Mercado Imobiliário

Lançamentos crescem 49,6% em novembro, aproximando 2019 de patamar recorde

Published

on

A Abrainc divulgou esta semana, por meio de um indicador mensal, que em novembro de 2019 foram lançadas 11.340 unidades, volume que corresponde a um aumento de 49,6% em relação ao mesmo mês de 2018.  

Com essa quantidade, 2019 acumulou, até novembro, um volume de 92.558 unidades lançadas, um crescimento de 10,7% em relação ao período anterior. O total é tão positivo, que dependendo dos números de dezembro, o ano pode bater um recorde de lançamentos.

Confira o gráfico disponibilizado pela Abrainc:

Quantidade de vendas também aumentou

As vendas de novembro totalizaram 11.357 unidades (aumento de 0,8% em relação às vendas de novembro de 2018), com 103.408 unidades vendidas até novembro (queda de 1,1% em relação ao mesmo período de 2018).

Nos últimos 12 meses, os lançamentos e vendas de imóveis novos totalizaram, respectivamente, 109.323 e 103.408 unidades, correspondendo a um aumento de 12,3% em unidades lançadas e uma queda de 1,7% nas vendas de imóveis.

Esse número mostra que ter um crescimento na quantidade de lançamentos não significa que as suas vendas vão aumentar na mesma proporção. Afinal, ainda é preciso oferecer um atendimento ágil, eficiente e sem burocracia para seus clientes finais.

Entretanto, mesmo com uma pequena queda nas vendas, o mercado imobiliário saiu com um extrato positivo. Isso porque a quantidade de distratos de imóveis diminuiu ao longo ano. Segundo a Abrainc, o mercado imobiliário teve uma queda de 33,5% nos distratos em relação ao período anterior.

Tipos de empreendimentos

Quando falamos sobre tipos de empreendimentos, 78,8% dos lançamentos e 69,8% das vendas totais realizadas são de produtos MCMV. O segmento superou em 20,2% o volume de lançamentos e as vendas MCMV avançaram 3,1% em relação ao período anterior.

Os segmentos de Médio e Alto Padrão também se destacaram em 2019, sendo responsáveis por 21,2% das unidades lançadas e 30,2% das vendas do período.

Confira os gráficos disponibilizados pela Abraic:

Os dados divulgados pela Abrainc confirmam o otimismo para o mercado imobiliário em 2020, mas mostram o quanto é importante que construtoras, incorporadoras, loteadoras e imobiliárias invistam em uma gestão mais eficiente.

O crescimento do número de lançamentos não é o bastante para sua empresa ter bons resultados. Em primeiro lugar, é preciso oferecer mais liberdade e autonomia para seus corretores, assim como ter mais controle dos processos, atendimentos e das estratégias da sua construtora.

Nesta semana, o Comitê de Política Monetária do Banco Central anunciou uma redução anual dos juros da economia brasileira, de 4,5% para 4,25%. O que possui impacto direto no mercado imobiliário. Já que, segundo a Abrainc, a cada redução de 1% nos juros do financiamento, cerca de 2,8 milhões de família se tornam elegíveis ao crédito.

A Árbore Engenharia, uma das 100 maiores construtoras do país, é um ótimo exemplo de uma empresa que desburocratizou seu complexo processo de vendas MCMV. Com uma venda 100% digital,  sua equipe comercial oferece um atendimento de excelência para mais de 21.000 leads. Conheça essa história de sucesso!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile