Mercado Imobiliário

61% das empresas do imobiliário preferem inovar em processos internos

Published

on

Uma pesquisa realizada pela Deloitte e Terracotta Ventures mostra que 61% das empresas do mercado imobiliário e construção civil apostam em inovação dos processos internos para melhorar sua eficiência operacional.

A pandemia mostrou o quanto a digitalização é necessária no mercado imobiliário e, neste período de isolamento, a transformação digital foi acelerada. Assim, a inovação, a tecnologia e os processos se tornaram importantes aliados para alavancar os resultados do setor.

O estudo mostra que 39% das incorporadoras já possuem uma estratégia de inovação definida e que o comportamento do consumidor é um dos pontos principais no planejamento dessas estratégias. Confira os resultados neste artigo!

Construtoras já contam com uma estratégia de inovação

Segundo uma pesquisa da Mckenzie, o mercado imobiliário é um dos setores mais atrasados em transformação digital no mundo. A pandemia apenas reforçou o quanto agilidade, flexibilidade e tecnologia são essenciais para as empresas do setor.

O estudo da Deloitte e Terracotta Ventures aponta que somente 39% das construtoras e incorporadoras possuem uma estratégia de inovação definida. Ou seja, ainda há muito espaço para mudanças, aprimoramento de processos e, claro, para a digitalização no setor.

Fatores como vantagem competitiva, efetividade nas operações e escala dos resultados são os principais motivos para as empresas apostarem no novo. As soluções que têm surgido podem ser o grande diferencial na recuperação dos setores de construção e imobiliário.

Como as construtoras estão inovando?

A pesquisa aponta que a transformação de processos internos está entre as principais estratégias de inovação do setor. Ou seja, as empresas estão repensando seus processos para deixá-los cada vez mais simples, rápidos e eficientes.

Como é o caso do processo comercial de incorporadoras, loteadoras e imobiliárias, que por muito tempo sofreram com um processo lento e burocrático. Elas enxergam no processo digital a chance de eliminar a papelada, centralizar informações e melhorar a comunicação entre todos os agentes da venda.

O processo de venda digital não traz benefícios apenas para corretores e gestores, mas também para o cliente final, que tem toda sua jornada de compra facilitada. Segundo a pesquisa, 51% das empresas pensam na experiência do cliente ao planejar estratégias de inovação.

Afinal, o consumidor está cada vez mais exigente, informado e quer que o fechamento do negócio seja rápido e eficiente. Assim, as construtoras e incorporadoras estão repensando processos para surpreender aqueles que sonham em ter a casa própria.

O resultado disso é que 28% das empresas do mercado imobiliário estão inovando em seus canais de venda para fechar mais negócios. Com a pandemia, não dá para vender como antigamente e esperar os mesmos resultados, não é mesmo?

Tripé da transformação digital

Ao falar sobre inovação, não podemos deixar de lembrar do tripé da transformação digital: pessoas, processos e tecnologia. Vamos usar uma analogia bem simples para mostrar o quão importante é ter esses três pontos alinhados.

Uma empresa rumo à transformação digital é como um avião que precisa chegar ao seu destino. O avião representa a tecnologia. E todos sabemos que avião não voa sozinho. Por isso, como em qualquer viagem, é necessário contar com um piloto, o responsável pelo voo. Nesta analogia, o piloto representa o líder da empresa.

Também não é novidade que o piloto precisa de um plano de voo, que define onde o avião quer chegar e como ele chegará ao destino. Ou seja, o piloto precisa ter um processo bem definido para atingir seu objetivo. O plano de voo, então, representa o processo.

Então, se um avião não tem um piloto ou um plano de voo, ele não chegará a nenhum lugar, certo? Assim funciona com a transformação digital: não basta investir em tecnologia se não houver um líder (piloto) atuante e um plano de voo (processo) bem definido. Os três pilares precisam estar alinhados.

Tecnologias já aplicadas no setor

Quando o assunto é tecnologia, a pesquisa mostra que sistemas ERPs (como o UAU e o Sienge) são os mais utilizados pelas empresas. Da mesma forma, os dispositivos móveis se destacam, garantindo a mobilidade e eficiência que faltam em processos manuais.

Com o Facilita, por exemplo, corretores possuem todas as informações dos empreendimentos na palma da mão. Além de conseguirem subir documentos dos clientes e enviar propostas do próprio smartphone. Sem necessidade de deslocamento, ligações ou mensagem pelo whatsapp.

Por ser o primeiro aplicativo do mercado imobiliário, o Facilita vem tornando as vendas do setor mais simples, mobile e 100% digital. O app já vem simplificando o processo de mais de 200 empresas em 23 estados do país, com diversos cases de sucesso!

Não deixe de fazer parte desta transformação! Assista nosso vídeo de demonstração ou preencha o formulário abaixo para falar com um de nossos consultores!

2 Comments

  1. Pingback: Vendas no MCMV dizem muito sobre o futuro do mercado imobiliário – Smartus

  2. Pingback: Mercado imobiliário vive uma das melhores fases de sua história – Smartus

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile