Mercado Imobiliário

Gestão de processos: a importância de fazer o básico antes de dar o próximo passo

Published

on

Nos dias de hoje, podemos notar que está em alta entre as empresas do mercado imobiliário a utilização de ferramentas para otimizar resultados, não é mesmo? Mas, o fato é que muitas construtoras não fazem nem o básico. Ou seja, elas não estão trabalhando nem a gestão correta das vendas, atendendo bem cada lead e acompanhando todo o processo de forma ordenada e assertiva. Assim, deixando a gestão de processos para trás.

Pensando em ajudar nessa questão resolvemos trazer o artigo de hoje. Nele, vamos mostrar algumas saídas para resolução de alguns problemas que as construtoras enfrentam no dia a dia e ainda destacaremos a importância de criar uma base sólida com os leads para, então, depois explorar as melhores formas de otimizar os resultados. Assim, otimizando a gestão de processos da sua empresa. Não perca!

Por que as construtoras estão deixando a gestão de processos para trás?

É fato que a concorrência, principalmente, no mercado imobiliário, está cada vez mais acirrada. Por consequências, nessa “corrida do ouro” são privilegiadas as construtoras mais dinâmicas e adaptáveis ao mercado atual e as menos ágeis estão ficando para trás.

Diante desse cenário, para poder competir num mercado cada vez mais disputado, as empresas precisam obter o melhor desempenho possível em seus negócios. Este desempenho é alcançado através de uma gestão de processos eficaz.

Porém, na grande maioria dos casos, as construtoras esbarram em um problema muito sério. Mesmo preocupadas em estar à frente, elas não estão conseguindo nem fazer uma boa gestão dos seus leads e clientes e até mesmo reunir um material de vendas de unidades atualizado para os seus corretores. Assim, processos demorados e cheios de burocracias tendem a complicar e dificultar o fechamento de vendas, não é mesmo?

Mas, qual o motivo disso acontecer? Veja abaixo:

Falta de tabela de vendas atualizadas e materiais de comunicação

Já notou como pode ser pouco produtivo para os corretores terem que ligar ou terem que enviar e-mail para receber uma tabela atualizada com as informações das unidades a serem vendidas? Por isso, é importante que os corretores tenham em mãos para consulta as tabelas de vendas atualizadas. É preciso ter atenção, pois as melhores ferramentas tecnológicas disponibilizam funcionalidades que permitem acessar via app ou site todas essas informações. Além disso, permitem baixar outros materiais do empreendimento, como, por exemplo, o memorial descritivo.

Não disponibilizar imagens para os corretores

Os melhores softwares para gestão de vendas em construtoras também oferecem a solução para esses problemas. Por exemplo, por meio de um app os corretores podem ter acesso às imagens e plantas dos empreendimentos e podem compartilhar com seus clientes através do WhatsApp, redes sociais e e-mail. Isso tudo facilita a venda e a interação entre corretor e cliente.

Não impressionar o cliente por meio de vídeos do empreendimento

Muitas vezes, grande parte das construtoras nem se preocupam ou mesmo nem pensam em criar vídeos da unidade para encantar e impressionar o cliente. As melhores soluções já disponibilizam, além de imagens e plantas, ainda permitem a inclusão de vídeos na descrição do produto, assim, enriquecendo a apresentação para seus clientes. Isso sem falar de tour 360º facilmente compartilhados.

Falhas na gestão de processos da equipe

Além do básico para o lead, muitas empresas do setor imobiliário também pecam por não ter um uma gestão de processos assertiva para a sua equipe. Veja, a seguir, as falhas mais comuns:

Envio de propostas lento

Como uma boa ferramenta, os corretores podem enviar propostas através de um app ou de um portal disponível na internet. Além dos dados da proposta, é possível enviar fotos de documentos e outros anexos. O envio digital de propostas agiliza o atendimento.

Vendas duplicadas e perda de oportunidades

Além do envio de propostas, com um bom app de gestão de vendas dá para reservar unidades pelo app ou portal disponível na internet a qualquer hora e em qualquer lugar. Evitando vendas duplicadas e perda de oportunidades.

Falta de informações precisas sobre as unidades

É comum na maioria das construtoras os corretores não terem acesso a um espelho de vendas  inteligente, ou seja, que disponibilize para os corretores informações como, disponibilidade, metragem, valor, além de reservar uma unidade, tudo em tempo real. Além disso, com um bom espelho de vendas, as informações são segmentadas para empreendimentos horizontais ou verticais, assim, é possível ver, por exemplo, a quantidade de apartamentos por andar.

Ter uma gestão de espelho de vendas interativa e inteligente é a solução ideal para reservar unidades e verificar em tempo real a disponibilidade de imóveis. Ou seja, com uma gestão eficiente, a perda de vendas e reservas duplicadas não fará mais parte do dia a dia do gestor. 

Tecnologia, mas sem otimização de processos, é possível?

Como você pôde notar, sugerimos, acima, a adoção de uma solução tecnológica para gerir melhor tanto o relacionamento com os clientes quanto a gestão da equipe da construtora.

Nesse sentido, com o avanço cada vez maior da Transformação Digital no mercado imobiliário, as empresas estão preocupadas em adotar soluções tecnológicas, mas o fato é que se essa adoção não for realizada de forma planejada e sem os processos adequados o objetivo final tem grandes chances de não ser alcançado.

Ou seja, se o processo for confuso, com a implementação da tecnologia, isso ficará ainda mais evidente. Em contrapartida, se o processo é claro e bem definido, a tecnologia ajudará a construtora a ganhar em escalabilidade.

No mercado, atualmente, você encontra diversas soluções tecnológicas específicas para a sua construtora. Entretanto, grande parte delas não disponibiliza uma adaptação ao processos da empresa. Por isso, é importante ter em mãos um bom app mobile que se adapte aos processos da empresa (etapas, fluxos e responsáveis) e que ainda permita gerir todo o processo de vendas de forma digital: da abertura até o fechamento da venda. 

Além disso, por meio de sistemas que concentrem todo o processo de vendas, você tem mais controle e segurança para gerir os seus colaboradores e a gestão de processos da sua construtora. E, para os clientes, isso pode se traduzir em mais agilidade e conveniência.

O que achou do conteúdo de hoje sobre a importância de fazer o básico antes de dar o próximo passo na gestão de processos? Gostou? Se sim, você vai achar interesse também o nosso artigo sobre tecnologia, pessoas e otimização de processos no mercado imobiliário!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile