Mercado Imobiliário

7 benefícios do marketing digital para mercado imobiliário

Published

on

De acordo com o Relatório Digital 2019, da We Are Social e da Hootsuite, o número de brasileiros com acesso à internet aumentou em 10 milhões. Isso representa um crescimento de 7,2% em relação ao relatório do ano passado.

Além disso, a penetração da internet atingiu 70% no Brasil, acima da média global de 57%. Mais de 149 milhões, dos quase 212 milhões de habitantes do país, são usuários de internet. De fato, como os leads e clientes estão cada vez mais no ambiente digital o mercado imobiliário tem investido cada vez mais em marketing digital.

O impasse é que, com cada vez mais empresas do segmento investindo em marketing digital, aumenta também a concorrência. Logo, se torna imprescindível encontrar uma forma de se diferenciar. Aliás, é provavelmente por esse motivo que você está lendo este artigo, não é mesmo?

Outra questão que não pode ser descartada é o nível de exigência dos leads e clientes. Por terem tantas informações na palma da mão, as pessoas pesquisam e questionam mais, se apresentam preparadas para as situações. E isso pode ser uma vantagem para a sua construtora, incorporadora ou loteadora!

Além disso, é extremamente importante concentrar esforços em permanecer relevante para o nosso público, preservando o relacionamento construído ao longo do tempo e continuando a atrair leads qualificados para que, no final da estratégia, possamos obter um alto retorno sobre o investimento.

Nesse sentido, no artigo de hoje, vamos mostrar quais são os principais benefícios do marketing digital para o setor imobiliário. Acompanhe:

Proximidade com o cliente e lead no marketing digital

Como o marketing digital imobiliário e uma das suas vertentes, o inbound marketing ou marketing de atração, possuem como principal pilar o relacionamento com o lead e cliente, nada melhor que criar uma estratégia que promova o contato com seu público e estabeleça confiança na capacidade e, ao mesmo, traga a autoridade para a empresa.

Essa missão pode levar tempo e não ser concluída, se você não antecipar o contato com o cliente à sua necessidade. Dessa forma, é possível ter mais informações sobre o lead e construir uma relação antes de concretizar uma venda.

Agora, vamos aos benefícios:

1- Relevância on-line em alta

Para crescer cada vez mais no ambiente on-line, é imperativa ter uma atuação consistente, um conteúdo relevante e com boa cadência. Mas para que tanta coisa? Bom, investir no on-line, de acordo com as melhores práticas de inbound marketing, significa trazer mais tráfego e leads qualificados para o seu site, ou seja, “mais futuros clientes”.

No mercado imobiliário, nutrir os leads conquistados com bons conteúdos é o “divisor de águas” entre conseguir uma venda ou perder um cliente para a concorrência, já que nessas operações a pesquisa costuma ser extensa.

Assim, ter um site que aparece na primeira página dos motores de busca, por exemplo, é um diferencial, pois facilita o encontro entre o usuário e a empresa. Pode parecer simples, mas esse fator pode ajudar muito na conversão em vendas.

Outro ponto que você pode investir são as redes sociais. Nelas, é fácil saber qual a reputação da empresa de acordo com os retornos dos usuários. Também é um excelente canal para conversar com os leads e entender as suas dores reais. Todas essas informações poderão ser usadas para direcionamento de campanhas e ações e pautas de conteúdo no blog.

2-Segmentação

O Facebook Ads permite fazer segmentações muito precisas para captar leads qualificados. Tais segmentações vão desde o interesse dos leads até localização geográfica deles.

Entre as melhores práticas de marketing digital, podemos citar a definição de uma segmentação geográfica restrita a um raio de 8 km de um empreendimento. Assim, é possível atingir as pessoas que tem interesse naquela região.

Outro ponto dentro de segmentação é no Google Ads, pois ele permite a criação de anúncios totalmente focados em determinadas palavras-chave. Como, por exemplo “apartamento no bairro tal”. Com isso, fica totalmente viável atingir leads que tem total interesse em empreendimento em determinada região.

3- Investimento menor

Outra vantagem do marketing digital para as construtoras, loteadoras e incorporadoras está relacionada ao investimento. O meio digital é mais barato do que investir em publicidade tradicional, ou seja, o outbound marketing, como a televisão, revistas, outdoor e jornais.

Além disso, é mais fácil segmentar o público, enquanto na grande mídia você está gastando muito dinheiro para “atirar para todos os lados”. Essa segmentação tão precisa permite a otimização da verba trazendo mais resultado com menor investimento.

O marketing digital não é caro, principalmente, porque, quando feito da maneira correta, traz um retorno que vai além de leads em um banco de dados e vendas sendo anotadas pelos seus departamentos de marketing e comercial.

Ou seja, ele aproxima a sua empresa do seu público, possibilita uma conversa bilateral e traz uma coisa incrível para o seu negócio: a chance de um relacionamento real com seus clientes e de criar momentos de encantamento e fidelização em várias etapas do processo de venda.

Você investe menos financeiramente e ainda consegue segmentar e direcionar as campanhas e mensurar todos os resultados depois. Tem o melhor custo-benefício.

4- Compreensão da jornada de compra

Entender o caminho que um visitante faz no seu site é muito importante para localizar erros. Por meio de algumas ferramentas, como o RD Station, por exemplo, é possível ter acesso a toda a jornada do lead.

Existe a possibilidade de criação de fluxos de envios de e-mails, mensuração de resultados, identificação e acompanhamento personalizado, considerando o público e o estágio que o potencial cliente está no funil de vendas.

Veja o que a ferramenta pode oferecer:

– Criar landing pages, e-mails e formulários;

– Otimização das páginas SEO;

– Gerenciar a base de leads;

– Análise e planejamento com relatórios completos;

– Integração com CRM;

– Nutrição de leads com automação de marketing.

5-Relacionamento com lead

Por meio de remarketing o departamento de marketing consegue impactar novamente algum cliente que demonstrou interesse no empreendimento ou reimpactar quem já estava na base de leads, a partir do momento que a pessoa visita a página do produto.

Isso permite mostrar os anúncios certos para pessoas que demonstraram interesse. Ou seja, com esse tipo de ação, o marketing não dá um “tiro no escuro” e também mantém aquele cliente/lead sempre quente. Consequentemente, reforçando a comunicação. Depois que esse visitante se torna lead, é possível manter relacionamento com ele por meio de automação de marketing utilizando ferramentas como o RD Station, como citamos no tópico 4.

Com a ferramenta, a equipe de vendas também é beneficiada: de um lado temos as automações de e-mail, ou seja, alimentando o lead com informações não deixando o interesse dele cair e de outro lado:  o corretor acompanhando de perto aquele lead por meio da gestão de atendimento no CRM.

6-Avaliação de resultados no marketing digital

Tudo no marketing digital é medido. Exatamente por esse motivo o departamento de marketing consegue medir exatamente qual campanha trouxe mais resultado. Assim, permitindo ter um maior controle de verba. Além disso, é possível alocar a verba de uma determinada mídia e colocar em outra que traz um melhor resultado.

7- Fidelize clientes com o marketing digital

Nos dias de hoje, você não precisa se preocupar apenas em conquistar novos clientes, mas também em fidelizar aqueles que você já tem. Fidelizar sua base de contatos é mais barato, dá menos trabalho e traz mais resultados: um cliente que se torna fã de sua marca não somente irá realizar novas compras como também irá recomendar a sua empresa para outros leads. Para isso, é necessário, entre outras ações:

– Segmentar os seus contatos de e-mail marketing: suas mensagens se tornarão cada vez mais personalizadas e úteis para os clientes, que farão questão de abrir seus e-mails — e efetuar compras.

– Encantar com o bom atendimento: sempre entregue um atendimento memorável, ágil e eficaz.

Achou interessante o artigo de hoje com as possibilidades do marketing digital para o setor imobiliários? Se sim, você vai gostar deste conteúdo também com 8 dicas de como prospectar clientes para os imóveis com a ajuda do marketing digital!

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile