Dicas

ROI em construtoras: como investir de forma segura

O momento de investir, como investir de forma segura, onde investir e a quantidade a se investir são sempre de difícil decisão. E os riscos? Será que isso vai dar certo agora? Será que devo insistir nesse investimento, ou já passar para o outro? E qual o melhor investimento financeiro? Um bom termômetro que sua […]

Published

on

O momento de investir, como investir de forma segura, onde investir e a quantidade a se investir são sempre de difícil decisão. E os riscos? Será que isso vai dar certo agora? Será que devo insistir nesse investimento, ou já passar para o outro? E qual o melhor investimento financeiro?

Um bom termômetro que sua empresa pode utilizar é o ROI em construtoras. Na verdade você provavelmente já utiliza essa fórmula; mas saiba que é possível aprimorar. Já pensou em utilizar o retorno sobre investimento em quase tudo?

ROI: Return on Investiment

Vamos entender o conceito básico do ROI (Retorno do Investimento): é a quantidade que você tem de retorno sobre o valor que você investiu. Por exemplo: se você investiu 1 milhão e teve um lucro de 2 milhões, significa que seu ROI é de 2, ou 200%.

A conta é simples: Lucro líquido / Investimento = ROI. Pode-se, ou não, multiplicar o valor por 100, para que se dê o resultado em porcentagem.

Distribuindo o ROI pela sua empresa

Qualquer investimento que se faça, é possível que se estabeleça parâmetros que se meça os resultados. Se sua empresa começou a trabalhar com uma equipe diferente, quanto de lucro/ crescimento essa equipe está trazendo? E quanto está sendo investido nessa equipe?

Se o caso é de uma nova ferramenta: os resultados depois da implantação dessa ferramenta estão sendo satisfatórios? Como está o lucro em relação ao mesmo período do ano, sem a ferramenta?

Pensemos agora em um novo processo: quanto foi investido? Qual o retorno que a construtora está tendo com essas novas ações? Se o investimento foi em horas de trabalho, é possível quantificar financeiramente essas horas também.

Lucros não palpáveis

Em alguns setores da construtora nem sempre os lucros vão ser tão claros. Cabe a você, e sua equipe de diretores, fazerem os cálculos. O que considerar:

  • Tempo ganho com produtividade;
  • Diminuição das viagens dos corretores até o stand de vendas;
  • Atendimento mais objetivo ao cliente, economizando tempo;
  • Diminuição no número de chamadas dos corretores à construtora, por exemplo;

Talvez fiquem as dúvidas de como a empresa vai medir alguns fatores, ou como implantar o ROI em todos os setores da empresa. Aqui vai mais uma dica: TESTE.

Como as construtoras têm realidades diferentes, e como os colaboradores também são diferentes um do outro, não existe fórmula mágica. Mas um modo de descobrir sua própria fórmula é testando. Então pegue esse conceito do ROI em construtoras e faça alguns meses de teste na sua empresa (3, no mínimo). Depois veja se surtiu resultado.

Uma ótima oportunidade de você testar o ROI é na implantação de uma nova ferramenta, como o app Facilita!. Com a plataforma voltada para a equipe de vendas os ganhos são:

  1. Economia de tempo para disponibilizar os espelhos de vendas, tabelas, imagens e materiais de venda dos empreendimentos;
  2. Economia de tempo do gestor comercial e secretaria de vendas para atendimento operacional de corretores;
  3. Aumento de receita com o gestor comercial mais estratégico e próximo dos corretores;
  4. Evitar perca de receita com vendas duplicadas;
  5. Aumento de receita com a abertura de vendas para o mercado;
  6. Eficiência operacional.

Você está tendo a melhor gestão de venda de imóveis? Essa gestão é essencial para o ROI.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile