Como a Árbore gerencia 21 mil leads para vendas MCMV

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Contar com uma gestão de atendimento 100% digital para vendas Minha Casa Minha Vida, desde a captação de leads até a assinatura do contrato, se tornou o principal objetivo da Árbore Engenharia.

Isso porque a construtora possui um público que não se acha capaz de comprar imóveis e acaba desistindo da compra logo no início da jornada.

Por isso, o maior desafio da Árbore foi estruturar um atendimento ágil e que prendesse a atenção dos leads para uma possível evolução no funil.

A construtora, então, uniu seu processo comercial à tecnologia, tornando o atendimento de mais de 160 corretores ativos e correspondentes bancários ágil e eficiente, para incentivar decisões rápidas dos 21 mil leads da base.

Quem nos conta essa história de sucesso é Vinícius Silveira, Diretor da Árbore Engenharia, responsável por acompanhar toda gestão de atendimento dos corretores na construtora. Vamos lá?

Sobre a empresa

Com uma atuação de 20 anos no mercado imobiliário, a Árbore Engenharia é uma construtora focada em empreendimentos MCMV, que já entregou mais de 10.000 unidades e está entre as 100 maiores construtoras do país.

Com a união de conhecimento, tradição e tecnologia, a construtora se destaca como uma das principais empresas do setor, atendendo todos os requisitos técnicos da Caixa em financiamentos habitacionais.

A Árbore atua no segmento de baixa e média renda. A empresa executa obras para grandes incorporadoras, investindo em empreendimentos com incorporação própria no mercado de obras residenciais.

Confira os melhores momentos do webinar sobre a agilidade no processo MCMV com o Diretor da Árbore, Vinícius Silveira:

Desafios

Com um processo comercial complexo, que envolve uma grande quantidade de pessoas e documentos, a Árbore estava enfrentando um grande desafio em sua gestão de atendimento.

A equipe comercial tinha uma grande dificuldade de se comunicar de forma ágil, além da dificuldade de organizar os documentos, que estavam espalhados em diversas plataformas.

Isso impedia a equipe não apenas de atender com rapidez, mas de ter um ciclo de vendas mais eficiente.

Outra necessidade de otimização era a centralização de informações com o correspondente bancário, que influencia diretamente na agilidade do atendimento pela análise de crédito.

A construtora precisava de uma solução inteligente para automatizar processos: existiam dificuldades no gerenciamento dos leads, no acompanhamento dos atendimentos dos corretores, além da dificuldade de gerenciar a disponibilidade das unidades no espelho de vendas.

Os desafios precisavam ser vencidos rapidamente, pois a agilidade no atendimento para vendas MCMV é essencial, já que os clientes já possuem o sonho de ter a casa própria. “Velocidade é tudo”, pontua o Diretor.

Solução

A Árbore desenvolveu um processo comercial mais ágil com o app Facilita, ao adaptar seu processo de vendas complexo e cheio de pessoas ao digital, proporcionando uma comunicação direta entre todos os envolvidos.

Com as funcionalidades do app Facilita, como funil de vendas, controle de propostas e reservas de unidades, os corretores possuem autonomia para realizar vendas e os coordenadores mais controle sobre o atendimento.

Saiba como a Árbore usou o app Facilita de forma estratégica para melhorar sua gestão de atendimento e atingir melhores resultados.

Funil de vendas

Com o funil de vendas, os gestores da Árbore conseguem ter o controle do atendimento em todas as etapas da jornada do cliente. Inclusive na análise de crédito, etapa na qual o correspondente bancário é responsável pelo andamento do processo comercial.

Além disso, os corretores ainda possuem liberdade para dar andamento à venda dentro do próprio smartphone, como o envio de documentos e propostas e, por fim, a assinatura do contrato.

Os corretores da Árbore usam o funil de vendas para classificar leads pela intenção de compra, entre quente e frio e evoluir os que estiverem preparados. Eles também buscam leads descartados depois de um tempo, para verificar se as condições para a compra foram melhoradas.

O Diretor da Árbore conta que acompanha a evolução dos leads no funil de vendas e quando percebe que um corretor não está engajado em um atendimento, passa o contato para outro corretor. “Hoje temos 21 mil clientes por isso. A gente não descarta ninguém”, completa.

Para Vinícius, a gestão da base é o grande diferencial da ferramenta. “Eu, a todo momento, através de relatórios ou do acompanhamento do funil de vendas, consigo ver a evolução de cada um dos processos”.

Na Árbore, sempre que um cliente é classificado como venda perdida, os coordenadores de venda fazem a avaliação do motivo do descarte. O objetivo é confirmar se os leads podem, talvez, ser trabalhados como oportunidades futuras.

“Essa é a vantagem do Facilita. É muito fácil guardar aquele cliente que a gente, por algum motivo, não vendeu. Ele é válido por muitos fatores: ele pode não ser cliente hoje, mas ele vai vir a ser em algum momento”, comenta Vinícius.

Análise de crédito com correspondente bancário

Construtoras de vendas Minha Casa Minha Vida possuem o grande desafio de lidar com muitos documentos envolvidos na compra e, por isso, possuem dificuldades para realizar a análise de crédito com rapidez.

De acordo com Vinícius, com o app Facilita, o papel do correspondente bancário mudou completamente. “Agora cabe velocidade, transparência e a vontade de transformar cada processo em processo aprovado”.

Para o Diretor, é importante sair do normativo e prestar atenção nas oportunidades, já que os possíveis clientes possuem vários tipos de rendas. “O grande papel do credenciado Caixa e a análise de crédito é nos ajudar a encontrar um caminho em que seja viável a aprovação daquele cliente”.

O ganho do correspondente bancário com o Facilita foi de conseguir analisar todas as propostas e documentos dos clientes de forma digital. Com informações centralizadas, pôde deixar de lado toda a papelada, ganhando agilidade na análise.

Por meio da solução, um corretor pode tirar fotos dos documentos dos clientes e solicitar a aprovação de crédito para o correspondente bancário pelo próprio smartphone.

Assim, o correspondente bancário pode analisar, aprovar ou reprovar o crédito, anexando o Sicaq de forma totalmente digital.

Confira o vídeo da nossa Gestora de Marca, Ana de Almeida, que mostra como é possível vencer os desafios de vendas MCMV e ter um processo mais eficiente:

Gestão de venda

Atualmente, a Árbore possui nove produtos registrados no app Facilita, onde os corretores podem consultar detalhes dos empreendimentos e o espelho de vendas. Além disso, os corretores podem verificar a disponibilidade das unidades em tempo real.

A gestão de vendas da Árbore é integrada ao sistema UAU, um ERP exclusivo para o mercado imobiliário. Os dois sistemas, juntos, compartilham as mesmas informações, como disponibilidade de reservas e dados sobre unidades.

“A gente integra o Facilita ao nosso ERP. O objetivo é ter uma base de dados fluída. A gente faz a unificação das plataformas. Não preciso ficar consultando dois sistemas para ver se está tudo certo”, comenta Vinícius.

Acompanhar histórico

Com o app Facilita, gestores comerciais acompanham todo o histórico do cliente no funil de vendas, verificando o tempo de atendimento em cada etapa, os processos e, por fim, os responsáveis pelas etapas.

“Todo o processo está registrado lá. Com o envolvimento da secretaria de vendas, do analista de crédito, da coordenação, do vendedor, da equipe online. O mais interessante é que está todo mundo na mesma base, todos interagindo online”, diz Vinícius.

Antigamente, a Árbore possuía um processo de vendas relativamente online, baseado na troca de e-mails.

O gestor recebia a documentação dos clientes fisicamente, escaneava, enviava para a análise de crédito, que é terceirizada, e recebia um parecer também por e-mail.

Vinícius conta como eram as análises do processo comercial antes de aderir ao app Facilita. “A gente tinha uma rastreabilidade mais complicada nesse processo porque, às vezes, o e-mail não era lido ou havia duplicata, troca de documentação… Tudo isso deixa mais suscetível a erros”.

Resultados

Atualmente a Árbore Engenharia possui todo o controle da gestão de atendimento da construtora, com uma base de leads que já ultrapassa o número de 21 mil leads em seu funil de vendas.

Por meio da solução, os mais de 160 corretores e correspondentes bancários conseguem oferecer um atendimento ágil para clientes. Assim, conseguem levá-los à uma tomada de decisão mais rápida, o que otimiza toda sua jornada de compra.

Além disso, o correspondente bancário também teve sua participação otimizada no processo comercial, pois agora consegue receber documentos, realizar as análises e encaminhar os resultados de forma totalmente digital.

Para Vinícius, um dos maiores ganhos com o Facilita é a centralização das informações. “O Facilita junta tudo na plataforma. Está tudo na plataforma, o analista de crédito analisa ali, devolve o parecer ali”.

Outro ganho com a solução foi o incentivo à tomada de decisões baseadas em dados. Com a ferramenta, os gestores conseguem acompanhar diariamente o desempenho da equipe comercial.

O Diretor da construtora conta que sempre reserva um dia para fazer a análise do desempenho dos corretores, assim como a evolução dos leads no funil de vendas.

Além de se certificar de que os processos comerciais estão sendo seguidos, seu objetivo é garantir que nenhuma venda seja desperdiçada.

Quer trabalhar mais a gestão de atendimento da sua equipe comercial? Então converse com um de nossos consultores, que são especialistas em otimizar os resultados da sua empresa.

 

Equipe Facilita
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Veja mais posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

app Facilita Blog © 2019. Todos os direitos reservados.