os leads avançaram em seu funil de vendas?
  • Gerou alguma venda para o empreendimento?

Se as respostas para essas perguntas estiverem sendo positivas, você deve continuar investindo em públicos dessa localização. Caso contrário, será melhor mudar a estratégia e segmentar para outra região.

Segmente para empreendimentos de até 8 km

Se você possui um orçamento baixo para as campanhas de marketing, é recomendado que você promova anúncios focados em regiões próximas ao seu empreendimento. A distância recomendada é de atingir pessoas de até, no máximo, 8 km.

Caso a sua campanha esteja gerando poucos leads ou contatos com baixa qualidade, você pode ir ampliando, aos poucos, esse raio para 10 km ou 15 km.  Com a análise e alterações, você vai garantindo melhores resultados, até que tenha a certeza que o público atingido se enquadra no perfil de compra.

4. Foque em um público que já interagiu com sua empresa

Além de todas as formas de segmentação também é possível segmentar anúncios para pessoas que interagiram com sua página, site ou produto.

No Google Ads, por exemplo, por meio do Remarketing, você consegue alcançar pessoas que já visitaram a página do seu empreendimento no site, por exemplo. Ou seja, se você está prestes a fazer um lançamento e percebe que um usuário entrou na página do produto, você pode programar anúncios de Display para ele até o dia do lançamento.

Assim, quando ele estiver navegando em sites que permitem publicidade online, ele verá seu anúncio e vai relembrar do empreendimento.

No Facebook Ads, você consegue escolher pessoas que já seguem sua página ou já interagiram de alguma forma com algum evento. Ou seja, para pessoas que visitaram sua página, que se envolveram com alguma postagem ou te enviaram algum anúncio. E assim como o Google Ads, também é possível criar anúncios para pessoas que visitaram uma página específica do seu site, com o Pixel do Facebook.

Estratégias com vídeos para empreendimentos

Uma estratégia muito usada pelo mercado imobiliário é criar vídeos de empreendimentos e veiculá-los, com objetivo de alcance e engajamento, em anúncios para públicos mais abertos.

Depois de veiculá-lo você pode criar um outro anúncio, fundo de funil, para a geração de oportunidades, e segmentar o anúncio somente para as pessoas que interagiram com esse anúncio.

Assim é possível segmentar anúncios para leads que assistiram pelo menos 50% do vídeo, por exemplo, pois mostra que o nível de interesses desses leads pelo empreendimento é maior. Por isso, esse tipo de estratégia tem mais chances de trazer leads mais qualificados.

Confira outras dicas de Marketing Digital:

https://www.youtube.com/watch?v=BFJasTkkCik

Agora que você já sabe como segmentar anúncios no Facebook Ads e Googles Ads, que tal conferir nosso artigo sobre Marketing Digital para o Mercado Imobiliário?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile